quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Perdoados - Lição 08

Lealdade (Êxodo 20 e 32; Mateus 6 e 19)

Introdução: Alguma vez você já pensou em concorrer para uma vaga de emprego e se perguntar, “O que este emprego exige de mim?” Se você quer ser um cristão, se você quer servir a Deus, o que isto exige de você? O que Deus pede daqueles que querem segui-Lo? Obediência? Lealdade? Vamos pular para dentro da nossa lição e descobrir o que a Bíblia diz a respeito deste assunto!

I. O Primeiro Mandamento

A. Leia Êxodo 20:2-3. Qual é o primeiro mandamento que Deus nos deu?

1. Qual é a premissa básica para este mandamento? (Que Deus tinha acabado de tirá-los da escravidão no Egito.)

2. Os Dez Mandamentos são algo que os cristãos deveriam seguir hoje?

a. Se você respondeu “sim”, o que o primeiro mandamento tem a ver conosco hoje? Tem algo a ver? Você e eu nunca estivemos em escravidão no Egito. (Considere o público. Deus tinha acabado de demonstrar a Sua superioridade sobre os deuses da nação mais poderosa da terra – o Egito. Deus estava dando ao Seu povo um ponto de referencia para Suas palavras. Ele os havia salvo, apesar da oposição daqueles outros deuses, portanto Ele é superior. Hoje Deus continua a fazer a mesma afirmação – que Ele é todo poderoso e pode libertar da escravidão do pecado e da morte a cada um de nós que escolhemos estar com Ele.)

B. Enquanto Moisés estava no topo do monte recebendo os Dez Mandamentos de Deus, os quais continham o primeiro mandamento que acabamos de discutir, o que as pessoas estavam dizendo ao pé do monte? (Leia Êxodo 32:1. Eles estavam buscando um “deus que vá adiante de nós”.)

1. O que eles fizeram, como resultado deste desejo? (Leia Êxodo 32:2-4. Fizeram um bezerro de ouro, ao qual deram crédito por salvá-los da escravidão no Egito.)

C. Por que você acha que Deus fez da exigência “Não terás outros deuses diante de Mim” o primeiro mandamento? (Esta é uma grande ironia. Deus exigia a sua lealdade ao mesmo tempo que eles estavam sendo desleais.)

1. Como você explica a decisão do povo de adorar algo que eles haviam feito com suas próprias mãos, a partir de suas próprias jóias? Coloque-se no lugar deles. O que eles estavam pensando?

2. Qual é a tua reação ao pensamento deles?

3. Considerando a lógica do povo, qual você acha que é a maior falha da lógica deles? (Eles se esqueceram do fato de que Deus, não algum bezerro feito por eles, tinha acabado de libertá-los da escravidão. A ausência de Moisés permitiu que desconsiderassem o que Deus fizera por eles no passado.)

a. Eles parecem ser esquecidos, estúpidos, desleais, ou as três coisas?

b. Como agimos quando pensamos que Deus não está nos ajudando no momento? O que pensamos quando Ele parece ter “saído” das nossas vidas?

D. Leia Êxodo 32:8-9. Qual é a análise que Deus faz do povo? (Que eles tinham sido rápidos em se desviar para longe dEle porque eram “de dura cerviz”)

1. O que você acha que significa “dura cerviz”? (O Glossário Teológico da Antigo Testamento diz que este termo significa “teimoso”. A comparação é como colocar um jugo em bois que não querem cooperar. Este povo é “como boi rebelde... [que] depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei.”)

2. O motivo este povo tem para ser teimoso? Por que não ser leal ao verdadeiro Deus, o Deus que acabou de salva-los? (Existe algo dentro de nós que não quer confiar em Deus. Preferimos tomar os assuntos em nossas próprias mãos.)

II. Primeira Obrigação

A. Leia Mateus 19:16. O que este homem deseja? (A vida eterna. Quer conhecer as respostas às perguntas que eu havia feito na introdução da nossa lição – o que ele precisa fazer para servir a Deus.)

1. Você concorda com a premissa da pergunta, de que existe alguma coisa boa que pode ser feita para entrar no céu?

B. Leia Mateus 19:17-19. O que você acha da resposta de Jesus? Esta é a resposta que você teria esperado?

1. O que é significativo acerca dos mandamentos que Jesus lista? (Eles estão no grupo dos mandamentos relativos às nossas obrigações para com o próximo – não as nossas obrigações para com Deus.)

C. Leia Mateus 19:20. Se este jovem tinha feito o que Jesus disse que era necessário, por que ele estaria pensando que estava faltando alguma coisa? (No final do dia, confiar apenas nas nossas obras deixa um vazio na nossa alma.)

D. Leia Mateus 19:21-22. O que Jesus disse é parte dos Dez Mandamentos?

1. Se você diz que “sim”, este é um mandamento que se aplica a você?

2. Começamos com a história do povo de Deus se afastando dEle e se voltando para um bezerro de ouro logo após Deus haver libertado-os da escravidão do Egito. Sem dúvida você disse, “Que povo estúpido, desleal. Eu nunca faria uma coisa dessas!” Agora nos concentramos neste jovem rico e no teste de lealdade colocado para ele. Na tua opinião esta ainda é uma decisão simples, óbvia?

3. O que Jesus estava realmente pedindo deste jovem rico? Jesus estava prosseguindo no ponto das obrigações para com o próximo – dar o dinheiro para ajudar aos outros? (Creio que não. Penso que Jesus estava agora focalizando a parte dos Dez Mandamentos que trata do nosso relacionamento com Deus. O jovem confiava em seu dinheiro. Jesus está dizendo que ele agora deve confiar em Deus.)

E. Leia Mateus 19:23-24. Por que é tão difícil para um rico entrar no céu? (Porque o rico tem a inclinação de confiar no seu dinheiro – o qual ele construiu com as suas próprias mãos, em vez de confiar em Deus.)

1. Que paralelo você vê entre o “homem rico” e o povo de Deus que estava fazendo e adorando o bezerro enquanto Moisés estava na montanha com Deus? (É a mesma coisa – confiar naquilo que você fez com as tuas próprias mãos, em vez de confiar em Deus.)

F. Leia Mateus 19:25-27. Os discípulos fizeram o que foi pedido ao jovem rico? (Pedro diz que “deixou” suas coisas. Porém, João 21:1-3 sugere que Pedro não vendeu suas coisas – ele ainda tinha seu barco. João, outro discípulo, aparentemente não vendeu a sua casa. Veja João 19:26-27.)

1. Por que se deveria pedir ao jovem rico coisas que não foram exigidas dos discípulos? (O Novo Comentário Bíblico cita R.H. Gundry dizendo que “O fato de que Jesus não tenha ordenado Seus seguidores a vender todas as suas posses dá conforto apenas ao tipo de pessoas às quais Ele ordenaria exatamente isto.” Puxa!)

III. Primeira Decisão

A. Leia Mateus 6:24. Nos Estados Unidos temos Republicanos, Democratas e Independentes – aqueles que dizem que às vezes votam para os Republicanos e às vezes para os Democratas. Por que a afirmação de Jesus é verdadeira? Por que não podemos ser “independentes” com relação a Deus e ao dinheiro?

1. O que você acha que significa o termo “servir ao dinheiro”?

2. Vamos voltar para o jovem rico por um minuto. A Bíblia afirma em algum lugar que, se vendermos tudo o que temos e dermos o dinheiro aos pobres, teremos a salvação? (Não, a não ser que a história do jovem rico seja interpretada desta forma.)

a. Leia Romanos 3:20. Dando ao jovem rico a ordem, dizendo “venda”, o que Jesus estava fazendo? (Guardar os mandamentos de Deus não nos salva. Eles simplesmente revelam a nós os nossos pecados. Jesus pediu que o jovem fizesse algo que ele não concordaria em fazer.)

b. O que Mateus 6:24 nos ensina acerca do motivo pelo qual Jesus deu a ordem “venda” ao jovem e rico príncipe? (Como a questão levantada por Romanos 3:20, Jesus estava revelando a este jovem a natureza de seu pecado. Vender as suas coisas não o salvaria. Porém, seu pecado estava em confiar nas coisas, em vez de confiar em Deus. Se ele simplesmente confiasse e servisse a Deus, em vez do dinheiro, não teria problemas em vender as suas coisas.)

B. Amigo, e você? Você é leal a Deus, ou pensa que é independente? Você é leal àquilo que construiu com as tuas mãos? Leal ao que pode fazer com as tuas forças? Leal ao teu dinheiro e posses? Deus nos pede a darmos a Ele a nossa lealdade.

IV. Próxima Semana: Reverência

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: