quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Promessa – A Eterna Aliança de Deus - Lição 01

O Que Aconteceu? (Gênesis 1-3)

Introdução: Deus estabeleceu um contrato com os humanos. Os humanos estabelecem contratos uns com os outros o tempo todo para conseguir as coisas que desejam.Porém, você já considerou o estabelecimento de um contrato com o seu país? Os cidadãos de um país têm certas obrigações. É uma via de mão dupla. O país faz algumas promessas básicas aos seus cidadãos e os cidadãos fazem promessas para o país. Um exemplo é o pagamento de impostos em troca, por exemplo, de ordem, segurança e serviços básicos. E Deus? Quais contratos, quais promessas você trocou com Ele? Vamos mergulhar no nosso estudo desta semana para começarmos o nosso estudo do tópico “A Promessa”.

I. O Princípio

A. Leia Gênesis 1:1. O primeiro verso do primeiro livro da Bíblia começa com a declaração que Deus criou os céus e a terra. Por que você acha que Deus escolheu começar Suas instruções para nós desta forma?

B. Leia Gênesis 1:2. Esta é uma descrição do aspecto das coisas quando Deus criou os céus e a terra? Ou é uma descrição do que Deus tinha para trabalhar quando começou sua obra de criar os céus e a terra? (Penso que esta é uma descrição da aparência das coisas depois que Deus começou a Sua criação. Gênesis 1:1 diz claramente que Deus criou a terra. Deus não teria criado completamente a terra se ela já existisse em alguma forma primitiva.)

1. Como os evolucionistas explicam a criação da matéria? (Eles não explicam. Todos eles assumem que os blocos construtores básicos estavam presentes e a evolução começou daí. Um amigo meu me encorajou a ler o livro “Dragões do Éden”, para que eu ficasse mais sofisticado na minha visão de como as coisas começaram. Eu apontei para o meu amigo que o livro “Dragões...” começa com a suposição que alguma coisa existia antes que a evolução comece a ser teorizada. A pergunta difícil é “Como a “matéria” chegou aqui, para começar? Gênesis 1:1 diz que Deus criou a “matéria” de Gênesis 1:2.)

C. Dê uma olhada em Gênesis 1:3-10. Estes versos dão uma explicação mais detalhada de como Deus criou os céus e a terra. Se você tivesse que explicar para outra pessoa, como você explicaria? (A frase que se repete é “Deus disse”. Deus apenas falou e nosso mundo veio à existência.)

1. Você já notou que quando mais alto é o teu salário, mais o teu trabalho consiste em apenas falar para fazer com que as coisas aconteçam? Por que é assim? (Os salários mais baixos geralmente vão para as pessoas que estão realmente fazendo o trabalho. Quanto mais alto o nível de “gerenciamento”, mais você se envolve com conversas, em vez de trabalho “com a mão na massa”. A “teoria” por trás disso é que as pessoas que falam tem mais educação em gerenciamento e uma percepção maior do “todo”)

a. Esta “teoria” é apenas bobagem? (Sem dúvida alguns gerentes são incompetentes e alguns trabalhadores “com a mão na massa” compreendem melhor a operação completa. Contudo, em geral é verdade que alguns gerentes perspicazes são necessários para fazer as coisas funcionarem corretamente. Se cada empregado fizesse apenas o que ele acha certo, você provavelmente teria o caos.)

b. Vamos aplicar o que sabemos acerca da vida real ao que Deus escreveu a respeito da Sua criação. Você fica contente de que Deus, como o nível mais alto de gerenciamento, apenas falou e o mundo veio à existência? Se você não tivesse o relato bíblico, iria preferir um mundo que se formou, como argumentam os evolucionistas, a partir de baixo e não a partir de cima? (Este é um conceito muito importante. Deus nos fala que o nosso mundo é o resultado de um projeto inteligente. Os evolucionistas nos falam que o nosso mundo é resultado do acaso. Minha experiência de vida me diz que a inteligência vence o acaso sempre. Se você não concorda, saia e compre um carro ou uma casa que surgiu por acaso e não por um projeto inteligente.)

c. O que o projeto inteligente nos ensina a respeito da opinião de Deus sobre nós e o nosso mundo?

II. O Princípio do Homem

A. Leia Gênesis 1:27 e Gênesis 2:7. Deus está agora fazendo as coisas de uma forma completamente diferente. Ele está criando o homem com as Suas mãos. Por que?

1. Se o presidente de uma grande empresa vai até uma das fábricas supervisionar pessoalmente uma tarefa, o que você conclui sobre aquela tarefa?

a. E se o presidente realizar a tarefa pessoalmente, o que você conclui sobre aquela tarefa?

2. Gênesis 1:27 nos diz que somos feitos à “imagem” de Deus. O que isto significa para você?

3. Assuma que você não sabe nada sobre a Bíblia e que alguém vem até você e diz “Tenho duas histórias sobre como chegamos aqui. Uma história diz que fomos criados à imagem de Deus. A outra diz que aparecemos em razão de uma série de acidentes e mutações.” Qual história você gostaria de dizer que era a tua história? (Que coisa grandiosa é termos em nós a imagem de Deus!)

B. Leia Gênesis 2:20-23. Nossa lição (segunda-feira) sai do assunto para falar da igualdade da criação do homem e da mulher. Ela diz que “não há qualquer sinal de inferioridade de um em relação ao outro.” Considerando Gênesis 1:27; 2:7; 20-30, você concorda? (Nota do Tradutor – Este texto não aparece na nossa edição em português.)

1. E sobre o homem ter sido feito primeiro?

2. E sobre o homem ter dado o nome a todos os animais?

3. E sobre os animais terem sido considerados em primeiro lugar para o papel de “ajudadora idônea” (Gênesis 2:20) antes que a mulher fosse criada para este papel?

4. E sobre o fato de que o homem foi feito do pó da terra e a mulher foi feita a partir de uma costela de um ser vivo?

5. O que você conclui de Deus ter escolhido uma costela, e não um dedão do pé ou um cérebro, para fazer Eva?

6. A forma como a mulher foi criada tem algum significado, afinal de contas? (Leia Gênesis 2:24. Deus com certeza atribui significado à maneira como ele criou a mulher, pois Ele diz que na aliança matrimonial apropriada o homem e a mulher se tornam “uma só carne”. Deus pretendia ensinar pelo menos esta lição.)

III. O Papel Inicial do Homem

A. Leia Gênesis 1:28. Que papel Deus designou para Adão e Eva?

1. Por que Deus diz, em um mundo perfeito, “subjugai” a terra? Havia algum questionamento sobre se o homem tinha o domínio sobre os animais e a terra?

2. Existe um temo popular atualmente “discriminação de espécies” que é uma designação para a idéia de que o homem não tinha o direito de ser preferido sobre os animais. “Discriminação de espécies”, portanto, condena testes de drogas em animais, a utilização de animais para o vestuário (peles e couro), e o uso de animais como alimento. O que a Bíblia diz sobre a idéia subjacente a “discriminação de espécies”? (Este é um conceito estranho à Bíblia. Ao homem foi designado um papel superior aos animais. Se o homem, como um dominador benevolente, que dizer “Serei bondoso com os animais, não vou come-los, vesti-los ou fazer experiências com eles”, tudo bem. Mas os defensores dos animais não tem o direito moral de exigir igualdade entre a vida humana e a vida animal.)

3. Se você é o “dominador” sobre a criação, tem alguma responsabilidade moral para com ela?

IV. A Queda

A. Leia Gênesis 2:16-17. Você já notou que esta advertência foi feita para Adão – antes de Eva ter sido criada? Senhoras, vocês acham que Adão não explicou muito bem as coisas para Eva? (Estou brincando. De fato, Gênesis 3:2 mostra que Eva compreendeu a advertência.)

1. Coloque-se no lugar de Adão. Você acha que poderia evitar de comer daquela árvore?

2. O que o fato de Deus ter permitido que Adão e Eva comessem de qualquer árvore, menos daquela, nos fala sobre Ele?

3. Compare a complexidade da vida de Adão com a tua. Quer viver uma vida longa? Você tem que comer corretamente, exercitar-se corretamente, ter os pais certos, etc. Tudo que este sujeito tinha que fazer era evitar de comer de uma única árvore!

a. Seria um problema para você que Deus tenha chamado a árvore de “a árvore do conhecimento do bem e do mal”?

b. Seria um problema para você que a árvore estava no meio do jardim (Gênesis 3:2)? (Sim, penso que estas duas coisas seriam problemas. Estando no meio do jardim, você a notaria o tempo todo. Ter o nome de “conhecimento do bem e do mal” me deixaria intrigado.)

4. É injusto que Adão e Eva tivessem apenas esta única limitação, este único teste, e nós tenhamos todo o tipo de testes e limitações? (O teste deles é essencialmente o mesmo teste que temos, “Você confia em Deus? Está disposto a agir com base nesta confiança?”)

B. Leia Gênesis 3:1-5. Você pode resumir, em uma sentença, o que Satanás estava falando para Eva? (Deus não falou a verdade.)

C. Leia Gênesis 3:6. O que as ações de Eva disseram para Deus? (Eu acredito nesta serpente e não acredito em Você.)

D. Leia I Timóteo 2:14. Sabendo que Adão não foi enganado, o que você conclui sobre o fato dele ter comido o fruto? (Ele comeu deliberadamente.)

1. Se você fosse Deus, o que as ações de Adão te diriam? (Ele escolheu Eva acima de Deus. As duas mensagens para Deus são muito perturbadoras. Eva disse essencialmente que Deus era um mentiroso. Adão disse a Deus que preferia outra pessoa mais do que Ele. Se eu fosse Deus, não estaria feliz com a minha criação.)

E. Leia Gênesis 3:9. Se você fosse Deus, é isso o que teria dito?

V. A Promessa

A. Leia Gênesis 3:14-15. Esta é uma promessa a nós? Há alguma esperança nisto? (Se você olhar para isto em termos de serpentes e humanos, não é muito, como promessa. Por outro lado, se você olhar para isto simbolicamente em termos de Jesus e Satanás: Jesus vindo à terra como o “fruto do ventre” de Maria e travando com satanás uma batalha por nós, então esta é uma promessa maravilhosa.)

B. Amigo, Adão e Eva não se cobriram de glória no seu relacionamento com Deus. Ele lhes deu um teste simples e eles fracassaram. Não apenas eles fracassaram no teste, mas ales conseguiram realmente insultar a Deus neste processo. Apesar disso, Deus começou a revelar-lhes uma forma de escapar da morte. Ele é um grande e generoso Deus.

VI. Próxima Semana: Introdução à Aliança

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: