Você e o Grande Conflito (João 12, Mateus 16,26 e 27)
Introdução: Na semana passada aprendemos que na cruz Jesus venceu o conflito entre o bem e o mal. Sua vitória nos dá a oportunidade de escolhermos entre o bem e o mal, a vida e a morte. Como você está escolhendo? A restauração da nossa possibilidade de escolha significa que o conflito ainda deve ser decidido na nossa vida. Vamos explorar como este conflito se desenrolou na vida de dois dos discípulos de Jesus.
I. Judas
A. Leia João 12:1-2. Há duas semanas atrás discutimos as emoções de Maria, Marta e Lázaro, durante o período em que Lázaro estava morrendo e Jesus não veio para ajudar. Que tipo de sentimentos e emoções você acha que eles tinham agora a respeito de Jesus? (Eles O amavam mais do que nunca! Imagine que evento é um jantar em honra a um homem que ressuscitou um dos anfitriões. Eu gostaria de ter estado lá.)
B. Leia João 12:3-5. O perfume valia "os salários de um ano". Qual é a média de salários anuais? Digamos que você comprou um perfume que custasse o mesmo que um carro. Isto seria pecaminoso?
1. Judas tem razão? Isto não é um terrível desperdício de dinheiro?
2. Por que Maria fez isto para Jesus? (Eu penso que Maria é uma pessoa mais emocional do que Marta. Lembram-se de João 11:20, que nos fala que Maria "ficou em casa" e não saiu para encontrar-se com Jesus quando Ele chegou após a morte de Lázaro. Ela estava perturbada com Jesus. Ele tinha deixado Lázaro morrer. Agora que Jesus ressuscitou seu irmão, suas fortes emoções penderam para o outro lado e ela quer mostrar a Jesus o quanto ela O ama.)
3. A quem Judas está criticando? Maria ou Jesus? (Jesus. Se ele estivesse criticando Maria, ele diria simplesmente "Por que você não deu o dinheiro para os pobres, em vez de comprar este perfume tão caro?" Em vez disso, Judas toma a compra do perfume como um fato e diz "Por que ele não foi vendido, em vez de usa-lo nos teus pés?" As observações de Judas são direcionadas para o ponto em que Jesus "toma posse" do presente.)
C. Leia João 12:6. Alguma vez alguém já questionou teus motivos para fazer um bom trabalho? Aqui temos Judas se preocupando com os pobres e João está questionando seus motivos, certo?
D. Leia Mateus 26:14-16. Qual é o motivo de Judas para trair a Jesus? (Parece ser dinheiro.)
1. Como isso pode fazer algum sentido? Jesus não era o "cofre porquinho", a "galinha dos ovos de ouro" das contribuições? Não era Ele a razão pela qual as pessoas contribuíam? Não seria uma visão estreita tomar o dinheiro agora para "matar a galinha dos ovos de ouro"?
E. Vamos pular a leitura para o capítulo seguinte de Mateus. Leia Mateus 27:3-5. Se o dinheiro motivou a Judas: a) O que Judas pensou que os líderes judaicos iam fazer com Jesus? b) Por que ele daria o dinheiro de volta ou se enforcaria? (Eu penso que a motivação de Judas era dinheiro e poder, mas não as 30 peças de prata. Judas calculou que ele era mais sofisticado neste tipo de coisa do que Jesus e os discípulos, que eram da classe trabalhadora. Ele imaginou que Jesus seria forçado a declarar-Se Rei e tomar o poder. Quando isso acontecesse, Judas se tornaria um homem poderoso e teria muito dinheiro. As 30 peças de prata era apenas "o glacê do bolo" pela sua jogada inteligente. O que Judas não esperava era que Jesus (verso3) fosse condenado. Quando Judas viu que Jesus iria morrer de verdade, sentiu remorso por ter morto um homem inocente E seu grande futuro se esvaiu pelo ralo. Sem o futuro que havia planejado, ele se matou.)
F. Que lições você aprende de Judas, e que pode aplicar à tua vida? (Temos muito dinheiro circulando nesta história, mas não creio que a questão seja dinheiro. O perfume que Maria comprou era o equivalente a 300 dias de trabalho. As 30 peças de prata equivaliam ao salário de 120 dias de trabalho. O problema de Judas foi a atitude de achar que sabia melhor do que Jesus como proclamar o Reino de Deus. Quando olhamos os ensinamentos da Bíblia e decidimos que eles não se aplicam a nós porque somos muito "sofisticados", cometemos o mesmo erro de Judas. Maria adquiriu um perfume muito caro para fazer o papel de servo, lavando os pés de Jesus. Judas decidiu que Jesus deveria ser o servo dos planos de Judas.)
II. Pedro
A. Leia Mateus 16:21-23. Uns poucos versos antes disso (Mateus 16:16-18) Pedro foi elogiado por Jesus porque reconheceu que Jesus era o Filho de Deus. Agora Jesus chama Pedro de "Satanás". Por que? (Este é o "problema de Judas". Pedro tem certeza de que sabe melhor do que Jesus o que o futuro reserva para Jesus.)
B. Leia Mateus 26:31-35. Qual é a atitude de Pedro? Ele acredita que é mais fiel do que o resto dos discípulos? (O verso 33 revela a confiança de Pedro de que ele era mais fiel do que qualquer outro.)
1. Você acha que Pedro está falando sério a respeito de estar disposto a morrer? Ou ele pensa que nunca morreria defendendo a Jesus, o Filho de Deus?
C. Leia João 18:3-5, 10-11. Pedro está disposto a morrer? (Um destacamento de soldados armados veio pegar Jesus. Porém os versos que eu pulei contém o relato (verso 6) dos soldados caindo ao chão na presença de Jesus. Pedro certamente está disposto a lutar. Não estou certo se ele pensa que vai morrer.)
1. Pedro estava disposto a deixar que Jesus morresse? (Não. O verso 11 registra Jesus falando a Pedro exatamente sobre este ponto.)
2. Pedro era fiel? (Sim! Não está claro se ele estava realmente disposto a morrer, mas certamente está claro que ele estava disposto a lutar por Jesus.)
D. Leia João 18:15-17, 25-27. Por que a mudança em Pedro? (Pedro pensou que Jesus nunca morreria. Pedro estava disposto a lutar para evitar que Jesus morresse. Quando pareceu que Jesus não iria lutar e que Ele poderia morrer, Pedro vacilou em suas convicções. As coisas não estavam acontecendo como ele havia esperado.)
1. Judas e Pedro são semelhantes? (Judas estava preocupado consigo mesmo. Pedro estava preocupado com Jesus. O que tiveram em comum foi a atitude de que eles estavam certo a respeito do futuro. Judas estava disposto a arriscar seu "plano" por sua visão do futuro e Pedro estava disposto a lutar por sua visão do futuro. Quando o futuro não aconteceu como eles planejaram, ambos ficaram devastados.)
E. Leia Mateus 26:75. Judas saiu e foi enforcar-se e Pedro saiu e chorou. O que faz a diferença entre os dois neste ponto? (Primeiro, temos uma diferença na atitude. Um estava preocupado com Judas e o outro estava preocupado com Jesus. Segundo, penso que Judas acreditou que Jesus o desapontou. A vida não seria como ele esperava, porque Jesus não seguiu o plano de Judas. Pedro também viu que as coisas não estavam acontecendo como ele esperava, mas acreditou que ele tinha desapontado a Jesus. Um agarrou-se a seu plano e ao seu orgulho e suicidou-se. O outro agarrou-se a Jesus e se arrependeu.)
F. E você? Você "manipula" o evangelho para se tornar rico e poderoso? Você tem certas expectativas com relação ao evangelho pelas quais estaria disposto a lutar – mas apenas se as coisas acontecerem como você espera? (Um tema que eu sempre vejo nestes versos é "Vem e segue-Me". Não, "Jesus, venha e siga meu plano".)
III. A Luz
A. Leia João 8:12. Qual é a chave para viver na luz de acordo com este verso? (Seguir a Jesus.)
B. Judas ou Pedro entendiam o futuro? Eles estavam vivendo na luz?
1. Qual foi a falha deles? (Eles falharam em estar dispostos a simplesmente seguir a Jesus. Pedro mudou depois que aprendeu a lição pelo modo mais difícil.)
C. Amigo, este é o segredo para tirar vantagem da vitória que Jesus já conquistou; colocar de lado nossas próprias idéias e simplesmente seguir a liderança de Jesus. Isto nos dará uma vida "na luz".
IV. Próxima Semana: O Grande Conflito e a Igreja
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário