domingo, 7 de setembro de 2008

Reis e Crônicas: Rebelião e Reforma - Lição 04

A Divisão do Reino (I Reis 11, 12, 14)

Introdução: Deus estava descontente com o rei Salomão. Para onde iria o reino depois que o rei Salomão morresse? Que tipo de rei sucederia a Salomão? Que lições podemos aprender a respeito da liderança de Deus e a tomada de decisões sábias na tua vida? Vamos pular para dentro da lição e descobrir!

I. Jeroboão

A. Leia I Reis 11:26. O que aprendemos sobre o ambiente no qual Jeroboão cresceu? (parece que ele foi criado pela sua mãe. Ele era um “funcionário público”, e era da tribo de Efraim.)

1. A Mãe de Jeroboão chamava-se Zeruá. Dependendo de qual dicionário de Hebraico que você usa, o nome dela pode significar “seios fartos” ou “leprosa”. Não é preciso dizer que isto pode fazer uma diferença significativa na vida da infância de Jeroboão. Se ele viveu com uma leprosa, que tipo de vida ele teria? (Uma mãe solteira, e ainda leprosa, seria especialmente difícil.)

2. O Comentário de JFB nos fala que a tradição judaica diz que Simei (aquele que Davi ordenou que Salomão matasse) era o pai de Jeroboão. Isto também nos daria um quadro de uma infância difícil para Jeroboão. Francamente, duvido da precisão da tradição judaica, porque a informação acerca da linhagem de Jeroboão não combina com a de Simei.

B. Leia I Reis 11:27-28. Que tipo de trabalhador era Jeroboão? (Ele parece ter tido uma posição de alguma importância como empregado de Salomão. Contudo, quando Salomão viu o quanto ele um bom trabalhador, fez dele um administrador. Obviamente, Jeroboão era ambicioso.)

1. Jeroboão era responsável pelas pessoas que trabalhavam na casa de alguém que se chamava José? (Não. Lembre-se que Jeroboão era um “efraimita”. Você deve se lembrar que Efraim era um dos dois filhos de José (Gênesis 41:51-52). O que este texto quer dizer é que ele era o responsável pelo trabalho de toda a tribo. Ele era um homem muito importante.)

C. Leia I Reis 11:29-31. Qual é a mensagem do profeta?

1. Por que não simplesmente falar a Joroboão? Por que estragar uma roupa nova?

2. Você acha que Jeroboão guardou os dez pedaços que o profeta lhe deu?

3. Lembre que começamos no verso 27, com “E esta foi a causa por que [Jeroboão] levantou a mão contra o rei.” Isto é uma rebelião? Você pode ser um rebelde e ser guiado por Deus?

D. Leia I Reis 11:37-38. De que depende o futuro de Jeroboão e o futuro de seus descendentes?

E. Leia I Reis 11:40. Por que você acha que Salomão tentou matar a Jeroboão? (Aparentemente ele ouviu esta profecia a respeito de Jeroboão.)

1. O que isto mostra sobre o caráter de Salomão? (Se Deus havia decretado que Jeroboão seria o sucessor para as dez tribos, isto mostra que Salomão estava resistindo a Deus. Ele havia afundado até um ponto muito baixo.)

II. Roboão

A. Leia I Reis 11:42-43. Quem sucedeu a Salomão como Rei? (Seu filho, Roboão.)

B. Leia I Reis 12:1-3. Quem mandou chamar a Jeroboão, para que voltasse? (Parece ser a assembléia de Israel.)

C. Como você explica que (verso 1) “todo o Israel” veio até Siquém para coroar Roboão como rei, enquanto ao mesmo tempo eles mandaram chamar a Jeroboão, para que voltasse? (Parece que o povo estava incerto sobre o que fazer. Deve ter havido algum debate.)

D. Leia I Reis 12:4-5. É obvio para você que todos os israelitas eram Republicanos? (Eles estavam reclamando que os impostos estavam muito altos!)

1. Por que os israelitas não disseram a Roboão, “Estamos cansados desses falsos deuses. Destrua-os e nós te servíramos”? (Isto mostra que o povo estava mais interessado nas questões econômicas do que nas questões espirituais.)

a. Isto é uma advertência para nós com respeito às nossas escolhas políticas?

2. Desde quando “o povo” chega para o rei e fala que se ele “se acertar” eles o servirão? (Nosso próximo texto nos dá um quadro mais completo, mas eu penso que este texto no mostra a posição de Jeroboão em relação ao povo. Estas pessoas notaram que ele tinham realmente uma alternativa – e que esta alternativa era Jeroboão.)

a. Leia I Samuel 11:15, II Samuel 5:3 e I Crônicas 29:22. Que autoridade tradicional o povo de Israel possuía? (O povo estava acostumado a “confirmar”o rei. Eles pensaram que tinham o direito de fazer ao rei em potencial algumas perguntas e então tomarem uma decisão.)

3. O que você acha da resposta de Roboão em I reis 12:5? (Penso que Roboão poderia considerar a resposta do povo como sendo insultuosa. Ele demonstrou inteligência e domínio próprio quando disse, “Deixem-me pensar a respeito disso.”

E. Leia I Reis 12:6-7. As pessoas vinham a Salomão em busca de sabedoria. Por que Roboão está recorrendo a outros em busca de sabedoria? (Leia Provérbios 11:14 e 15:22. Estes são dois de vários textos em Provérbios que nos falam que deveríamos buscar o conselho dos outros. Decisões do tipo “Guerreiro Solitário” são decisões perigosas. Roboão estava fazendo exatamente a coisa certa.)

1. Buscar conselho é uma boa coisa, mas buscar o conselho das pessoas cartas é mais importante. Você buscaria o conselho dos conselheiros do teu pai, se fosse Roboão? (Não foram essas pessoas que colocaram Roboão na confusão na qual ele estava? Não eram estas pessoas que estavam no poder durante os dias de “excesso fiscal” de Salomão?)

2. O que você acha do conselho dos conselheiros? (Roboão pode ter estado preocupado acerca da fonte dos conselhos, mas creio que foi de ouro. Se você é gentil e solícito para com alguém, esta pessoa vai se lembrar. Por outro lado, se você reafirma a tua “autoridade” sobre alguém, esta pessoa também se lembrará disso. Às vezes é difícil evitar o conflito de “autoridade”, mas é útil tentar faze-lo.)

a. Os conselheiros estavam dizendo que Roboão deveria abrir mão de sua autoridade sobre o povo? Esta não é uma má idéia para um rei? (Eles estão na realidade dizendo que se ele abrir mão da autoridade dele neste dia, nesta questão, o povo abriria mão da autoridade deles sobre ele para o resto do tempo, para o resto das questões.)

b. Você pode aplicar este conselho para as tuas decisões no trabalho?

F. Leia I Reis 12:8-9. Roboão estava realmente buscando o conselho de homens mais jovens? (Ele não estava realmente buscando o conselho deles. O verso 8 nos fala que ele rejeitou o conselho dos mais velhos antes de consultar os mais jovens. Uma vez que só havia duas soluções para este problema, isso mostra que ele já havia se decidido. Roboão só estava pedindo para que os mais jovens concordassem com ele. Na realidade, ele não estava mais buscando conselho.)

G. Leia I Reis 12:10-11. Que tipo de jovens eram esses? Como você acha que eles cresceram? Os pais deles estavam preocupados com os impostos? (Estes eram, sem dúvida, filhos da “realeza”, filhos dos ricos. Esses homens deram uma resposta arrogante do tipo “não precisamos ouvir vocês”, que normalmente associamos a um rei.)

H. Leia I Reis 12:13-14. Aqui está um tipo de conversa “real”! Dura, direta, coisa do tipo de quem está no controle. Você concorda que esta seja uma boa idéia para um rei?

1. O que você diria se fosse uma das pessoas reclamando a respeito dos impostos? (Leia I Reis 12:16. O povo disse, “Nós não vamos te fazer rei. Estamos indo para casa.”)

I. Roboão aceitou esta rebelião? (Leia I Reis 12:18. Mais tarde lemos, em I reis 12:21-24, que Roboão ajuntou um exército para retomar as dez tribos, mas Deus interveio e parou o conflito.)

III. Rei Jeroboão

A. Leia I Reis 12:20. Jeroboão se torna rei sobre as dez tribos e a profecia de Deus a Salomão e Jeroboão se cumpre. Que tipo de atitude Jeroboão deveria ter em relação a Deus?

B. Leia I Reis 12:26-28. A preocupação de Jeroboão é que o povo retornará a Roboão porque Jerusalém está dentro dos limites do reino dele? (Não. Deus disse a Jeroboão que ele se tornaria rei das dez tribos e ele se tornou.)

1. O que você acha da solução de Jeroboão para suas preocupações?

2. Quais conselheiros ele consultou (verso 28)?

3. Releia o que Deus disse a Jeroboão sobre as razões de tomar o reino dos descendentes de Salomão em I Reis 11:33. Releia o que Deus disse a Jeroboão em I Reis 11:38. Se Deus já nos disse o que fazer, qual é a vantagem dos conselheiros?

C. Leia I Reis 12:28. Isto é um grande insulto a Deus? Como você explica a decisão de Jeroboão? (Este é um enorme insulto. A prerrogativa primária de Deus sobre Seu povo é que Ele os havia tirado do Egito.)

D. Leia I Reis 14:1-3. Por que é que quando enfrentamos problemas reais, nós nos voltamos para Deus?

E. Leia I Reis 14:6-10, 12-14. Faz algum sentido para você que Jeroboão tenha seguido a outros deuses?

1. Novamente, qual era o motivo de Jeroboão para instituir a adoração de outros deuses? (Ele não queria perder o seu reino.)

2. Qual é o resultado da instituição da adoração a outros deuses? (Exatamente o que Jeroboão temia que acontecesse, aconteceu porque ele não seguiu a Deus.)

3. Veja a situação do menino que morreu. Foi uma benção para ele ter morrido? (Esta é uma passagem muito interessante. Deus o deixou morrer como um favor para ele!)

a. Por que isto foi um favor? (Aparentemente, o resto da família de Jeroboão seria morta na batalha e seria deixada no chão.)

F. Alguém acredita, depois de ter lido isso, que o nosso Deus não executa juízos sobre os ímpios? (Nosso Deus é um deus de amor, mas Ele também é um Deus de Juízo.)

G. Amigo, em quem você confia em tempos de angústia? Em Deus ou nos “ídolos”? Eu te convido hoje a colocar a tua confiança somente em Deus.

IV. Próxima Semana: A Ascensão da Casa de Asa

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: