sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 10

O Preço da Duplicidade (Gênesis 25-28)

Introdução: Quantas vezes parece que Deus precisa de uma “ajudinha” tua para fazer aquelas coisas que você sabe que Ele precisa fazer agora mesmo? Até agora, na história de Abraão e seus descendentes, temos visto que tipos de problemas este tipo de atitude pode criar. Nesta semana estudaremos duas abordagens diferentes para “ajudarmos” a vontade de Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender mais!

I. Gêmeos!

A. Leia Gênesis 25:19-21. Deus havia feito uma promessa a Abraão que seus descendentes seriam uma grande nação. Deus guiou na seleção de Rebeca como a esposa de Isaque (Gênesis 24). Por que Isaque deveria enfrentar o problema de uma esposa estéril?

1. Como Isaque enfrentou este problema? (Ele orou para que Deus cumprisse a Sua promessa.)

a. A família está fazendo “progressos” na confiança em Deus? (A solução que a mãe dele encontrou para o problema foi que o pai tivesse uma outra esposa. Isaque não faz isso, ele vai a Deus e pede ajuda.)

B. Leia Gênesis 25:22-23. O que modera a alegria desta gravidez de Rebeca? (Parece que alguma coisa está errada.)

1. A quem ela se volta em busca de ajuda? (A Deus.)

2. Note o que Deus disse a Rebeca sobre o futuro destes dois meninos. Como isto se compara a com a ordem natural das coisas? (É o oposto, conforme veremos. Normalmente, o primogênito é aquele que recebe a liderança.)

3. Por que você acha que Rebeca teve dois filhos? (Se você ler Gênesis 25:26, verá que Isaque estava casado a vinte anos antes de ter um filho. Ele passou vinte anos orando. Deus está compensando pelo tempo perdido.)

4. O que Gênesis 25:22-23 sugere a respeito do aborto? (Deus conhece a criança que vai nascer.)

C. Leia Gênesis 25:24-28. Conforme as pessoas ficam mais velhas, a comida parece ficar mais importante para elas. Você acha que é apenas a comida que faz com que Isaque prefira Esaú? (Ele era um filho “rude e pronto”, que aceita o desafio da caçada e é bem sucedido. O seu outro filho fica pela casa com a mãe. A preferência de Isaque não é tão difícil de entender. Nem a preferência de Rebeca.)

1. Os pais deveriam preferir um filho em detrimento de outro? (Meus pais fizeram com que não demonstrar qualquer preferência entre meu irmão e eu fosse uma prioridade. Meu pai não havia sido o filho favorito e minha mãe achava que seu pai preferia o cachorro dele a ela! Quando eles se casaram, decidiram que não mostrariam qualquer preferência.)

a. Rebeca tinha alguma desculpa para a sua preferência por causa do que Deus lhe disse sobre o futuro dos dois rapazes?

II. Direito de Primogenitura

A. O que é o direito de Primogenitura? Leia Gênesis 27:28-29. Esta é a benção dada normalmente ao filho mais velho. Leia também Deuteronômio 21:15-17.)

1. Que importância você daria a uma benção assim?

B. Leia Gênesis 25:29-30. Qual dos filhos demonstra um maior defeito de caráter? (Voto em Jacó como tendo o maior defeito de caráter. Ele não é bondoso, não é generoso e está ultrapassando os limites para conseguir uma coisa que não é sua. O defeito de Esaú foi não dar valor ao que possuía.)

1. O que você acha que a Bíblia quer dizer quando fala que Esaú “desprezou” o seu direito de filho mais velho? (Leia Hebreus 12:16. Hebreus revela que eu subestimei o defeito de caráter de Esaú. Ele não se preocupa com seu direito de filho mais velho porque não se preocupa com Deus.)

a. O direito de filho mais velho tem uma dimensão espiritual?

III. Mais Estratagemas

A. Leia Gênesis 27:1-4. Por que Isaque simplesmente não deu a benção logo? Por que foi envolvida uma refeição? (Quando você pensa sobre as cerimônias religiosas na Bíblia, freqüentemente elas tem uma conexão com comida ou bebida. Por exemplo, considere a Santa Ceia.)

1. Releia Gênesis 25:23. Você acha que Isaque não tinha conhecimento do que Deus havia dito?

B. Leia Gênesis 27:5-10. Você teria reagido desta forma? Se não, o que você teria feito? (Eles poderiam ter feito uma reunião de família, onde teriam revisado o que Deus tinha dito a Rebeca e o “trato” que Jacó e Esaú tinham feito com relação ao direito da primogenitura. Leia Gênesis 26:34-35. Eu teria lançado em discussão o problema de Esaú ter esposas hititas irritantes.)

1. Era possível dar ao filho mais novo o direito do filho mais velho? Isto era uma coisa que podia ser discutida? (Leia I Crônicas 5:1 e Gênesis 48:17-19. Estes textos, mais o que havia acontecido com Ismael, mostram que dar a benção ao filho mais velho não era uma regra inflexível.)

C. Leia Gênesis 27:11-13. O que preocupa mais a Jacó? (Ser apanhado.)

1. E você? Qual é a tua maior preocupação com relação ao pecado?

2. Existia alguma forma de este esquema não ser descoberto? (É isso que mais me deixa atônito. Não há maneira de isto não ser descoberto – e logo!)

D. Leia Gênesis 27:14-10. Quantas mentiras você descobre nestes versos?

1. Qual mentira te perturba mais? (Uma coisa é mentir, mas creio que é pior tomar conscientemente o nome de Deus para dar suporte à tua mentira. Ele não precisava mencionar a Deus nesta mentira. Note que ele se refere ao Deus de seu pai, não o seu próprio.)

E. Leia Gênesis 27:21-25. Isaque tinha dúvidas: o período de tempo estava errado, a voz estava errada, as coisas simplesmente não estavam certas. Por que Isaque não chamou uma terceira pessoa para confirmar quem estava para ser abençoado?

F. Leia Gênesis 27:26-27. O que convenceu Isaque de que este era Esaú? (Ele cheirava como Esaú, por causa das roupas.)

1. O que vem à tua mente quando você pensa sobre este beijo? (Judas.)

G. Leia Gênesis 27:28-29. Quanta autoridade Isaque tinha ao dar esta benção? Deus daria a benção a Jacó, mesmo se ela tivesse sido obtida por fraude?

H. Leia Gênesis 27:30-37. A fraude é descoberta quase que imediatamente. Qual é a resposta para a pergunta se uma benção obtida por meio de fraude seria honrada?

1. Isto demonstra que o crime compensa? Deveríamos ajudar a Deus por todos os meios necessários? (O comentário The New Bible Commentary aponta as terríveis conseqüências que brotaram deste traço de desonestidade. Jacó deixou a sua casa e nunca mais viu a sua mãe (Gênesis 27:13 foi, assim, cumprido em parte). Mais tarde, o sogro de Jacó, Labão, enganou Jacó depois de sete anos de trabalho e lhe deu uma esposa que ele não desejava. Este engano causou um problema para o resto da vida de Jacó e resultou, em parte, em Jacó ter sido enganado sobre o destino de seu filho, José. Assim como Jacó usou um bode para enganar seu pai, também seus filhos usaram o sangue de um bode para enganá-lo a respeito de José. A vida é melhor e mais fácil se você é honesto.)

2. Veja mais de perto o que está em Gênesis 27:36. As acusações de Esaú são verdadeiras? (Exatamente o oposto, já que a sua “barganha” consciente de seu direito de filho mais velho deu a Jacó o direito à benção.)

I. Leia Gênesis 27:41-46. A quem Rebeca está se referindo quando fala de perder “vocês dois num só dia?” (Isaque e Jacó.)

1. Que tipo de vida Rebeca tem no futuro? (Sem dúvida Isaque e Esaú sabiam que ela tinha parte neste engano. Es esposas hititas de Esaú, que já eram um problema, seriam ainda piores quando pensassem que estavam mais pobres por causa deste engano.)

2. Rebeca ainda está enganando Isaque? (Ela lhe diz que Jacó precisa partir para conseguir uma esposa, não para evitar de ser morto pelo seu irmão.)

J. Leia Gênesis 28:1-5. Isaque não está enganado agora. Por que ele repete a benção? (Duas coisas: Penso que ele reconhece que Deus tinha em mente que Jacó recebesse a benção da primogenitura. Ele também acredita que a benção é irrevogável.)

K. Amigo, nosso estudo desta semana confirma novamente que quando Deus nos promete alguma coisa, não precisamos “ajudá-Lo” em conseguir que a promessa aconteça, através de atos desonestos.Deus nos chama a confiar nEle e obedecê-Lo. Você vai responder a este chamado?

IV. Próxima Semana: Jacó se Torna Israel

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: