O Perdão na Bíblia Hebraica (Salmos 32, 51, 78; Êxodo 32)
Introdução: Muito provavelmente você não consegue ler hebraico. Se este é o caso, você pode estar se perguntando se uma lição com o título “O Perdão na Bíblia Hebraica” tem alguma coisa de relevante para você. Afinal, o que é a Bíblia Hebraica? É a Bíblia escrita em hebraico? Um querido amigo meu é muito ativo em sua sinagoga judaica conservadora. Quando falo com ele a respeito do “Antigo Testamento”, ele me lembra que, do ponto de vista dele, este é o único testamento. A “Bíblia Hebraica” é apenas uma outra forma de dizermos “Antigo Testamento”. Deus era menos propenso a perdoar no Antigo Testamento do que é no Novo Testamento? Que quadro do perdão nos é revelado pelo Antigo Testamento? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!
I. O Relato
A. Salmos 78:1-31 é um relato do relacionamento de Deus com o Seu povo, enquanto eles estavam viajando do Egito, onde haviam sido escravos, para Canaã, onde viveriam na terra prometida a eles por Deus. Vamos acompanhar este relato lendo Salmos 78:34-35. Por que o povo voltava para Deus? (Ele os punia. Então eles se lembravam das coisas boas acerca de Deus e voltavam para Ele.)
B. Leia Salmos 78:36-37. Quando o povo voltava para Deus, seu arrependimento era genuíno? (Se você olhar o verso 35, verá a descrição do que parece ser uma conversão genuína. Porém o verso 36 começa dizendo “Todavia...” Parece que o que começava como uma conversão genuína acabava sendo um blábláblá sem sinceridade.)
1. Como podemos saber que eles não estavam mais sendo sinceros? (Seus corações não estavam naquilo e eles não obedeciam e lei de Deus (a aliança).)
2. Você conhece pessoas assim hoje? Você é uma delas?
a. Desviar-se de Deus é um perigo para nós hoje?
C. Leia Salmos 78:38-39. Qual era a reação de Deus ao comportamento inconsistente de Seu povo? (Ele era misericordioso e os perdoava.)
1. Deus fica irado com a desobediência?
a. O verso 38 nos fala que Deus “desviou deles e Sua cólera”. Como você encaixa isso com a afirmação no verso 34 que Deus “os fazia morrer”? Isto parece muita ira, não é? (O quadro que eu vejo é que alguns morriam porque haviam se desviado de Deus, mas Deus não infligia à maioria deles o castigo predito para o pecado – o qual é a morte. Em vez disso, a morte de uns poucos era como um “despertar” para os outros.)
2. Por que o verso 39 diz que Deus perdoava a desobediência de Seu povo? Isto me lembra da expressão comum “sou apenas humano”.)
3. Que tipo de quadro do perdão divino você vê até aqui?
D. O tema de Salmos 78 é que Deus demonstrou ao Seu povo milagre após milagre e eles desprezaram ou ignoraram o que Ele havia feito por eles. Quando consideramos o caráter perdoador de Deus em Seu relacionamento para conosco, somos culpados por esquecer as grandes coisas que Ele fez por nós no passado?
II. Levando Para o Lado Pessoal
A. Leia Salmos 51:1-3. Qual é o contexto deste pedido de perdão? (O título nos fala que isto foi escrito depois que o profeta Nata falou a Davi sobre seu caso com uma mulher casada. Você pode ler o repreensão de Nata a Davi em II Samuel 12.)
1. Que quadro você vê de Deus nestes versos?
B. Leia Salmos 51:3-4. Se você conhece a história, Davi teve um caso com uma mulher casada, e ela ficou grávida de um filho dele. Então Davi mandou o marido dela para frente de batalha, para que ele fosse morto. Depois disso, a criança morreu por causa do pecado de Davi.
1. Como Davi pode dizer “Contra ti [Deus], contra ti somente, pequei”?
2. Posso pensar em pelo menos duas pessoas que morreram por causa do pecado de Davi. Elas não contam? (Se você acompanhar o restante da vida de Davi, esta série de eventos criou problemas, mortes e sofrimentos por muito anos depois. Em face disto, a afirmação de Davi parece absurda. Porém, todo pecado volta-se contra Deus. A idéia paralela é que em uma democracia o povo decide as leis. Portanto, quebrar a lei em uma democracia é um crime contra todo o povo. Se você ler os relatos de casos criminais a nível estadual, verá que os casos são intitulados “Estado contra Fulano de Tal”. Como Deus criou a lei moral, quando pecamos, pecamos contra Ele.)
3. Note o que Salmos 51:4 fala sobre Deus: “És justificado em falares, e inculpável em julgares.”Por que Deus tem um direito especial para falar contra o pecado e para julgar o pecado? (Porque o pecado é contra Ele.)
a. Isto quer dizer que o restante de nós é impedido de julgar o pecado?
C. Se Davi está certo ao dizer que só podemos pecar contra Deus, qual é a única fonte de perdão?
1. E aquelas outras pessoas que temos ferido ao longo do caminho?
2. Leia Mateus 5:23-24. O que este texto exige de nós?
a. Jesus está falando acerca da confissão de pecados?
b. Por que Jesus usa a palavra “irmão”? Este é um assunto apenas entre os crentes da mesma fé?
D. Leia Salmos 32:1-2.. Por que Davi usa o termo “coberto”, ao referir-se ao pecado? Por que não dizer “sumido”?
1. Por que Davi se refere ao pecado que não é “atribuído” contra nós, em vez de pecado que é eliminado?
a. Isto significa que o pecado ainda está lá, mas apenas que Deus não o leva em conta?
2. Leia Salmos 32:3. No pecado contra o esposo de uma mulher casada a quem ele engravidou, Davi esperava poder ocultar seu pecado. Como este acobertamento do pecado se compara com o acobertamento do pecado no verso 1? (Parece que Davi está fazendo uma comparação entre a forma como lidamos com o pecado e a forma como Deus lida com o pecado. Nós tentamos encobrir e ignorar os nossos pecados. Porém, se nós simplesmente nos voltarmos para Deus e confessarmos nossos pecados, ele irá “encobri-los”, não os considerando contra nós. Este “cobrir” e “não atribuir” olha para o sangue de Jesus encobrindo os nossos pecados. Sua vida perfeita é aceita em lugar de nossa vida imperfeita. Penso que estes termos são usados por Davi para demonstrar que nunca seremos livres do pecado se nos afastarmos de Jesus.)
3. O que isto nos ensina sobre a natureza perdoadora de Jesus?
III. Incitando a Deus
A. Leia Êxodo 32:1-4. Coloque-se no lugar de Moisés. Qual seria a tua reação com relação ao teu irmão, Arão?
1. Coloque-se no lugar de Deus. Qual seria a tua reação a isto?
2. Você alguma vez já foi preterido em uma promoção e alguém que era claramente incompetente alcançou o cargo em vez de você? Como você se sentiu?
a. Agora, acrescente estes fatos ao contexto de que a empresa não existiria se não fosse pelo teu bom trabalho. E agora, como você se sente?
b. Agora, acrescente a estes fatos que alguém que não está vivo conseguiu o cargo em vez de você. Como você se sente agora?
B. Leia Êxodo 32:9-10. Isto te parece correto, como uma reação razoável? Isto ofende o teu senso de justiça?
1. Se o povo adora coisas que costumavam ser brincos em vez do Deus vivo, que futuro Deus pode ter com eles?
2. A reação de Deus é sem precedentes? (Não, considere a história de Noé. Veja Gênesis 6-7.)
C. Leia Êxodo 32:11-14. Nossa lição (terça-feira) começa dizendo “A maioria das pessoas não crê que Moisés [convenceu a Deus].” (N.T. – O texto original da lição em inglês está desta forma, embora o sentido do texto na lição traduzida para o português seja contrário: “A maioria das pessoas crê que Moisés...”) Para mim, isto levanta sérias questões teológicas. Se Deus não quisesse que considerássemos esta inter-relação entre Moisés e Deus, então porque ela está na Bíblia?
1. Vamos repassar esta história mais uma vez. Deus está sendo justo e razoável em Sua ameaça de destruir aqueles que O rejeitaram, aqueles que se recusam a confiar nEle e, em vez disso, confiam em algo feito pelas suas próprias mãos? (Sim. Não apenas é justo, mas é exatamente isto que ACONTECERÁ àqueles que não confiam em Deus, mas em vez disso, confiam em si mesmos.)
2. Se as intenções de Deus são justas, que lição tiramos da súplica de Moisés a Deus? (Gosto muito deste quadro. O grande Deus no céu está disposto a nos ouvir. Em vez do retrato de um Deus severo e irrazoável, vejo um Deus que é tão generoso que está disposto a ouvir às nossas súplicas.)
3. Considere a argumentação de Moisés com Deus. Quais são os elementos desta argumentação? Explique a sua lógica. (Ele está argumentando com base nas promessas de Deus no passado e a Sua reputação.)
4. O verso 14 diz que Deus “se abrandou” e não trouxe o desastre que havia ameaçado. Outras versões dizem que o Senhor “se arrependeu”. Isto significa que Deus pecou em Sua ira? Deus tomou uma decisão errada no início? (Não. O comentário Bible Knowledge Commentary nos diz que a palavra hebraica traduzida por “abrandar-se” “sugere alívio ou conforto em face de uma linha de ação planejada e indesejável.” Ambas as linhas de ação para Deus eram igualmente justas. Deus demonstrou Sua flexibilidade e sua preocupação com Seu servo fiel quando levou em conta os apelos de Moisés ao tomar Sua decisão final. Eu gosto deste retrato de Deus. É o oposto de um Deus arrogante, implacável.)
D. Amigo, embora a percepção comum seja de que o “Deus do Antigo Testamento” é severo e implacável, temos visto que, embora o pecado seja uma afronta pessoal contra Deus, Ele perdoa os nossos pecados. Mais do que isso, o grande Deus do céu interage conosco em nossas ações diárias. Você gostaria de convidar o grande Deus do céu a ser uma parte ativa da tua vida? Se deseja, por que não entregar a tua vida a Ele agora mesmo?
IV. Próxima Semana: Perdão e Arrependimento
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário