terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 04

Louvor e Oração (Efésios 1:15-23)

Introdução: Todos nós gostamos de ser elogiados. Quantos de nós apreciam da mesma forma quando alguém está orando por nós? Qual seria a tua reação se alguém dissesse, “Estou orando por você, para que fique mais esperto”? Isto é um exemplo de oração e elogio? Em nosso estudo desta semana, Paulo elogia os efésios, e depois ora para que eles fiquem “mais espertos”. Vamos pular para dentro da nossa lição e aprender mais!

I. Louvor

A. Na semana passada estudamos em Efésios 1:13-14 que os crentes de Éfeso foram “selados” com o Espírito Santo. O selo era a sua garantia de segurança, assegurando-os o céu. Leia Efésios 1:15-16. Paulo começa com “Por essa razão”. Por qual razão? (A compreensão de Paulo de que eles estão salvos.)

1. Que outras boas coisas Paulo ouviu dos efésios? (Que eles tinham fé em Jesus e que amavam uns aos outros.)

a. Você ora por aqueles que parecem ter um bom relacionamento espiritual com a comunidade?

(1) Por que Paulo consideraria a salvação dos efésios como uma de suas próprias bênçãos? (Isto demonstra a sua atitude “paternal” com relação a eles.)

(2) Por que Paulo lisonjearia os efésios, dizendo a eles que agradece a Deus por eles?

II. Oração, Sabedoria e Encorajamento

A. Leia Efésios 1:17. Imagine que durante os momentos de oração na igreja alguém se levante e diga, “Oro o tempo todo para que Deus dê a (coloque o teu nome) o dom espiritual da sabedoria”. Como você reagiria a isto?

1. Acrescente o fato de que a pessoa que está orando por você teve, recentemente, algum tipo de conflito com você. O que você estaria pensando? Você se levantaria e diria “Também tenho estado orando para que seja dado a (a outra pessoa) alguma sabedoria da parte de Deus, a começar com a natureza das suas orações públicas a meu respeito!”

B. O que Paulo escreve pode ser tomado como um insulto. Diga-me, especificamente, qual técnica Paulo usa para evitar que isto soe como um insulto? (A primeira coisa que Paulo fez foi elogiá-los pelo seu progresso espiritual. A segunda coisa que ele fez foi sugerir que gostaria que eles crescessem em conhecimento. Uma vez que todos podem crescer, isto não é um insulto. Terceiro, ele endereçou a sua oração ao grupo, e não especificou uma pessoa que estivesse especialmente necessitada de sabedoria.)

C. Note que em Efésios 1:17 Paulo também ora para que eles tenham o Espírito de “revelação”. O que você acha que isto significa? (Quando olhei este texto no grego, e vi a forma como esta palavra havia sido traduzida em outros textos, tive a sensação de que ela significa uma mescla entre uma maior compreensão de Jesus e do Seu plano para Sua Segunda Vinda.)

D. Qual é o propósito desta sabedoria e revelação adicionais que Paulo pede para os efésios? (Conhecer melhor a Jesus.)

E. Nós discutimos a nossa reação se uma outra pessoa orasse por maior sabedoria para nós. Você ora por maior sabedoria e revelação para si mesmo? O pelo teu pastor? Tua família?

F. Lembre-se que Paulo começou dizendo que os efésios estavam salvos – eles haviam sido selados pelo Espírito Santo. Eles amavam uns aos outros. O que a oração de Paulo nos ensina sobre estarmos satisfeitos meramente com a salvação? (A vida do cristão é uma vida de progresso. Deveríamos desejar manter uma caminhada em direção a um maior conhecimento de Jesus, maior sabedoria e santidade.)

III. Oração Pelo Nosso Futuro

A. Leia Efésios 1:18. Paulo tem outra oração do tipo “você precisam conhecer mais”, para o povo. Que oração é esta?

B. Não tenho certeza se a minha anatomia é a mesma das pessoas que moravam em Éfeso. Meu coração não tem olhos. E o teu?

1. Falando sério, quando Paulo se refere aos “olhos” do “coração”, a que ele se refere? (Ele não está realmente falando acerca de coração ou olhos. Ele está falando sobre entendimento espiritual. Alguma coisa que você sabe “de dentro”.)

2. O que Paulo quer que saibamos de dentro de nós? (Nosso futuro. Nossa herança como santos.)

3. Você já orou para que Deus revelasse a tua recompensa futura mais claramente?

C. Quando eu era mais jovem, pensei e planejei o que eu queria alcançar na minha vida: que tipo de educação eu precisava, qual seria a minha profissão, méis objetivos profissionais. Conforme vou ficando mais velho, penso mais acerca de aposentadoria proporcional, onde irei morar quando ficar mais velho, se eu terei dinheiro, saúde e capacidade mental suficientes para seguir em frente até o dia em que morrer. E você? Quando você pensa no teu futuro, em que os teus pensamentos estão centralizados? (Paulo está me ensinando que meus pensamentos certamente estão inadequados. Preciso estar pensando em minha “aposentadoria” no céu. Você precisa estar contemplando e aprendendo mais a respeito da recompensa celestial que Ele tem para você.)

IV. Oração por Poder

A. Leia Efésios 1:19-20. Paulo tem uma outra oração pelos efésios, uma oração por poder. Você gostaria de se tornar “poderoso”?

1. Para quem este poder existe? (Para nós, “os que cremos”.)

2. Que tipo de poder é este? Qual é a força do poder que Paulo pede para nós? (Este poder é como o que Deus o Pai usou para ressuscitar Jesus dos mortos e assentá-Lo em Seu trono no Céu.)

a. Este tipo de poder seria suficiente para as tuas necessidades de “poder”?

B. Quando eu era jovem, durante a época dos “carrões”, eu dirigia principalmente carros esportivos europeus. Estes carros eram desenhados para serem rápidos nas curvas, mas tinham pouco “músculo” quando se tratava de motor. Porém, um carro americano que tive era muito diferente. Era um Mercury Cyclone GT, com um motor enorme (390 polegadas cúbicas), um carburador de “dupla alimentação”, um capô de alumínio, preso por pinos de corrida, e várias outras coisas desenhadas para fazer com que ele andasse rápido. Diferentemente dos carros europeus, ele era terrível nas curvas. O problema com o Cyclone eram os pneus. Eles eram muito estreitos e isto impedia que o carro aplicasse de forma eficiente toda a força do motor.

1. Paulo nos diz que temos este tremendo poder à nossa disposição. O que você acha que está nos impedindo de aplicar de forma eficiente todo este poder? Qual é o equivalente ao problema de pneus do meu Cyclone?

a. O que nos impede de ter “tração” com o poder de Deus?

C. Leia Efésios 1:22-23. Quem tem toda a autoridade hoje? (Jesus. Deus colocou “todas as coisas” debaixo de Seus (de Jesus) pés.)

1. Onde você se encontra, neste texto? (Nós somos o corpo, a igreja. Jesus é a cabeça da igreja, e nós somos as mãos e os pés – o corpo.)

a. O que este texto sugere acerca do poder de Deus ao nosso dispor? (Este texto sugere duas coisas. Primeira, que a forma na qual o poder de Deus será aplicado é decidida por Jesus. Ele é o cérebro da operação. Segunda, é o corpo (nós) que realmente aplica o poder. Meu cérebro decide o que meu corpo vai fazer, mas é o meu corpo que realiza a ação.)

b. O que esta analogia com o corpo sugere acerca da resposta à nossa pergunta sobre aplicar o poder de Deus? Qual poderia ser o problema? (Ela sugere que a falta de poder na igreja existe porque Jesus decidiu não aplicá-lo completamente, ou poderia ser porque o corpo não está em contato íntimo o suficiente com a cabeça – de forma que as instruções do cérebro não estão podendo passar [para o corpo].)

(1) Qual resposta você acha que se aplica? (Note novamente que em Efésios 1:18-19 Paulo ora para que os “olhos do coração” dos efésios fossem “iluminados” para conhecer a respeito desta “incomparável grandeza do Seu poder”. Isto quer dizer que o problema está conosco.)

D. Amigo, Paulo orou para que os efésios fossem mais sábios e mais conscientes do poder à disposição deles, da parte de Deus. Você vai fazer a mesma oração pela tua igreja e por você mesmo?

V. Próxima Semana: A Igreja: Feitura de Deus

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: