domingo, 7 de setembro de 2008

Vivendo a Esperança do Advento - Lição 01

A Necessidade de Esperança (Gênesis 1, 3; Provérbios 11, 18; Mateus 7:21-23)

Introdução: Esta semana começamos uma nova série de estudos sobre o tópico da esperança. Espero que este estudo seja bom. Falando sério, que esperança você tem? Você em esperanças para a tua vida, teu trabalho, teu casamento, teus filhos, teu futuro? Qual é a tua esperança nos tópicos ligados ao teu relacionamento com Deus? Vamos pular para dentro do nosso estudo e descobrirmos!

I. Esperança Desde o Princípio

A. Leia Gênesis 1:31-2:1. O que se conseguiu aqui?

B. Você conhece a história – temos Adão e Eva e uma criação onde tudo era “muito bom”. Coloque-se no lugar de Adão e Eva. O que eles podiam esperar? Nada? Qualquer coisa?

1. O que vocês esperaria se fosse um deles?

C. Quando minha esposa e eu nos casamos, eu ainda estava na faculdade de direito e éramos muito pobres. Nossa esperança era que eu me formasse na faculdade antes que ficássemos sem dinheiro. Depois que eu me formei e estávamos ambos trabalhando, parecia que estávamos em uma “bolha” de boa vida. Nós esperávamos que esta “bolha” não estourasse. Temíamos que as coisas pudessem piorar. Quando você pensou na “esperança” de Adão e Eva, não foi isso que você tinha em mente – que as coisas não piorassem?

1. Se não houvesse pecado, e o mundo fosse perfeito, por que Adão e Eva deveriam esperar que as coisas não piorassem? De que forma “pior”poderia ser uma possibilidade?

D. A serpente se aproxima de Eva com a tentação para comer o fruto proibido. Vamos ver esta história em Gênesis 3:5-6. Satanás está vendendo esperança para Eva?

1. Nossa lição (Domingo) diz que Adão e Eva não tinham esperança porque não precisavam de esperança. Como esta afirmação se encaixa com o pensamento de Eva, conforme relatado no verso 6?

2. Se você diz que Eva esperava por algo, que tipo de esperança a interessava? (Eles eram perfeitos, mas não eram como Deus. Satanás estava vendendo a esperança de que Eva poderia ser como Deus, conhecendo todas as coisas – o bem e o mal.)

3. Como Eva poderia esperar por algo que ele não compreendia realmente? (Quantas vezes esperamos por coisas exatamente assim! Esperamos por coisas que não seriam boas para nós, se as tivéssemos. Tenha cuidado com aquilo que você espera!)

4. Adão e Eva, depois do pecado, podiam esperar alguma coisa?

5. Leia Gênesis 3:8. Isto releva a “esperança” deles agora? (Agora eles esperavam que Deus não os encontrasse.)

a. Por que eles não queriam que Deus os encontrasse? (Eles esperavam poder evitar a penalidade pelo seu pecado.)

E. Leia Gênesis 3:12-13. Qual é o estado da “esperança” de Adão e Eva agora? (Leia Gênesis 3:3. Adão e Eva sabiam que a penalidade pela desobediência a Deus e por comerem o fruto era a morte. Eles esperavam que a culpa não caísse sobre eles.)

F. Leia Gênesis 3:16. Como a vida mudou para Eva?

1. Que mudança fundamental houve em seu relacionamento com Adão?

G. Leia Gênesis 3:17. Como a vida mudou para Adão?

1. Que mudança fundamental aconteceu em seu futuro? (Ele morreria)

H. Vamos voltar alguns versos Leia Gênesis 3:14-15. Que esperança você encontra aqui? (Esperança de que o pecado será finalmente derrotado e Adão e Eva poderão retornar à sua situação anterior.)

I. É importante avaliarmos as nossas esperanças? Ter certeza que estamos esperando pelas coisas certas?

1. O que é melhor, esperança ou obediência? Elas são mutuamente exclusivas?

II. Esperança nas Coisas Erradas

A. Vimos que Eva, que não deveria ter necessidade de ter qualquer esperança, estava, de fato, esperando pelo que seria danoso para ela. Leiamos Provérbios 11:28 e 18:10-11. Quais são os dois assuntos alternativos de esperança mencionados nestes versos? (Esperança por riquezas e esperança no Senhor.)

1. Note que Provérbios 18:10-11 sugere que tanto Deus quanto o dinheiro provêem uma proteção similar. O nome de Deus é uma “torre forte” e as riquezas são uma “cidade forte [murada]”. Qual é a diferença entre os dois? (A riqueza não é uma protetora confiável. Provérbios 11:28 nos fala que a riqueza vai falhar conosco e Provérbios 18:11 diz que nos apenas “imaginamos” que a riqueza seja um muro “intransponível”.)

2. A Bíblia diz que colocar a esperança no dinheiro não é tão bom quanto coloca-la em Deus. Levante a mão se você concorda com isso.

a. Vocês que levantaram a mão, deixem-me fazer-lhes uma outra pergunta: “O que você prefeririam ter, um cheque ao portador no valor suficiente para comprar aquele carro novo que você quer, ou minha oração que você consiga o carro novo?

(1) Esta não é uma área na qual precisamos pedir a Deus que aumente a nossa fé?

(2) Ou será que estou fazendo uma pergunta do tipo “pegadinha”?

(3) Vamos ver dois textos. Leia Jeremias 17:5 e Isaías 31:1. Estes textos sugerem que eu estava fazendo uma pegadinha com vocês quando perguntei sobre o cheque versus a oração? (Sim. Não pode haver substituto para a confiança em Deus. Estes textos sugerem que o problema está em confiarmos apenas no dinheiro ou em outras pessoas. Um cristão pode compreender o benefício que o dinheiro pode trazer. A mensagem da Bíblia é que, se você confiar apenas no dinheiro, você certamente será desapontado.)

(a) Leia Mateus 6:24. Como este texto se encaixa em nossa discussão?

B. Leia Mateus 7:22-223. Em que está depositada a esperança destas pessoas?

1. Elas estão confiando nas coisas erradas? (parece que elas estão confiando nas suas próprias obras. Deus diz que Ele nunca as conheceu.)

2. Leia Mateus 7:21. Qual, segundo este texto é a base apropriada para a nossa esperança?

3. Parece para você que a mensagem do verso 21 contradiz a mensagem dos versos 22-23? (Parece, mas apenas superficialmente. As pessoas no verso 21 não serão salvas a menos que tenham obras. As pessoas nos versos 22-23 tem obras, mas não conhecem a Deus. Eu creio que a mensagem é que tanto a fé quanto as obras são necessárias para fazer um cristão completo.)

a. Em que, então, deveríamos depositar a nossa esperança? (Fé. Porém, as obras mostram que estamos sendo sinceros quando clamamos ao Senhor com fé.)

III. O Plano de Deus para a Nossa Esperança

A. A mensagem do nosso estudo até aqui é que precisamos colocar a nossa esperança em Deus, e não em qualquer outra coisa. Vamos ver o que Deus diz acerca da nossa esperança. Leia Jeremias 29:11.

1. O que Deus tem para nós? (Planos!)

2. Se Deus seguir “o plano”, o que Deus quer nos dar? (Prosperidade, esperança e um futuro.)

3. Se você pensar novamente na história de Adão e Eva, que plano Satanás tinha para Eva? O que ele queria dar a ela? (Ele queria prejudicá-la – o que é exatamente o oposto do que Deus diz que são Seus planos para nós.)

B. Amigo, a escolha é tua. Deus nos convida a colocarmos a nossa esperança e nossa confiança nEle. Ele só tem coisas boas em mente para nós em “Seu plano”. Porém, podemos colocar a nossa esperança e confiança em outros indivíduos ou em coisas. Estas coisas não são confiáveis e outros indivíduos, bem, eles podem não ter os melhores interesses com relação a você em mente.

IV. Próxima Semana: Esperança no Antigo Testamento

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: