segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Vivendo a Esperança do Advento - Lição 04

Esperança em Jesus – Parte II (I Timóteo 4, João 14, Romanos 8, Daniel 2)

Introdução: Na semana passada olhamos o papel central que Jesus desempenha em nossa esperança no futuro. A esperança olha para o futuro, mas vice no “agora”. Como a nossa esperança em Jesus pode nos ajudar hoje? Nesta semana? Nesta mês? Como a esperança em Jesus vai nos ajudar a lidar com o stress de hoje? Isto é parte do nosso estudo desta semana. Vamos pular para dentro da Palavra de Deus e descobrir as respostas para estas perguntas!

I. Vida Prática – Confiança no “Não?”

A. Leia I Timóteo 4:1-3. Por que Satanás inspiraria as pessoas a ensinar que certas atividades são pecaminosas quando elas não são?

1. Vamos usar os dois exemplos dados por Timóteo. Alguém te diz que é melhor permanecer solteiro para que você possa trabalhar mais completamente para Deus (veja I Coríntios 7:1). Este seria um conselho de Satanás?

2. E se alguém te disser para não comer certos alimentos? Este conselho pareceria vir de Satanás?

3. Não estamos determinando que se alguém nos falar para NÃO fazermos alguma coisa, isto se origina de Deus?

a. Onde está o pecado nisto – de acordo com nosso texto de Timóteo? (Paulo aponta dois problemas aqui. Primeiro, as pessoas nos ensinam a nos abstermos, mas não se abstém elas próprias. Eles são mentirosos, hipócritas e a consciência deles não está trabalhando bem. Segundo, Deus nos dá boas coisas. É um pecado em si mesmo dizer que algo que Deus nos dá para desfrutarmos seja pecaminoso.)

B. Leia I Timóteo 4:9-10. Quais outras razões Paulo dá a Timóteo para não presumir sempre que o “NÃO” venha de Deus? (O ponto mais importante, de acordo com Paulo, é que nós confiemos em Jesus, em vez de na nossa capacidade para “dizer não”.)

1. E a tua igreja? Você ensina as pessoas a confiarem no “NÃO” mais do confiarem em Jesus?

C. Leia I Timóteo 4:11-12. Você não esperaria que uma pessoa jovem dissesse “Confie em Jesus mais do que no ‘NÃO’?”

1. O verso 12 modera este conselho?

a. Se sim, de que maneira? (Paulo dá a Timóteo a instrução de que a sua vida deveria ser um exemplo para os crentes. Nossas vidas devem refletir nossa crença e confiança em Jesus. Paulo não sugere que nos esqueçamos da nossa obediência ou da nossa caminhada diária nos caminhos de Deus.)

II. Vida Prática – Esperança para o Coração

A. Leia João 14:1-3. O que significa ter um “coração turbado”?

1. A que tipo de problemas do coração Jesus está se referindo?

a. O que o contexto sugere? (Parece que se trata dos problemas do coração que surgem da falta de confiança.)

2. O que o fato de ter um lugar preparado para você tem a ver com a confiança em Jesus? (Nossas preocupações geralmente são com o que está acontecendo aqui. Jesus sugere que olhemos para o “quadro mais amplo” – que tudo aqui vai queimar e nós iremos para o céu.)

3. O que você pensaria se alguém que você encontrasse mencionasse que o Presidente dos Estados Unidos o havia convidado para se hospedar na Casa Branca? (Você concluiria que eles eram amigos ou que ele era um grande contribuinte para a campanha de eleição do presidente.)

4. Só porque Jesus prepara um lugar para você, porque você concluiria que Ele vai voltar para te buscar? (Ele não vai desperdiçar o tempo dEle. Ele diz “Estou preparando um lugar porque você é meu amigo e eu pretendo vir e te buscar.”)

5. Esta promessa acalma nossos corações perturbados?

B. Leia João 14:4-5. Tomé precisa de explicações do caminho. Você conhece o caminho para o céu? Ou, como Tomé, você não tem certeza?

1. Por que você precisa saber o caminho, se Jesus está vindo para te buscar?

C. Leia João 14:6. Qual é o caminho para o céu? Qual é a base para a nossa esperança da vida eterna? (Tomé entendeu mal a Jesus. Ele pensou que Jesus estava falando de instruções geográficas de direção. Jesus estava dando instruções espirituais para o caminho do céu. Não existe outro caminho para o céu a não ser através de Jesus. Esta é o único caminho que precisamos conhecer. Ele prometeu vir e nos levar e isto nos dá esperança!)

1. Que impacto esta esperança tem em nossa vida diária?

III. Vida Prática – Esperança Através dos Gemidos

A. Leia Romanos 8:22-23. Se você está gemendo por causa de alguma coisa, o que está sentindo?

1. Que tipo de estado de espírito o gemido sugere?

2. O gemido descrito no verso 22 é diferente do gemido descrito no verso 23? (Sim. O verso 22 nos fala que toda a criação está com dores. O verso 23 fala de cristãos gemendo por outra razão.)

3. Por que os cristãos estão gemendo e ansiosos ao mesmo tempo? Como pode ser isto? (Estamos gemendo por que estamos ansiosos para “acabar com isto” e que Jesus nos leve para casa com Ele.)

B. Leia Romanos 8:24-25. Você acha que está “vivendo de desejos”? Você olha para o futuro, em vez de ficar olhando o presente?

1. O teu “desejo” principal é que o final de semana chegue logo?

2. Que desejos Romanos sugere? (O verso 24 diz que as pessoas não desejam aquilo que elas já possuem. Elas desejam aquilo que ainda não tem.)

a. Nós realmente ainda não temos a redenção? Nossa redenção como filhos de Deus? Porque teríamos esperança por isto?

b. Como os gemidos ajudam na nossa redenção? (Eles fazem você se conscientizar de que deseja algo mais. Que não está satisfeito com as circunstancias atuais.)

C. Vamos voltar alguns versos e olharmos a fonte do problema. Leia Romanos 8:18. O que significa dizer que nossas “aflições não se podem comparar”? Por que não comparar a situação da tua vida agora com a situação que ela ficará através da fé em Jesus? (Romanos está simplesmente dizendo que quaisquer que possam ser os nossos problemas atuais, eles são nada, comparado a quão glorioso nosso futuro será. Você nunca diria, “Bem, eu acho que este sofrimento valeu a pena, talvez.”)

1. Quando discutimos a diferença entre o gemido da criação em Romanos 8:22 e o dos cristãos em Romanos 8:23, decidimos que os gemidos eram por razões diferentes. Romanos 8:18 sugere que isto não é completamente verdade? (Sim. Romanos 8:18 sugere que os cristãos terão sofrimento real.)

D. Leia Romanos 8:19-21. Qual é a esperança do mundo inteiro?

1. Qual é o ciclo que queremos quebrar? (O ciclo da escravidão e decadência. Em vez das coisas ficarem cada vez pior, em vez das coisas darem errado, em vez de sermos limitados, Deus nos promete liberdade e um mundo onde as coisas não ficam naturalmente piores.

IV. Vida Prática – Quando os Reinos Caem

A. Leia Daniel 2:44. No tempo de que reis? (Os versos anteriores relatam a explicação de Daniel do sonho da grande estátua. Este sonho é uma descrição da sucessão de futuros reinos da terra.)

1. Em que tempo a pedra aparece? (Se você comparar Daniel 2:34 com Daniel 2:44, verá que a pedra atinge a estátua no tempo dos “pés”. Isto é durante os últimos anos da história da terra.)

2. Quando Daniel diz no verso 44 que o reino nunca será destruído ou “passará a outro povo”, o que está sendo prometido?

a. O que, especialmente, significaria um reino ser passado a outro povo? (A promessa é que, ao final da história desta terra, Deus destruirá os reinos da terra e estabelecerá Seu reino celestial que nunca será derrotado por qualquer outro poder. Não temos que nos preocupar com destruição ou com exílio. É quando você é conquistado e exilado que os teus “pertences” são deixados para outras pessoas. Esta não é uma preocupação para nós.)

B. Amigo, nossa esperança em Jesus é a esperança de um futuro melhor – um futuro no reino celestial de Deus. Olharmos em frente, para um mundo melhor, nos ajuda a lidarmos com os problemas de hoje.

V. Próxima Semana: A Esperança de Nossa Esperança

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: