Cai a Cortina Sobre o Reino do Sul (II Crônicas 35-36)
Introdução: Na semana passada terminamos nossa história com o rei Josias tomando o trono de Judá quando ainda era uma criança. Ele instituiu reformas que resultaram na descoberta da palavra escrita de Deus ao Seu povo (o Pentateuco), que estava escondida no Templo. A palavra de Deus foi compartilhada com o povo e eles “tomaram o voto” de obedecer. Esta semana continuamos com o nosso estudo desta história. Vamos mergulhar no nosso estudo!
I. Páscoa
A. Leia II Crônicas 35:16-18. O achado da Lei levou Josias a começar a celebrar a Páscoa, uma vez que ela não tinha sido celebrada desde o tempo de Samuel. Por que você acha que a descoberta da Lei levou a esta celebração?
1. Que relacionamento você vê entre a Lei e a Páscoa?
B. Leia I Coríntios 5:7-8. O que você acha que o “fermento” representa? (Pecado – “malícia” e “corrupção”.)
1. Como Jesus é o nosso “Cordeiro Pascal”? (A Páscoa celebrava a proteção dos israelitas do anjo da morte que matou os filhos mais velhos nas casas egípcias. (Êxodo 12:21-27) O sacrifício do cordeiro, e o sangue na ombreira da porta, protegeram o povo da morte. Assim, o sangue de Jesus nos protege da morte eterna que, se não fosse por ele, viria a nós como resultado da Lei. Encontrar a Lei e celebrar a Páscoa educava o povo a respeito da lei e acerca da graça. A carta aos Coríntios diz. “Boas notícias, Jesus morreu por você. Não permita que o pecado continue na tua vida.”)
C. Vamos voltar por um minuto para II Crônicas e lermos o capítulo 35:1-3. Onde estava a arca? (Ela não estava mais no lugar santíssimo do templo, onde deveria estar.)
1. Leia Êxodo 25:21-22. O que Deus ordenou que deveria estar dentro da arca? (O “Testemunho” parece ser os Dez Mandamentos (Deuteronômio 10:5). O Livro da Lei (o Pentateuco) deveria estar ao lado da arca (Deuteronômio 31:26).)
2. Quão cuidadosas as pessoas tinham sido com os artigos mais sagrados que Deus tinha dado ao Seu povo? (Parece uma confusão total. A arca não estava no templo e a Lei estava perdida.)
3. Josias foi usado por Deus não apenas na localização da palavra de Deus e na restauração das “coisas” de Deus, ele colocou o povo no caminho para que eles incorporassem as palavras de Deus em suas vidas. Qual seria o paralelo moderno da descoberta da Lei, da arca e o recomeço da celebração da Páscoa? (Ler uma Bíblia que você possa entender, compreender a conexão entre a lei e a graça e então experimentar a realidade prática de uma vida transformada.)
II. O Desafio de Neco
A. Leia II Crônicas 35:20-21. O faraó Neco queria lutar com Judá? (Não)
1. Para onde Neco estava indo? (II Reis 23:29 nos fala que Neco estava indo ajudar o rei da Assíria. Nossa lição explica que Neco era aliado da Assíria contra Babilônia. Tudo o que Neco estava fazendo era marchar para ajudar o seu aliado.)
2. Por que Josias se opôs à passagem do Egito?
3. Leia Jeremias 46:2. Josias tinha que se opor ao faraó Neco? Este texto em Jeremias revela que Neco foi derrotado pela Babilônia. Considerando que, embora Josias pensasse estar ajudando a Babilônia, parece que a Babilônia não precisava de ajuda.)
B. Volte novamente para II Crônicas 35:21. Note que Neco disse que tinha uma mensagem de Deus. O que você acha disto? Você concorda que Deus poderia falar através do faraó egípcio? Você acha que Deus falou através do faraó?
1. Você acha que Josias pensou que isto era verdade – que Neco tinha uma mensagem de Deus? (Uma vez que Josias não se retirou, duvido que ele tenha acreditado em Neco.)
a. Uma vez que Neco estava indo para sua derrota, você acha que Deus lhe diria para se apressar e tomar uma surra?
2. Em II Reis 18:25, o rei Senaqueribe da Assíria disse ao rei Ezequias e a Judá que Deus tinha lhe falado para marchar contra Judá. Deus deu uma mensagem a Senaqueribe ou ele estava mentindo? (Parece que ele estava mentindo, porque, em II Reis 19:35, Deus enviou um anjo para destruir o exército de Senaqueribe.)
C. Uma vez que o faraó Neco e os assírios eram aliados, você simplesmente não pode confiar em nenhum deles sobre as suas histórias de mensagens de Deus, certo?
D. Leia II Crônicas 35:22-24. Agora, quem você diz que estava falando através do faraó Neco? (Este texto diz que a mensagem veio realmente de Deus!)
1. Como você explica que Deus tenha usado um rei pagão de um país estrangeiro para dar uma mensagem a Josias?
2. Como você explica este fim da vida de Josias?
3. Josias tinha sido um rei completamente bom. Ele cometeu um erro, o de não ouvir um faraó que disse que tinha uma mensagem de Deus, e morreu como resultado disso. Isso é justo? (Josias simplesmente se colocou na batalha errada. Era verdade que Judá não deveria ter se envolvido em uma luta entre o Egito e a Babilônia.)
a. Há uma lição nisto para nós hoje? (Sim. Mesmo que você seja justo, deve tomar cuidado em não se envolver em lutas que não sejam relacionadas com os “negócios de Deus”)
III. Jeoacaz, etc.
A. Leia II Crônicas 36:1-4. Por que Neco tinha um poder tão grande em Judá? (Parece ser outro resultado de Josias ter se metido na batalha errada. Embora Neco tenha sido derrotado na Batalha contra a Babilônia, ainda era capaz de exercer autoridade sobre Judá, porque tinha matado ao seu rei.)
1. Pais, que tipo de impacto a decisão de Josias tece sobre a vida de seu filho, Jeoacaz?
B. Jeoacaz reinou três meses, tempo suficiente apenas para adaptar corretamente a sua coroa. Vemos, depois dele uma sucessão de reis em Judá. Leiamos II Crônicas 36:14-16.
1. Por que Deus nos encoraja a fazermos a Sua vontade? (Este texto fala que Ele “se compadeceu” de Seu povo. Deus sabe que seguirmos a Sua vontade é para o nosso benefício.)
2. Qual foi a reação do povo à Palavra de Deus e Seus profetas? (Eles riram deles.)
a. O que é pior, alguém discordar de você ou rir de você?
b. Qual é o resultado final de rir de Deus? (O verso 16 nos fala que chegou a um ponto quando “mais nenhum remédio houve” contra a ira de Deus. Esta é uma séria reflexão.)
IV. O Fim
A. Leia II Crônicas 36:17-20. O templo de Salomão se foi! Aquela casa de Deus magnificente, coberta de ouro. Por que Deus permitiu que Seu templo fosse queimado e os tesouros do templo roubados? (Deus não morava mais ali.)
1. Vemos a destruição total de toda uma nação. Os que sobreviveram foram levados cativos. É possível que este tipo de coisa aconteça com você (e comigo) se nos afastarmos de Deus e rirmos de suas mensagens de advertência?
B. Leia II Crônicas 36:21. A que Deus compara a desolação de Judá? (Ao descanso Sabático. O conceito do descanso Sabático aplica-se a mais do que o ciclo do tempo semanal, ele também se aplica ao cultivo da terra. Veja Levíticos 25.)
1. Eu apóio a escola de pensamento da “terra jovem” – que a nossa terra tem cerca de 6.000 anos de idade. Que idéias vêm à tua mente quando você considera que Deus permitiu a destruição de Judá e então permitiu um descanso “Sabático” para a sua terra profanada? (A Bíblia não tem um texto específico para apoiar toda esta idéia, mas aqueles que falam da possibilidade da breve volta de Jesus, para que os justos passem o sétimo milênio (Apocalipse 20:4) no céu com Ele, estão envolvidos em uma linha de pensamento que é consiste com a nossa história. Esta não é uma idéia bizarra.)
C. Amigo, esta é uma lição triste. Um rei jovem e promissor, que havia sido fiel a Deus, foi morto. Seus descendentes se desviaram de Deus e riram dos esforços de Deus para trazê-los de volta. O resultado foi a destruição e a escravização. E você? Você está prestando atenção às palavras de Deus? A vontade de Deus faz alguma diferença em tua vida? Se você não está buscando a vontade de Deus, agora é o tempo de voltar.
V. Próxima Semana: Começaremos um novo trimestre e uma nova série de lições a respeito da Segunda Vinda de Jesus, intitulado "Vivendo a Esperança do Advento".
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário