sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 12

Da Prisão ao Palácio (Gênesis 37-41)

Introdução: O tempo passa, o pai Isaque morre e seus dois filhos, Esaú e Jacó o sepultam. Os dois filhos, agora em paz, decidem que possuem recursos demais para viverem na mesma área. Esaú se muda para a região dos montes e prospera. Jacó permanece em Canaã, a terra prometida a Abraão, Isaque, e agora a ele. Vamos mergulhar na continuação de nossa saga do Gênesis!

I. José e Seus Irmãos

A. Leia Gênesis 37:1-2. Note com quais filhos José estava trabalhando. Qual você acha que é a perspectiva de vida deles? (Eles são filhos de esposas “menos importantes”. Pior, seu irmão mais velho, Rúben, havia dormido com uma destas mães (Gênesis 35:22 – Bila) e Jacó ficou sabendo disso. Sou levado a crer que, com todo ciúme nesta família, eles se sentiam inferiorizados.)

1. O que o filho da esposa favorita faz a estes filhos “desfavorecidos”? (Ele fez a seu pai um relatório ruim a respeito deles.)

2. Por que este fato está na Bíblia? Como você reagiria a isto, se fosse um filho “desfavorecido”?

B. Leia Gênesis 37:3-4. Discutimos anteriormente esta idéia de pais que tem filhos favoritos e os problemas causados pelo favoritismo. Por que Jacó favorece a José? (A Bíblia nos diz que é porque ele nasceu quando Isaque tinha idade avançada. Devo crer que o status favorecido de sua mãe Raquel tem alguma coisa a ver com isto. A túnica era a de um filho de nobre.)

1. Que tipo de vida isto criou para José? (Eles eram inamistosos com ele.)

2. Jacó está sendo sábio? (Não. Em vez de ajudar a José, ele o torna um pária.)

C. Leia Gênesis 37:5-9. Você gosta de José?

1. Quantos dos problemas de José foram causados por José? (Já é mal o bastante que seu pai o favoreça, mas é pior porque José não tem bom senso. Ele faz relatórios ruins sobre seus irmãos e se arroga de que ita governar sobre eles.)

2. Como você acha que José respondeu às perguntas de Gênesis 37:8? (Note o que o texto diz: Eles o odiaram pelos sonhos e pelo “que tinha dito.”)

D. Leia Gênesis 37:10-11. Jacó se sentiu insultado pelo sonho? (Sim, mas ele levou a sério.)

1. Quem você acha que deu o sonho a José?

a. Se você diz “Deus”, é apropriado manter a mensagem de Deus para si mesmo?

b. Se não, Deus é parte do problema de popularidade de José? (Romanos, especialmente Romanos 14:22-23, nos diz que, quando se trata de assuntos “polêmicos”, não precisamos ficar falando aos outros cada verdade que Deus nos revelou. Precisamos usar o bom senso, para não insultarmos nossos companheiros cristãos. Penso que esta é uma verdade que Paulo diria para José manter para si mesmo.)

II. José e a Traição

A. Leia Gênesis 37:12-14. Quando Jacó pediu a José para “trazer notícias”, você acha que ele estava enviando José para que ele relatasse a qualidade do trabalho de seus irmãos?

1. Esta situação era semelhante a Gênesis 37:2?

2. Se Jacó sabia a respeito dos problemas entre José e seus irmãos mais velhos, por que ele enviaria José em uma missão como esta?

B. Leia Gênesis 37:18-20. Esta é a família da qual o povo escolhido de Deus surgiria. Que tipo de homens eram estes?

1. Qual é a causa direta da decisão deles de matar José? (Seus sonhos.)

2. Você acha que considerações sobre primogenitura tiveram alguma coisa a ver com isto?

C. Leia Gênesis 37:21-22. Você esperaria que Rúben fosse aquele que iria intervir em favor de José? (Rúben tinha sérios problemas de caráter, ele foi quem dormiu com uma das esposas de seu pai (Gênesis 35:22).)

D. Leia Gênesis 37:23-24. Por que eles levaram a túnica de José com eles? (A túnica era a merca que o tornava especial – e aparentemente superior a eles.)

1. José poderia viver neste poço? (Não. Eventualmente ele morreria.)

E. Leia Gênesis 37:25-30. Quantos dos irmãos mais velhos eram contrários à morte de José? (Dois.)

1. A Bíblia relata os nomes dos dois que eram contrários à morte de José, mas você acha que eles ganharam algum crédito por suas ações? (Eles deveriam ter se levantado contra fazer qualquer mal a José, mas por preservarem a sua vida, preservaram suas vidas no futuro, quando veio a fome.)

2. Fale-me dos teus sentimentos, caso você fosse José e estivesse cavalgando como um escravo, para longe da sua casa e de seu pai?

a. O que você acha dos teus sonhos?

F. Leia Gênesis 37:31-35. O texto diz que todos os filhos de Jacó o confortaram. Que impacto você acha que isto teve sobre os filhos que o venderam como escravo?

III. José e Potifar

A. Leia Gênesis 39:1-6. José é um escravo, mas Deus está com ele. Que tipo de vida você acha que José desfrutava neste ponto? (Provavelmente era bastante agradável, levando em conta que ele estava no comando de tudo na casa de um homem importante.)

B. Leia Gênesis 39:6-10. Novamente (lembre-se de Raquel) vemos a Bíblia descrevendo o corpo e a aparência de um de seus personagens. Por que José se recusa a dormir com a esposa de seu senhor? (Ele faz referência à confiança de seu senhor nele, mas baseia sua recusa nos mandamentos de Deus.)

1. Por que José se recusa até mesmo a ficar perto dela? Certamente ele confia em si mesmo! (Aproximar-se do pecado é uma má idéia.)

C. Leia Gênesis 39:11-15. Se a esposa de Potifar queria dormir com José, por que ela faz isto? (Ela se sente rejeitada e menosprezada por um escravo. Isto está refletido em sua afirmação de que ele “foi trazido para nos insultar”.)

D. Leia Gênesis 39:16-20. O comentário Keil and Delitzsche Commentary on the Old Testament sugere que esta era uma punição muito suave. O que isto sugere? (Que Potifar gostava de José e não tinha convicção acerca das alegações de sua esposa. Sua grande dependência do manto de José para comprovar a sua história sugere que ela precisa disso para sua credibilidade.)

E. Leia Gênesis 39:20-23. Note que estes versos dizem repetidamente que “o Senhor estava com José”. Parece ser assim para você?

1. Pareceria ser assim para José?

2. O que José ganhou com sua obediência? (à primeira vista, ele conseguiu ser atirado na prisão.)

3. Quão “seguro” você acha que teria sido dormir com a esposa de Potifar? (Deixar de lado os mandamentos de Deus teria sido sem dúvida muito perigoso, porque ela era mimada e teria se cansado dele – e provavelmente o teria entregado. Por esta época, provavelmente haveria alguma outra prova do caso e Potifar teria mandado matá-lo.)

IV. José e a Absolvição

A. Na prisão, José entra em contato com dois ex-oficiais da corte de Faraó. Eles têm sonhos, e José interpreta corretamente seus sonhos. A interpretação para um deles é que ele será restaurado à sua antiga posição. Leia Gênesis 40:14-15 para ver o que José pede ao oficial. Como você descreveria isto? Isto é confiança em Deus? (Não penso que haja qualquer coisa de errado com o pedido de José. Ele não demonstra uma falta de confiança em Deus.)

B. Leia Gênesis 40:23. Quão confiáveis são os seres humanos para livrar você de problemas?

C. Leia Gênesis 41:1-13. Quanto tempo mais José ficou mofando na prisão? (Dois anos! Este foi um teste de fé.)

D. Leia Gênesis 41:14-16. Como era a fé de José? (Ainda era forte. Ele dá crédito a Deus!)

E. Leia Gênesis 41:25-32. Que decisão Faraó precisa tomar? (Colocaria ele o futuro de seu reino nas mãos de um estrangeiro que ele acaba de arrastar para fora da prisão?)

1. Se você estivesse no lugar do Faraó, o que faria?

F. Leia Gênesis 41:33-36. O que José está fazendo? Isto não é parte da interpretação do sonho – isto é conselho sobre como dirigir uma nação, vindo do “cara da prisão”!

G. Leia Gênesis 41:37-40. Considero que esta foi uma impressionante decisão do Faraó. Em que bases ele a toma? (José dá crédito a Deus, não a si próprio. Como resultado, Faraó crê que está colocando a tarefa nas mãos de Deus, não de um homem.)

H. Amigo, e você? Quando as coisas vão mal, você mantém a tua confiança em Deus? Dá a Ele o crédito por tudo de bom na tua vida?

V. Próxima Semana: O Fim do Começo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: