terça-feira, 23 de setembro de 2008

Recebendo a Jesus como Senhor - Lição 05

Senhor de Nossa Fala (Salmos 34; Provérbios 12 e 22; Eclesiastes 5; Tiago 3)

Introdução: Você gostaria de descobrir o “elixir da vida”? Nesta semana estive na Disneylândia e o tema lá era ser feliz. Você está buscando uma vida feliz? E quem não estaria? Apenas por um momento, quero que você pense nos momentos mais embaraçosos e infelizes da tua vida. As tuas palavras (ou as palavras de outra pessoa) estavam envolvidas na criação da situação embaraçosa? É provável que estivessem. Nosso estudo desta semana olha para como a submissão da nossa fala a Deis melhora a nossa qualidade de vida. Vamos pular para dentro!

I. Vida de Amor

A. Leia Salmos 34:12. Você faz parte deste “Quem de vocês”?

B. Leia salmos 34:13 e I Pedro 3:10. Como você pode ver, Pedro repete esta fórmula, que Deus inspirou primeiramente ao rei Davi.

1. O que você acha que significa “guardar a sua língua do mal”?

a. A primeira palavra importante é “guardar”. O que esta palavra sugere? (Ela sugere que a inclinação natural da nossa língua é falar o mal. Precisamos resistir a esta inclinação.)

b. O que seria “língua do mal”? (Atacar alguém com a nossas palavras. Utilizar a língua para obter alguma vantagem injusta sobre outra pessoa.)

2. A segunda parte desta instrução é muito direta: Não minta.

3. Você tem como hábito estar alerta com co que fala a respeito dos outros?

C. Por que o falar mal e a mentira seriam a primeira coisa que Davi e Pedro mencionariam em conexão com assegurar uma vida feliz? Nossas palavras podem criar todo tipo de problemas para nós.)

1. Leia I Pedro 3:8-9. Voltarmos um verso nos ajuda a compreender a linha da lógica de Pedro. Que ligação Pedro vê entre asa nossas palavras e a qualidade da nossa vida? (Pedro vê que as nossas palavras são um fator importante na criação de harmonia em nossa vida.)

2. Harmonia é uma coisa sempre boa? Quando eu era jovem, trabalhei em uma construção. Vi alguns chefes que eram muito rudes e decidi para mim mesmo que nunca trataria daquela forma alguém que está “abaixo de mim” no ambiente de trabalho. Muitos anos depois, uma pessoa rude veio trabalhar em minha organização. Ele tratava mal as pessoas que estavam “abaixo” dele. Como eu desaprovava isso, mas não era o chefe dele, eu dizia coisas engraçadas, insultuosas para ele, na frente das pessoas que ele tratava mal. Os empregados que haviam sido maltratados gostavam disso e vinham me dizer isso em particular. Minhas ações eram apropriadas? (Não. Em I Pedro 3:9, Pedro diz que não devemos pagar o mal com mal, ou insulto com insulto. Eu deveria ter falado com ele sobre o problema, ou simplesmente mostrar a ele uma forma melhor de tratar seus assistentes. Em vez disso, eu era como ele.)

D. Leia Provérbios 22:11. O que significa “ama a sinceridade de coração” (Alguém com motivos puros.)

1. O que é “se expressar com elegância”? (Um discurso amável, e que sirva de auxílio.)

2. Por que um rei seria amigo de uma pessoa como essa? As pessoas poderosas não preferem outras pessoas poderosas ao seu lado? Por que um rei se preocuparia com discurso amável? (O rei sabe que esta pessoa será amável com ele. O rei deseja ter ao seu redor pessoas que não sejam um perigo para ele.)

a. Este conselho se aplicaria ao teu trabalho? Você pode substituir a palavra “rei” por “teu chefe”? (Sim. Se você gostaria de ser amigo do teu chefe, precisa ter motivos puros e ser amável e útil na tua forma de falar.)

II. Livramento Através da Língua

A. Leia Provérbios 12:6. De que forma as palavras do ímpio “são emboscadas mortais”? (O ímpio vai dizer coisas que são planejadas para causar dano aos outros.)

1. Você já viu a fala do justo resgatar essas pessoas?

a. Se sim, como? (que o que você tem dito no passado te valeu a reputação de ser honesto e amável com os outros, as pessoas estarão inclinadas a acreditar em você e desacreditar aqueles que estão tentando te causar dano através do que falam.)

2. O comentário de Matthew Henry interpreta este texto de outra forma. Ele sugere que o justo pode resgatar aqueles a quem o ímpio pretende fazer de vítimas, falando com eles. Isto é parte da forma como um cristão deveria falar?

a. Que tipo de obrigação você tem para falar com aqueles que estão sendo vítimas dos ímpios?

III. Inteligência e a Língua

A. Leia Eclesiastes 5:3. Como as tuas preocupações afetam o número dos teus sonhos? (Quando estamos preocupados com algo, freqüentemente sonhamos com isto. Quanto mais nos preocupamos, mais sonhamos.)

1. Com o que a fala do tolo é comparada? (Com um sonho.)

2. Que paralelo está sendo traçado entre as preocupações e as palavras? (Se você tem muitas preocupações, tem muitos sonhos. Se tem muitas palavras, provavelmente você é um tolo.)

a. Você tem notado que isto é verdade na tua vida? (Por alguma razão, as pessoas tolas gostam de se ouvir falando. Seria muito melhor se elas ficassem em silêncio e deixassem que as pessoas ficassem na dúvida se elas são tolas ou não.)

B. Leia Eclesiastes 5:2. Isto se refere às tuas orações? Isto incluiria as orações públicas?

1. Em nossa igreja temos momentos de oração e louvor. Estes momentos são muito populares, mas com freqüência se estendem pelo período do sermão adentro. O tempo não é tão usado por pessoas com pedidos de oração, mas por aqueles que ficam dando “mini-sermões” aos outros. Que lição encontramos neste texto para aqueles que gostam de fornecer sermões não oficiais e improvisados?

IV. O Discurso em Ação

A. Leia I Timóteo 4:12. Quando Paulo está dando a Timóteo instruções acerca do seu ministério,vemos que diz a ele para que seja um exemplo em várias áreas. A primeira área na qual ele deveria ser um exemplo é em sua palavra. Por que Paulo lista a fala em primeiro lugar? (Estudos mostram que quando você encontra alguém pela primeira vez, forma uma impressão desta pessoa nos primeiros poucos minutos. Já que este tempo são os primeiros 90 segundos. A maior parte desta impressão é baseada no que dizemos e na forma como falamos o que dizemos. Se o nosso objetivo é influenciar as pessoas para Cristo, precisamos estar alertas á impressão que estamos causando através de nossa fala.)

B. Leia Tito 2:7-8. Quando você ensina a Bíblia, obviamente que a tua fala é importante. Embora normalmente eu não escreva tiradas humorísticas nestas lições, quando estou ensinando eu uso o senso de humor. Isto está errado? O que Paulo quer dizer quando nos instrui a ensinar com seriedade e integridade? (Em vez de seriedade, a Bíblia Viva diz que devemos mostrar que somos mortalmente sinceros acerca do que falamos. Penso que o ponto é esse. A palavra de Deus não é uma piada. Porém, o humor ajuda a manter atenção do público. Quando você chega ao ponto bíblico que queria chegar, os teus alunos deveriam compreender que você é sincero acerca disto.)

C. Leia Tiago 3:3-5. Por que a nossa língua é comparada a um leme ou o freio de um cavalo? (Um leme ou um freio podem controlar um corpo bem maior.)

1. Tiago está dizendo que a nossa língua também nos influencia? (Parece ser precisamente isto que ele está dizendo.)

D. Leia Tiago 3:6. O que está ao alcance do poder da fala? (Tiago ensina que a nossa fala pode nos corromper.)

1. Por que é assim? (Somos influenciados pelo que ouvimos. Ellen White, em seu livro O Desejado de Todas as Nações (pp. 323-324), sugere que quando somos tentados, às vezes dizemos coisas nas quais não cremos realmente. Porém, apenas o fato de dizermos algo que não cremos ajuda a imprimir isto em nossa mente. Podemos chegar ao ponto de acreditarmos em algo que não acreditávamos antes – apenas porque ficamos reforçando esta crença através de nossa fala.)

E. Leia Salmos 9:1-2. Que bênçãos vêm a nós a partir do ato de louvar a Deus, como Davi fazia? (Esta é outra forma na qual a fala ajuda a mudar os nossos pensamentos.Ela reforça o nosso amor para com Deus.)

F. Amigo, a fala de um cristão acaba sendo muito importante no serviço de Deus. Você vai orar hoje, para que a tua fala esteja sujeita à vontade de Deus?

V. Próxima Semana: Senhor de Nossas Orações

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: