domingo, 7 de setembro de 2008

Vivendo a Esperança do Advento - Lição 03

Esperança em Jesus – Parte I (Atos 1, Romanos 5 e 8)

Introdução: Como podemos ter uma série de lições sobre a esperança sem estudarmos a esperança da volta de Jesus? É claro, não podemos! Esta semana voltamos nossa atenção para a esperança que Jesus nos dá e a esperança na Sua Segunda Vinda. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. Instruções no Último Minuto

A. Leia Atos 1:1-3. Quando foi este período de 40 dias? Em que ponto da vida de Jesus eles aconteceram? (Isto se passa depois da crucifixão e ressurreição de Jesus. É a despedida demorada de Jesus aos Seus discípulos.)

B. Por que Jesus levou tanto tempo para dizer adeus? (O verso 3 é a chave: Jesus queria que os discípulos não tivessem dúvidas de que Ele estava vivo. Queria que eles estivessem absolutamente certos de que Ele havia ressuscitado. Também queria ter certeza que eles haviam compreendido o “reino de Deus.”)

1. O que significa dizer (verso 2) que Jesus estava dando instruções através do “Espírito Santo” durante este período? (Parece que Jesus e o Espírito Santo estavam trabalhando juntos para ajudar os discípulos na compreensão do trabalho deles. Jesus queria que eles estivessem confortáveis com o seu novo professor, o Espírito Santo.)

C. Leia Atos 1:6. Depois de todas estas instruções (verso 3) sobre o “Reino de Deus” e o futuro, qual era a esperança dos discípulos? (Que Jesus restauraria o reino de Israel – que Ele estabeleceria um poder terreno com eles como seus principais auxiliares.)

1. Que tipo de nota você daria para os discípulos, se você fosse o professor deles?

2. Se você fosse Jesus, o que teria dito aos discípulos sobre suas esperanças? (Se eu fosse Jesus, teria comentado sobre como eu gostaria que eles: a) Começassem a escutar melhor; b) Parassem de agir de forma tão estúpida. É claro, esta é somente uma das razões pelas quais eu não sou Jesus.)

D. Leia Atos 1:7-8. Em vez disso, o que Jesus diz? Como Ele lida com as falsas esperanças dos discípulos? (Ele não faz nada do que eu teria feito. Em vez disso, Ele toma a sua falsa esperança e a redireciona para ações práticas para o futuro imediato. Embora Jesus não tivesse criado um super-reino de Israel para derrotar os romanos, Ele estabeleceria no final o Seu reino na terra. Apocalipse 21:2-4)

1. O que você acha que esclareceu as esperanças dos discípulos? (O Espírito Santo)

2. O que nos ajudará a esclarecermos as nossas esperanças?

II. Reforçando a Esperança na Segunda Vinda

A. Leia Atos 1:9. Da forma como eu entendo este texto, Jesus tinha acabado de ir para cima e para longe. Tenho quase certeza que Jesus não flutuou todo o caminho até o céu. Se estou certo, porque Jesus fez parecer estar indo para o céu desta forma? Por que não usar uma coisa do tipo “Me transfira para cima Scotty”, como no Jornada nas Estrelas? Por que não simplesmente desmaterializar? (Penso que Ele queria que os discípulos tivessem uma clara compreensão de que Ele estava indo para o céu, e não simplesmente desaparecendo. Esta foi uma forma prática de dar esta mensagem.)

B. Leia Atos 1:10-11. Você acha que a pergunta dos anjos é estúpida? É possível que os anjos tenham ouvido a última pergunta que os discípulos fizeram para Jesus e quiseram começar pelo óbvio? Isto é apenas um “quebra-gelo”? Ou será que há mais nesta pergunta do que parece à primeira vista? (Obviamente os anjos sabiam por que os discípulos estavam olhando para cima. Penso que eles estavam dizendo, “Olhem, vocês não precisam ficar olhando para cima, na esperança de que Ele desça de volta. Vocês podem prosseguir para a questão mais importante de se prepararem.”)

1. Que importante esperança você encontra na declaração “este mesmo Jesus” voltará do “mesmo modo” (O mesmo Jesus que demonstrou amor e compaixão por nós será o Senhor que retornará para nos levar para o céu com Ele. Dizer-nos que Jesus está voltando do “mesmo modo” (flutuando nas nuvens) nos dá uma visão da forma como nossas esperanças serão cumpridas na Segunda Vinda de Jesus.)

a. Nossa lição (segunda-feira) aponta que muitos não crêem que Jesus voltará novamente porque esta crença não pode ser comprovada cientificamente. Jesus estava se referindo exatamente e este ponto, pela forma como subiu aos céus? (Certamente, para Seus discípulos, Ele estava. Se você pode flutuar para cima, pareceria certo que você poderia flutuar para baixo, ainda mais facilmente. Quando eu vôo, subir é a coisa pela qual eu espero. Não tenho dúvidas de que, no final das contas, nós desceremos de alguma forma.)

III. A Esperança de Glória

A. Leia Romanos 5:1-2. Qual é a esperança da glória de Deus?

1. Isso tem alguma coisa a ver com fé e graça?

2. Que papel Jesus desempenha nesta esperança da glória de Deus? (Por causa do sacrifício de Jesus, podemos “estar firmes” na graça. Termos a graça de Deus nos dá a esperança de que estaremos com Ele na glória. Esta é uma promessa do céu.)

3. O que esta esperança em Jesus nos dá? (Ela nos dá “paz com Deus” (verso1) e uma causa para regozijo (verso 2).)

B. Leia Romanos 5:3-4. Note esta lista de coisas ruins. As coisas ruins acabam em esperança? Por que esta lista de coisas termina em esperança?

1. Você acha que isto é verdade na tua vida – que o sofrimento te faz ter esperança? (Este texto parece dizer que o que há de bom nas coisas ruins é que elas aguçam a nossa esperança se permanecemos fiéis.)

C. Leia Romanos 5:6-8. Que esperança especial Isto dá a você? (Este texto mostra o quanto Deus nos ama. O texto sugere que nenhum homem faria o que Jesus fez. Jesus morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Ele não esperou até que nos tornássemos bons e justos.)

1. Você conhece alguém que ficou afastado da igreja porque achava que não era “bom o bastante”? O que este texto diz para eles?

D. Leia Romanos 8:32. Romanos 5:7-8 nos falou que o sacrifício de Deus por nós é notável. O que Romanos 8:32 acrescenta a este pensamento? (Não somente o sacrifício de Jesus por nós é notável, mas isto mostra que Ele nos ama mais do que qualquer coisa! Isto quer dizer que Deus não reterá de nós qualquer coisa boa.)

E. Leia Romanos 8:33-34. Quem é que traz acusações contra nós? Quem nos condena? (Apocalipse 12:10 nos fala que o nosso acusador foi “lançado fora”. Apocalipse 12:9 identificou o indivíduo que foi lançado fora como o dragão, ou Satanás.)

1. O que acontece com a tua esperança quando as pessoas te condenam e trazem acusações contra você?

2. Quem vence o conflito entre Jesus e Satanás? (O texto que fala sobre ser “lançado fora” nos dá uma dica – Jesus vence. As demandas e acusações contra nós vão pelo mesmo caminho do acusador.)

a. Por que Jesus vence por nós? (Note que Romanos 8:34 nos fala que o nosso Intercessor tem a atenção de Deus. Ele está à direita do Pai. Jesus viveu, morreu, ressuscitou e agora tem um lugar especial junto ao Pai, onde intercede por nós. Este é um motivo para esperança!)

3. O que qualifica Jesus como nosso intercessor? (Não apenas que Jesus morreu por nós, mas que Ele também ressuscitou para a vida.)

F. Leia Romanos 8:35. O texto pergunta “Quem nos separará do amor de Cristo?” Qual é a resposta a essa pergunta?

1. Este texto nos dá várias causas possíveis para nos separarmos do amor de Deus. O que todas estas causas tem em comum? (Elas são todas ruins. Mas, mais do que isto, todas elas tem uma fonte externa. Elas vêm de fora de nós.)

2. Enquanto você considera as várias causas possíveis para a separação, o que isto sugere a respeito da resposta para a pergunta no verso 35? (Que nada que seja externo pode nos separar do amor de Deus. Isto sugere que nós somos os únicos que podem nos separar do amor de Deus.)

G. Leia Romanos 8:37. Quem nos dá a vitória sobre todos estes problemas exteriores? (Jesus nos faz “mais que vencedores”.)

1. Você se sente como um vencedor?

H. Os conquistadores às vezes descobrem que com o tempo eles perdem a capacidade de vencer seus oponentes. Leia Romanos 8:38-39. O que nos dá esperança e confiança de que isto não acontecerá conosco? (Este texto nos fala que nada, em toda a criação, pode ser poderoso o bastante para nos separar de Deus. Louvado seja Deus!)

I. Amigo, você vê a importância da tua decisão pessoal acerca de Jesus? Se você decide aceitar o Seu sacrifício e a Sua vitória para você, não existe nada em toda a criação que possa te separar de Seu amor. Por que não decidir aceita-Lo exatamente agora?

IV. Próxima Semana: Esperança em Jesus – Parte I

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: