quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Promessa – A Eterna Aliança de Deus - Lição 06

Descendência de Abraão (Deuteronômio 7; Gálatas 3)

Introdução: Na semana passada tocamos no assunto de se e por que Deus escolheria um grupo determinado para ser Seu mensageiro especial para o mundo. A Bíblia revela que Deus escolheu a Israel para ser Seu “parceiro na aliança”. Esta semana vamos explorar um pouco mais a questão do que isto significava para Israel. Deus tem mensageiros especiais para hoje? Se Deus tem mensageiros especiais hoje, quem são eles? Este é um trabalho que nós gostaríamos de fazer? É um trabalho que podemos fazer? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!

I. A Aliança com Israel

A. Leia Deuteronômio 7:1-3. É assim que você traçaria um plano para evangelizar a comunidade?

1. Quando eu era adolescente, a igreja estabeleceu um “Centro da Juventude” para os adolescentes da igreja e da comunidade. Houve muita controvérsia sobre a idéia. O que você acharia desta idéia, se tivesse apenas este texto para considerar?

B. Leia Deuteronômio 7:4-6. Qual é a razão por trás da instrução de Deus para destruir, em vez de converter, a vizinhança onde os israelitas estavam entrando? (Deus diz “Eu te escolhi para ser Meu povo especial. Vocês não conseguirão converte-los, eles é que converterão vocês.”)

1. Estes versos parecem não combinar com o caráter dos mandamentos do Novo Testamento e o quadro que temos de um Deus amoroso. Como você explicaria esses textos no contexto maior da Bíblia? (Não precisamos ir muito longe. Leia Deuteronômio 7:9-10. Chegou o momento do juízo. Um momento que apenas Deus conhece. Quando este momento chega, a oportunidade para conversão terminou e chegou o momento do juízo divino. Deus, em Sua sabedoria, sabia que o momento do juízo e não da conversão havia chegado para os povos que viviam naquela área.)

C. Nós sabemos, pelas histórias do Êxodo, que os Israelitas pecaram. Por que eles estão recebendo um “tratamento diferenciado”? Por que Deus os escolheu para serem Seu povo especial e não a estes outros pecadores? (Leia Deuteronômio 7:7-8. Deus diz que era por causa das alianças (os contratos, as promessas) que Ele havia feito com seus ancestrais que eles haviam sido escolhidos.)

D. Até que ponto vai o fato de ter os parentes certos? O povo especial de Deus pode continuar pecando e ainda esperar ser favorecido? Leia Deuteronômio 7:11-15. O que isso diz acerca da possibilidade de ser expulso do grupo? (O verso 12 começa com a expressão “Se”. A promessa era condicionada à obediência.)

E. Dê uma olhada em Deuteronômio 28. mantenha os olhos abertos quando chegar no verso 15 e os versos seguintes. Os “parceiros da aliança” de Deus podiam continuar pecando sem sofrer conseqüências adversas?

1. Você gostaria de participar desta aliança hoje? Se ela te fosse oferecida, você aceitaria?

F. Leia Jeremias 11:6-8. Deus estava apenas “colocando medo nos corações deles” quando falou da possibilidade de maldições? Deus estava falando sério acerca da obediência? (Deus impôs muito claramente o lado “negativo” do acordo sobre o Seu povo.)

G. Há muita controvérsia hoje sobre se Deus finalmente cumprirá as promessas da Sua antiga aliança no povo de Israel de hoje. O que você acha, a oferta ainda está em pé para Israel?

1. O que os textos que acabamos de ler sugerem? (Assumindo que a oferta ainda está em pé, ela é claramente condicionada à obediência.)

2. Vamos olhar alguns outros textos sobre este assunto. Leia Isaías 4:3 e Sofonias 3:12-13. O que esses textos sugerem acerca do cumprimento final dessas promessas? (Eles sugerem que algumas pessoas dentre o povo de Deus foram fiéis e Deus as abençoou.)

II. A Aliança Conosco

A. Vamos olhar Deuteronômio 7:12-15 novamente. Note a impressionante abrangência da aliança. Nós tocamos brevemente na questão de se você gostaria hoje de fazer parte da aliança que Deus ofereceu a Israel.

1. Esta aliança está disponível hoje?

2. Nós podemos ser escolhidos?

3. Nós fomos escolhidos? (Leia Gálatas 3:29. É isso o que discutimos na semana passada. Se você aceita a Jesus, se torna parte do “grupo favorecido” – um grupo que não faz distinção de raça, posses ou sexo. (Veja Gálatas 3:28))

4. Quais “distinções” são feitas neste grupo? (Se a aliança está disponível, as distinções são baseadas na obediência. Obedeça e seja abençoado. Desobedeça e seja amaldiçoado.)

a. Meu coração imediatamente pergunta, “E as pessoas boas com quem acontecem coisas ruins?” “E os meus amigos que morreram de câncer?” A idéia de Deuteronômio 28 “obedeça e seja abençoado, desobedeça e seja amaldiçoado” está sendo contradita pelo que vemos?

b. Deveríamos decidir qual é a regra bíblica por aquilo que vemos? Ou deveríamos decidir qual é a regra bíblica para comparação dos textos bíblicos, e não por experiências de vida? (Deuteronômio 28, e outros textos semelhantes, demonstram o domínio de Deus. Se cremos, como aprendemos na semana passada, que Deus está no controle de tudo (apesar do problema do pecado), então devemos crer que Deus opera os acontecimentos de nossa vida para o nosso bem. Também sabemos que Ele prometeu destruir o pecado e os pecadores. No final, quando o problema do pecado for resolvido, Ele nos dará a totalidade de bênçãos que deseja para nós. O “final do jogo” é que os justos serão abençoados e que os ímpios serão amaldiçoados pela penalidade final – a morte eterna.)

B. Toda esta discussão sobre “antigas alianças” ainda se aplicarem a nós sem dúvida deixa alguns leitores nervosos. O que, você pode perguntar, nós diríamos a respeito dos comentários de Paulo sobre a “nova aliança”? Vamos ler Gálatas 3:24-26. O que este texto acrescenta à nossa discussão até aqui? Ele sugere que estamos indo pelo caminho errado?

1. Leia II Coríntios 3:7-8. Como os Dez Mandamentos podem ser chamados de “ministério da morte”? Não acabamos de aprender que a obediência trouxe grandes bênçãos?

C. Leia Romanos 8:3-4. O que foi adicionado à equação na “Nova Aliança”? Qual elemento adicional existe? (Louvado seja Deus! Ele mandou Seu Filho para obedecer a lei e assim cumprir esta exigência por nós.)

1. O que o verso 4 sugere acerca de nossa obrigação contínua à obediência, sob esta aliança?

D. Leia Romanos 4:16-17. Qual a variação entre promessa da aliança feita com Abraão em relação à promessa da aliança feita conosco? (Leia Romanos 4:18-25.)

E. Amigo, a promessa da aliança de Deus nunca mudou. Foi dada a Abraão uma promessa “impossível”, algo que ele e sua esposa não podiam cumprir em sua idade avançada. Mas Abraão creu e Deus fez o impossível por ele. Isto lhe foi “imputado por justiça.” O mesmo é verdade para nós hoje. Não podemos cumprir a lei, mas pela fé em Jesus, isso já foi feito em nosso lugar. Isso muda o restante da aliança? Não. Ainda é verdade que Deus é o governante supremo e que Ele recompensará a fidelidade e destruirá os infiéis. A questão para nós hoje é esta: Você vai entrar em uma aliança de relacionamento com Ele?

III. Próxima Semana: Aliança no Sinai

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: