Uma Esperança Viva (I Pedro 1)
Introdução: Nos últimos anos tenho lido os escritos introdutórios da fundação de algumas das outras religiões mundiais. Fiquei surpreso com algumas similaridades com o Cristianismo. Por exemplo o Islamismo compartilha conosco dos heróis do Antigo Testamento. O Budismo faz um paralelo, em vários aspectos com os ensinamentos de Cristo a respeito da maneira como devemos viver. Porém o Cristianismo é único na adoração de um Deus que veio do céu, morreu por nossos pecados, foi ressuscitado, voltou ao céu e agora intercede por nós, para que possamos ter a vida eterna. Esta é a nossa “esperança viva”, então vamos mergulhar no nosso estudo e aprender mais da Bíblia a respeito da nossa esperança!
I. Louvai a Deus
A. Leia I Pedro1:3. A quem devemos louvar, de acordo com este texto?
1. O que Deus o Pai faz que deveria nos levar a adorá-Lo? (Ele nos “nos regenerou para uma viva esperança.”)
a. O que significa “nos regenerar para uma viva esperança”?
b. Como isto altera a forma como você vê a atualidade? A forma como você vê o futuro?
c. Que impacto isto teria na tua atitude mental?
2. Como Deus nos deu esta “regeneração”? O que o texto fala sobre a forma como este dom opera? (Deus nos deu esta nova esperança pela ressurreição de Jesus dentre os mortos.)
3. O que faz com que nossa esperança seja “viva”? (O fato de que Jesus está vivo.)
B. Vamos acrescentar o verso 4 a I Pedro 1:3. Leia. O que mais Deus o Pai nos tem dado? (uma herança.)
1. Você conhece alguém que tenha herdado muito dinheiro de um parente ou de um amigo que morreu?
a. Quando vê isto acontecer, o que você pensa? (Eu penso: “Queria que tivesse sido eu!” Minha esposa me contou a respeito de um parente dela que se tornava amigo de pessoas idosas, de forma a “ser lembrado” no testamento delas. Este parente conseguiu um bom dinheiro fazendo isto. O “amigo” faleceu recentemente, deixando uma boa suma de dinheiro para trás. Passou pela minha mente que eu deveria ter ido visitar o “amigo” com mais freqüência!)
2. Que tipo de herança devemos receber de Deus o Pai?
a. Quando eu estava escrevendo a nota sobre o “amigo”, estava pensando acerca do casal que foi mencionado no testamento dele e recebeu o dinheiro dele (em vez de mim). Eu me perguntei se eles colocaram o valor da herança no mercado de ações – e se o fizeram, quanto dele ainda sobrou agora. Esta idéia acerca de uma perda potencial é uma preocupação que temos com a herança dada a nós por Deus Pai? (A Bíblia afirma especificamente que a herança de Deus não pode ser desvalorizada!)
(1) Por que a nossa herança não pode ser desvalorizada? (Ela é mantida segura no céu.)
b. Esta herança é parte da nossa esperança viva?
C. Vamos continuar lendo: Acrescente I Pedro 1:5. O que mais, além da nossa herança, está protegido? O que mais está guardado? (Você! O verso 4 termina com a nota que “você” tem a tua herança esperando por você no céu. É claro, ter a tua herança no céu não significa nada se você não for para o céu.)
1. Como você está guardado? (Pelo poder de Deus.)
a. Como esta proteção funciona?
b. Esta proteção especial é parte da tua “esperança viva”?
2. Quando o verso 5 nos fala que “a salvação” está “preparada para se revelar no último tempo”, o que você entende que isto significa? (Poderia significar duas coisas. Primeiro, poderia significar que “a salvação” pode não estas perfeitamente clara para nós neste momento. Então, não seja arrogante a respeito da tua compreensão acerca das profecias dos tempos finais. Segundo, isto pode simplesmente significar que a Segunda Vinda de Jesus será revelada “no último tempo”.)
II. Aguarde
A. Vamos continuar com Pedro lendo I Pedro 1:6. Como a tua “esperança viva” afeta a tua vida? (Nós nos regozijamos grandemente.)
1. Isto é bom, em todos os aspectos? (Nossos ânimos estão elevados. Nós “exultamos” na nossa esperança viva. Ao mesmo tempo, a realidade da vida pode não ser tão boa. Podemos ter que ser “contristados por várias provações”. O mundo esperaria que alguém que passa por provações ficasse triste – mas nós não ficamos.)
a. Não há um problema com este texto? Como podemos “exultar” (uma atitude mental) e ao mesmo tempo estarmos “contristados” (outra atitude mental)?
(1) Como estas duas atitudes podem estar convivendo juntas no mesmo cérebro? (Penso que a chave está na frase “por um pouco de tempo”. Eu não apreciei de forma especial o tempo que estive na faculdade de direito. Lembro-me claramente de estar sentado na biblioteca olhando para fora pela janela para o sol brilhando e a grama – querendo estar lá fora. Eu não saí da biblioteca, porém, porque eu sabia que depois de alguns anos daquilo eu seria um advogado. Meu objetivo seria alcançado. Sabemos que depois de “alguns poucos anos” nosso objetivo celestial será alcançado.)
III. A Recompensa
A. Leia I Pedro 1:7. Existe alguma perspectiva confortante neste sofrimento? (Ele refina a nossa fé.)
1. Você quer que a tua fé seja refinada?
2. Qual é a razão que o verso 7 dá para que nossa fé seja refinada? (A fé é uma possessão extraordinariamente importante. O verso 7 nos diz que ela é de maior valor que o ouro.)
a. Espere um minuto. Você concorda que a fé é de maior valor que o ouro? Por que a fé é comparada com o ouro, afinal de contas? (À primeira vista, parece que a fé o ouro não tem qualquer ligação. Pergunte-se isto: Por que você gostaria de ter ouro (dinheiro)? Não seria por causa da segurança e liberdade que o dinheiro traz? A fé nos dá segurança e liberdade! Ela é melhor que o ouro (dinheiro) porque o mercado de ações, ou ladrões, ou desvalorizações não podem tirar a tua fé.)
3. O verso 7 nos fala que o resultado da fé é louvor, glória e honra quando Jesus Cristo for revelado. Isto significa que os “frutos” da nossa fé – louvor, honra e glória – virão apenas na Segunda Vinda de Jesus? (Significa pelo menos isso. Contudo, penso que uma fé refinada “revela” Jesus exatamente agora. É por isso que o louvor, a honra e a glória podem ser apresentadas em nossas vidas agora, mesmo durante as provações.)
B. Leia I Pedro 1:8-9. Acabamos de discutir que aa fé nos dá segurança e liberdade agora. O que mais Pedro nos fala que a fé nos dá? (A salvação da nossa alma. O objetivo final da fé não simplesmente a segurança e a liberdade aqui na terra? O objetivo final é a nossa salvação.)
C. Leia I Pedro 1:10-12. Estivemos discutindo a Segunda Vinda de Jesus como um tempo no qual nossa fé será cumprida. Que período de tempo os profetas estavam tentando compreender? (O tempo para o qual estes versos apontam é a Primeira Vinda de Jesus – Sua vinda à terra como um bebe, vivendo conosco, Sua vida perfeita, Seus sofrimentos, Sua morte e Sua ressurreição.)
1. O verso 12 tem uma afirmação muito interessante. Ele diz que os profetas estavam ministrando “não para si mesmos, mas para vós”. O que você acha que isto significa? (Os profetas estavam olhando para um tempo no futuro – e este tempo, Pedro diz, é agora!)
2. Por que os anjos anseiam ver estas coisas? (O plano da salvação, nossa esperança viva, é um estudo mesmo para os anjos.)
IV. O Plano de Ação
A. Leia I Pedro 1:13. Qual é o nosso papel em nos prepararmos para a nossa salvação? (Prepararmos as nossas mentes.)
1. O que você acha que significa “preparar” a tua mente? (Nossa lição (quinta-feira) aponta que fazemos a nossa escolha a favor ou contra Jesus com as nossas mentes – a batalha pela alma é vencida ou perdida na mente. O restante do verso 13 nos fala para sermos auto-controlados e focalizarmos a nossa esperança na graça que vem de Jesus. Embora não possamos vencer a batalha contra o pecado por nós mesmos, podemos decidir colocarmos as nossas mentes na melhor posição possível para aceitarmos a graça que Jesus nos oferece. Esta graça já venceu a batalha contra o pecado.)
B. Leia I Pedro 1:14-16. Amigo, temos uma esperança viva, nos foi oferecido um dom, temos uma escolha; você vai escolher aceitar o dom e ser santo como nosso Pai celestial é santo?
V. Próxima Semana: Esperança e a "Tardança" - I
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário