sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Evangelho, 1844 e o Juízo - Lição 01

"Principados E Potestades" (Jó 1; Apocalipse 12; Zacarias 3; Romanos 3)

Introdução: Qual é a coisa mais importante para você neste momento? O que você precisa consertar ou fazer nesta semana? Às vezes ficamos tão absorvidos pelo nosso próprio mundinho que nos esquecemos do fato de que vivemos em um contexto maior. Existe um conflito entre o bem e o mal, que atinge a todos à nossa volta. Somos apenas uma pequena engrenagem em um grande plano que se desdobra para derrotar o mal. Vamos pular para dentro da Bíblia e aprender mais!

I. Jó e o Conselho

A. Leia Jó 1:1-3. Você gostaria de trocar de lugar com Jó? (Você deveria “atualizar” a natureza de sua riqueza antes de se decidir.)

1. Que tipo de homem é Jó?

2. Como era ele, com respeito aos assuntos espirituais?

3. Como era ele, com respeito aos assuntos materiais?

4. Como ele destacava em relação a seus pares?

B. Leia Jó 1:4-5. Que tipo de pai era Jó?

1. O que, com respeito ais seus filhos era a maior preocupação de Jó?

C. Você gosta de Jó e o admira?

D. O cenário de nossa história se altera repentinamente. Leia Jó 1:6-7. Que tipo de reunião é esta?

1. Onde você acha que esta reunião está acontecendo? (Uma vez que Satanás diz que veio de “perambular pela terra e andar por ela”, parece improvável que esta reunião aconteça na terra. Note que o grupo está vindo para “apresentar-se ao Senhor”. Isto faz com que o céu seja o lugar provável da reunião.)

2. Vamos olhar um pouco mais do contexto para compreendermos melhor esta reunião de conselho. Leia Apocalipse 12:7-9. Que tipo de história ocorreu entre Deus e Satanás? (A situação se tornou tão ruim no céu que estourou uma guerra. Os exércitos de Deus e de Satanás se confrontaram, e Deus venceu. Satanás e seu exército de anjos foram exilados para a terra.)

3. Se Satanás estava exilado na terra, isto não nos prova que a reunião descrita em Jó aconteceu na terra? (Leia Apocalipse 12:10. Este texto deixa claro que havia um tempo, depois que o pecado entrou neste mundo, no qual Satanás tinha acesso livre ao céu e ali acusava os seres humanos diante de Deus.)

E. Leia Jó 1:8-11. O que Satanás está fazendo com Jó? (Assim como descrito em Apocalipse 12, Satanás está acusando Jó diante de Deus. Deus elogia a Jó e Satanás o ataca. Baseado em tudo o que lemos, penso que esta reunião de conselho relatada em Jó acontece no céu.)

II. Você e o Conflito

A. Se um “homem perfeito” (Jó 1:1 – “íntegro e justo”) é alvo dos ataques de Satanás, e você? O que você acha que Satanás fala a teu respeito?

B. Leia Apocalipse 12:12. O que este texto sugere que seja a obra atual de Satanás?

C. Leia Zacarias 3:1-4. As acusações de Satanás sobre Josué são verdadeiras? (Sim. Ele está “vestido de roupas impuras”.)

1. Se elas são verdadeiras sobre Josué, seriam verdadeiras sobre você? (A identificação de Josué como “sumo sacerdote”, que estava “perante” Deus (veja Deuteronômio 10:8) nos lembra do quadro do sumo sacerdote representando o povo no Dia da Expiação – o dia quando os pecados eram removidos do acampamento do povo de Deus. (Veja Levítico 16:2-34.) Penso que esta conversa é, simbolicamente, sobre nós – Josué representa você.)

2. Que obra de competição você vê neste exemplo de Josué? (Satanás nos acusa e Deus se levanta em nosso favor.)

a. Quando um membro da igreja acusa outro membro de ser pecador, isto é a obra de Satanás?

(1) E o que dizer de I Coríntios 5:1-2

3. Quando Josué é chamado de “tição tirado do fogo” que elementos de nossa situação esta expressão destaca? (Estamos perdidos – rumando para a morte no fogo. Jesus nos “tira” deste destino.)

4. O que Josué fez para ser salvo das acusações de Satanás? (Ele estava no “lugar certo”. Mas, Zacarias 3:4 declara claramente, “Eu tirei de você o seu pecado”. Jesus tirou as roupas impuras e deu a Josué “vestes nobres”)

D. Leia Hebreus 2:14-18. Acabamos de ler a situação de Josué, o sumo sacerdote. De que sumo sacerdote estamos lendo aqui? (Jesus. Você vê a transição? Satanás acusa Josué de pecado – e Deus intervêm para salvá-lo. Este texto mostra que temos um sumo sacerdote melhor em Jesus (veja Hebreus 8). Jesus é o Sumo Sacerdote que, em vez de ser acusado, repreende Satanás, o qual (justamente) nos acusa de nossos pecados.)

III. Salvação e Luta

A. Leia Romanos 3:21-22. Qual é a chave para ser resgatado por Deus das acusações de Satanás? (Fé em Jesus.)

1. O que o verso 22 quer dizer quando fala, “Não há distinção”? (Continue lendo Romanos 3:23-24. Todos nós somos pecadores e todos nós somos justificados somente pela graça.)

B. Leia Romanos 3:25-26. Qual é o envolvimento de Deus nesta batalha? Por que Jesus morreria em nosso lugar? (Deus n os mostra que Ele é justo.)

1. Estou lendo agora mesmo um livro que menciona que um dos personagens não acredita mais em Deus porque pensa que Deus é injusto. Nossa fé em Jesus (Romanos 3:22) é uma crença em Sua justiça?

a. Quão importante é a questão da “justiça de Deus” nesta luta entre o bem e o mal?

b. Quando Satanás nos acusa, ele está argumentando acerca da justiça?

C. Temos este conflito em andamento. Vimos que Satanás é o nosso acusador, ele está na terra e está irado e é cruel. Satanás está em sua “última cartada” – simplesmente continuando, de forma manquitola?

1. De maneira geral, Como Satanás está se saindo nesta obra? (Leia I João 5:19. Jesus providenciou uma forma de sermos tirados do fogo, para que estejamos justificados diante de Deus. Mas, isto não significa que a batalha terminou. João diz que “o mundo todo” está sob o controle de Satanás. A batalha entre o bem e o mal ainda continua.)

D. Amigo, e você? Está atento à luta entre o bem e o mal? De que lado você está nesta batalha? Escolheu aceitar o sacrifício de Jesus em nosso favor? Fez dEle o teu Sumo Sacerdote? Crê que Ele é justo?

IV. Próxima Semana: O Juízo Vai Começar

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: