quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Espírito Santo - Lição 12

O Pecado Contra o Espírito Santo (Mateus 22, Marcos 3, Romanos 14)

Introdução: Você está constantemente tomando decisões. Quando você toma uma decisão, não está simplesmente dizendo “sim” ou “não”, às vezes você diz “de jeito nenhum”, “isto vai me tornar popular”, “isto vai me fazer ficar rico” ou “isto realmente poderia ser um desastre”. Esta semana vamos discutir o pior desastre imaginável em uma decisão. Estaremos discutindo sobre como podemos escolher cometer o “pecado imperdoável”. É possível uma coisa dessas? Vamos pular para dentro do nosso estudo e descobrir!

I. Um Pecado Pode Ser Imperdoável?

A. Leia I Timóteo 1:15. Se o pior dos pecadores pode ser perdoado, isto acaba com a noção de um “pecado imperdoável”, certo? Se houvesse um pecado “pior”, um que fosse imperdoável, então Paulo (o autor) não seria o pior pecador, certo?

1. Ou será que Paulo está só brincando conosco sobre ser o pior pecador?

B. Leia Mateus 12:31-32. Qual pecado Jesus diz que não pode ser perdoado? (Falar contra o Espírito Santo.)

1. Este texto nos fala que podemos falar contra Jesus e sermos perdoado, mas não podemos falar contra o Espírito Santo e sermos perdoados. Uma vez que ambos são Deus, uma vez que ambos são parte da Trindade, como isso pode fazer sentido? (Logicamente, o problema não pode estar na natureza ou o status de Jesus e do Espírito Santo. Eles são iguais em importância. Isto sugere que não é porque o Espírito Santo é Deus, que estamos em problemas por falar contra ele. Em vez disso, o problema deve estar em alguma outra qualidade do Espírito Santo.)

II. O Peado Imperdoável

A. Vamos ver o contexto da afirmação de Jesus, para descobrirmos esta “outra qualidade” do Espírito Santo, a qual cria o problema. Leia Mateus 12:22-23. O que as pessoas estão sugerindo quando falam “Não será este o Filho de Davi?” (Eles estão sugerindo que Jesus poderia ser o tão aguardado Messias.)

B. Leia Mateus 12:14. Que resposta os fariseus tinham para esta pergunta sobre se Jesus era o Messias? (Ele não podia ser o Messias, porque usava o poder de Satanás e seus demônios.)

C. Leia Mateus 12:25-28. Que argumento lógico Jesus está colocando? Qual é o ponto do Seu argumento? (Como Satanás pode avançar, se está indo contra a seu própria obra? Isto é improvável e ilógico. Portanto, a resposta lógica é que Eu sou o Messias.)

D. Leia Mateus 12:29. Quem é o “homem forte”? Quem é o “ladrão”? (Satanás é o homem forte e Jesus é o “ladrão”!)

1. O que Jesus está “roubando”? (Ele está roubando almas de Satanás. Provavelmente você nunca pensou desta forma. Note que, de forma a derrotar Satanás, você tem que contê-lo (“amarrá-lo”). Você já pediu a Deus que contivesse o poder de Satanás?)

E. Leia Mateus 12:30-32. As únicas palavras que li foram contra Jesus. Você leu algum ataque contra o Espírito Santo? Sobre o que Jesus está falando?

F. Leia Marcos 3:28-30. Como o relato de Marcos deixa claro o ataque contra o Espírito Santo? (Marcos nos explica que a discussão de Jesus a respeito do pecado imperdoável da blasfêmia contra o Espírito Santo era causada pelo fato de os líderes judaicos estarem atribuindo o poder do Espírito Santo a Satanás.)

1. Você acha que os líderes judaicos nesta história haviam cometido o pecado imperdoável? Jesus estava anunciando a sua perdição eterna?

III. A Lógica do Pecado Imperdoável

A. Se você decidiu que os líderes judaicos haviam cometido o pecado imperdoável ao dizerem (Mateus 12:24) ou mesmo por pensarem (Mateus 12:25) que “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios” - então precisa tomar muito cuidado com as tuas palavras e pensamentos. É assim que acontece? Você escorrega em um pensamento errado e bumm, cometeu um pensamento pecaminoso que não pode ser perdoado? Uma palavra errada e você está frito?

B. Vamos pensar isso no contexto da história de Mateus 12. Estou lendo um livro cristão sobre “Limites”. Uma das sugestões interessantes deste livro é que podemos ter uma consciência que seja “mal formada” de tal forma que a nossa consciência nos leve a pensar que coisas que são pecado não são realmente pecado. Isso é possível? Ou a nossa consciência é o Espírito Santo falando a nós? Se é o Espírito Santo, então ela dificilmente poderia ser “mal formada”.

1. Leia Romanos 14:22-23. Todo o capítulo de Romanos 14 é devotado à discussão sobre o que deveríamos fazer se a nossa consciência não nos perturba sobre alguma coisa que perturba a consciência de outras pessoas. Surpreendentemente, Paulo chama aquele cuja consciência o perturba como “fraco” na fé e aquele cuja consciência não o perturba como forte na fé. Quem ou o que você acha que está perturbando a consciência do “fraco” na fé cristã? O Espírito Santo ou Satanás?

2. Leia Romanos 14:1 Sobre qual tipo de assunto Paulo está falando em Romanos 14? (Este é um ponto que não pode ser perdido: Paulo está escrevendo sobre “assuntos controvertidos”. Penso que o livro “Limites” está certo – podemos ter uma consciência que seja outra coisa, que não seja o Espírito Santo falando a nós.)

3. Se o Espírito Santo não está falando a nós, então este fato nos leva logicamente a apoiar a conclusão de que algum demônio está cochichando em nosso ouvido para não fazer algo que Deus permite. Leia Romanos 14:5-7. Parece a você que os cristãos “fracos na fé” (Romanos 14:1) está sendo dirigido por um demônio? (Nos parece que, se os demônios estão dirigindo os fracos na fé, dificilmente Paulo escreveria que ele faz assim e “dá graças a Deus” (verso 6) e que “Deus o aceitou” (verso 3). Isso nos leva de volta ao argumento de Jesus em Mateus 12, de que Satanás não estorvaria seu próprio trabalho.)

4. Considere o que acabamos de discutir. Considere os teus pensamentos. Você não esteve trilhando os mesmos caminhos dos líderes judaicos em Mateus 12? Você não acabou de debater na tua mente se as ações do Espírito Santo poderiam ser de Satanás e seus demônios?

a. Será que você “pulou a cerca” e pensou o pecado imperdoável?

C. Leia João 16:7-8. Esta é uma revisão do que estudamos nas lições anteriores desta série. Qual é um dos trabalhos primários do Espírito Santo? (Convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo.)

D. Leia Judas 1:17-19. Se uma pessoa não consegue distinguir entre a “tendência da sua própria alma”, ou sejam seus “instintos naturais” e a convicção do Espírito Santo, que tipo de futuro espiritual esta pessoa tem?

E. O que este texto sugere acerca da natureza do pecado imperdoável: é um único ato? Ou é um processo gradual de recusar a ouvir o Espírito Santo, até que não consiga mais distinguir entre os instintos naturais e a direção do Espírito Santo?

1. É possível que, em algum momento, o Espírito Santo simplesmente pare de trabalhar com uma pessoa?

2. Leia Gênesis 6:3, porque sei que essas palavras estão pulando na tua mente como uma resposta à pergunta anterior. Este texto parece dizer que o Espírito Santo não “contenderá para sempre” com uma pessoa. Qual é a extensão do período de tempo desta contenção? (Toda a vida da pessoa! Este texto parece dizer que o Espírito Santo abandona o campo de batalha por uma pessoa quando aquela pessoa morre. Em um exame mais de perto, o texto não parece dizer o que você pensou que ele dizia, certo?)

F. Leia Hebreus 10:26-29. Você se lembra da nossa discussão da semana passada sobre Romanos 7:14-24? Como podemos conciliar essas duas passagens bíblicas? (Paulo diz que se vê fazendo coisas que ele não queria fazer. Hebreus diz que se você continua pecando, está frito - já não resta sacrifício pelos pecados. A chave para este aparente conflito é encontrada em Hebreus 10:26, que diz “se continuarmos a pecar deliberadamente”. Claramente, Paulo não queria continuar pecando. É difícil descrever o seu pecado como “deliberado”

1. Você tem algum pecado deliberado?

2. Note em Hebreus 10:29 a frase “insultou o Espírito da graça” O que isto significa? (O quadro em Hebreus é o de uma pessoa que tem recusado ouvir o Espírito Santo em um nível que é um insulto. Esta pessoa deliberadamente continua pecando, mesmo depois de conhecer a verdade. A conclusão é que o pecado imperdoável é uma questão gradual, deliberada. A pessoa chega ao ponto no qual não ouve nem quer ouvir mais o Espírito Santo. Neste ponto, a pessoa tomou a decisão de passar para a morte eterna.)

G. Amigo, voe vai orar para estar aberto ao Espírito Santo? Vai decidir ter um ouvido atento, o qual busca a vontade de Deus e deseja fazer a Sua vontade?

IV. Próxima Semana: O Espírito Santo nos Últimos Dias

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: