sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 07

Abrão, Ser Humano (Gênesis 12-14)

Introdução: Deus já te chamou para servi-Lo? Você já desapontou a Deus? Se você já sentiu o chamado, mas descobriu que falhou com Deus, sendo indigno, este estudo é para você! Abrão nos mostra o que significa falhar com Deus e o que Deus fará com aqueles que aprendem com seus erros passados. Vamos pular para dentro do nosso estudo!

I. O Chamado

A. Leia Gênesis 11:31-32. Quem parece haver iniciado esta viagem? (Terá)

1. Qual era o destino final? (Canaã)

a. Eles chegaram lá? (Não. Eles se estabeleceram em Harã.)

b. Se você puder, veja um mapa e me diga, Harã está no caminho de Ur para Canaã?

B. Leia Atos 7:2-4. Que ponto da nossa história é esclarecido em Atos? (O chamado foi para Abraão, não para seu pai Terá. A implicação é que Terá pode ter sido um obstáculo à obediência, porque eles se estabeleceram em Harã e não completaram a jornada até depois que ele havia morrido.)

C. Você já experimentou o chamado de Deus para mudar alguma coisa na tua vida e fez as mudanças gradualmente, e não de uma vez?

D. Veja novamente Atos 7:3. Quão difícil seria um chamado como este para você? (Deus chama Abrão para que ele abandone seu país e seu povo, para ir para um lugar que Abrão nunca viu.)

E. Leia Gênesis 12:1-3. O que Deus promete a Abrão?

1. Leia Gênesis 11:29-30. Que problema Abrão teria para acreditar na promessa de Deus? (Deus prometeu fazer dele uma “grande nação”, mas sua esposa não podia ter filhos.)

2. Leia Gênesis 11:4. Que outro problema Abrão tinha para crer em Deus? (A filosofia daquela época era que ficar junto, construir uma cidade e uma torre, era a maneira de construir um nome para si mesmo.)

3. Tenho estado matutando sobre o problema do orgulho no pecado de Eva e da torre de Babel. Deus está encorajando o orgulho de Abrão? (Deus promete a Abrão honra e grandeza se ele obedecesse. O problema com Eva e os construtores da torre é que eles queriam obter maior honra contrariando os mandamentos de Deus.)

II. Indecisão

A. O capítulo 12 de Gênesis continua, nos dizendo que Abrão se mudou para Canaã. Vamos continuar com a nossa história, lendo Gênesis 12:10-13. O que aconteceu com a fé de Abrão? (Se Deus estava dizendo a verdade sobre tornar-se uma grande nação, certamente ele não poderia ser morto pelos Egípcios.)

1. Que impacto a fome poderia ter sobre a fé de Abrão em Deus?

2. O que este texto sugere sobre a forma como Sara se vestia? (Devido às variações na forma como as mulheres se vestem naquela parte do mundo, fico curioso sobre como Sara se vestia. Este texto nos diz que Sara devia vestir-se de uma forma que, pelo menos, mostrava o seu rosto.)

B. Leia Gênesis 12:14-16. A mentira de Abrão está dando certo para ele? A sua predição está correta? (A predição de Abrão está correta. Ele está “tendo lucro” com a sua mentira.)

1. Adivinhe onde Abrão conseguiu Hagar (um assunto que trataremos mais tarde), que era uma “serva egípcia”? (Gênesis 16:1).)

C. Leia Gênesis 12:17-20. Por que Deus fez o que fez? Por que simplesmente não deixar Abrão continuar neste caminho e encontrar uma outra pessoa para ser uma grande nação? (Isto mostra vários aspectos de Deus. Primeiro, Ele disciplina (de forma branda, devo acrescentar) Abrão por sua mentira. O faraó, que era inocente, parece sofrer mais. Segundo, Deus é mais fiel do que Abrão (pelo que podemos ser agradecidos). Terceiro, Deis intervêm para assegurar que a Sua vontade é cumprida.)

1. Abrão “saiu dos trilhos”. Como ele volta aos trilhos? Esta volta é baseada em arrependimento e voltar voluntariamente ao caminho de Deus? (Ele é expulso do país, sob uma nuvem de escândalos.)

III. Resolução de Conflitos

A. Leia Gênesis 13:1-7. Abrão tinha um problema bom de muitas formas. Abrão deixou esta área Há alguns anos atrás por causa de uma fome. Ele retorna rico. Ló também tinha sido abençoado. Os dois tinham mais animais de pasto que a terra podia suportar, e isto causou um problema sério. Assuma que eles vieram a você, como juiz, para decidir como este problema deveria ser resolvido. Como você o resolveria? (Eu diria que Abrão havia sido o beneficiário de Ló. Abrão também era mais velho. Ló deveria ser quem devia deixar a área e encontrar a sua própria área de pasto. Além disso, aquele lugar havia sido dado a Abrão por Deus! Gênesis 12:7)

B. Leia Gênesis 13:8-9. Abrão seguiu a minha “sabedoria” na resolução do problema? (Não. Ele deixa Ló decidir.)

1. O que isso demonstra sobre o caráter de Abrão? (Desprendimento. Não reclama direitos que são seus.)

C. Leia Gênesis 13:10-12. Sobre que base Ló faz a sua escolha?

1. Esta á a escolha que você faria? Ou você “dividiria” a planície do Jordão, de forma que teu tio Abrão pudesse ficar com a melhor parte da terra?

2. Que outra vantagem a planície do Jordão tinha para Ló? (Ela tinha cidades. Isto quer dizer que entretenimento e comércio estavam bem à mão.)

D. Leia Gênesis 13:13. O que Ló não leva em conta quando se muda para Sodoma?

1. Este é um problema para nós hoje?

E. Leia Gênesis 13:14-17. Pensei que havíamos tido uma divisão de propriedade e que Abrão havia “perdido”. O que este texto quer dizer? (Deus nega a decisão de Ló. Deus diz a Abrão que ele não havia aberto mão de qualquer parte da terra. Tudo seria dele.)

1. Há uma ligação entre a decisão de Abrão com respeito a Ló e o anúncio de Deus a Abrão? (Acho que sim. Quando demonstramos abnegação, Deus é generoso conosco.)

2. Que lição de vida existe para nós nesta parte da história? (Os seres humanos podem decidir o que eles querem. É Deus quem ordens o curso dos seres humanos. Abrão dependia de Deus.)

IV. O Resgate

A. Leia Gênesis 14:8-12. Que outro resultado acontece a Ló por causa da sua decisão de morar entre as cidades? (Ele é envolvido nas políticas locais, que terminam em guerra. A decisão de Ló faz com que ele perca tudo e que conseguiu – inclusive sua própria liberdade.)

B. Leia Gênesis 14:13-14. O que você acha que significa ter “trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa”? (Abrão tinha um “exército particular”. Quando o texto diz “treinados”, entendo que isto significa treinados para lutar.)

1. Acabamos de dar uma olhada em uma história onde a completa dependência de Abrão em Deus lhe dá toda a terra – apesar da decisão de Ló. Você diria que o fato de Abrão ter um exército treinado demonstra uma falta de fé em Deus?

2. Quando eu era um garoto, conheci um pastor que não tinha qualquer tipo de seguro para a sua casa, porque ele confiava em Deus para proteger sua casa e seus pertences. O que o exmplo de Abrão sugere acerca de sua decisão de não ter seguro?

C. Leia Gênesis 14:15-16. Que novas habilidades vemos em Abrão? (Ele entende a arte da guerra.)

D. Leia Gênesis 14:18-20. O que levou Abrão a dar a décima parte do que ele havia capturado? Todo o saque pertencia a Abrão?

1. Que mensagem nos é enviada pelo fato de Abrão dar a décima parte do saque a Melquisedeque? (Estávamos falando acerca da sabedoria humana em Abrão ter um exército particular e da sua habilidade militar. Este ato demonstra que Abrão credita a Deus a sua vitória.)

E. Leia Gênesis 14:21-24. O rei de Sodoma está sendo generoso? (Não creio que ele esteja em posição de negociar. Isto é pura “conversa”.)

1. Embora Abrão pudesse ter mantido o despojo, por que ele se recusa a isto? Por que se preocupar com o que o rei de Sodoma diria? (Vemos um certo “crescimento” em Abrão. Deus o abençoou. Ele não quer que o rei de Sodoma receba crédito por aquilo que Deus havia feito por ele.)

F. Amigo, que lição você aprendeu de nosso estudo de Abrão? Deus foi fiel a Abrão, mesmo quando ele não foi fiel a Deus. Contudo, a paciência de Deus para com Abrão resultou em uma atitude generosa e uma confiança em Deus. Deus o abençoou por causa disso.

V. Próxima Semana: Fé e Fraqueza

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: