O Mais Importante (I Tessalonicenses 4, Romanos 15)
Introdução: Esta é a última da nossa série de lições sobre a esperança. Qual é, realmente, a tua esperança fundamental? Temos discutido a esperança dada a nós pela vida, morte e ressurreição de Jesus. O que, exatamente, estes acontecimentos nos dão? Qual é o resultado desta esperança? Qual é o nosso objetivo final? Vamos pular para dentro de nossa lição e considerar algumas palavras de esperança a respeito das “coisas fundamentais” dadas a nós por Deus.
I. Esperança Acerca da Morte
A. Leia I Tessalonicenses 4:13. Paulo escreve aos tessalonicenses para resolver dois problemas. Quais são eles? (Ignorância e tristeza no contexto da morte.)
1. Paulo vai acabar completamente com a tristeza com aquilo que está para dizer? (Ele diz que eles não ficarão tão tristes como aqueles que não tem esperança. Nossa tristeza não será são severa como a dos outros que não tem a esperança do evangelho.)
2. Por que Paulo chama a morte de “sono”? Ou ele está falando realmente do sono? (Paulo está falando da morte. Não ficamos tristes quando nossos amigos e familiares vão dormir a cada dia. Compare com a descrição de Jesus da morte como um sono em João 11:11-14. Chamar a morte de “sono” incorpora duas idéias importantes. Primeiro, nos fala que este não é um estado permanente. Segundo, incorpora um senso de inconsciência durante a morte.)
B. Leia I Tessalonicenses 4:14. Sobre que bases temos esperança de que a morte não é permanente? (Nossa esperança é baseada no fato de que Jesus ressuscitou dos mortos – portanto, podemos ser ressuscitados dos mortos.)
1. Que esperança tem aqueles que crêem que Jesus foi apenas “um homem bom”, que morreu a 2.000 aos atrás?
2. Note a frase “aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.” O que isto sugere: a) Que Jesus vai trazer os mortos do céu, durante a Segunda Vinda? ou b) Que Jesus trará os mortos da terra para o céu durante a Segunda Vinda? (Seria mais lógico usar a palavra “vir”, em vez de “trazer” se os mortos estivessem vindo do céu. Trazer nos dá o sentido de que Deus vai levar Jesus e os mortos de volta da terra [para o céu]. Porém, não creio que existam evidências suficientes nesta linguagem para tomarmos uma decisão teológica. A palavra grega traduzida por “trazer” significa “liderar” ou “guiar”.)
C. Leia I Tessalonicenses 4:15-17. Esta afirmação de Paulo assume que os mortos estão aonde? (Agora temos evidências suficientes para tomarmos uma decisão teológica. Paulo assume que os mortos não estão no céu agora. Suas palavras (verso 15) “nós, os que ficarmos vivos (...), de modo algum precederemos” rejeita a idéia de que aqueles que estiverem vivos durante a Segunda Vinda irão para o céu antes. Se as pessoas cressem que os mortos iriam imediatamente para o céu por ocasião da morte, ele não teria razão para afastar a idéia de que os vivos iriam para o céu primeiro. Os tessalonicenses não assumiam que os mortos iam para o céu primeiro.)
1. O que o verso 16 fala sobre o momento da ressurreição? (Na Segunda Vinda, “os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”.)
2. O que acontece com aqueles que estão vivos por ocasião da Segunda Vinda?
3. Quando o verso 17 diz que nós seremos “arrebatados juntamente com eles”, quem são “eles”? (Os mortos em Cristo.)
4. Com este contexto, diga-me agora como você acha que o termo “trazer”, no verso 14, deveria ser interpretado? (Isto torna agora o verso 14 muito claro. Jesus estará trazendo (liderando, guiando) tanto os justos ressuscitados quanto os justos vivos com Ele da terra e levando-os para o céu. Ele não estará trazendo os mortos do céu.)
5. De que forma esta notícia te dá esperança, como seguidor de Jesus? (Se você estiver vivo quando Jesus voltar, Ele te levará para o céu. Se você estiver morto quando Jesus voltar, Ele fará a coisa mais notável – Ele te chamará dentre os mortos e você se levantará para encontrar com Jesus nos ares. Dali, Ele te levará para o céu.)
D. Leia I Tessalonicenses 4:18. Esta mensagem de Paulo te dá encorajamento?
1. Os cristãos não são, normalmente, esperançosos, de qualquer forma? Por que Paulo diz para nos encorajarmos uns aos outros com estas palavras? (A idéia de que os justos mortos ressuscitarão e irão para o céu, para viver para sempre com Jesus é a “esperança fundamental”. Embora Paulo reconheça (I Tessalonicenses 4:13) que a morte nos causa uma tristeza razoável, nossa tristeza não deveria ser tão severa quanto a daqueles que não tem esperança. No final, nós não teremos qualquer tristeza. Em vez disso, teremos a alegria de estarmos reunidos com os nossos amados para sempre!)
II. Esperança Acerca da Eternidade
A. Vamos deixar o céu de lado por um minuto na nossa discussão. O que você gostaria de realizar na tua vida? Pelo que você gostaria de ser lembrado depois da tua morte? (A natureza humana geralmente quer ser lembrada. A preocupação é que ninguém se lembrará que nós tenhamos existido. A maioria de nós quer deixar uma “marca” na vida. Esta é uma das coisas boas em ser um advogado. Existem várias decisões legais importantes na quais eu fui o advogado vencedor do caso. Estas decisões escritas, que incluem o meu nome, podem ser encontradas em praticamente qualquer cidade que tenha uma biblioteca jurídica decente. Enquanto existirem os Estados Unidos, estas decisões que levam o meu nome farão parte dos “livros jurídicos”. É claro, a questão mais prática é “Quem estará lendo”?)
1. Por que nós queremos “deixar a nossa marca”? (Esta é uma pobre tentativa de “vivermos” além da extensão da nossa vida.)
2. Qual é o impacto da discussão de Paulo em I Tessalonicenses 4 sobre a nossa esperança de sermos lembrados? (Não precisamos nos preocupar sobre sermos lembrados, porque estaremos por aí (I Tessalonicenses 4:17) para sempre. Não precisamos nos preocupar sobre sermos lembrados se ainda estamos por aí.)
3. “Estar por aí” é uma esperança melhor do que simplesmente ser lembrado?
B. O conceito de viver por toda a eternidade é perturbador. Você consegue imaginar mansões inacabadas no céu? Ou na nova terra? (Se o tempo não é um fator a ser considerado, e você tem a eternidade para fazer o que precisa ser feito, talvez vejamos um pouco de “papel de calefação” junto com o ouro.)
III. As Bênçãos da Esperança
A. Leia Romanos 15:13. Este pequeno verso contém muita informação. Se você estivesse tentando imaginar o que é preciso para obter a esperança, e o teu estudo fosse apenas este verso, o que você concluiria? (Que precisamos do poder do Espírito Santo. Também precisamos de confiança em Deus.)
1. Tendo um “Deus da esperança” e as ferramentas para desfrutar desta esperança (O Espírito Santo e a confiança), que resultados você pode esperar na tua vida? (Alegria e paz.)
a. Você gostaria de ter alegria e paz na tua vida?
b. Alegria e paz são algumas das “coisas fundamentais” da vida?
2. Note que este verso fala de “abundância” de esperança. Por que você iria querer ter “abundância”? Apenas ter a esperança já não é suficiente? (É aí que entra o compartilhamento cristão. Se você tem “abundância” de esperança, naturalmente pode compartilhá-la com outros. Alegria e paz são muito desejadas. Se você tem em abundância algo que traz alegria e paz, pode ter certeza que outras pessoas irão querer aprender mais.)
B. Amigo, temos um Deus da Esperança. A maior coisa que podemos esperar, a vida eterna para nós, nossa família e nossos amigos, é uma parte central da nossa esperança. Esta esperança afeta profundamente nossa vida agora, dando-nos alegria e paz. Esta esperança também uma vida para sempre com nosso amável Senhor e Criador. Você aceitará o oferecimento de Deus? Você vai se tornar um seguidor do Deus da esperança? A tua vida vai ter abundância de esperança, de forma que outros possam ver e compartilhar da tua esperança?
IV. Próxima Semana: Começaremos nosso estudo de um novo tópico “A Promessa – A Eterna Aliança de Deus”
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário