quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Grande Conflito Cósmico - Lição 10

Vitória da Cruz (Marcos 14,15 e João 20)

Introdução: A batalha final no grande conflito entre Jesus e Satanás aconteceu durante o período no qual Jesus morreu na cruz e ressuscitou. Através de Sua vida, morte e ressurreição, Jesus venceu a batalha sobre o pecado. A questão é se nós iremos nos aliar ao lado vencedor. Vamos mergulhar no nosso estudo do sacrifício de Jesus por nós, o qual nos permite aceitar a Sua vitória sobre a morte!

I. A Vigília

A. Leia Marcos 14:32-35. Nós entramos na história durante as últimas horas da vida de Jesus. Qual é o estado mental de Jesus. (Ele está muito triste e muito perturbado.)

1. Por que?

2. Como você se sente a respeito do pecado? (Você se sente mal com relação a isto. I Pedro 2:24 diz que Jesus suportou "os nossos pecados em seu corpo" quando foi crucificado. Eu creio que era o peso dos nossos pecados que O deixava triste e perturbado.)

3. Jesus pede a Pedro, Tiago e João para "vigiar". Qual a razão para eles vigiarem? (Jesus queria que eles estivessem alertas. Sem dúvida parte da "vigília" era olhar a turba que estava por vir.)

B. Note Marcos 14:35 novamente. Jesus pede que "passasse dEle aquela hora". O que Jesus está pedindo? (Jesus estava passando por uma tremenda angústia mental e estava para passar por tremenda dor física. Ela queria evitar isto.)

1. No grande conflito entre o bem e o mal, qual você acha que foi a reação de Satanás ao verso 35? (Satanás esperava que Jesus iria abortar a Sua missão. Ele esperava que Jesus escapasse do sacrifício por nós.)

C. Leia Marcos 14:36. Jesus está dizendo que Ele não precisa morrer e que Deus poderia imaginar uma forma diferente de fazer isto? (Hebreus 4:15 diz que Jesus, "como nós, em tudo foi tentado". Este texto prova isto. Jesus, como nós, sabe que Deus pode consertar qualquer coisa. Jesus, como nós, não quer experimentaras coisas dolorosas, terríveis, da vida.)

1. Era verdade que Deus poderia imaginar outra maneira? (Qualquer outra maneira nos deixaria mortos para sempre.)

2. Qual é a parte mais importante da oração de Jesus, para incorporarmos às nossas orações? (Jesus diz, "não seja o que eu quero, mas o que tu queres". Você pode ver que o peso do pecado e a humanidade de Jesus, levaram-nO a relutar, em razão do que estava por vir. Ele queria evitar "a hora", mas colocou o assunto nas mãos de Seu Pai.)

3. Você já se desapontou com Deus, por ele não ter consertado um problema na tua vida? Você já pensou que deveria simplesmente reclamar o direito a algum milagre? (Jesus não "merecia" sofrer desta forma. Isto foi muito injusto. Precisamos aprender a lição de que não somos os juízes do que é "justo" na nossa vida. Precisamos simplesmente depositar nossa confiança no julgamento de Deus, que conhece o fim desde o princípio.)

D. Leia Marcos 14:37-38. Como você acha que Jesus se sentiu a respeito dos discípulos estarem dormindo?

1. Lembrem que eu perguntei antes sobre o que os discípulos deveriam estar vigiando. O que estes versos sugerem? (Jesus está buscando apoio neste tempo de angústia e os discípulos estão dormindo. Como Jesus sabe que um tremendo teste está para vir sobre eles, Ele lhes diz para ficarem alertas ao que está para acontecer ("vigiar") e orar.)

E. Leia Marcos 14:39-42 O que é isto que Jesus está orando novamente? (Deve ser a mesma oração que Ele fez no verso 36.)

1. Você já orou diversas vezes por alguma coisa e Deus te disse "Não"?

a. Se isto aconteceu com você, como você se sentiu? (Considere agora o que está acontecendo aqui. Jesus não vai ter o cálice afastado de Si, Seus discípulos não estão Lhe dando apoio moral. Jesus está enfrentando Satanás e sua fúria sem qualquer ajuda de seus companheiros mais chegados.)

II. A Cruz

A. Agora a multidão veio e prendeu a Jesus. Jesus está no julgamento diante de Pilatos. Leia Marcos 15:14-15. Qual é a resposta à pergunta de Pilatos se Jesus havia cometido algum crime? (As provas e a lógica mostravam que Ele não havia cometido crime algum. Judas, que levou à prisão de Jesus, disse que Jesus era inocente. (Mateus 27:4). A esposa de Pilatos mandou-lhe um recado que Jesus era inocente (Mateus 27:19). O próprio Pilatos negou qualquer responsabilidade na morte de Jesus (Mateus 27:24).)

1. Como a multidão respondeu à pergunta de Pilatos "Mas que mal fez ele?" Eles apresentaram provas? Trouxeram alguma teoria legal? (Não. Marcos 15:14 nos diz que eles apenas aumentaram o volume.)

a. Por quem Jesus estava morrendo? (Pelas pessoas que estavam gritando.)

b. Jesus já tinha orado para que esta hora passasse dEle. Como você se sentiria agora, se fosse Jesus? (As pessoas que você veio salvar estão clamando pela tua morte sem motivo ou justificativa.)

2. Que argumento convenceu Pilatos a permitir que Jesus fosse acoitado e crucificado? ("querendo satisfazer a multidão" é pura fraqueza em face de uma pressão irracional.)

B. Leia Marcos 15:16-20. Como você se sente sendo constrangido? Envergonhado? Sendo o alvo de piadas e ridículo?

1. Lembre da última vez que alguém, que não era teu amigo, propositalmente te deixou constrangido. Como você se sentiu? Quais emoções vieram à tona?

2. Qual é a tua resposta se você tem a oportunidade de "dar o troco" naqueles que fizeram piadas com você?

3. Jesus era (verso 18) o Rei dos Judeus?

a. O que você teria dito ou feito, se fosse Jesus?

4. No conflito entre o bem e o mal, que ferramentas Satanás usa para ganhar seus pontos? (Estes versos são exemplos da comparação entre Jesus e Satanás. As ferramentas de Satanás são a pressão da multidão, mentiras, vozes alteradas, ridículo e violência física. Preste atenção em um debate qual dos lados usa estas ferramentas.)

C. Leia Marcos 15:24-37. A afirmação do verso 31 é verdadeira?

1. Enquanto lê estes versos, lembre-se que esta é a última, grande oportunidade de Satanás para levar Jesus a pecar. Quais tentações ele usa?

2. Note o verso 34 em particular. Deus havia abandonado a Jesus? (Como veremos abaixo, Deus não havia abandonado Seu filho.)

a. Lembre-se dos versos (Marcos 14:37-40) que lemos há pouco a respeito de Jesus pedir aos Seus discípulos para vigiar e orar. Eles não atenderam a Jesus. Marcos 14:50 nos conta que quando Jesus foi preso "todos O deixaram e fugiram." Você já sentiu que está sozinho enfrentando teus problemas?

b. Jesus tinha razões para acreditar que Seu Pai O tinha abandonado? Por que você acha que Jesus disse isto? (Lembra do sistema sacrifical do Antigo Testamento? Aquele sistema era uma "profecia" do sacrifício vindouro de Jesus por nós. Jesus estava suportando nossos pecados e o peso destes pecados fizeram-nO crer que um Deus santo O havia desamparado. Veja João 1:29; I Coríntios 5:7)

c. Qual impacto teus pecados tem sobre a tua capacidade de ver que Deus está operando na tua vida?

3. Revisando estes versos, que tipo de ser é Satanás? Uma vez que Satanás é a inspiração por trás de tudo o que foi feito a Jesus, o que você acha de estar do lado de Satanás no conflito entre o bem e o mal? O que você acha que Satanás tem em mente para você?

4. Amigo, se você examinar honestamente a tua vida, ao lado de quem você está? Quando considera o que os teus pecados fizeram a Jesus, que direção você quer que tua vida tome no futuro?

III. A Ressurreição

A. Leia João 20:1-2. Quem Maria pensava que eram "eles" que tinham tirado Jesus? (Maria tinha visto Jesus sofrer tanto abuso que ela provavelmente pensou que este era o último insulto – os romanos ou os líderes judaicos haviam roubado Seu corpo.)

1. Era o objetivo dos romanos ou dos líderes judaicos continuar abusando de Jesus depois de Sua morte? (Não. Leia Mateus 27: 62-66. O objetivo do governo e dos líderes judaicos era ter certeza que ninguém tomaria o corpo de Jesus.)

B. O que tinha acontecido a Jesus? Aonde ele tinha ido? (Leia João 20:11-17. Deus não havia desamparado a Jesus. Ele O havia ressuscitado. Jesus estava a caminho de voltar para o céu.)

C. Leia João 20:9. O que isto diz a respeito da possibilidade de conspirações para fazer parecer que Jesus havia se levantado dentre os mortos quando na verdade não havia?

1. O que isto sugere acerca do estado mental dos discípulos de Jesus? (Os discípulos dificilmente poderiam ter se engajado em uma conspiração para falsificar uma ressurreição, já que eles nem mesmo entenderam que Jesus se levantaria do túmulo. Este era um final muito amargo para suas grandes esperanças acerca de Jesus governar a nação. Roubar o corpo de Jesus era a última coisa que eles tinham em mente.)

2. Que aviso existe nisto acerca da tua compreensão do futuro? (Amigo, fico muito preocupado com pessoas que afirmam saber exatamente como as profecias se cumprirão. Precisamos estudar a Palavra e estar alertas, em vez de sermos arrogantes sobre nosso entendimento atual.)

D. Leia João 20:19-22. Qual é o nosso papel, à luz da ressurreição de Jesus? Qual atitude deveríamos ter?

E. Amigo, você passaria pelo que Jesus passou, por pessoas que te abandonaram, abusaram fisicamente e escarneceram de você? Jesus tem um amor inacreditável por nós. Ele sabe o que significa sentir-se sozinho e desprezado. Ele estará com você nos tempos de dificuldade, quando você se sentir solitário. Mas, mais importante, Jesus venceu a morte. Se você aceitar a Sua vitória, duramente conquistada, sobre o pecado e a morte, poderá viver com Ele para sempre. Você vai se arrepender e se juntar ao lado de Jesus no grande conflito entre o bem e o mal?

IV. Próxima Semana: Você e o Grande Conflito

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: