quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Promessa – A Eterna Aliança de Deus - Lição 09

O Sinal da Aliança (Êxodo 20, Gênesis 2, Deuteronômio 6, Isaías 66)

Introdução: Na semana passada vimos como Jesus resumiu os Dez Mandamentos em dois grupos. Os quatro primeiros lidavam com o nosso amor para com Deus e os últimos seis com o nosso amor por outros seres humanos. (Veja Mateus 22:36-40). Alguns de vocês podem ter dito, “Espere um minuto, Bruce, não tenho certeza se o quarto mandamento se encaixa corretamente em um desses dois grupos. Ele tem a ver tanto com o amor de Deus por nós quanto com o nosso amor por Ele.” Concordo que este é um mandamento especial, que merece mais atenção. Vamos mergulhar na Palavra de Deus e ver o que podemos aprender a respeito do quarto mandamento!

I. O Benefício do Sábado

A. Leia Êxodo 20:8-11. O terceiro mandamento nos fala para não usarmos o nome de Deus de forma errada. Este mandamento está claramente na categoria de “amor a Deus”. O sexto mandamento nos diz para não matarmos. Este mandamento está claramente na categoria de “amor aos humanos”. O quarto mandamento que nos diz para santificarmos o sábado é para beneficio de quem? Em que categoria ele deve ser classificado?

1. Nos Estados Unidos, o “Dia do Presidente” é um feriado nacional, que acabou de acontecer. Se você teve este dia livre do trabalho, para benefício de quem o feriado foi criado? (Ele honra o presidente e nos dá um descanso do trabalho.)

B. A que [ou a quem] o sábado honra? (Êxodo 20:11 nos diz que em seis dias Deus criou o mundo e que Ele descansou no sétimo dia. O sábado celebra a Criação. Uma vez que a Criação é o “nascimento” da humanidade, o sábado honra a Deus e nos honra.)

1. Por que é importante lembrarmos da Criação de Deus? (Nosso compromisso inicial com Deus, Sua declaração de autoridade sobre nós, se baseiam em que Ele nos criou.)

2. A declaração de Deus como sendo o Criador á um assunto importante agora? (A teoria da evolução é um ataque frontal contra a autoridade de Deus como nosso Criador.)

C. Leia Gênesis 2:2-3. Você acha que Deus precisava descansar? (Não. De forma geral Ele falou e a Sua Criação passou a existir.)

1. Se Deus não precisava descansar, por que Ele designou o sétimo dia para descansar? (Ele parece ter feito isso por duas razões. Primeiro, Deus designou o sábado como santo para nos dar uma lembrança semanal de que Ele é o nosso Criador. Segundo, o sábado nos dá um dia de descanso – e, ao contrário de Deus, nós precisamos de descanso!)

II. O Sinal do Sábado

A. Leia Êxodo 31:16-17. Este texto nos fala que o sábado é uma “aliança” e um “sinal”. De que forma o sábado é uma “aliança” (promessa ou contrato)?

1. Nós estudamos algo assim anteriormente nesta série de lições? (Leia Gênesis 9:11-13. Deus disse a Noé que o arco-íris era o sinal da aliança que Deus nunca mais destruiria a terra com água. Este não é o único sinal de um contrato dado por Deus aos homens. Lembre que a circuncisão era um sinal da aliança de Deus com Abraão? (Gênesis 19:9-10))

2. Quando você pensa no arco-íris como um sinal da promessa de Deus de não nos afogar a todos, o que Noé esta prometendo em troca? (Penso que a promessa estava baseada no que Noé havia feito no passado. Ele não prometeu nada para o futuro, até onde posso ver.)

3. Qual é o “nosso lado” na aliança do Sábado? O que nós prometemos? (Nosso lado do sábado e descansarmos e nos lembrarmos!)

B. Leia Deuteronômio 5:12-15. A qual evento a guarda do sábado está ligada nesta recitação dos Dez Mandamentos? (A Deus ter resgatado Seu povo da escravidão.)

C. Leia Hebreus 4:1-4. A que a guarda do sábado está ligada nestes versos? (Você pode precisar lêr os capítulos 3 e 4 de Hebreus para ter o quadro completo. O “descanso” a que estes versos se referem é o nosso “descanso” na obra de Jesus em favor de nós como nosso Sumo Sacerdote no céu. Este é um quadro da justificação pela fé.)

D. Leia Êxodo 31:12-13. A qual evento a guarda do sábado está ligada aqui? (A Deus nos santificar.)

E. Coloque todos estes quatro quadros de “ligações sabáticas” juntos: Sábado/Criação; Sábado/Libertação da escravidão; e (duas vezes) Sábado/Resgate do pecado. Qual é o “grande quadro” que você vê destes quatro “quadros” menores? Que tipo de “sinal” você vê no sábado? (O quadro maior é que Deus nos criou e então nos salvou (ou nos recriou) do pecado. O sábado é um sinal do que Deus tem feito e continua a faazer por nós!

1. Dado este quadro, que importância você dá para continuarmos guardando o sábado? (É fundamental. Que “sinal” mais importante, que “bandeira” mais importante poderíamos levantar do que aquilo que Deus tem feito e continua fazendo por nós!)

F. Nossa lição (terça-feira) tem uma pergunta brilhante: “Lembrando que um aspecto importante da aliança é que somos salvos pela graça, que as obras não podem nos salvar, o que existe no sábado que o torna um símbolo tão bom dessa relação?” (A resposta é que nós “descansamos” no sábado. Muitos cristãos afirmam que aqueles que ainda se preocupam acerca dos Dez Mandamentos são legalistas. Mas de fato, no centro dos Dez Mandamentos está o nosso descanso naquilo que Deus tem feito para nos criar, salvar do pecado e nos santificar. O dia de descanso e lembrança é um lindo sinal da aliança mais importante que Deus fez conosco. Descansar no sábado é um maravilhoso símbolo de que, quando se trata da salvação, nossa tarefa é apenas aceitar (descansar em) aquilo que Jesus tem feito por nós.)

III. Aplicação do Sábado

A. O que estudamos até agora sugere que o sábado se aplica a todos os humanos. Alguns argumentam que ele se aplica apenas aos judeus. Temos alguma evidência de que o mandamento do sábado existia antes da entrega dos Dez Mandamentos no Sinai? (Leia Êxodo 16:22-26. Este texto se refere ao “maná”, o alimento que Deus proveu miraculosamente a cada manhã ao Seu povo durante o Êxodo. O maná foi provido desta forma antes da entrega dos Dez Mandamentos, demonstrando que a exigência do descanso do sábado não começou no Sinai. Ao contrário, o relato da Criação mostra que a observância do sábado começou na Criação.)

1. Um argumento contra a contínua validade do sábado é que ele não é mencionado no período de tempo entre a Criação e o Êxodo. Que explicação você tem para isso? (A Bíblia não é um livro muito grande – e este (longo) período em particular é coberto muito brevemente na Bíblia. Se o sábado não era uma questão disputada, eu não esperaria que ele fosse mencionado.)

B. Leia Isaías 66:22-23. A que a frase “novos céus e a nova terra” se referem? (Este texto está falando a respeito do tempo posterior à Segunda Vinda de Jesus.)

1. O que isto nos fala sobre o sábado? (Que ele será celebrado mesmo no céu e na terra renovada!)

a. O que este texto fala acerca do argumento que a observância do sábado é apenas para os judeus? (O sábado começou na Criação e continuará por toda a eternidade. Ele transcende a uma raça específica. Isto nos leva de volta para o nosso texto familiar, de Gálatas 3:29, que diz que se estamos em Cristo, então somos “descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” O sábado é para toda a descendência de Abraão.)

C. Alguns argumentam que a guarda do sábado não é necessária. Se eles estiverem certos, que razão você apresentaria para continuar guardando o sábado? (Se é uma questão de escolha pessoal, por que não escolher fazer o que Deus nos disse para fazer? Se podemos pegar um dia qualquer para a adoração, por que não escolhermos o dia que Ele ordenou? Isto nos leva de volta para a velha questão: Você adora a Deus ou adora a você mesmo? Se eu adoro a Deus, então aceitarei as Suas escolhas, mesmo que eu pense que isso possa não ser tão terrivelmente importante. É claro, como o sábado é um sinal da Criação e da nossa recriação, considero ser da maior importância.)

D. Amigo, Deus tem um tempo especial para nós descansarmos e lembrarmos da Sua obra de criação e salvação. Ele é um sinal de nosso reconhecimento de Deus como nosso Criador e Redentor. Se você escolheu servir a Cristo, escolherá observar o sinal de Sua autoridade e graça para contigo??

IV. Próxima Semana: Nova Aliança

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: