sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 06

Daniel 9 (Daniel 9:1-23)

Introdução: Daniel agora é um homem idoso. Ele foi um cativo e um estrangeiro a maior parte da sua vida. Sua esperança mais acalentada seria reconstruir o seu país e o santuário de Deus, para que o povo judeu pudesse voltar para casa e adorar novamente a Deus de forma adequada. Com este contexto, vamos pular para dentro do nosso estudo de Daniel 9!

I. O Oração

A. Leia Daniel 9:1-3. Quando Daniel estava orando? (No primeiro ano do rei Dario. O comentário The Bible Knowledge Commentary identifica o ano como sendo 539 A. C. – 66 anos depois de Daniel ter sido exilado.)

1. Você se lembra de Dario? (Leia Daniel 5:30-31. Dario, o Medo, sucedeu Beltsazar como governante quando os Medo-Persas derrotaram os babilônios. Isso nos diz que a oração de Daniel é cronologicamente posterior à sua visão do capítulo 8. Compare com Daniel 8:1)

2. Sobre o que Daniel está orando? (Daniel está orando sobre a profecia de Jeremias (Jeremias 29:10), que a destruição de Jerusalém e o cativeiro dos judeus duraria apenas 70 anos. Uma vez que Daniel estava há 66 anos no exílio, podemos entender por que ele está orando acerca deste assunto.)

B. Leia Daniel 9:4-6. O que causou os problemas do povo?

1. O que Daniel diz a respeito do povo e das profecias? (Daniel nos fala que o povo teve uma atitude rebelde. Com esta atitude, agiram em desobediência a Deus. Além disso, não ouviram a Deus – isto é mostrado pelo fato de que eles ignoraram Seus profetas.)

2. Por que a atitude do povo é tão importante? (Daniel diz que Deus guarda o seu concerto de amor com aqueles que O amam e obedecem. Daniel pode estar preocupado que Deus não reconduziria o povo aos seus lares depois dos 70 anos se ele não estivesse alinhados com a vontade de Deus.)

C. Leia Daniel 9:11-13. O que Moisés escreveu, e que havia se cumprido contra Jerusalém? (Em Deuteronômio 28 Moisés escreveu que se o povo de Deus fosse fiel, seria abençoado. Se não fosse fiel, as coisas não iriam bem para ele. Daniel está escrevendo que o povo de Deus recebeu o que merecia.)

1. O princípio de Deuteronômio ainda é válido hoje em dia?

D. Leia Daniel 9:14. Quais são as más notícias? (Que, depois de tudo isso, o povo de Deus ainda não havia aprendido a sua lição.)

E. Leia Daniel 9:15-16. A que fato histórico Daniel se refere? (Ao Êxodo do Egito.)

1. Por que ele se refere ao Êxodo? (Isto mostra que no passado, Deus esteve disposto a resgatar Seu povo da escravidão. Mesmo um povo que Não havia se voltado para Ele. Deus havia demonstrado misericórdia e amor para com um povo rebelde. Assim, Daniel sugere que Deus poderia fazer a mesma coisa ao Seu povo que está no cativeiro na Medo-Pérsia.)

F. Leia Daniel 9:17-19. Com base em que Daniel pede a Deus que reconsidere e faça alguma coisa com relação à Sua promessa com respeito a Jerusalém? (Daniel 9:17: Porque Daniel, um servo de Deus, está pedindo. Daniel 9:18: Pela misericórdia de Deus. Daniel 9:19: Por causa do nome de Deus.)

G. Em Daniel 9:19, Daniel pede a Deus que perdoe Seu povo. Daniel pode confessar os pecados dos outros? (Considere I João 5:16-17 e Jó 1:4-5.)

II. A Resposta

A. Leia Daniel 9:20-21. Quem aparece? (Gabriel – o anjo que veio vê-lo anteriormente. Vimos anteriormente que Gabriel está na presença de Deus.)

1. Você gostou da rapidez da resposta de Deus? (Gabriel saiu do céu quando Daniel começou a sua oração e chegou enquanto ele ainda estava orando!)

2. A que hora do dia Gabriel apareceu? (Na hora do sacrifício da tarde.)

a. De qual “sacrifício da tarde” Daniel está falando? (Daniel estava tão concentrado no serviço do santuário que ele “diz a hora” com base no momento em que o sacrifício da tarde estaria acontecendo. É claro, nenhum sacrifício estava acontecendo na terra, porque o santuário havia sido destruído anteriormente. De fato, esta era a razão principal pela qual Daniel estava orando, ele esperava que Deus cumprisse a Sua promessa de reconstruir o santuário em Jerusalém.)

B. Leia Daniel 9:22-23. Entendimento sobre o que? Qual é o assunto sobre o qual Daniel mais precisa de entendimento? (Claramente, o assunto do santuário na visão de Daniel 8. Daniel está pensando e orando acerca da restauração do santuário de Deus. Da última vez que Gabriel falou com ele (Daniel 8:14 e Daniel 8:26), foi sobre o serviço do santuário. Mas Daniel não entendeu (Daniel 8:27). Gabriel retoma o assunto de onde havia parado da última vez e continua a sua discussão anterior. Um ponto interessante é que a palavra hebraica usada para a visão em Daniel 8:26-27 e 9:23 tem o mesmo radical: “mareh”. Assim, o entendimento e a compreensão de Gabriel sobre a “visão” em Daniel 9:23 é sobre a mesma visão citada em Daniel 8:26 e 27.)

C. Leia Daniel 8:13-14 e Daniel 8:26-27. Qual é o interesse contínuo de Daniel? (Daniel quer ir para casa. Daniel quer que o santuário judaico seja reconstruído e que o povo de Deus O adore de forma apropriada. Este é o interesse mais ardente de Daniel, mas até aqui ele não consegue compreender a profecia que trata deste assunto.)

D. Vamos voltar para Daniel 9. Vamos dar apenas uma pincelada no estudo da próxima semana. Leia Daniel 9:24. “setenta setes” [N.T. – termo usado na versão inglesa da NVI] é um termo estranho. O que você acha que significa um “sete”? (“Sete” se refere, logicamente, a uma semana. Uma semana tem sete dias. Portanto, Gabriel está falando de setenta semanas.)

1. Quanto tempo são setenta semanas? (Setenta semanas seria cerca de um ano e quatro meses.)

E. Leia Daniel 9:25. Quem você acha que é o “Ungido”. (Veja Atos 10:37-38. Este termo se refere ao Messias – Jesus.)

F. Se você fosse Daniel, o que estaria pensando neste momento?

1. O santuário de Jerusalém será reconstruído? (Sim! A esperança mais acalentada de Daniel será realizada.)

a. Será fácil reconstruí-lo?

G. Leia Daniel 9:26. Quais é a má notícia? (O santuário será destruído novamente! O Ungido será morto. Isto soa como uma terrível tragédia.)

H. Amigo, na próxima semana estudaremos com detalhes esta profecia das setenta semanas, que tento preocupa e estimula Daniel. Nosso Deus está interessado em nós e quer que saibamos que Ele controla os reis e os reinos e o nosso futuro. Nosso futuro depende em parte de nossos atos. Jesus está voltando! Você está pronto? Você confessou teus pecados e confiou na misericórdia de Deus para a tua salvação?

III. Próxima Semana: As Setenta Semanas

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: