quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Promessa – A Eterna Aliança de Deus - Lição 13

Vida na Nova Aliança (I João 1, Romanos 8, Efésios 3, João 11, Mateus 28)

Introdução: O que é a vida sob a Nova Aliança? Ela é boa agora? Se você diz “sim”, então por que Deus nos promete o céu no futuro? Considere isto por um outro ângulo. Como era a vida no princípio da “nova aliança” para homens como Pedro e Paulo? Como a vida deles se compara com a de homens da “velha aliança” como Abraão e Isaque? Existe alguma coisa que não seja óbvio e que torna a vida na “nova aliança” melhor? Vamos pular para a dentro da nossa lição e ver o que a Bíblia tem para nos ensinar!

I. Primeira Razão Para a Alegria: Jesus

A. Leia I João 1:1-2. João nos dá várias dicas a respeito de quem ele está descrevendo. Quais são as dicas nestes versos?

1. Quem você acha que João está descrevendo? (Jesus.)

2. Por que “Verbo da Vida” é um bom nome para Jesus? (Jesus é a mensagem de Deus acerca da oportunidade de vida eterna.)

B. Leia I João 1:3-4. Qual é a primeira razão que João dá para nos contar acerca de suas experiências com Jesus? (Para que possamos nos juntar ao grupo das seguidores de Jesus.)

1. Qual é a segunda razão que João dá para nos falar de Jesus? (Isto dá alegria. Não é claro se o original grego está dizendo “nosso gozo” ou “vosso gozo”.)

a. Por que falar aos outros a respeito do “Verbo da Vida” cria alegria?

b. Esta alegria seria maior sob a antiga ou a nova aliança? (Penso que á mais fácil ter alegria agora, porque o que estava prometido já aconteceu. Uma pessoa com uma fé muito forte poderia ter a mesma alegria sob a antiga aliança, porque ela cria naquilo que aconteceria. Uma vez que o prometido substituto para o nosso pecado já veio, e viveu e morreu em nosso lugar, podemos ver que a promessa foi cumprida.)

C. Leia I João 1:5-7. O que é crítico para termos esta alegria da nova aliança? (Andar na luz. Viver uma vida de comunhão com Jesus. Para os que andam na luz, o sacrifício de Jesus na cruz os purifica de todo pecado.)

II. Segunda Razão Para a Alegria: Sem Culpa

A. Leia Romanos 8:1-4. Você já sonhou alguma vez ter cometido um crime sério? Você já se preocupou de que poderia algum dia cometer um crime acidentalmente?

1. Você já cometeu um crime ou algum erro moral sério na tua vida? (Não é preciso responder a isto em voz alta.)

2. Qual é a pior parte (para você) em cometer um erro sério, cometer o crime ou apenas sonhar que cometeu? (As conseqüências. Uma destas conseqüências é o sentimento de culpa e condenação.)

3. O que Paulo diz que a vida na nova aliança nos dá? (Ela nos liberta da culpa e da condenação.)

a. Por que? (O sacrifício de Jesus na cruz, se estamos “em Cristo Jesus”, nos liberta da condenação da lei.)

4. Que obrigação temos no futuro acerca de viver corretamente? O que significa estar “em Cristo Jesus”? (Estes versos de Romanos nos falam que Jesus nos libertou da condenação da lei (a qual não podíamos guardar), mas agora se espera (verso 4) que vivamos uma vida plena do Espírito.)

a. Leia Romanos 8:5-6. O que significa viver uma vida plena do Espírito?

III. Terceira Razão Para a Alegria: Nova Atitude

A. A discussão sobre a vida plana do Espírito nos leva à próxima razão para alegria. Leia Efésios 3:17b-19. O que você pensa que significa estar “arraigados e fundados em amor”?

1. Nossa lição (segunda-feira) sugere que isto se refere ao nosso amor a Deus e nosso amor para nosso companheiros humanos. Não tenho tanta certeza. Penso que se refere ao amor de Deus para conosco – que estamos firmemente enraizados na crença de que Deus nos ama. Você entende que este texto se refere ao nosso amor ou ao amor de Deus?

2. Ao amor de quem o verso 18 se refere? (ao amor de Deus.)

3. O verso 19 nos fala que deveríamos “conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento”. Isto não é, em termos, uma contradição?

a. Como podemos conhecer algo que não pode ser conhecido?

b. O que você acha que esta frase significa? (Significa que podemos conhecer o amor de Deus, mas não sabemos o suficiente para sermos capazes de compreender Seu amor. O amor de Deus está além da nossa experiência humana.)

B. Como estar “arraigados e fundados” no amor de Deus afeta a nossa atitude em relação aos outros?

1. Como isto afeta o nosso conceito de desfrutar a vida?

IV. Quarta Razão Para a Alegria: Vida Eterna

A. Leia João 11:21-22. Você se lembra desta história? As amigas de Jesus, Maria e Marta, haviam pedido que Ele viesse, porque seu irmão Lázaro estava muito doente e elas precisavam da ajuda de Jesus. Jesus demorou a vir e Lázaro piorou e morreu. Diga-me que pensamentos na mente de Marta estão refletidos nestes dois versos?

B. Leia João 11:23-24. A compreensão de Marta sobre a ressurreição é a mesma que nós temos?

1. Isto era uma fonte de alegria para ela? Ou a “alegria” desta compreensão era eclipsada pela morte do seu irmão?

C. Leia João 11:25-26. O que Jesus está prometendo a você?

1. Com que freqüência você pensa na aposentadoria?

a. Quando pensa em “aposentadoria”, você está pensando nos poucos anos que restam quando você ficar velho, ou na vida eterna?

b. Nossa lição (quarta-feira) diz “É evidente que todos morremos”. Se isto é verdade, sobre o que Jesus está falando quando diz “aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá”? (Os cristãos vivem na expectativa de que o “último dia” virá durante a sua existência. A mensagem de Jesus para nós é que se vivermos para ver o último dia, ou se morrermos antes daquele dia, viveremos para sempre se crermos nEle. Alguns cristãos que estiverem vivos na Segunda Vinda nunca morrerão.)

V. Quinta Razão Para a Alegria: Vidas Transformadas

A. Leia Mateus 28:18-20. Que duas tarefas Jesus nos dá? (Batizar e ensinar.)

1. Como estas tarefas afetam a tua vida?

a. Elas são uma fonte de alegria?

B. Nossa lição (quinta-feira) diz, “Quase tudo mais que fazemos vai acabar quando este mundo terminar. Mas a pregação do evangelho aos outros é um trabalho que vai produzir resultado para a eternidade.” Quando eu li estas palavras, me dei conta que algumas coisas do meu trabalho são muito menos importantes do que outros aspectos do meu trabalho. Amigo, e você? Que parte do teu trabalho produzirá resultados para a eternidade?

1. O esforço que você dedica a certar partes do teu trabalho está em sintonia com a extensão de sua importância para a eternidade?

VI. Próxima Semana: Começaremos um novo trimestre de lições a respeito do perdão, com o tema geral "Perdoados". Nossa primeira lição será intitulada “Deus e o Perdão”.

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: