quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Promessa – A Eterna Aliança de Deus - Lição 05

Filhos da Promessa (Gênesis 12, 15 e 28)

Introdução: Esta semana continuamos o nosso estudo do concerto com Abraão. Deus prometeu a Abraão grandes coisas. Estas promessas se estendem a nós? Se sim, o que exatamente Deus prometeu a Abraão? Vamos pular para dentro de nossa lição de descobrir!

I. Escudo e Galardão

A. Leia Gênesis 15:1-3. O que Deus oferecei a Abrão? (Um escudo e uma recompensa muito grande.)

1. O que você acha que Deus queria dizer quando falou que era o escudo de Abrão? (Penso que Deus queria dizer que protegeria Abrão, Porque Ele começa Sua declaração dizendo “Não temas.”)

a. Deus faz esta mesma oferta para nós? Podemos ter paz na nossa vida sabendo que Deus será o nosso escudo?

2. O que você acha que Deus estava oferecendo a Abrão quando disse “teu galardão será grandíssimo”?

a. Ter um relacionamento com Deus é, em si mesmo, um “galardão grandíssimo”? Ou existe um lado material nisto?

3. A qual parte da oferta de Deus Abrão respondeu? (Parece que Abrão estava preocupado com a parte do “galardão”, porque ele só fala disso.)

a. O que havia de errado com o galardão prometido a Abrão? Abrão estava perdendo a parte material do galardão? (Obviamente Abrão possuía um galardão material porque ele está preocupado com quem vai herdar suas propriedades.)

(1) Por que Abrão se preocuparia? Depois que está morto, você se preocupa com as tuas coisas se não tem família para deixar? (Eu perguntei antes de o “galardão grandíssimo” era material. Abrão não está se queixando de falta de “coisas”, ele está reclamando de falta de filhos. Ele se sentia muito angustiado porque não tinha filhos.)

b. Estamos presumindo erroneamente que Abrão era rico? O que Abrão pensa de sua riqueza? (Ele pensava que era rico, porque fala para Deus, “O que me darás”? Abrão claramente não estava pedindo mais coisas para Deus.)

4. Quando você estava crescendo, quem era teu escudo e teu galardão? (A maioria das pessoas responderia “Meus pais”. O quadro que eu gosto aqui é que Deus vem a nós com a mesma atitude de um pai amoroso.)

B. Leia Gênesis 15:4-6. Se você fosse Abrão, esta promessa (a resposta às tuas queixas) seria difícil de acreditar?

1. O que você acha da resposta de Deus? (Deus tinha grandes planos.)

2. O verso 6 é muito importante. Ele nos fala que a justiça foi imputada a Abrão. Este é o objetivo da nossa vida – que Deus impute em nós a Sua justiça?

3. O que, exatamente, Abrão fez para obter este crédito? Explore além da resposta simples de apenas crer em Deus. (Abrão começou com uma reclamação sobre como Deus estava cumprindo a Sua parte do contrato (o concerto). Deus deu a Abrão uma promessa fantástica, da qual parte alguma havia sido cumprida. Abrão acreditou em uma história muito grande. Ele demonstrou muita fé com base em muito pouca evidência. Deus chamou a isso de justiça.)

4. Leia Hebreus 11:11-13. Abraão se tornou uma grande nação enquanto estava vivo?

a. Parte as justiça de Abrão residia no fato dele ter crido em Deus mesmo embora ele nunca tivesse visto a maior parte do cumprimento da promessa?

b. É isto que Deus nos chama para fazermos hoje?

II. Grande Nome, Grande Benção.

A. Leia Gênesis 12:1-2. Deus promete a Abraão várias coisas além de seus descendentes se tornarem uma grande nação. Quais são? (Deus vai abençoar Abrão, Deus tornará grande o seu nome, e Abrão será uma benção para os outros.)

1. Você gostaria de ter um grande nome? Por que?

2. Todos nós queremos ser abençoados por Deus. Você gostaria de ser uma benção para os outros? Por que?

3. Leia Gênesis 12:3. A primeira parte deste verso trata com coisas boas e ruins acontecendo a outras pessoas. Por que você se preocuparia com isso se você fosse Abrão?

4. O que isto sugere sobre cristãos trabalhando juntos? (Este é um conceito muito importante. Deus promete que abençoará aqueles que abençoarem a Abrão e amaldiçoará aqueles que amaldiçoarem Abrão. Aprenderemos mais tarde que estas promessas a Abrão também se aplicam a nós. Que conforto é isto em nossas lutas diárias.)

a. Parece “anti-cristão” querer que Deus amaldiçoe aqueles que te amaldiçoam? (É uma idéia sombria pensar que Deus amaldiçoará aqueles que nos amaldiçoam. No ano passado comecei a pensar sobre aqueles que se opuseram aos meus clientes nos meus processos de liberdade religiosa. Nos meus dois últimos maiores casos as principais testemunhas do lado oposto morreram durante o processo (e não durante o meu interrogatório!). Também me parece que coisas negativas aconteceram a alguns dos que eram meus oponentes.)

III. Quão Grande é a Recompensa?

A. Leia Gênesis 28:13-15. Nós avançamos no tempo até Jacó, o neto de Abraão. Deus está mantendo a sua aliança com Abrão?

1. Alguma coisa foi acrescentada? (Deus diz a Jacó “por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.” Esta era parte da promessa original a Abrão. Veja Gênesis 12:3)

a. O que isto significa? Abraão foi o pai da nação judaica. Todas as nações são abençoadas pelos judeus? (Quando eu penso nos judeus, imagino um povo trabalhador, produtivo, que criou muita riqueza. Porém creio que isto é uma referência a Jesus.)

B. Leia Gálatas 3:26-29. De acordo com estes versos, somos parentes de quem? (Somos “filhos de Deus” e “descendência de Abraão”.)

1. Este texto em Gálatas deixa claro que Jesus é a benção que foi prometida a Abraão (Gênesis 12:3) e seus descendentes.

2. Note que este texto (Gálatas 3:28) diz que ser ou não ser judeu, não faz mais diferença. Por que é assim?

a. Você acha que este era o plano original? (Há uma escola de pensamento que diz que se os líderes judaicos tivessem aceitado Jesus como o Messias, então a nação judaica teria sido uma fonte de luz para o mundo. (Assim como a nação, sob o reinado de Salomão, teve renome mundial por causa de sua sabedoria dada por Deus.)

(1) Se o objetivo final é converter a todos, então que diferença faria se a nação judaica, como um todo, seguisse a Jesus? (A série de alianças que estamos estudando mostram que Deus tem o hábito de escolher certas pessoas para serem Seus parceiros na realização de Sua obra. O pensamento de que Deus teria agido apenas através dos judeus, se eles tivessem sido fiéis, é promovido por aqueles que crêem que Deus opera apenas por meio deles hoje.)

(2) O que você acha, Deus está em uma missão para achar outro “grupo” através do qual Ele possa operar hoje? O programa de Noé mudou desde o tempo de Noé e Abraão? (A idéia de que Deus opera através de uma igreja, ou povo, ou sexo, ou nível econômico específicos, é muito difícil de reconciliar com este texto (Gálatas 3:28), que diz que o único “agrupamento” que faz sentido é ser “um em Cristo Jesus.”Se você serve a Jesus, então você é parte do “grupo”. A nova “nação judaica”, para o propósito da disseminação do evangelho de Jesus, são todos aqueles que crêem.)

b. Gálatas 3:29 nos diz que também somos herdeiros da promessa de Abraão. Me ajudem a lembrar, quais promessas nós herdamos? (A primeira promessa, é claro, é a de Jesus. Lembrem que foi pedido a Abrão para sair do seu país e ir a um lugar onde Deus o abençoaria. Nós aguardamos um “novo país”, o céu, onde podemos ser abençoados pela presença de Deus.)

C. Amigo, você gostaria de ser um herdeiro da promessa feita a Abraão? Você pode se tornar um hoje, aceitando Jesus como teu Salvador.

IV. Próxima Semana: Descendência de Abraão

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: