sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 03

A Primeira Terra (Gênesis 2)

Introdução: Quando estudamos o capítulo 1 de Gênesis, o relato da Criação parecia muito claro e direto. Gênesis 2 levanta a questão da possibilidade de haver mais do que uma história aqui. Será que Deus não é tão claro assim? Que lições para a nossa vida podemos aprender a partir do relato da Criação? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!

I. Memorial da Criação

A. Leia Gênesis 2:1-3. Por que a Bíblia diz que Deus descansou e santificou o sétimo dia? Ele estava cansado? (O descanso está ligado à Sua criação! O Sábado é o memorial de Deus da Sua criação dos “céus e a terra” – incluindo a nossa própria criação!)

1. Normalmente, memoriais são “coisas”, para as quais olhamos para nos lembrarmos de alguma coisa do passado. Você conhece algum memorial no “tempo”, assim como o Sábado? (Aniversários, datas comemorativas, feriados.)

2. Que importância tem se os outros se lembram do teu aniversário no dia exato em que você nasceu?

3. Assuma que você é uma mulher casada pela segunda vez. O teu marido tem muita dificuldade em lembrar das coisas – mas ele lembra perfeitamente do dia do aniversário da primeira esposa. Uma vez que ele realmente tem dificuldades de se lembrar do teu aniversário verdadeiro, estaria tudo bem para você celebrar o teu aniversário no dia do aniversário da primeira esposa?

a. Para tornar a vida mais fácil para teu esposo, e se ele começasse a te chamar pelo nome da primeira esposa?

b. Aniversários e nomes são uma comparação justa com o Sábado da Criação?

c. Você acha que faz alguma diferença se a posição de Deus como Criador está sob ataque pesado?

4. O que você acha que deveria ser a conseqüência prática de Deus haver santificado e abençoado e sétimo dia?

II. Dois Relatos da Criação?

A. Leia Gênesis 2:4-6. Como o verso 5 pode dizer que não havia brotado nenhum arbusto nem planta, quando isto acontece depois da semana da Criação?

1. Este é um relato conflitante da Criação?

2. Este texto indica que a criação continuou depois da primeira semana?

B. Piora ainda mais. Leia Gênesis 2:7-8. Esta é uma versão diferente do homem? Um relato conflitante?

C. Agora, desça neste capítulo e leia Gênesis 2:18, 21-23. Esta é uma terceira versão da criação do homem (mulher)?

D. Temos duas histórias da criação para as plantas e três histórias da criação para os seres humanos? Como você explica dois relatos acerca da criação das plantas e três relatos acerca da criação do homem?

III. Detalhes, Detalhes!

A. Quando você conta uma história, conta todos os detalhes de uma vez?

1. O que você faz com os detalhes adicionais? Quando você os fornece?

2. Você alguma vez já ouviu alguém contar um esboço geral de uma história e depois acrescentar alguns detalhes?

3. É isto que Deus está fazendo aqui na descrição da Sua criação?

a. Que problemas você vê, se é que há algum, com a idéia de que o relato de Gênesis 2:4-8 da criação das plantas e dos seres humanos simplesmente fornece maiores detalhes acerca do relato de Gênesis 1:11-12, 26-27:

b. Existe alguma coisa em Gênesis 2:4-8 que contradiga o relato de Gênesis capítulo 1? (Não.)

c. Que detalhes adicionais você encontra em Gênesis 2:5-6 acerca das plantas? (Gênesis 1:11-12 simplesmente indica a criação das plantas e das árvores. Gênesis 2:5-6 nos conta como Deus preparou o solo, estabelecendo um sistema de irrigação para as plantas.)

d. Assuma que alguém te disse que acabou de plantar uma árvore na frente de casa no último final de semana. Uns poucos minutos mais tarde a pessoa te fala como cavou o buraco, como adubou o solo e colocou um sistema de irrigação para a árvore. Você pensaria que a pessoa plantou duas árvores diferentes?

B. O relato de Gênesis 2:7 da criação do homem contém mais detalhes do que o relato de Gênesis 1:27?

C. Na semana passada discutimos se evoluímos das lesmas. Você gosta mais do relato de Gênesis 2:7?

1. Diga-me do que você gosta e do que você não gosta acerca do relato da tua criação? (Eu gosto do fato que fui feito “à mão” pelo Criador. Gosto do fato de que é o Seu fôlego que está em mim. Eu preferiria ter sido feito de ouro ou pelo menos de uma bonita madeira de lei.)

2. Você acha que existe alguma razão pela qual o homem foi formado do pó em vez de ouro? (Sim. Penso que Deus está nos lembrando de que somos nada sem Ele.)

D. O relato de Gênesis 2:21-23 contém mais detalhes do que o relato de Gênesis 2:7?

E. Se você não gosta da minha explicação sobre os “detalhes”, considere outra explicação. Um comentário judaico, chamado Chumash (Editora Stone), tem uma abordagem muito simples e pitoresca para a origem das plantas e Gênesis 2:5-6. Ele diz que quando Deus criou as plantas em Gênesis 1 elas ficaram aguardando embaixo da superfície da terra. Elas estavam aguardando pelo homem. Quando Adão veio e orou por comida, e estava pronto para trabalhar na terra, Deus mandou a água e as plantas brotaram.)

IV. Mulher!

A. Leia Gênesis 2:18. O que está de errado em o homem estar “só”? (Deus não explica isto, exceto para dizer que dois podem ajudar um ao outro. Veja Eclesiastes 4:9-10.)

B. Leia Gênesis 2:19-20. Deveríamos entender que Adão procurou por uma “auxiliadora” entre os animais? Você se lembra de teus pais conversando sobre seus namorados e namoradas e então brincando com você sobre como seria se outra pessoa tivesse sido a tua mãe ou teu pai? Considere as histórias que Adão teria contado aos seus filhos!

C. Releia Gênesis 2:21-24. Creio que Deus fornece detalhes na Bíblia quando Ele tem uma razão importante para fazê-lo. Que razão você pode encontrar para Deus acrescentar grandes detalhes sobre a criação de Eva? (O verso 24 nos dá uma razão – o próprio método da criação nos fala da natureza do casamento.)

1. Na semana passada alguém me disse depois da classe um outro detalhe a ser acrescentado: “O homem, quando perde o fôlego de vida, se torna pó. A mulher, quando perde o fôlego de vida, se torna homem.” Alguém tem alguma dúvida sobre o sexo da pessoa que fez esta brincadeira?

D. Vamos olhar este assunto mais seriamente. O que você gosta da forma como Eva foi formada? (Não foi formada do pó como Adão.)

1. O que você acha de Eva ter sido feita a partir da costela, e não do pé, da mão ou do cérebro? (Sugere uma igualdade.)

2. A natureza derivativa da mulher (ela foi feita a partir do homem) nega a idéia de igualdade? (O comentário de Adão (verso 23) é interessante. Ele argumenta em favor da identidade, não apenas igualdade.)

E. Que parte do relato da Criação de Deus não está sob ataque por parte de Satanás hoje? (O Sábado, o relato da Criação, a instrução de Deus para o casamento, todos estão sob ataque.)

V. As Árvores

A. Leia Gênesis 2:9. Quais são as razões de Deus para fazer as árvores?

B. Vamos assumir que você era o arquiteto do Jardim do Éden. Você colocaria a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal perto uma da outra?

1. Isto não seria um pouco como colocar o teu poço de água perto da fossa séptica?

2. Por que você acha que Deus as colocou da forma como fez: vida e morte perto uma da outra?

C. Leia Gênesis 2:15-17. Deus explica por que Adão não deveria comer da árvore do conhecimento? (Não. Deus simplesmente falou da a penalidade em comer dela.)

1. Por que não explicar? (Penso que isto está relacionado à questão de Deus nos formar do pó. Precisamos aceitar que somos meros humanos e que Ele é Deus. Quando Ele nos diz que fazermos algo, não tem que nos explicar sua ordem para nós e receber a nossa aprovação intelectual.)

D. Você notou que Eva perdeu a reunião a respeito da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (Gênesis 2:16-17)? Se este é uma terceira versão da criação, em vez de culpar a serpente pelo seu pecado em ter comido o fruto (Gênesis 3:13), Eva poderia ter dito simplesmente “Eu não estava naquela reunião!” (Uma vez que ela não levantou esta desculpa, está claro que ela sabia.)

E. Amigo, Deus começou com uma explicação simples sobre como Ele criou tudo. Ele estabeleceu uma forma simples para honrarmos Seu trabalho, e estabeleceu um teste simples de fidelidade. Embora possamos querer turvar a diferença entre o certo e o errado, tentando torná-los mais complicados, a abordagem de Deus é muito simples. Você vai obedecer a Deus ou vai nublar estas questões?

VI. Próxima Semana: O Paraíso Perdido

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: