quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Promessa – A Eterna Aliança de Deus - Lição 10

Nova Aliança (Jeremias 31, Deuteronômio 6, Hebreus 7, Mateus 5)

Introdução: Durante todo este trimestre, toda vez que tocamos no assunto da “nova aliança”, tenho perguntado: “Ela realmente é nova?” Se não é, então o que é? Se ela não é nova, por que Deus a chamaria de “nova”? Nossa lição desta semana é devotada ao assunto da nova aliança, então vamos mergulhar na Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Nova Aliança

A. Estivemos discutindo alianças por todo este trimestre. Vamos rever por um momento. O que é uma aliança? (Um contrato, um acordo, promessas mútuas.)

B. Leia Jeremias 31:31-32. Quando este texto foi escrito, Deus já tinha feito uma nova aliança com o Seu povo? (Não. Ele diz que este dia virá.)

C. A nova aliança é igual à velha aliança? (O verso 32 diz que a nova aliança não é igual à velha aliança.)

1. Qual é a velha aliança? Existe alguma forma de identificá-la? (São os Dez Mandamentos, porque eles são identificados como tendo sido dados durante o Êxodo do Egito.)

D. O que Deus vê que será diferente a respeito da nova aliança? O que havia de errado com a antiga aliança, que precisava ser reparado? (O verso 32 nos fala que o problema foi que o povo não manteve o seu lado da aliança, o lado deles do contrato.)

1. Vamos parar um minuto e considerar isto. Assuma que eu concorde em te vender meu carro e você concorde em pagar por ele. Eu te entrego o meu carro e você não me paga, como havia prometido. Há alguma coisa errada com o meu carro? (Não.)

2. Acontece que você ainda quer o meu carro e eu ainda quero te vender o carro. Uma vez que você quebrou o contrato anterior comigo, eu digo que precisamos de um novo contrato. Como não deu certo da última vez, eu digo, “Nosso novo contrato não pode ser como o contrato antigo.” O que deveria ser mudado no novo contrato? Meu carro ou a forma como você pagará por ele? (A forma como você pagará por ele.)

E. Leia Jeremias 31:33. O que este texto sugere que seja mudado na nova aliança? Os Dez Mandamentos ou a forma como eles devem ser obedecidos? (Deus ainda escreve a Sua “lei.” O que é novo é a forma que as pessoas obedecem a lei. No paralelo que fizemos da nossa discussão sobre o carro, seria a forma como a pessoa paga o meu carro.)

1. Como é mudada a obediência à lei? (Deus diz “Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração.”)

a. O que isto significa?

F. Leia Deuteronômio 6:4-6. Opa! Lembram que há duas semanas atrás nós estudamos a história acerca dos líderes judaicos que desafiaram Jesus a identificar o maior mandamento (Mateus 22:34-38)? Vocês se lembram da resposta de Jesus? Acontece que a resposta de Jesus se encontra exatamente aqui em Deuteronômio 6:5. Que outra “verdade nova” encontramos nestes versos? A parte “nova” da “nova aliança”, de que a lei deveria estar nos nossos corações, é exatamente o que Deus tinha em mente para a “antiga aliança”. Este é um ponto que discutimos há várias semanas atrás.)

1. Leia Deuteronômio 6:7-9. Esta é a prescrição de Deus para escrever a Sua lei nos corações deles (e nossos)? Nos corações de nossas crianças?

a. Ou isto é apenas algo a ser feito em adição a escrever a lei em nossos corações?

b. Que obrigação temos de fazer isto atualmente? (Esta é, logicamente, uma área difícil. Se você concorda que os versos 5-7 se aplicam a nós hoje, por que não os versos 8-9? A resposta correta não pode ser “porque se fizermos este tipo de coisa, pareceríamos tolos.” Voltaremos a este assunto mais tarde.)

II. O “Novo” na “Nova Aliança?”

A. Então, afinal de contas, o que você acha, existe algo de “novo” na “nova aliança”? Embora eu recomende que você leia todo o livro de Hebreus, vamos ler especificamente Hebreus 7:18-19 e 22-26. O que isto sugere acerca dos Dez Mandamentos? (Eles são chamados (verso 18) de “fracos e inúteis”.)

1. Isto parece muito diferente do que estivemos lendo. Por que este texto diz que os Dez Mandamentos são fracos e inúteis? (Eles não nos aperfeiçoam.)

2. O que é que nos aperfeiçoa? Nosso Sumo Sacerdote permanente, Jesus.)

3. O que o verso 22 quer dizer quando chama Jesus é o “fiador de um pacto melhor”? (Este é o ponto mais importante. Lembre, precisávamos de uma nova aliança porque não guardamos a lei, não “pagamos pelo carro” no nosso exemplo. Jesus obedeceu a lei por nós. Desta forma, Ele se tornou o “fiador” de que desta vez seremos capazes de guardar a lei. Você compreende que uma regra é inútil se nós não a cumprimos?)

B. Leia Mateus 5:17-18. Que parte dos Dez Mandamentos foi eliminada sob a nova aliança? (Nenhuma.)

1. Por que mantê-los em vigor, se são “fracos e inúteis”?

2. O que Jesus sugere que seja o “novo” na “nova aliança” (Este á um discurso extremamente direto de Jesus. Ele diz que nenhuma parte da lei foi abolida por causa de Sua vida. Em vez disso, Jesus nos fala que Ele veio para cumprir a lei. O que é novo é o cumprimento.)

a. O que significa Jesus ter “cumprido” a lei?

b. Leia Romanos 3:20-24. Este texto nos fala que a lei testifica acerca de alguma coisa. O que é? (A justiça de Deus.)

c. Esta “justiça de Deus” é o cumprimento da lei? (Sim! Lembre que o problema que eu tive foi que a pessoa não podia pagar pelo carro. Romanos 3:20 essencialmente nos fala que esta pessoa nunca teria conseguido pagar o carro – nós nunca poderíamos ter cumprido a lei. Ao contrário, o propósito da lei era nos fazer ter consciência do pecado. Jesus cumpriu as exigências da lei, vivendo uma vida perfeita. Uma vez que a lei foi obedecida, ela não é mais fraca e inútil. Por causa da graça de Deus (Romanos 3:24) podemos ser justificados porque Jesus nos redimiu de nossos pecados. Louvado seja Deus!)

C. Vamos voltar um minuto para Deuteronômio 6:6-9. Temos agora uma resposta melhor sobre o porque não fazemos este negócio de amarrar coisas nos pulsos? Temos agora uma reposta melhor do que não querer parecer tolo? (Note que era a lei que era amarrada nas mãos e na testa. Uma vez que Jesus agora já cumpriu a lei, se estivéssemos amarrando alguma coisa nas nossas mãos e testas, deveria ser o símbolo do que Jesus fez por nós: a cruz. Jesus é a nossa lembrança da importância da lei. O sacrifício de Jesus é o que coloca a lei em nossos corações e nossas mentes.)

D. Leia Hebreus 10:8-10. O que é o “primeiro” que foi posto de lado pelo “segundo”? (esta é uma parte importante da discussão da nova e da antiga alianças. Parte da antiga aliança era o sistema de sacrifícios de animais que apontava para o sacrifício que Jesus faria. Quando Jesus veio à terra, viveu uma vida perfeita, e então morreu em nosso lugar, Ele cumpriu e acabou para sempre com o sistema de sacrifícios de animais. Ele cumpriu as exigências da lei. Este é o coração da nova aliança.)

1. Leia Hebreus 10:3-4. Por que eles tinham sacrifícios de animais sob a antiga aliança, se eles não tiravam os pecados do povo? (Os sacrifícios de animais não apenas lembravam as pessoas de seus pecados, eles prefiguravam o sacrifício de Jesus.)

2. Nós te livramos de amarrar a lei nas tuas mãos e na tua testa para lembrar da lei. Nós te livramos de sacrificar animais para te lembrar dos teus pecados. O que, sob a nova aliança, assumiu o lugar destas maneiras de lembrar? (Leia I Coríntios 11:23-26. A Ceia do Senhor (Comunhão) é a forma simbólica pela qual somos lembrados da importância da lei e do cumprimento por Jesus de suas exigências.

E. Que importância é deixada para os Dez Mandamentos depois disto? (Leia Mateus 5:19-20. Se você está lendo esta lição porque está ensinando isto para outras pessoas, as palavras de Jesus são para você. Nada nesta lição elimina a nossa obrigação de tentarmos obedecer a lei. O que ela elimina é a nossa obrigação de guardar a lei como forma de obter a salvação.)

F. Amigo, Jesus te deu uma maneira de “pagar pelo carro”, uma forma de cumprir as exigências da lei. Você vai aceitar o que Ele fez por você, aceitando-O como teu Senhor e teu Redentor?

III. Próxima Semana: O Santuário da Nova Aliança

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: