segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Vivendo a Esperança do Advento - Lição 09

Esperança e a "Tardança" - I (Mateus 25)

Introdução: Atrasos. Eu detesto isso! No ano passado vi uma pesquisa nacional sobre o tráfego nos EUA que revelou que o trânsito na cidade onde moro é o pior dentre as principais cidades. O trânsito governa uma boa parte da minha vida. Eu viajo a certas horas e evito outras horas, para que não fique constantemente atrasado. Embora eu tenha me atrasado por horas no trânsito uma vez, nunca me atrasei 2.000 anos. Este é “o atraso” da Segunda Vinda de Jesus e o estudo da nossa lição desta semana.. Você sabia que ia demorar tanto? O que deveríamos fazer? Como deveríamos encarar isto? Vamos nos apressar na nossa lição e considerarmos uma história que nos ajudará a compreender melhor a tardança e o que deveríamos fazer a respeito!

I. Os Preparativos Para o Casamento

A. Leia Mateus 25:1. Que tipo de evento é um casamento?

1. Se você é uma “virgem”, você vê o casamento de uma forma diferente? (Estas são pessoas que nunca foram casadas. Não apenas este casamento é uma aventura, mas elas esperam ter seus próprios casamentos algum dia.)

2. Elas trazem lâmpadas. O que isto sugere? (Que elas acreditavam que o dia acabaria e ficaria escuro antes que o noivo chegasse.)

3. O que o fato de trazer uma lâmpada demonstra sobre estas virgens? (Elas estão pensando no futuro. Estão prestando atenção naquilo que estão fazendo.)

B. Vamos voltar um minuto. Jesus está começando a nos contar uma história, uma parábola. Quando Jesus fala de encontrar o “noivo”, sobre o que Ele está realmente falando? (Considere o contexto. Mateus capítulo 24 é sobre a Segunda Vinda de Jesus. Esta história é sobre indivíduos que estão se preparando para se encontrarem com Jesus (o Noivo) quando ele voltar à terra.)

1. Se estou certo sobre esta história ser a respeito da Segunda Vinda de Jesus, que outra informação podemos conseguir a partir do verso 1 sobre estas virgens? (Que elas crêem na Segunda Vinda e estão se aprontando para estarem prontas para ela. Estes são cristãos que estão se preparando para o Advento.)

C. Leia Mateus 25:2-4. O que separa as virgens “sábias” das “tolas”? (As virgens prudentes levaram “pilhas extras” com elas.)

1. Você leva pilhas extras com você quando usa uma lanterna? Você coloca latas extras de gasolina no carro quando sai de viagem? Por que estamos chamando de “tolas” as virgens que levaram lâmpadas cheias com elas – mas não levaram suprimento extra? Se eu estivesse indo para um casamento, a última coisa que eu iria querer carregar comigo é uma vasilha de óleo. Imagine derramar isso na tua roupa! (Aparentemente, as virgens estão sendo chamadas de “tolas” porque elas deveriam estar sabendo que haveria uma demora.)

2. Por que não esperar que o noivo estivesse “no horário”? Por que não chamar as virgens “tolas” de virgens com “expectativa razoável”?

a. Não é o noivo que é “tolo”, se ele chega atrasado ao seu próprio casamento? Temos uma preparação razoável por todas as virgens. Você tem que fazer mais do que é razoável para ser chamado de “sábio”? (Novamente, precisamos olhar o contexto. Jesus, em Mateus 24, continua insistindo que não saberíamos quando Ele voltaria. (Veja, especialmente, Mateus 24:36.) Se o Noivo explica que Ele não sabe quando está vindo, então simplesmente trazer a tua lâmpada cheia de óleo não é uma preparação “razoável”. O Noivo não falhou aqui.)

II. A Espera Para o Casamento

A. Leia Mateus 25:5. Em termos de Segunda Vinda, o que significa “adormecer”

1. Que significado você encontra no fato de que todas elas adormeceram?

2. Se você estivesse contando a história, você não diria, “e as cinco virgens “prudentes” ficaram acordadas e alertas enquanto que as cinco virgens “tolas” adormeceram”? Estar alerta não é o que realmente separa os cristãos prudentes dos tolos? (Se “adormecer” no contexto da Segunda Vinda significa morrer (veja I Coríntios 15:15-52), então obviamente não há falha de caráter nisso. Mesmo se “adormecer” significar deixar de ficar alerta (veja Marcos 14:37-41) com relação à Segunda Vinda, parece que a falha está em não se preparar para a nossa fraqueza – e não na fraqueza em si.)

B. Isto é uma boa teologia: não há pecado em nossas fraquezas humanas, o pecado está em deixar de se preparar por causa de nossas fraquezas?

1. Como o orgulho humano afeta a nossa habilidade de nos prepararmos apropriadamente para as nossas fraquezas? (Se não nos conscientizamos do estado da nossa pecaminosidade, não pensamos que precisamos nos preparar.)

III. A Crise no Casamento

A. Leia Mateus 25:6-9. As cinco virgens “prudentes” também eram cinco virgens “egoístas”? Por que não repartir? (As prudentes disseram que não achavam que teriam o suficiente se repartissem. Se estamos corretos em pensar que o problema é uma falta de preparação, quando se trata de assuntos espirituais, uma pessoa não pode se preparar para outra.)

B. Chegamos ao que provavelmente á o ponto mais importante desta história: Como nós, do ponto de vista prático, temos óleo suficiente? Como nos preparamos adequadamente, a despeito de nossas fraquezas, de forma que estejamos preparados para a Segunda Vinda? O que deveríamos fazer para sobrevivermos à tardança?

1. Nossa lição (terça-feira) diz que o óleo é o Espírito Santo, a lâmpada é a Palavra de Deus e juntos eles trazem a luz, que é a verdade. A salvação, a lição sugere, é “mais” Espírito Santo. Você concorda?

a. Como você pode ter “mais” Espírito Santo?

IV. O Casamento Acontece

A. Leia Mateus 25:10-13. As virgens tolas não entram! Eu fico perturbado com o que é dito pelo Noivo no verso 12 e a conclusão de Jesus no verso 13. O que é dito aqui é a chave para compreendermos o que precisamos fazer para nos prepararmos adequadamente.

1. O que o verso 12 sugere que seja a razão pela qual as virgens tolas não entraram no céu? (O Noivo não as conhecia.)

2. O que o verso 13 sugere que seja a razão pela qual as virgens tolas não entraram no céu? (Elas não vigiaram.)

a. Esses dois são a mesma coisa? (Não à primeira vista.)

b. Por que Jesus disse “vigiai”, quando as virgens “sábias” não “vigiaram”, elas adormeceram e mesmo assim conseguiram entrar na festa do casamento (no céu)?

(1) Isto (vigiar) não seria uma conclusão errada desta parábola?

c. Não preciso dizer que meu estudo sempre começa com o pressuposto de que Jesus está certo! Então, como podemos conciliar as duas conclusões? Como o Noivo pode dizer “Não vos conheço” e Jesus dizer “vigiai”? (Decidimos anteriormente que a diferença entra as virgens sábias e as tolas estava em estarem preparadas. Por que as virgens prudentes trouxeram óleo extra? Porque elas sabiam que o Noivo se atrasaria. O tempo de sua vinda era desconhecido. As virgens prudentes conheciam o Noivo e portanto sabiam que elas precisavam se preparar com óleo adicional. Esta é a forma como elas “vigiaram”. Elas podem ter dormido, mas estavam preparadas para a sua fraqueza e estavam preparadas para a tardança do Noivo. Se as virgens tolas tivessem conhecessem o noivo, saberiam que Ele viria em um momento que elas não esperavam.)

B. Leia II Pedro 3:3-4. Como o cristão preparado, a virgem prudente, responde a esta questão? (Não sabemos quando Jesus virá. Jesus virá em um tempo quando você estiver fazendo perguntas como essas! A conclusão é não nos esquecermos da vinda de Jesus, a conclusão é estar preparado para ela quando que aconteça)

C. Amigo, Jesus está vindo pela segunda vez e Ele está levando os que estão preparados para uma comemoração com Ele. Você vai decidir ter a certeza de estar preparado, qualquer que seja a tardança?

V. Próxima Semana: Esperança e a "Tardança" - II

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: