O Ministério de Jesus e o Santuário (Hebreus 7, 10, 12)
Introdução: “Acesso mais veloz”. Uma vez que a página www.GoBoble.org é um ministério pela Internet, todos vocês que lêem esta lição, sem dúvida querem o acesso mais veloz possível à Internet. Você já pensou em “acesso mais veloz” ou “melhor acesso”, quando se trata do teu relacionamento com Deus? O livro de Hebreus nos tem ensinado a respeito do paralelo entre os santuários da terra e do céu. Este paralelo tem muito a nos ensinar acerca do nosso acesso a Deus. Vamos mergulhar na nossa lição e ver o que podemos aprender!
I. A Sombra
A. Leia Hebreus 10:1. Quando você pensa em uma “sombra” o que vem à tua mente?
1. Como você definiria a palavra “sombra”?
2. Como a palavra sombra é usada neste texto? (Como algo que lembra, de forma geral, o original.)
a. Pela tua experiência, quão próximo você diria que uma sombra está da realidade? (Minha sombra normalmente é uma distorção da minha aparência real. Minha sombra me faz parecer ou muito alto ou muito baixo.)
3. Como “a lei” é uma sombra das coisas boas que hão de vir? (A palavra grega traduzida por “lei” pode significar “princípio”. O autor de Hebreus parece estar nos dizendo que os princípios do santuário do Antigo Testamento são um reflexo, mas um reflexo distorcido, dos princípios fundamentais do reino de Deus.)
4. Neste caso, o que há de errado com “a sombra”? Como ela distorce a imagem verdadeira? (Um problema principal é que o serviço do santuário não aperfeiçoava aqueles que participavam do sistema.)
5. Existem outras formas pelas quais o santuário do Antigo Testamento distorce a nossa visão fundamental de Deus? (Uma distorção muito significativa tem a ver com o nosso acesso a Deus. Os pecados eram perdoados apenas com a ajuda do sacerdote. Apenas o sumo sacerdote entrava na presença de Deus e somente um dia por ano. Conforme veremos mais tarde neste estudo, isto nos dá uma visão distorcida do nosso acesso atual a Deus.)
B. Leia Hebreus 10:2-4. Como sabemos que o santuário do Antigo Testamento não aperfeiçoava o povo? Qual argumento lógico é defendido pelo autor de Hebreus? (Ele dá três argumentos: 1 – Se apenas um sacrifício pudesse limpar o povo de seus pecados, eles não precisavam continuar sacrificando. 2 – Se apenas um sacrifício tivesse eliminado o pecado, então o povo não teria qualquer sentimento de culpa. 3 – Os sacrifícios eram somente uma lembrança do pecado, não uma solução para o pecado, porque o sangue de animais não pode remover pecados.)
1. Agora que estamos sob a Nova Aliança, o oposto seria verdadeiro? Temos estado estudando que Jesus foi sacrificado apenas uma vez pelos nossos pecados. Veja Hebreus 9:28.
a. Se você disse “sim, o oposto agora é verdadeiro” por que o serviço do santuário no céu continua?
b. Se o oposto é verdade agora, por que precisamos continuar a nos sentir culpados?
c. Se o oposto é verdade, precisaríamos continuar a ser lembrados dos nossos pecados? (Apenas um sacrifício era necessário da parte de Jesus. Conforme consideramos o paralelo entre o serviço do santuário do Antigo Testamento e o serviço no santuário do céu, Jesus, nosso Sumo Sacerdote, está naquela parte do serviço do santuário onde Ele está na presença de Deus o Pai. Ele está lá por nossa causa. Isto deveria nos libertar do sentimento de culpa por pecados que foram confessados a Jesus.)
II. O Que Deus Quer
A. Leia Hebreus 10:5-7. O que Deus NÃO quer? (Ofertas queimadas e sacrifícios.)
1. Por que não? Deus estabeleceu o sistema sacrifical, não foi? O serviço do santuário do Antigo Testamento não foi apenas alguma “tempestade cerebral” que Moisés teve algum dia, certo? (A chave para a resposta está no verso 7. Jesus diz “vim para fazer a tua vontade”. A vontade de Deus é que obedeçamos. O que Jesus fez por nós foi obedecer perfeitamente a lei em nosso lugar. Os sacrifícios não eram o objetivo do sistema do santuário. O objetivo do sistema era a obediência à lei. E isto só acontece através de Jesus.)
B. Leia Hebreus 10:8-10. O que, afinal de contas, nos santifica? (O verso 10 nos fala que a vontade de Deus, por maio do sacrifício de Jesus, nos tem santificado.)
1. O que isto te fala acerca do desejo de Deus de que sejamos salvos? (A vontade de Deus é que nós nos salvemos. Este é o Seu desejo!)
2. O que é “o primeiro”, que Jesus cancela? O que é “o segundo”, que Jesus estabelece?
3. Você está santo agora?
III. Mediação
A. Aprendemos até agora que o sistema do santuário foi planejado para atrair a nossa atenção aos princípios superiores que governam o reino de Deus. Um destes princípios é que a vida e a morte de Jesus aconteceu para nos tornar santos. Vamos explorar isto um pouco mais. Leia Hebreus 7:23-25. Que tipo de salvação está disponível para nós? (Salvação completa.)
1. O que temos que fazer para obtermos esta salvação completa? (Chegar a Deus por meio de Jesus.)
2. O que Jesus faz quando vimos a Ele em busca de salvação? (Ele intercede por nós.)
3. Vemos que Deus está “engajado” neste programa. É a vontade de Deus que nós sejamos salvos. É a Sua vontade que sejamos santos. Por que, então, Jesus tem que interceder, ou mediar por nós? Se Deus está “do nosso lado”, por que precisamos de um mediador?
a. Leia Colossenses 1:19-22. Qual é o problema entre Deus e os homens? (Por causa do pecado, estamos em um estado de hostilidade para com Deus.)
(1) Como a obra de Jesus muda isso? (O sacrifício de Jesus nos “reconciliou” com Deus o Pai.)
(2) O que você acha que erra reconciliação faz com relação ao nosso acesso a Deus?
IV. Nova Montanha
A. Leia Hebreus 12:18-21. O que está sendo descrito aqui? (Esta é uma descrição da entrega dos Dez Mandamentos aos israelitas no Monte Sinai. Veja Êxodo 19.)
1. Mesmo Moisés estava tremendo de medo. Por que Deus se aproximou do povo desta forma? (Isto reflete a hostilidade que se criou entre Deus e o homem por causa do pecado. Deus queria instilar o “temor a Deus” em seus corações.)
B. Leia Hebreus 12:22-24. Descreva como a recepção no Monte Sião é melhor do que a recepção no Monte Sinai. Em que sentido as coisas são diferentes?
1. Por que as coisas são diferentes? (Jesus derrotou o pecado. Ele venceu o mal. Ele nos reconciliou com Deus. Ele tem estado trabalhando como nosso mediador sob a nova aliança. Em vez de fogo, saraiva e terror, encontramos uma multidão celestial feliz, alegre que nos dá as boas vindas ao lar.)
2. Como você descreveria este acesso a Deus? (Imagine a diferença entre entrar em uma casa onde o chefe da família tem sérios problemas com você, em contraste com uma casa onde o chefe da família sente alegria ao te ver.)
3. No contexto de toda esta alegria, por que o “sangue de Abel” é mencionado? (Tanto Jesus quanto Abel morreram como resultado do pecado. A diferença é que a morte de Abel nos mostra o resultado natural do pecado. Porém Jesus nos deu a oportunidade de declararmos vitória sobre o pecado. Não enfrentamos as conseqüências naturais, básicas do pecado por causa de Jesus. Uma destas conseqüências naturais do pecado é que ele é repugnante a um Deus Santo. Jesus, contudo, nos santificou.)
a. Que tipo de atitude deveríamos ter como resultado? (Podemos nos regozijar. Jesus nos santificou. Jesus está mediando em nosso favor. O céu está ansioso pela nossa chegada. Que acesso temos agora!)
C. Amigo, é esta a recepção que você quer ter no céu? Você quer que os seres celestiais se alegrem quando você chegar? Se quer, então arrependa-se, aceite a Jesus como teu substituto, e Ele te santificará.
V. Próxima Semana: Jesus, Nosso Sacrifício e Nossa Salvação
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
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