terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 13

Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (João 14, Mateus 24, II Pedro 3, Apocalipse 19)

Introdução: Esta é á ultima lição da nossa série sobre o cristianismo prático. Qual é o resultado final da nossa decisão de fazer de Jesus o Senhor de cada aspecto da nossa vida? O que temos que ver quando olhamos para o futuro? Qual é a nossa gloriosa esperança? Como podemos ter certeza de que estamos bem com Deus? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir!

I. A Promessa

A. Leia João 14:1. Que tipo de coisas leva você a se preocupar e ter um coração perturbado? Ou este texto é apenas uma descrição da vida em geral?

1. Esta declaração de Jesus aconteceu pouco antes da Sua prisão tortura e morte. O que você acha da afirmação de que Seus discípulos não deveriam se perturbar quando Ele estava para passar pela maior perturbação de toda a Sua vida na terra? (O amor e a preocupação de Deus por nós é extraordinário. Ele sabia que Seus discípulos estariam passando por um período muito perturbador. Ele se preocupava com eles.)

2. Qual é a resposta para um coração perturbado? (Confiança em Deus.)

B. Leia João 14:2-3. A versão [inglesa] King James traduz a palavra grega como “mansões”, em vez de “aposentos”. Qual dos dois você preferiria?

1. Se o presidente dos Estados Unidos te dissesse que você poderia ficar em um quarto na Casa Branca ou poderia ficar em uma mansão do outro lado da rua, qual você escolheria? (Eu costumava ficar desapontado em saber que a melhor tradução para a palavra grega não era “mansões”. Porém, quando você pensa em morar na casa de Deus, isso obscurece todas as outras comparações.)

2. Se você está preocupado com a questão da “mansão”, minha compreensão deste ponto é que a quantidade, e não a qualidade da habitação é parte do termo grego. Se você quer ver como esta palavra é traduzida em um outro contexto, leia João 14:23. (Nós faremos a nossa “morada” nele. A palavra grega traduzida por “morada” em João 14:2 é modificada com a palavra “abundante”. O resultado é “muitas moradas” ou “habitação abundante”. Posso ver nisso o aspecto de mansão, para aqueles que estão preocupados com a sua mansão.)

C. Leia Atos 1:9-11. Jesus tinha acabado de partir para voltar para o céu e Seus discípulos estavam em pé olhando para o céu. O que você acha da pergunta dos anjos?

1. Por que você acha que os anjos fizeram esta pergunta?

2. Qual é a implicação da pergunta dos anjos? (Ele ESTÁ voltando. Deixem de ficar parados por aí e vão trabalhar para que estejam prontos.)

II. O Método

A. Eu amo a música, mas infelizmente os pais dão risadas e as crianças geralmente se viram e olham quando me ouvem cantar. (Os sapos me amam.) Uma das minhas canções favoritas tem como tema (até onde posso lembrar) “Da próxima vez, não haverá enganos; meu Rei estará usando Sua coroa.” Leia Mateus 24:23-27. Será a coroa que nos permitirá saber que é Jesus quem está voltando, e não um impostor?

1. Certa vez eu ouvi uma discussão tola sobre a Segunda Vinda de Jesus. O grupo parecia concordar que seria possível diferenciar entre Jesus e qualquer impostor se os Seus pés tocassem o solo. Minha preocupação era que você pode não ser capaz de ver os Seus pés. O que Mateus 24:27 nos fala a respeito da questão dos “pés”? (A Segunda Vinda de Jesus não deixará dúvida. Será como um relâmpago em volta do mundo! Você não vai precisar ver Seus pés ou a Sua coroa.)

B. Leia Mateus 24:30-31. ) O “arrebatamento secreto”, que é uma crença de uma minoria entre os cristãos, teve um grande impulso com a popular série [de livros] “Deixados para Trás”. O que este texto nos fala sobre a natureza do arrebatamento (a Segunda Vinda)? (Se existe uma coisa que não é secreta, é este acontecimento. Um relâmpago ao redor do mundo, Jesus vindo no céu, um som alto de trombeta, e os salvos sendo ajuntados pelos anjos.)

C. Leia Tessalonicenses 4:16-17. Em vez de ficar olhando os pés, o que este texto nos fala que será um sinal mais óbvio da Segunda Vinda de Jesus? (Veremos pessoas saindo de suas tumbas! Aqueles que estiverem vivos na Segunda Vinda verão isto antes de serem levados pessoalmente para o céu.)

D. Leia II Pedro 3:10. Um ladrão é quieto. Um ladrão vem secretamente (se possível). Como Pedro pode dizer que a Segunda Vinda de Jesus é como em ladrão e como um estrondo? Pedro está dizendo que Jesus virá inesperadamente para alguns. O evento é inconfundível, mas o tempo pode ser mal interpretado.)

1. Vamos voltar alguns textos. Leia II Pedro 3:8-9. Por que a Segunda Vinda de Jesus é como um ladrão para alguns? (Deus pode parecer lento, mas Ele não é. Ele está voltando no tempo estabelecido por Ele mesmo. Aqueles que se iludem com o pensamento de que o Seu retorno está muito longe serão surpreendidos.)

E. Leia II Tessalonicenses 2:8-12. O que mais deveríamos esperar antes que Jesus volte? (Paulo nos diz que haverá pelo menos um grande impostor que realizará todo o tipo de “sinais e maravilhas enganadoras”.)

1. Quem será enganado por este impostor? (O verso 10 nos diz que serão “os que estão perecendo”.)

2. Por que o verso 11 nos diz que Deus enviaria um “poder sedutor”, para que os que estão perecendo sejam enganados? Eu pensei que o ideal de Deus para os seres humanos seria a salvação e não a destruição, certo? (O texto de II Tessalonicenses 2:10-12 faz parecer como se fosse uma prova final. Aqueles que amam a iniqüidade em vez da verdade serão enganados por este impostor. II Tessalonicenses 2:8 nos fala que Jesus irá destruir este impostor na Sua Segunda Vinda.)

III. Como Deveríamos Estar?

A. Leia a primeira parte de II Pedro 3:11. Boa pergunta, à luz da Segunda Vinda. Qual é a resposta? (Leia a segunda parte de II Pedro 3:11 e II Pedro 3:12.)

1. Que impacto podemos ter no tempo da Segunda Vinda de Jesus? (II Pedro 3:12 tem uma nota muito interessante. Ela nos fala que podemos “apressar a vinda” de Jesus.)

a. Como você acha que pode apressar a Segunda Vinda? (Vivendo de maneira “santa e piedosa”.)

B. Leia Mateus 7:21-23. O que Mateus 7:21nos fala que é essencial para entrarmos no céu? (Fazermos a vontade de Deus. Só falar (“Senhor, Senhor”) não vai funcionar.)

1. Se eu parasse aqui, teríamos um argumento muito forte para a justificação pelas obras. Qual é o argumento daqueles que estão protestando em Mateus 7:22 por não terem entrado no céu? (Que eles tinham as obras! Note que a frase “Senhor, não profetizamos em Teu nome?” pode ser corretamente compreendida como “Senhor, não ensinamos publicamente em Teu nome?”)

2. Como você pode explicar esta aparente contradição? Jesus diz que “falatório sem ação” não vai te dar um bilhete de entrada no céu. Então Jesus fala àqueles que tem muita ação (Mestres que expulsaram demônios e realizaram milagres) “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” Isto é um discurso duplo? O céu é um alvo móvel, difícil demãos para ser atingido? (O comentário The Bible Exposition Commentary chega na verdade: “As palavras não são um substituto para a obediência, e os trabalhos religiosos também não são.” “Obediência à vontade [de Deus] é o teste da verdadeira fé em Cristo.” Tenho acreditado por muito tempo que “justificação pela atitude” é uma descrição apropriada da “justificação pela fé”. Conforme lemos em II Tessalonicenses 2:9-11, Deus salva aqueles que “amam a verdade”.)

C. Amigo, leia Apocalipse 19:11-16. A Segunda Vinda de Jesus não será como a primeira. É a hora de escolher aqueles que irão obedecer. Você se arrependeu e aceitou o sacrifício de Jesus por você? Você ama a Deus e a Sua verdade? A tua esperança está colocada na Segunda Vinda dAquele que é Fiel, o Guerreiro Verdadeiro, que cavalga um cavalo branco?

IV. Na próxima semana começaremos uma nova série de estudos sobre o livro de Efésios.

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: