Ascensão e Queda (I Reis 4,6,7 e 11)
Introdução: Semana passada vimos tomando a iniciativa para um início glorioso em seu reino. Ele estava firmemente no controle, tinha respondido corretamente o “exame de Deus”, e tinha-lhe prometido um grande futuro e uma longa vida – se ele obedecesse. Nesta semana estudaremos um exemplo de como tudo isso funcionou. Vamos pular para dentro de nossa história!
I. A Comida
A. Leia I Reis 4:21 e 24. Como as coisas estavam indo para o rei Salomão?
1. Leia Gênesis 15:18. O que aconteceu com a promessa de Deus a Abraão? (I Reis 4:21 traça basicamente o mapa da grande área prometida por Deus a Abraão. Os filisteus estavam a oeste, “o Rio” é o Eufrates a lesta e o Egito está ao sul. A promessa de Deus a Abraão foi cumprida.)
B. Leia I Reis 4:22-23. Como Salomão comia? (De forma indulgente)
1. As pessoas sempre apontam para Daniel e me falam sobre sua “dieta vegetariana de dez dias”, que tornou a ele e a seus amigos mais inteligentes que todos os outros. (Veja Daniel 1) Por que ninguém menciona para mim a dieta do homem mais inteligente que já viveu?
a. Isto é um problema de memória seletiva?
C. Leia I Reis 4:20 e 25. Como os súditos de Salomão viviam?
1. Qual é o significado da frase “cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira”?
2. Leia Miquéias 3:3-4. O que Miquéias está descrevendo aqui? (Nós consideramos que esta seja uma profecia Messiânica, e uma descrição da nova terra!)
3. O reino de Salomão cumpriu esta profecia de Miquéias 4 (e Zacarias 3:10)? (Certamente ele a cumpriu em parte. Antes eu pensava que estas profecias a respeito do futuro de Israel não haviam sido cumpridas. Mas esta frase “cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira” é o fraseado próprio das profecias. A idéia é de proteção e segurança. Você pode viver em tua própria terra (não precisa morar em uma cidade murada), pode comer o produto do teu próprio trabalho (não precisa se preocupar com salteadores) e possui uma propriedade que é tua e te fornece o suficiente para tua subsistência. Soa como paz, propriedade privada e prosperidade.)
D. Entre a descrição da dieta de Salomão e o relato da comida do povo, temos muita discussão a respeito de comida. Por que isto? Comer é uma fonte de prazer e felicidade? (Sim, é. Mais do que isto, é uma forma prática de descrever o cenário de um povo que tinha uma relativa riqueza e segurança.)
II. A Instrução
A. Leia I Reis 4:30, 33-34. Você se lembra que na semana passada nós discutimos o pedido que Salomão fez por sabedoria para governar o seu povo? Que tipo de sabedoria Deus deu a Salomão?
1. A sabedoria de Salomão era limitada a ser um bom governante?
2. O que Salomão parece ser? (O texto soa como se Salomão fosse uma universidade ambulante! O conhecimento descrito nestes versos é na área da ciência. Isto mostra que Deus deu a ele muito mais sabedoria do que apenas na área de governo.)
B. Freqüentemente pensamos na ciência como sendo oposta a Deus. Por quer você acha que a Bíblia menciona especificamente a extensão do conhecimento de Salomão na área da ciência? (A verdadeira ciência e a verdadeira religião se apóiam mutuamente. Creio que a razão pela qual Deus a Salomão sabedoria e entendimento nesta área é porque ele compartilhou com os reis do mundo o conhecimento do verdadeiro Deus. Este conhecimento é refletido na natureza. Meu ponto de vista é que, se você quer provar a existência de Deus, deve começar com a criação.)
III. O Templo
A. Leia I Reis 6:1-2. Qual o tamanho do templo que Salomão construiu? Era grande? (Barnes diz em seu comentário Notes, que existe alguma dúvida a respeito do comprimento do côvado antigo. As estimativas variam em torno de 20 centímetros. Contudo, quer você use o “côvado longo” ou o “côvado curto”, o edifício não é muito grande. Usando o “côvado longo”, ele tem menos de 40 metros de comprimento e menos de 12 metros de largura. As anotações para Estudos da Bíblia da versão NVI, aparentemente usando o “côvado curto” diz que o templo tinha 30 metros de comprimento e 10 metros de largura.)
B. Leia I Reis 6:18, 20-22, 29-30. Como você acha que era a aparência deste lugar ?
1. Será que “suntuoso” veio à tua mente? E “caro”?
2. E os pobres da Etiópia? (Eu digo “Etiópia” porque era assim que os pais americanos diziam quando eu era garoto. Toda vez que você, como criança, queria fazer uma extravagância, os pais te lembravam que, em vez disso, você deveria mandar algum dinheiro para as crianças famintas da Etiópia.)
3. É OK ter uma igreja suntuosa?
C. Leia I Reis 6:38. Levou sete anos para construir esta pequena estrutura. Por que? (Isto demonstra, assim como outras coisas, o detalhe e cuidado com que foi construído. Isto deve ter sido uma coisa para se ver. Ouro no piso!)
D. Leia I Reis 7:1-2,8. Salomão parece ter construído vários palácios. O primeiro palácio que é descrito tem duas vezes o tamanho leva quase o dobro do tempo para ser construído. Qual é a tua areação a isto? (Pelo menos Salomão construiu o templo de Deus primeiro.)
1. É OK ter uma casa grande, se você pode sustentar as despesas?
2. É OK ter uma casa “melhor” do que a igreja que você freqüenta?
E. Leia I reis 9:1-3. Qual é a reação de Deus ao templo suntuoso e aos palácios de Salomão? (Deus aceita. Note em I Reis 9:4-7 que Deus indica que a sentença não é ainda para o resto dos dias da vida de Salomão.)
F. Para uma visão final da riqueza de Salomão, leia a descrição do trono real de Salomão e os artigos da sua casa em II Crônicas 9:17-20.
IV. A Queda
A. Leia I Reis 11:1. não é esta a essência do evangelho – mostrar amor para com os outros?
B. Vamos continuar lendo. I Reis 11:2. Parece que Salomão pensou que o amor era mais importante do que as normas de Deus. Qual é a atitude do mundo nesta questão?
1. Qual você acha que é mais importante?
2. Será que os dois (o amor e as normas de Deus) devem ser mutuamente exclusivos?
C. Qual é o problema de se casar com “mulheres estrangeiras”? (Verso 2: Deus havia advertido que elas desviariam o coração dos homens israelitas para longe de Deus.)
1. Salomão não era esperto demais para ter que se preocupar com isso? Salomão não era suficientemente sofisticado para evitar ser “sugado” para a adoração de deuses falsos?
2. As “mulheres estrangeiras” (e os “homens estrangeiros”) ainda são um problema para nós hoje?
a. O que você ensina para os teus filhos a respeito deste assunto?
D. Leia I Reis 11:3-4. Eu pensava que conforme se fica mais velho, se fica mais esperto! O que aconteceu com Salomão?
1. Por que você acha que isto aconteceu – que Salomão se envolveu em mais problemas conforme ficava mais velho? (Obviamente, Salomão não era tão esperto nem tão sofisticado para evitar o problema do pecado. Embora a teoria diga que se fica mais sábio quando se fica mais velho, também se pode ficar mais preguiçoso, menos disciplinado, menos alerta e mais confiante em si mesmo.)
2. Se Salomão não era esperto o bastante nem sofisticado o suficiente para evitar o problema do pecado, o que isto nos fala a respeito do perigo para nós?
E. Leia I Reis 11:5-8. Salomão simplesmente falhou em adorar ao verdadeiro Deus de uma forma consistente? Ou foi pior do que isto? (Os versos dizem que Salomão estava na verdade construindo lugares de adoração para todos estes falsos deuses.)
1. Qual você acha que foi o impacto das ações de Salomão sobre o “cidadão comum”? (Existe um desejo no coração para agir como os “ricos e famosos”. Se a atividade também é “do estrangeiro”, bem, o impulso pode ser ainda maior. Isto sem dúvida teve um efeito muito ruim sobre o israelita comum.)
2. Nossa lição (quarta-feira) sugere que Salomão nunca teria considerado uma coisa assim quando era jovem. Leia I Reis 3:1-3. O que você acha que o texto quer dizer quando fala que “Salomão amava ao Senhor... exceto que nos altos oferecia sacrifícios e queimava incenso.”? A lição está errada?
a. I Reis 3:3 não mostra que Salomão já adorava falsos deuses mesmo quando era jovem? (Não. Todos os comentários que consultei, incluindo Matthew Henry e o Comentário Bíblico Adventista, dizem que Salomão estava apenas adorando ao verdadeiro Deus nos “lugares altos”. O problema é que Deus não queria ser adorado onde falsos deuses eram adorados. (Veja Deuteronômio 12 e Levítico 17:3-4.))
b. Que outro problema você vê em I Reis 3:1-3? (Que mesmo quando era jovem Salomão estava se casando com “mulheres estrangeiras”. A egípcia não era a sua primeira esposa estrangeira. Se você comparar I Reis 14:21 com II Crônicas 9:30, verá que Salomão já era casado com Naamá, a amonita antes de se casar com a egípcia! Mais tarde, tanto Esdras quanto Neemias comentaram de forma desfavorável o casamento de judeus com amonitas. Esdras 9:1-2, Neemias 13:23,27)
3. Qual a importância para o futuro de um ou uma jovem a decisão acerca do casamento? Quais aspectos da tua vida o cônjuge afeta?
F. A causa raiz do pecado se Salomão foi ter se casado com mulheres “estrangeiras” (descrentes)? (Leia Neemias 13:26. Neemias diz que esta foi a causa do problema.)
G. Leia I Reis 11:9-11. Por que o texto menciona que Deus havia aparecido duas vezes a Salomão? (Deus espera mais daqueles que receberam mais. Quando Deus aparece pessoalmente a você, Ele não espera que você se afaste dEle mais tarde.)
1. Qual foi a penalidade para a infidelidade de Salomão?
H. Leia I Reis 11:12. Como você explica a justiça disto?
1. Pais, o que este texto revela a vocês? (As tuas ações podem afetar teus filhos, para o bem ou para o mal.)
I. Amigo, com que você se casa é uma das decisões mais importantes da tua vida. Salomão nos mostra que mesmo a pessoa mais sábia pode cometer erros nesta área – erros que nos alienam de Deus.
V. Próxima Semana: A Divisão do Reino
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário