quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 02

Símbolos do Espírito Santo nas Escrituras (Lucas 3; João 7; Zacarias 4; II Coríntios 1)

Introdução: Rapazes, alguém já te comparou a um elefante, um touro, um galo ou uma galinha? Moças, alguém já te comparou a uma flor, um tigre, uma visão ou ter chamou de “joãozinho”? Nós fazemos essas comparações para ajudar os outros a ter uma impressão mais precisa da pessoa sobre a qual estamos conversando. Deus faz a mesma coisa com o Espírito Santo. Para nos ajudar a compreender melhor a Sua natureza, a Bíblia compara o Espírito Santo a várias coisas , as quais iremos explorar esta semana em nosso estudo. Vamos mergulhar direto na Bíblia!

I. Pomba

A. Leia Lucas 3:21-22. Lemos aqui que o Espírito Santo pode tomar a forma de um animal. Por que o Espírito Santo apareceria como um animal?

1. Por que tomar a forma deste pássaro em particular?

2. Leia Números 6:10-11. Este capítulo de Números descreve o que deveria ser feito se uma pessoa quisesse se dedicar a Deus de uma forma especial por um período de tempo. Esta dedicação é chamada de voto de “Nazireu”. Durante o período deste voto, você não poderia estar na presença de um cadáver. Se isso acontecesse, o texto que lemos descreve o que deveria ser feito. Por que você acha que pombas eram sacrificadas?

a. Que significado você vê no fato de que o Espírito Santo às vezes toma a forma de um sacrifício? (Pensamos em Jesus como o Cordeiro de Deus – para nos lembrar de Seu sacrifício por nós. Outro membro da Trindade, o Espírito Santo, toma a forma de outro sacrifício aceitável. Penso que isto ajuda a mostrar a atitude do Espírito com relação a nós.)

B. Leia Mateus 10:6. Pense novamente no texto que acabamos de ler sobre o batismo de Jesus. Que conexão você consegue ver entre Jesus e o Espírito Santo vindo na forma de uma pomba? (Isto simboliza a inocência de Jesus e o papel do Espírito Santo em ajudar a mantê-Lo assim. Compare com João 3:14-15.)

II. Água

A. Leia João 7:37-39. O que a água faz e por que ela é uma boa ilustração do Espírito Santo? (Meu irmão mora em uma casa que ele acabou de construir em Rancho Mirage, Califórnia. Quando eu estava andando pelo novo condomínio, poeira e areia se levantavam nos lotes ainda não construídos, mas onde havia casas construídas (e a terra havia sido regada), parecia como um jardim. A água transformara completamente esta área deserta.)

1. Veja João 7:38 novamente. O que significaria ter correntes de água viva fluindo de você? (Você ajudaria a transformar aqueles que estão à tua volta, de cristãos secos, poeirentos, em cristãos vibrantes, vivos.)

2. Pense na tua igreja local. O que o Espírito Santo poderia fazer para transformar as pessoas na tua igreja? Para transformar você?

3. Olhe novamente João 7:39. O que significa dizer que o Espírito Santo ainda não havia sido dado às pessoas por que Jesus ainda não havia sido glorificado? (Leia João 16:7-11. o Espírito Santo não veio com poder sobre as pessoas até que Jesus voltasse ao céu.)

4. O Espírito Santo foi dado às pessoas na tua igreja?

a. A tua igreja sentiu as correntes de água viva?

III. Óleo, Fogo e Luz

A. Em Zacarias 4 encontramos Deus dando ao profeta Zacarias uma visão para encorajar as pessoas a respeito da reconstrução do templo destruído pelos babilônios. Leia Zacarias 4:1-3. Descreva este candelabro visto nesta visão. (Ele tinha um recipiente, um tanque para o azeite na parte superior. Ele alimentava por gravidade os sete canos que levavam às sete lâmpadas.)

1. Qual é o propósito das duas árvores, uma em cada lado deste candelabro? (Leia Zacarias 4:11-12. Aprendemos que cada uma dessas oliveiras tinha um tubo de ouro ligado a elas. Cada tubo de ouro alimentava de azeite o recipiente para azeite que havia no topo do candelabro.)

2. Você tem o quadro deste candelabro na tua mente? O que você deveria fazer para manter este candelabro aceso? (Este é um candelabro “automático”. O cano nas árvores fornece o azeite e assim ele poderia, teoricamente, manter-se aceso. Parece como uma invenção maluca e maravilhosa.)

B. Zacarias queria saber o objetivo desta descrição do candelabro. Vamos ler Zacarias 4:4-6. Qual é a fonte de energia deste candelabro? (O azeite de oliva representa o Espírito Santo.)

1. O que esta ilustração nos ensina a respeito do poder do Espírito Santo? Quem fez as árvores? (Esta ilustração nos mostra que o poder do Espírito Santo é ilimitado. Uma vez que Deus fez as árvores, podemos ver que não precisamos fornecer energia ao Espírito Santo.)

2. Qual é o resultado final do poder do Espírito Santo nesta analogia? (Fogo e luz continuamente! O fogo cria luz, a qual expulsa as trevas e nos permite ver.)

3. O que você acha que significa a frase “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”? (Considere o contexto. As nações vizinhas não queriam que o templo fosse reconstruído. Deus diz a Zacarias que ele será reconstruído não pelo poder dos exércitos, ou pelo poder de um indivíduo, mas será reconstruído pelo poder do Espírito Santo.)

a. Amigo, você precisa que a tua igreja seja edificada ou reconstruída espiritualmente? Você precisa, pessoalmente, mais fogo e luz na tua caminhada espiritual? Se sim, qual é o primeiro passo? (Convidar o poder do Espírito Santo na tua vida e na vida da tua congregação.)

IV. Garantia

A. Leia II Coríntios 1:18-20. O que você acha que significa um pessoa que é “sim” e “não”? (Alguém em quem não podemos confiar. Alguém que te fala o que quer e depois faz outra coisa diferente.)

1. Por que Deus é sempre um Deus “Sim”? (Deus mantém as suas promessas e assim devem ser Seus seguidores.)

2. O que você quer dizer quando fala “amém”?

3. O que significa o “amém” no verso 20? (Paulo escreve que o “amém” é pronunciado por meio de Jesus. Quando dizemos “amém”, estamos confirmando o que acabou de ser feito [ou dito], certo? Jesus confirmou as promessas que Deus deu aos seres humanos. Paulo nos diz que Jesus prova que Deus cumpre as Suas promessas. Que Deus é “sim e sim” quando se trata de lidar com os seres humanos.)

B. Leia II Coríntios 1:21-22. Como o Espírito Santo confirma ainda mais a honestidade de Deus? (Você vê o argumento que Paulo está construindo? Ele aponta que Jesus cumpriu a promessa da vinda do Messias. Agora que Jesus já veio, o Espírito Santo começa a confirmar a promessa de um céu vindouro, uma Segunda Vinda de Jesus.)

1. Vamos trazer isso para você. Como Paulo diz que você pode saber que vai para o céu? (O Espírito Santo é o “selo de propriedade” de Deus sobre você. Se o poder do Espírito Santo é evidente em você, este é um sinal de que Deus o levará para o céu com Ele.)

C. Estivemos aprendendo que as analogias do Espírito Santo a diferentes coisas nos ensinam mais acerca da natureza do Espírito Santo. O que a analogia da “garantia” em II Coríntios 1:22 nos ensina a respeito da natureza do Espírito Santo? (Uma garantia [ou penhor] é um termo legal. Ele garante a execução. Ele demonstra uma pequena porcentagem daquilo que está por vir. O Espírito Santo exemplifica uma porção do poder de Deus que virá.)

1. Me fale algumas das coisas que a Bíblia registra que o Espírito Santo fez na igreja apostólica? Explique como essas atividades são um pequeno exemplo daquilo que Deus prometeu para o futuro?

D. Amigo, conforme aprendemos mais a respeito da natureza, do poder e da obra do Espírito Santo, torna-se mais claro que não podemos realizar qualquer coisa no âmbito espiritual sem Ele. Você vai convidar o Espírito Santo a se tornar teu parceiro e a tua força em promover a vontade de Deus?

V. Próxima Semana: Jesus e o Espírito Santo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: