Jesus e a Aliança (Hebreus 9)
Introdução: Somos bombardeados o tempo todo com produtos “novos e melhores”. As ofertas por melhores negócios são despejadas sobre nós através do rádio, televisão e jornais. Você sabia que na Bíblia encontramos uma oferta para um nova proposta? Uma nova e melhor promessa de Deus? Vamos pular para dentro do nosso estudo do livro de Hebreus e descobrirmos a respeito desta nova oferta!
I. Um Acordo Superior
A. Os primeiros cinco versos de Hebreus 8 nos dizem que Jesus e o santuário no céu são superiores ao sumo sacerdote e ao serviço do santuário do Antigo Testamento. Leia Hebreus 8:6. Existe também um contraste entre o ministério de Jesus e o ministério do sumo sacerdote no santuário terrestre?
1. Se você disse “Sim”, qual é este contraste? (Jesus está trabalhando com “coisas novas”. Ele é o mediador de um pacto novo, superior. A nova aliança tem “melhores promessas”.)
a. Já aprendemos anteriormente que uma “aliança” é como um contrato ou um testamento. Para simplificar as coisas, vamos chamar esta nova aliança de novo “acordo”.
2. Quem é o recebedor destas “novas promessas”, sob o novo acordo?
a. Isto significa que estamos conseguindo um acordo melhor?
3. Se você vê uma propaganda de um produto “novo e melhor” qual é a tua primeira pergunta? (De que forma é melhor?)
a. Quais são estas novas promessas neste acordo novo e melhor com Deus? Como elas são melhores?
B. Leia Hebreus 8:7. Por que nós conseguimos um acordo melhor? (O acordo antigo era falho.)
1. Quem decidiu que havia algo de errado com o acordo antigo? (Esta deve ter sido uma decisão de Deus. Isto é o que está implícito.)
C. Leia Hebreus 8:8-9. Agora aprendemos que o problema da “falha”, sob o acordo anterior, estava conosco. Nós fomos desobedientes. Se os humanos não obedeceram a Deus sob o antigo acordo, e este era o problema com este acordo, por que não dizer que a falha está nos humanos e não no antigo acordo? Por que o antigo acordo leva a culpa, em vez dos humanos? O verso 8 diz que Deus achou a falha no povo. Mas o verso 7 diz que a falha estava no antigo acordo.)
1. O que esta descoberta de falhas nos diz a respeito da atitude de Deus para conosco? (Demonstra um Pai celestial que é generoso conosco e que quer que nos salvemos. Embora os humanos tenham falhado em obedecer, Deus diz “O acordo antigo era falho, vamos melhorar o acordo.”)
II. Melhores Promessas
A. Leia Hebreus 8:10. Lembra que eu te perguntei antes sobre as melhores promessas, o acordo melhor com Deus? Estas promessas são melhores? (Sim. Esta parece ser a explicação da melhoria no acordo.)
1. O que, de acordo com o verso 10, é o primeiro objetivo de Deus para este acordo novo e melhorado? (O primeiro objetivo de Deus é colocar as Suas leis em nossas mentes.)
a. O que significa “colocar [a lei de Deus] em nossas mentes”? Isso é alguma forma de injeção? (O verso parece querer dizer que entenderemos as leis de Deus. Compreenderemos melhor o que se requer de nós para andarmos com Deus.)
b. Quando tratamos com nossos filhos ou nossos empregados, quão importante é que eles compreendam as regras e as razões para as regras que se aplicam a eles?
c. Se a “lei” são os mesmos Dez Mandamentos, então como estamos obtendo um acordo novo, na questão da compreensão? (Este fato aponta para a centralidade de nosso Sumo Sacerdote superior, Jesus. Quando Ele veio à terra, viveu e morreu em nosso lugar, clarificou a nossa compreensão da importância e propósito de Sua lei. Não eram apenas animais que estavam sendo mortos por causa da lei, foi o próprio Deus quem morreu. Isto nos mostra a extrema importância da lei para o sistema de governo de Deus.)
B. Veja novamente Hebreus 8:10. Qual é o segundo objetivo de Deus para este acordo novo e melhorado? (Escrever a Sua lei em nossos corações.)
1. O que você acha que isto significa? (Nós desejaremos obedecer.)
2. Vamos voltar para Deuteronômio 6:6 e ler este texto. Deuteronômio 5 contém uma reapresentação dos Dez Mandamentos. Deuteronômio 6:6 volta a se referir aos Dez Mandamentos. Assim, vemos que o propósito original de Deus era que os Dez Mandamentos estivessem em nossos corações. Como o acordo é melhorado agora para conseguir o objetivo original de colocar a lei em nossos corações? (Novamente, a resposta é Jesus. Quando vemos que Deus morreu uma morte dolorosa por nós, quando vemos a importância da lei para o sistema de governo de Deus e para o nosso bem estar, isto altera a nossa atitude a respeito da obediência. Nos mostra que eles não são apenas regras arbitrárias.)
III. Por Que?
A. Até aqui vimos que Jesus é o centro da nova aliança, do novo acordo, entre Deus e os humanos. Uma vez que cremos que Deus conhece o fim desde o princípio, por que Ele cuidou das coisas desta maneira? Por que nos dar um acordo falho, que Ele sabia que não podíamos obedecer, e depois melhorou o acordo com promessas melhores?
1. Por que simplesmente não nos oferecer o acordo melhor desde o começo?
B. Na semana passada aprendemos que o serviço do santuário do Antigo Testamento era uma profecia acerca de Jesus. Como você consegue conciliar a idéia de que este sistema era o plano de Deus o tempo todo com a conclusão de que o “antigo acordo” era falho e o “novo acordo” tem promessas melhores?
1. É lógico dizermos que Deus criou um acordo que Ele sabia ser falho, para que Ele pudesse melhorá-lo mais tarde?
2. Você consegue conciliar este argumento de Hebreus (antigo acordo era falho, novo acordo é melhor) com os temas do restante da Bíblia? (Não teríamos tido consciência do desespero de nossa situação se não fosse o antigo acordo. A rebelião clássica dos seres humanos é crer que somos espertos o suficiente para nos darmos bem sem Deus. Vemos este tema muitas vezes na Bíblia. Vemos isto na teoria da evolução, vemos isto na teologia “baseada em obras”, vemos isto na crença de que os cristãos são pessoas incultas, facilmente influenciáveis. A experiência do Antigo Testamento demonstra que sem Jesus nós certamente morreríamos nos nossos pecados. Assim como o serviço do santuário do Antigo Testamento era uma profecia a respeito do que Deus faria para nos salvar, também era uma ferramenta de ensino acerca da nossa necessidade de Cristo. O “antigo acordo” nos ensinou lições a respeito de nós mesmos e lições a respeito de Deus.)
IV. Sem Mestres?
A. Leia Hebreus 8:11. Isto quer dizer que você nunca mais deveria consultar o site http://www.gobible.com/? Que você pode faltar na Escola Sabatina? Ou na Escola Dominical? Deixar de ouvir o sermão? Ignorar o teu pastor? (A idéia do Antigo Testamento era que a classe sacerdotal ensinava as massas contaminadas. Sob a nova aliança, quando a lei está em nossos corações e nossas mentes, o Espírito Santo fala diretamente conosco, sem a necessidade de “intermediários”. Assim, os humanos podem ajudar uns aos outros a compreender a Deus, mas o próprio Deus é o professor agora. Como este texto está citando Jeremias 31:34, esta também é uma profecia secundária acerca da nossa situação no céu.)
V. O Melhor Resultado.
A. Leia Hebreus 8:12. Quando Jesus é o nosso Sumo Sacerdote, agindo em nosso favor no céu, qual é o resultado? (Não apenas nós temos os nossos pecados perdoados, mas Deus promete que não vai se lembrar mais dos nossos pecados! O sangue dos animais não pode nos limpar do pecado.)
B. Leia Hebreus 8:13. O serviço do santuário do Antigo Testamento desapareceu agora?
1. Se sim, como? (O próprio templo foi destruído pelos romanos no ano 70 da nossa era.)
a. Que impacto esta destruição tem sobre a credibilidade da afirmação de que agora Jesus é o nosso Sumo Sacerdote no céu? (Esta é mais uma prova adicional de que Jesus é o Messias prometido. Logo depois da morte e da ressurreição de Jesus, todo o serviço do santuário, que apontava para Ele, foi destruído. E foi destruído porque agora estava “antiquado e envelhecido”.)
C. Amigo, Deus te oferece um acordo melhor. Você vai reconhecer a tua pecaminosidade e aceitar o sacrifício de Jesus em teu favor, para satisfação das exigências da lei de Deus? Este é um acordo fantástico e o tempo de oferta é limitado. Por que não se arrepender e aceitá-Lo hoje?
VI. Próxima Semana: Jesus e o Santuário
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário