quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Grande Conflito Cósmico - Lição 12

O Grande Conflito e a Igreja (Atos 1, 2, 4, 6 e 15)

Introdução: Qual é a importância da igreja para a vida cristã? Que importância existe em encontrar-se regularmente com os outros crentes? Nos meus processos por liberdades religiosas, geralmente tenho que comprovar a sinceridade das convicções religiosas de meus clientes. Após muitos anos de atividades legais, tenho notado que os cristãos que adoram regularmente com outros cristãos são os mais sinceros. A maioria dos meus problemas com "sinceridade" provêm de indivíduos que adoram sozinhos. Minha conclusão é apenas uma observação e não uma pesquisa científica. O que a Bíblia ensina a respeito da importância da igreja no conflito entre o bem e o mal? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir.

I. O Espírito Santo e o Grupo

A. Leia Atos 2:14. Quem são "aqueles" que estavam reunidos? (Aqueles eram os "crentes", provavelmente compostos dos dois grupos mencionados em Atos 1:13-15.)

1. Por que eles estavam juntos? (Em Atos 1:8 Jesus lhes disse que iria enviar o Espírito Santo. Aparentemente eles estavam reunidos em assembléia aguardando por este evento.)

2. Aquilo pelo que eles estavam aguardando aconteceu! Que significado você encontra no fato do Espírito Santo ter vindo pela primeira vez sobre eles quando estavam em grupo?

B. Vamos voltar e ler Atos 1:12-14 para ver olhar estes dois grupos que formavam a igreja cristã primitiva. O primeiro grupo: os discípulos de Jesus, a sua mãe, irmãos e "as mulheres" reuniram-se para orar. Por que orar em grupo?

1. Você prefere orar sozinho ou em grupo?

2. Existe mais poder na oração em grupo?

a. Leia Mateus 18:19-29. Por que Jesus menciona a reunião de um (pequeno) grupo para ter a oração respondida? (Se você olhar melhor o contexto, Jesus está apoiando a igreja. O Senhor obviamente ouve a oração de indivíduos. Porém, aparentemente existe uma dinâmica na oração em grupo que e importante para os crentes e para Deus.)

C. Leia Atos 1:15-17, 20-22. Este é o segundo grupo mencionado. Qual é o propósito da reunião deste grupo? (Esta é uma reunião da "organização".)

1. Qual é a razão para se ter uma organização? (Pedro (verso 20) cita Salmos a respeito de uma "liderança". No verso 22 Pedro se refere a ser uma "testemunha". O propósito do grupo é organizar a liderança para o testemunho.)

2. Recentemente, eu estava em uma reunião da igreja para discutir a re-organização para o evangelismo. Um membro (ao final da reunião) reclamou que nós poderíamos ter saído para testemunhar em vez de estarmos naquela reunião. O que você acha deste comentário?

D. Agora que identificamos o grupo, vamos voltar e olhar Atos 2:1-4 novamente. Temos um grupo orando juntos. Temos um grupo organizado para o testemunho. Qual é o resultado? (As suas orações foram respondidas e eles receberam poder especial para testemunharem.)

E. Vamos continuar lendo: Atos 2:5-6, 41-42. Qual foi o resultado do testemunho impulsionado pelo Espírito Santo deste grupo? (3.000 novos membros.)

1. Estes novos conversos saíram, cada um por si? (Não! Aqui diz que eles se devotaram "à comunhão".)

F. Depois de ler estes versos, você acha que esta "ação em grupo" está sendo simplesmente relatada a nós ou este é o modelo para nosso trabalho cristão?

G. Leia Atos 4: 31-32. O que você acha que significa "tremeu o lugar em que estavam reunidos"? (Eles tiveram um "terremoto" na sala.)

1. Você precisa de um "terremoto" na tua igreja? Em teu grupo de oração?

2. Novamente vemos crentes em um grupo. Isto é importante? (Sim. O verso 32 nos fala que entre eles "uma era a mente e um o coração". Eles estavam juntos, eles estavam buscando o Espírito Santo. Ele veio a eles da forma mais impressionante.)

H. Como chegar do ponto onde estamos agora na igreja, para onde os crentes primitivos estavam?

II. Perseguição e o Grupo

A. Em Atos 4 temos não apenas o Espírito Santo cuidando dos movimentos na terra, temos Satanás em ação. Leia Atos 4:1-3. O que está perturbando os Saduceus – que Pedro e João estão pregando sobre Jesus? Ou há algo mais? (Sem dúvida eles não querem ouvir Jesus pregando. Contudo o problema é mais fundamental. Os Saduceus negavam que houvesse a ressurreição (Mateus 22:23), assim pior do que falar a respeito de Jesus era falar sobre o fato que Ele havia ressuscitado dos mortos!)

1. Pedro e João foram presos, por que? Por que não apenas debater com eles? (A força é a resposta quando não se tem uma resposta lógica adequada.)

a. As autoridades estavam apenas tirando eles do caminho por aquela tarde? (Não. Note a frase (verso 3) " porque já estava anoitecendo". Os oficiais planejavam fazer algo a Pedro e João, mas era a hora das autoridades irem para casa. Eles colocaram Pedro e João na cadeia até o dia seguinte, quando as autoridades poderiam decidir o que fazer.)

B. Leia Atos 4:4. Temos agora 5.000 crentes. Por que a igreja está crescendo tão depressa? É porque os crentes estão sendo presos?

1. É porque os crentes estão trabalhando juntos?

2. É por causa do poder do Espírito Santo?

C. Se você acredita que a perseguição faz a igreja crescer mais rapidamente, diga-me, porque? (Penso que a fórmula é exatamente o oposto. Cristãos cheios de fogo que estão espalhando o evangelho atraem a atenção do inimigo.)

D. Neste episódio algum dos cristãos está trabalhando sozinho? Não. Mesmo Pedro e João estão trabalhando juntos. Relato após relato é sobre atividades em grupo.)

III. "Política" e o Grupo

A. Leia Atos 6:1. Recentemente completei um caso de liberdade religiosa aonde meu cliente, um ex-ministro Batista do Sul, disse que estava deixando a igreja Batista porque não gostava da política do grupo. Ele estava buscando uma experiência religiosa solitária. "Política" era um problema na igreja primitiva? (Sim. Parece que toda vez que temos uma dinâmica de grupo, abrimos a possibilidade para "política".)

1. Que tipo de "política" é essa? (Este é um problema cultural.)

2. Como você resolveria isto? Você acha que os judeus hebraicos realmente não estavam alimentando as viúvas que eram da cultura grega?

B. Leia Atos 6:2. De acordo com a sugestão do texto, qual é a natureza do problema? (Os discípulos sugerem que isto é um problema simplesmente porque não está sendo dedicado tempo e atenção suficiente ao assunto.)

C. Leia Atos 6:3-5. Que tipo de nomes são estes? (Todos eles são gregos.)

1. Vamos rever esta situação. A reclamação é que as viúvas greco-judaicas estão sendo discriminadas. Por que escolher judeus com raízes gregas para administrar o programa?

a. Isso não é simplesmente recompensar os "reclamões"?

b. Se você tivesse um problema semelhante na tua igreja, trataria desta forma? Dar o programa nas mãos dos que estão reclamando?

c. O que você aprende sobre a igreja primitiva com esta história? (Esta é uma visão bastante interessante da atitude da igreja primitiva. Foram feitas acusações de discriminação cultural. Em vez de negar as acusações (as quais eu sinto que certamente não eram o resultado de discriminação deliberada) a igreja vota para ter pessoas da cultura "vitimizada" para cuidarem do programa. Não há tentativas de "equilibrar" culturalmente este novo grupo – eles votam em gregos!)

(1) Por que você acha que a igreja fez isso? (Isso demonstra que a cultura "majoritária" confiava na cultura minoritária. Eles não estavam temerosos pelo bem estar das viúvas hebréias se colocassem judeus gregos no comando.)

2. Quais lições nós aprendemos sobre política na igreja e o avançamento do evangelho? (Isto mostra que em qualquer grupo podemos ter desentendimentos. A parte importante não é o desentendimento, mas sim como resolve-lo.)

3. Você vê alguma vantagem em ter um grupo nesta situação? (Com certeza. A igreja estava provendo um tipo de sistema de seguridade social para as viúvas. Sem a organização, isto não teria acontecido.)

IV. Doutrinas e o Grupo

A. Leia Atos 15:1-2. Qual é o problema?

1. Por que ir a Jerusalém com este assunto? Paulo e Barnabé já não tinham se decidido a respeito disso? (Isto demonstra que havia disposição de submeter-se à autoridade da igreja.)

2. A lição (quinta-feira) lista todo um grupo de cristãos famosos que não se submeteram à autoridade da igreja. A lista inclui Martinho Lutero, Calvino, Zuínglio, Melâncton e Wesley. Por que Paulo e Barnabé se submeteram à autoridade da igreja e Lutero e Wesley não?

B. Leia Atos 15:5-20, mas dê uma atenção particular para os versos 7,12,13 e 19. Quem discutiu este assunto? (Os apóstolos e os anciãos.)

1. Quem decidiu a questão? (Parece que Tiago decidiu.)

2. O grupo tomou um voto? (Não.)

a. O que aconteceu nesta reunião é recontado em uma carta registrada em Atos 15:23-29. Leia. Os versos 25 e 28 indicam que um voto foi tomado? (Embora não pareça que um voto tenha sido tomado, também não parece que Tiago tomou a decisão unilateralmente. Em vez disso, temos o quadro de que o Espírito Santo dirigiu-os a todos para a mesma conclusão. Louvado seja Deus!)

b. Você consegue este tipo de concordância nas reuniões da igreja?

C. Qual a importância desta questão doutrinária para a igreja? (Em Atos 15:19 Tiago diz que estava se tornando difícil para os gentios se agregarem à igreja.)

1. O que você pensa sobre esta idéia de se livrar de algumas doutrinas que dificultam que novos membros se juntem à igreja?

2. É possível que a igreja tenha doutrinas demais – de forma que elas atrapalham para trazer novos membros?

3. Qual é a importância da doutrina eclesiástica, afinal de contas? (O que temos visto de forma contínua na igreja primitiva é concordância e consenso. Doutrinas, desde que não tenhamos demais, são uma forma de ajudar a igreja a permanecer em concordância. Certamente, a resolução desta disputa doutrinária foi muito importante para manter a unidade da igreja.)

D. Amigo, o padrão da igreja primitiva era oração em grupo, comunhão e testemunho. Eles ajudavam uns aos outros e discutiam e resolviam seus problemas juntos. Se você não está trabalhando com um grupo de cristãos hoje, considere se está perdendo o poder e as bênçãos de um grupo unido pelo poder do Espírito Santo.

V. Próxima Semana: O Fim do Grande Conflito

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: