quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Perdoados - Lição 03

Perdão e Arrependimento (Romanos 2, Mateus 9, II Pedro 3, II Coríntios 7)

Introdução: Na semana passada, os alunos da escola onde minha filha estuda encenaram uma peça. Embora os alunos fossem bastante bons, fui mais por um senso de obrigação do que por um desejo pessoal. Porém, a obrigação foi recompensada quando um dos professores de minha filha, Harlen Miller começou a falar comigo a respeito do perdão. “Alguma vez”, ele perguntou, “você já pensou sobre a palavra em si?” Bem, eu não havia pensado. Meu dicionário eletrônico portátil me diz que perdoar diz que significa “pré” e “doar”. (N.T. - Como tradutor, não tenho certeza se esta etimologia se aplica à palavra em português. Estou fazendo uma tradução aproximada dos termos empregados no original.) O perdão é um dom que Deus nos dá e nos, por nossa vez, podemos dar aos outros! Contudo, o que realmente me chama a atenção é o “pré”. Porque isto também significa “antes” ou “na frente”. Vemos isto em palavras tais como previsão ou prenúncio. Jesus nos deu o dom de Seu sacrifício por nós antes que precisássemos dele. Vamos explorar como este perdão mos leva ao arrependimento!

I. A Ligação

A. Leia Romanos 2:4. O que te leva ao arrependimento? (A benignidade de Deus para contigo.)

1. Por que?

2. A que benignidade de Deus este texto se refere? (Quando consideramos o que Jesus fez por nós, morrendo por nós na cruz, esta é a bondade mais marcante que podemos imaginar. Quando acrescentamos o pensamento que Jesus isto para nos perdoar dos nossos pecados antes mesmo que nascêssemos, isto nos leva a nos arrependermos dos nossos pecados.)

B. Leia Mateis 9:9. Qual era o trabalho de Mateus?

1. Esta era uma posição respeitada? (Não. Leia Mateus 9:10-11. Os coletores de impostos estavam no mesmo barco que os pecadores na opinião pública.)

2. Você acha que Mateus tinha noção do que as pessoas pensavam dele? (É claro. É por isso que os amigos que vieram à sua casa eram coletores de impostos e outros de reputação menos do que brilhante.)

a. Por que você acha que Jesus chamou Mateus para ser um discípulo? (O chamado de Mateus dá esperança a todos que são desprezados por aqueles que estão ao redor.)

C. Nossa lição (terça-feira) tem esta gloriosa lembrança de que nossos pecados, quaisquer que sejam eles, por mais sérios que sejam, já sofreram o castigo – se nos arrependermos. Quando Jesus morreu na cruz, em nosso lugar, Ele foi castigado por nossos pecados. Este é um dom que está além da nossa compreensão completa. A chave para isto, contudo, é o arrependimento. Acabamos de discutir uma razão pela qual Jesus escolheu Mateus para ser um discípulo. Existem outras razões? (Sim. Aqueles que mais são perdoados, provavelmente amarão mais. (Veja Lucas 7:47) Mateus, por causa da extensão de seu perdão, era uma escolha excelente para demonstrar o que Deus tem feito para o mais detestado dos pecadores.)

D. Leia Mateus 9:12-13. O que Jesus quer dizer quando fala “Misericórdia quero, e não sacrifícios”?

1. Vamos analisar este problema. Primeiro, o que Jesus quer dizer com “sacrifício”? (Jesus está citando Oséias 6:6 onde o sacrifício claramente quer dizer as ofertas pelo pecado entregues no templo. (“Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.”)

2. Segundo, o que Jesus quer dizer com “misericórdia”? (Em Oséias 6:6 isto é paralelo com “conhecimento de Deus”. Penso que Jesus está dizendo que precisamos conhecer a Deus e aceitar quem Ele é.)

a. Que papel Jesus desempenha em ajudar-nos a conhecer a Deus? (Jesus veio, em parte, para revelar Deus a nós.)

3. O que o contexto de comer com os pecadores e coletores de impostos acrescenta algo à nossa compreensão da afirmação “misericórdia, não sacrifício”? (Jesus está nos dizendo que Ele quer que nosso foco primário esteja em nos preocuparmos com o problema do pecado na vida (pecado na nossa vida e na de outros), em vez de pensarmos na remoção do pecado mais tarde. É como dizer ao teu filho “Quero que você se concentre em fazer o que é certo, em vez de se concentrar em pedir desculpas depois”.)

4. Como isto ilustra o que Deus fez por nós no ato de perdoar? (Jesus nos mostrou que Ele nos ama. Jesus nos mostrou como vivermos. Ele fez estas coisas antes de morrer por nós. Assim, mesmo em Sua vida e morte na terra, Jesus ilustrou a idéia do perdão – que Ele nos deu um presente antecipado. O primeiro presente em nos mostrar como vivermos e amarmos aos outros e o segundo presente da expiação por nossos pecados.)

5. A quem Mateus 9:13 de dirige? Quem se supõe que deve demonstrar misericórdia em vez de fazer sacrifícios? (Somos nós. Nós demonstramos misericórdia de duas maneiras. Reconhecemos a Deus em nossa vida e tentamos viver uma vida que Lhe agrada. Além disso, compreendemos que a nossa tarefa é trazer a mensagem de perdão àqueles que não se arrependeram.)

6. Como estes versos em Mateus 9 afetam a nossa visão dos pecadores? (Em vez de condená-los, nós os vemos como uma oportunidade de revelarmos a atitude de Jesus.)

II. A Escolha

A. Leia II Pedro 3:9. Qual atitude Deus tem com relação aos pecadores? (Ele não apenas é paciente, Ele quer o resultado certo.)

1. Que escolhas nós temos? (Se não nos arrependermos, pereceremos.)

B. Leia II Pedro 3:10-11. Quando temos que fazer a escolha acerca de se arrepender ou perecer? (Imediatamente! O Senhor pode vir a qualquer momento, e virá inesperadamente. Precisamos fazer uma escolha agora.)

C. Leia Apocalipse 21:8. Quando a Bíblia fala e perecer, o que isto significa? Qual é a conseqüência de rejeitar ou retardar o arrependimento?

1. Por que um Deus amoroso faria isto? (Ele pagou a penalidade por nossos pecados. Tudo o que temos que fazer é escolher e continuar escolhendo se arrepender e andar com Deus. Considere tudo o que Deus (e nós também) sofreu nas mãos do pecado. Deus não permitirá que o problema do pecado continue. O pecado e pecadores perecerão pelo fogo.)

III. Nossa Atitude com Relação ao Pecado

A. Leia II Coríntios 7:10-11. Qual é a diferença entre “tristeza segundo Deus” e a “tristeza do mundo”? (Uma traz vida e a outra traz morte.)

1. O que é a “tristeza segundo Deus”? (Parece ser arrependimento verdadeiro por nossos pecados.)

2. Por que a tristeza segundo Deus traz vida? (A lição (quinta-feira) nos fala que a palavra grega para arrependimento significa literalmente “uma mudança de mentalidade”. A tristeza segundo Deus opera uma mudança na nossa atitude. Nós mudamos a nossa mentalidade acerca de um pecado em nossa vida.)

3. Esta tristeza tem algo a ver com o perdão que Jesus nos dá? (Quando consideramos como nossos pecados causaram os sofrimentos de Jesus, e vemos como nossos pecados ferem a nós e aos outros, isto nos ajuda a termos esta mudança de mentalidade que chamamos de arrependimento.)

4. Veja no verso 11 a lista de coisas que são produzidas pela tristeza segundo Deus. Que relação você vê entre estas atitudes e o arrependimento?

B. Considere II Coríntios 7:10 novamente. Você se arrepende de algumas coisas que fez no passado?

1. Como este arrependimento faz você se sentir?

2. Note que o verso 10 diz que a tristeza segundo Deus leva ao arrependimento, o qual, por sua vez, leva à salvação, a qual não traz pesar. Como isto pode ser? Por que você vai ficar sem pesar? (Creio que você não terá pesar porque aprendeu com o erro e isto formou a base do teu arrependimento. A tristeza do mundo, contudo, não produz uma mudança na tua atitude e na tua vida. O resultado é a morte eterna.)

C. Amigo, Deus nos oferece o dom do perdão. Você gostaria de ter uma mudança na tua mente? Uma mudança que possa deixar o pesar para trás? Se sim, aceite o dom de Jesus hoje!)

IV. Próxima Semana: Como Jesus Perdoou

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: