quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 10

Vida pelo Espírito Santo (Romanos 8)

Introdução: Você já viu uma criação bonita? Talvez seja um carro. Ou talvez uma obra de arte feita de vidro. Talvez seja uma jóia. Pode ser uma flor. Se é realmente bonita, você a olha de várias direções, para apreciar cada aspecto da obra. Você se sente bem em apreciar toda aquela beleza! Eu me sinto desta forma a respeito da nossa série de estudos sobre o Espírito Santo. Nós olhamos os dons do Espírito Santo. Olhamos também o fruto do Espírito Santo. Na semana passada, estudamos como o Espírito Santo dirige a nossa vida – com ênfase para a sua direção física. Nesta semana nosso estudo enfatiza como o Espírito Santo nos dirige espiritualmente. Vamos mergulhar na Bíblia, para uma inspeção mais de perto!

I. Primeira Verdade: Sem Condenação

A. Leia Romanos 8:1-2. Se você se arrependeu dos teus pecados e aceitou a Jesus como o teu Salvador, qual é o teu status diante de Deus? (Você está salvo. Não está condenado.)

1. Por que, de acordo com Romanos 8:2, isto é verdade? (A lei do Espírito de Vida nos liberta da morte.)

2. O que é a “Lei do Espírito de Vida”?

B. Vamos continuar lendo para nos ajudar a compreender a a “Lei do Espírito de Vida”. Leia Romanos 8:3-4. Com base nestes versos adicionais, o que você entende que seja a a “Lei do Espírito de Vida”? (O comentário The New Bible Commentary explica: “Esta libertação foi realizada pelo Deus triúno: Deus o Pai enviando o Filho como uma oferta de pecado por nós e, com base nisto, o Espírito nos liberta do poder do pecado e da morte e assegura o completo cumprimento da lei em nosso favor.” A Lei do Espírito de Vida é que o Espírito Santo é capaz de nos libertar do poder do pecado.)

C. Como, exatamente, você vê o Espírito Santo nos libertando do poder do pecado e da morte? (Se você olhar Romanos 8:1-4, verá que Paulo começa esta explicação com Jesus. A partir deste fato, podemos concluir que a primeira obra (a “primeira verdade”) do Espírito Santo é nos convencer de que Jesus é Deus, que assumiu a forma humana, morreu e foi ressuscitado em nosso favor.)

1. Como esta primeira verdade nos liberta da morte? (Jesus cumpriu a lei em nosso favor. Ele sofreu a penalidade das nossas faltas para cumprir a lei. Veja II Coríntios 5:21.)

2. Se isto é verdade, onde você procuraria primeiro para determinar se um ensinamento vem do Espírito Santo ou é de um outro espírito? (Se este ensinamento faz de Jesus o foco da nossa salvação. Se um ensinamento nos desvia da idéia de que Jesus era completamente Deus e completamente homem, então ele não vem do Espírito Santo. Se um ensinamento sugere que podemos ganhar a salvação, então ele não vem do Espírito Santo.)

II. Segunda Verdade: Vida de Acordo com o Espírito

A. Uma vez que estamos firmemente alicerçados na primeira verdade, que Jesus somente é a fonte de nossa salvação, o que você acha que é o próximo objetivo do Espírito Santo para nós? Ou será que ele termina com o convencimento acerca do sacrifício de Jesus em nosso favor?

B. Quando Romanos 8:4 fala a respeito de vivermos segundo o Espírito e não vivermos segundo a carne (ou a “natureza pecaminosa”), o que isto quer dizer? (Leia Romanos 8:5-7. Quer dizer que o Espírito Santo tem um papel em nos ensinar como viver. Sua primeira obra é nos trazer a Cristo e sua segunda obra é transformar as nossas vidas.)

1. Esta não seria apenas uma maneira elegante de nos levar a uma velha situação: que precisamos guardar os Dez Mandamentos para vivermos? (Os Dez Mandamentos não são algumas idéias idiotas das quais Deus agora se arrepende. Ao contrário, a idéia idiota tem sido a de que não precisamos de Deus. Somos tão espertos, tão educados, tão refinados tão cultos, tão determinados que podemos ler e compreender os ideais de Deus e estabelecê-los em nossas vidas. [Na verdade,] somos demasiadamente tolos, fracos, confusos, grosseiros e incultos para fazer isto. É apenas pelo poder de Deus (o Espírito Santo) que podemos viver uma vida que agrade a Deus.)

a. O que isto diz sobre a lógica humana? (Se você tem lido essas lições regularmente, sabe que a maior parte da minha abordagem é simplesmente lógica. Lemos a Bíblia para vermos o que é que Deus nos diz. Então perguntamos, “O que, logicamente, isto quer dizer?” Mas, amigo, a lógica não é substituto para a direção do Espírito Santo. A lógica é simplesmente o poder humano. O Espírito Santo abre para nós a mente de Deus!)

b. Afinal de contas, devemos (Romanos 8:7) nos “submeter à lei de Deus”? (Todo o assunto de Romanos 8:5-7 é que vivemos em conformidade com a lei de Deus por que esta é a maneira pela qual o Espírito Santo age em nossas vidas se nossas mentes estão focadas no Espírito Santo.)

c. Romanos 8:6 nos promete que a mente dirigida pelo Espírito Santo está em paz e desfrutando a vida. Por que não iríamos querer viver desta forma? (Não iríamos querer viver desta forma se não pudéssemos fazê-lo. Romanos 8:5-7 também descreve um grupo de pessoas cujas mentes estão dominados por impulsos pecaminosos. Este grupo não consegue se submeter a Deus em seu estado mental atual. Isto é impossível para eles.)

(1) Que esperança existe para seres humanos cujas mentes estão controladas pela sua natureza pecaminosa? (Leia Romanos 8:9-11. Eles podem escolher se arrepender, aceitar Jesus e viver uma via guiada pelo Espírito.)

C. Leia Romanos 8:12-14. Se terminamos tendo que viver de acordo com os Dez Mandamentos, o que mudou desde antes de Jesus ter morrido em nosso favor? (Não estamos obedecendo aos Dez Mandamentos porque eles nos salvam. Em vez disso, por causa da direção do Espírito Santo em nossa vida, queremos agradar a Deus e somos guiados e fortalecidos em nosso desejo de viver uma vida que O agrada.)

III. A Batalha Guiada pelo Espírito

A. Se você é como eu, está lendo esses textos e pensando, “Tenho impulsos pecaminosos o tempo todo. Se pessoas que desejam fazer o mal ‘não podem agradar a Deus’ (Romanos 8:8), então estou frito. Eu passo pelos estágios de se arrepender e crer em Jesus e ainda tenho os impulsos pecaminosos.” Você odiaria ter uma estatística real dos teus pensamentos, para ver se os pensamentos maus sobrepujam os pensamentos bons?

B. Vamos voltar em Romanos e ler algo que pode te encorajar. Leia Romanos 7:14-24. Isto soa como se Paulo estivesse escrevendo sobre você?

C. Leia Apocalipse 3:17. Qual igreja está sendo descrita aqui? (Laodicéia. – a igreja do final dos tempos. Portanto, Paulo diz que seus impulsos maus o fazem sentir-se miserável, e Apocalipse diz que os membros da igreja dos últimos dias são miseráveis. Então, se algo nestes versos faz soas uma consonância na tua mente, não deveríamos nos surpreender.)

1. O que você diria que é a diferença entre a atitude dos Laodiceanos e a de Paulo? (Paulo sabia que tinha um problema que o fazia sentir-se miserável. Os Laodiceanos não sabem.)

D. Leia Romanos 7:25. Que esperança temos? (A vida justa de Jesus. O sacrifício de Jesus em nosso favor.)

1. Veja a última linha de Romanos 7:25. Este é um conflito que continua com cristãos que tem o Espírito Santo vivendo neles? (Penso que sim. O comentário The Bible Knowledge Commentary diz, “Embora aguardemos a libertação da presença do pecado [referindo-se a quando formos levados aos céus], os crentes ainda enfrentam conflitos entre suas mentes regeneradas (ou novas naturezas ou capacidades) e suas naturezas ou capacidades pecaminosas.”)

E. Como lidamos com este conflito? (leia Romanos 8:12-14 novamente. Não podemos “lidar” com este conflito. O que podemos fazer e o que devemos fazer é tomarmos a decisão de viver uma vida guiada pelo Espírito. Iremos desejar fazer o mal. Mas, “pelo Espírito [somos capazes de] fazer morrer os atos do corpo.”)

F. Leia Romanos 8:15-17. Nós sofremos nesta luta para escolher o que é direito? (Penso que é isso que Paulo quer dizer. Veja novamente Romanos 8:6. Quando escolhemos ser guiados pelo Espírito Santo, recebemos a paz. Mas, ainda vemos uma luta ocorrendo entre a nossa natureza pecaminosa e a natureza guiada pelo Espírito.)

G. Amigo, você tem dois objetivos. Primeiro, você vai parar de obedecer a lei por si mesmo? Segundo, você vai, pela graça de Deus, parar de obedecer à tua natureza pecaminosa? Vai se arrepender hoje, aceitar Jesus como teu Salvador e pedir ao Espírito Santo que dirija teus pensamentos e ações?

IV. Próxima Semana: O Restaurador

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: