Apocalipse 14:1-12 - As Três Mensagens Angélicas (Apocalipse 14)
Introdução: Você alguma vez já leu um livro que te lembrou de uma "gangorra"? Você sabe o que eu quero dizer com "gangorra" – uma prancha comprida sobre um ponto de apoio, com crianças sentadas em cada ponta. Quando uma criança sobe, a outra desce. Na semana passada em nossa lição o Diabo (o Dragão vermelho, de tamanho incomum) e suas duas amigas Bestas (A Besta do Mar e a Besta da Terra) pareciam estar por cima, eles estavam vencendo o conflito entre o bem e o mal. Esta semana as coisas são diferentes, Vamos subir na prancha e descobrir mais!
I. Os 144.000
A. Leia Apocalipse 14:1,4 e 5. Quem são essas pessoas?
1. Este é o teu objetivo? Fazer parte deste grupo? Você quer estar em pé no Monte Sião com Jesus?
2. Se é isso que você quer, como você chega até lá?
3. Quais são as qualidades específicas dos 144.000, encontradas nos versos 4 e 5?
a. não se contaminaram com mulheres;
b. seguem o Cordeiro para onde quer que Ele vá;
c. foram comprados dentre os homens;
d. não são mentirosos;
e. são irrepreensíveis.
B. Vamos olhar esta lista um minuto. Veja o primeiro item: "não se contaminaram com mulheres"? Isto significa que não são homens casados? E, se você é uma mulher, bem, você pode até esquecer essa idéia toda?
1. Precisamos pular para a frente um pouco. Leia Apocalipse 17:3-6. Há um personagem familiar nesta cena? (Um dragão escarlate de sete cabeças é difícil de ser escondido em meio a uma multidão. Este é o nosso velho inimigo, o dragão vermelho de tamanho incomum.)
2. Para quem o dragão está dando uma carona? (Esta é uma mulher que está envolvida nas mesmas atividades das amigas Bestas de Apocalipse 13. Quando Apocalipse 14:4 diz que os 144.000 não se contaminaram com mulheres, creio que está falando sobre esta mulher de Apocalipse 17. Esta mulher é uma religião falsa, que ataca a Deus e ao povo de Deus. Assim, os 144.000 "puros" e "incontaminados" são pessoas que são corretas teologicamente. Provavelmente eles são o mesmo grupo que vimos em Apocalipse 12:17 – aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e crêem em Jesus.)
C. Vamos voltar para nossa lista de Apocalipse 14:4-5. O que quer dizer "seguem o Cordeiro para onde quer que Ele vá"? (Às vezes nossa caminhada cristã nos leva a lugares aos quais preferiríamos não ir. Na semana passada aprendemos que o trio maligno do Dragão e suas duas amigas Bestas estavam realmente ferindo o povo de Deus. Aqueles que seguem o Cordeiro podem ser as pessoas que, como Jesus, sofreram perseguições. Talvez isto signifique que a sua "caminhada" (a forma como vivem) está em completa harmonia com o exemplo de Jesus.)
D. Por que mencionar que eles não são mentirosos? (Toda a luta que vimos até agora é entre a falsa religião e a religião verdadeira. Entre Deus e Satanás, que é o pai da mentira (João 8:44).)
E. Como você se sente ao saber que os redimidos são irrepreensíveis? Eu já li autores que dizem que devemos alcançar um estado de perfeição se quisermos ser salvos. O que você acha?
1. O que você acha que a frase "foram comprados" acrescenta à nossa discussão sobre a perfeição? (Esta palavra grega é uma variação de "ir ao mercado". A idéia é que eles foram comprados por Jesus. Seu pagamento e não o deles, os redimiu. Como resultado, sua perfeição vem daquilo que Jesus fez por eles. (Veja I Pedro 1:18-19; Gálatas 3:11-14.))
F. Considere o número: 144.000. Não são muitas pessoas. Você ouve falar que é difícil entrar em certas escolas especiais: uma certa escola de música, escolas veterinárias, escolas de medicina, escolas de direito, algumas universidades. Como os estudantes lutam para ingressar nestas escolas. (N.T. – O autor fala da realidade americana.) Se este é um número literal, nós não estamos sob uma tremenda pressão para lutarmos para sermos incluídos neste número?
1. É verdade que teríamos que ser um em um milhão? Ou um em um bilhão?
2. 144.000 é um número literal? (Leia Apocalipse 7:4-8. Note que estes versos falam do origem deste número. Há 12.000 de cada uma das 12 tribos. Bem, estas tribos não existem hoje desta forma. Portanto, este parece ser um número simbólico. Se você revisar Apocalipse 21:12-17 descobrirá que a Nova Jerusalém é uma cidade de "12s". Isto reafirma minha idéia de que este é um número simbólico.)
a. Por que Deus nos daria um número simbólico para representar o Seu povo? (Nossa lição sugere que há esta grande batalha global acontecendo. De um lado está Satanás e suas duas amigas Bestas. Do outro lado está a Santa Trindade e os seguidores de Jesus aqui na terra. É o contexto clássico de Mocinhos versus Bandidos. Assim como as bestas são símbolos, também os 144.000 são um símbolo de um grupo especial do povo de Deus.)
G. Agora, Apocalipse 14 faz uma transição. Imagino que seja porque os 144.000 têm estado envolvidos na disseminação da mensagem que se segue, enquanto estão na terra.
II. A Mensagem: O Primeiro Anjo
A. Imagine que você quer um aumento ou quer mudar o teu período de trabalho. Você simplesmente entraria no escritório do teu chefe, sem pensar como introduziria o assunto?
1. Você lembra de quando estava namorando? Você convidava uma garota para um primeiro encontro sem antes planejar o que iria dizer?
2. Se você fosse uma garota e quisesse namorar um rapaz específico, você planejaria como você poderia encontra-lo e o que você diria para demonstrar que está interessada?
B. Vamos ler Apocalipse 14:6-7. Você acha que as palavras do anjo foram cuidadosamente planejadas? Ou Deus simplesmente disse para um anjo, "Diga algumas palavras sobre minha volta ao mundo" e o anjo disse algumas linhas conforme quis? (Isto parece impossível, não é?)
C. O verso 6 nos fala que o anjo tinha o evangelho "eterno". O que isto significa? (Ele não muda.)
D. Qual parte da mensagem do anjo no verso 7 realmente prende a tua atenção? (O anjo liga a mensagem ao juízo. Ele nos fala que o evangelho é relevante agora, porque a hora do juízo é agora.)
E. Estávamos falando a respeito de planejar discussões importantes. Se Deus planejou especialmente começar com uma declaração acerca do juízo, por que você acha que Ele começou desta forma? (Esta mensagem deve nos fazer pensar seriamente acerca do nosso relacionamento com Deus.)
1. Vamos voltar por um momento. O Dragão e suas duas amigas Bestas, de acordo com Apocalipse 13, estão tentando conseguir que todos adorem a Besta do Mar (e, no final das contas, Satanás) através do engano e do terror. Ao mesmo tempo, a mensagem do primeiro anjo é para adorarmos a Deus porque os juízos de Deus estão chegando. Como será viver nesta época? (Que desafio!)
a. Estamos nós vivendo nesta época?
F. O que Apocalipse 14:7 sugere que seja o evangelho eterno? Quais são os elementos da mensagem? Vamos lista-los:
1. Temer (respeitar) a Deus
2. Glorificar a Deus
3. A hora do juízo chegou
4. Adorar o Criador. O verso 6 acrescenta que esta é uma mensagem universal.
G. O que significa temer a Deus? ("Phobeo": respeitar a Deus.)
H. Qual razão o verso 7 sugere para que temamos a Deus? (Isto não alguma estorinha sobre um mestre, a quem decidimos seguir, e que no final morre como um criminoso e nós ficamos envergonhados disto. Este evento é o divisor de águas da história do mundo. E nosso Deus venceu! Podemos nos decidir por Ele pó pelo Dragão e seus comparsas. A hora da decisão final chegou para todos os habitantes da terra. Então, temamos a Deus. Vamos respeitá-Lo e ao que Ele fez para derrotar o Dragão e nos dar liberdade de escolha.)
I. O que você acha que significa "dar glória a Deus"? (A palavra grega é "doxa". Vines diz que significa "sempre 'boa opinião, honra, glória, uma aparência digna de respeito, magnificência, excelência, manifestação de glória.'")
1. Sejamos práticos: Se eu te dissesse, "Dê glória ao Senhor esta semana", o que você faria?
J. Quando lemos que devemos adorar a Deus, o que vem à nossa mente? Ou seja, o que significa adorar?
1. Considere que a palavra grega para adoração é "proskeneo", que significa literalmente "em relação a" (pros) e "beijo" (kuneo). Beijos para Deus! (Strong sugere que seja assim como um cão lambe as mãos do seu dono.)
K. O anjo liga o temor a Deus com o juízo. A que o anjo liga a adoração a Deus? (Apocalipse 14:7 nos fala para adorarmos a Deus porque Ele é nosso Criador.)
1. Crer na Criação e rejeitar a Evolução é um elemento chave na adoração a Deus?
2. Se você não crê na Criação, está adorando a Deus de maneira apropriada?
3. Se você não crê na Criação, em que bases está adorando a Deus? (Uma Criação literal é um doa aspectos mais controvertidos da Bíblia. Muitas pessoas dizem que crêem em Deus, "crêem" na Bíblia, e mesmo assim não crêem numa Criação literal.)
4. A Criação literal é uma verdade fundamental? Ou será que é uma dessas coisas pequenas, que podem ser debatidas, e que não tem importância para a nossa salvação? (Ela e fundamental. Considere o primeiro capítulo do evangelho de João. Se você não crê que Deus nos criou, então é mais difícil crer que nos "re-criou" quando Ele se levantou. Se você não crê em nada disso (Criação ou re-criação), é difícil compreender a base da tua adoração.)
L. Quando você ajunta estes dois conceitos: adoração e Criação, o que imediatamente vem à tua mente? (Êxodo 20:8-11: O quarto dos Dez Mandamentos. Ele nos diz para guardarmos o sábado, porque é um memorial ao ato da Criação de Deus. Isto coloca a questão de adorar a Deus no sétimo dia como estando "na frente e no centro" do conflito final entre os mensageiros especiais de Deus e o Dragão e suas amigas Bestas. Compare com Apocalipse 12:17)
III. A Mensagem: O Segundo Anjo
A. Leia Apocalipse 14:8. O que é Babilônia? (Em Gênesis 11 ela começa com a construção de uma cidade que poderia sobreviver a um outro dilúvio. Portanto, esta é a ideologia de não acreditar em Deus, mas confiar no próprio homem.)
1. Qual é a "boa notícia" a respeito de Babilônia? (Que ela caiu. Este sistema de crença foi derrotado.)
2. Existe um relacionamento entre as mensagens do primeiro e do segundo anjos? (Sim! Ambas nos dizem que o conflito é sobre a "adoração a Deus" e a "adoração ao homem". Isto nos lembra que os esforços das duas amigas Bestas era para promover uma religião "orientada às obras". Uma religião "orientada às obras" inclui toda a maioria das religiões não-cristãs do mundo, do Budismo ao Islamismo ao Judaísmo. Além disso, abrange o Catolicismo clássico e qualquer religião Protestante que obscureça a linha entre obras e salvação pela fé somente. (Leitores regulares desta lição podem muito bem pensar que eu obscureço esta linha por causa da minha forte ênfase em uma vida transformada. Eu confio que não esteja ajudando as "amigas Bestas"!))
IV. A Mensagem: O Terceiro Anjo
A. Leia Apocalipse 14:9-11. Um material terrível, certo? Como são identificadas as pessoas a quem estas coisas horríveis acontecem? (Pela marca da besta.)
1. Como conseguimos esta marca? (Adorando a Besta do Mar (Apocalipse 13:1,11-12) e à sua imagem.)
B. Temos dois grupos: um tendo o selo do Deus vivo, e outro tendo a marca da besta. Estes dois grupos parecem ter a marca ou o selo em um lugar comum. Que lugar é este? (A fronte. Compare Apocalipse 14:9 com Apocalipse 7:3.)
1. Qual é o significado disto? Note que o selo dos justos está apenas na fronte. O selo dos ímpios pode ser tanto na fronte quanto na mão. Isto indica que escolher a Deus só pode ser uma decisão mental. Por outro lado, escolher a Satanás pode ser uma decisão mental ou apenas acompanhar a multidão ou ceder à coerção.
C. Amigo, você quer ser parte dos 144.000? Deus te pede para tomar hoje uma decisão ao Seu lado. Você vai se juntar a Ele e ajudar a espalhar as mensagens dos três anjos?
V. Próxima Semana: O Clímax da Expectativa Apocalíptica - A Bendita Esperança
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário