quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Perdoados - Lição 06

Perdão e a Igreja (I Coríntios 5; II Coríntios 2)

Introdução: Há muitos anos atrás, um pastor me pediu para ir com ele em uma visita para iniciar um processo disciplinar de um membro da igreja que estava envolvido em um pecado muito sério. Esta não era uma visita que eu gostaria de fazer. Eu estava assumindo que este membro da igreja sabia que estávamos indo e por que. Imagine o meu desconforto quando o pastor começou a discutir o problema do pecado e o membro disse “O que o Bruce está fazendo aqui?” Logo depois disso, este membro perguntou, “Por que vocês estão aqui, afinal? (isto é: o que vocês dois estão fazendo aqui?)” Boa Pergunta! Eu estava perguntando para mim mesmo o que eu estava fazendo ali! Qual é o “interesse” da igreja quando a questão é o pecado entre seus membros? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir o que a Bíblia diz!

I. Julgando?

A. Leia I Coríntios 5:1. O texto grego não descreve inicialmente o pecado aqui. Menciona algum tipo de pecado sexual. Mais adiante, no verso 1, lemos “a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai.” Esta é uma forma indireta de dizer que alguém estava tendo relações com a sua mãe? (Não. O texto está dizendo que ele está tendo relações sexuais com sua madrasta.)

1. Qual é a seriedade deste pecado? Paulo menciona que os pagãos não fazem isso. Deveríamos determinar a natureza do pecado olhando em volta e observando o que os pagãos estão fazendo? (Levítico 18:8 refere-se especificamente a este pecado. Deus não apenas proibiu esta prática, mas os pagãos evitavam naturalmente esta prática.)

2. Quando um pecado sexual é mencionado, observo as mulheres dizerem, “Por que eles não se preocupam com o homem? Por que somente a mulher?” Senhoras, gostaria que notassem quem está sendo julgado por Paulo aqui! Homens, por que Paulo não se preocupou com a mulher nesta história? (Penso que isto nos dá um ponto de vista muito interessante. A mulher deve ser uma pagã. Meu palpite é que o pai também seja. Este homem provavelmente era um “converso”, vindo de uma família pagã.)

B. Leia I Coríntios 5:2. Considere a reação dos membros da igreja. Por que eles deveriam estar orgulhosos a este respeito?

1. Me dêem um conjunto provável de circunstancias que levaria a igreja a estar orgulhosa deste membro? (Às vezes somos particularmente críticos com relação aos ricos, e algumas vezes o dinheiro é responsável por muitos pecados. Meu palpite é que este homem veio de uma família pagã de destaque, rica. A igreja estava orgulhosa de ter um membro tão destacado da sociedade como membro da igreja. Provavelmente ele era uma “conversão” de alto gabarito.)

2. Note as duas reações que Paulo diz que os membros da igreja deveriam ter tido: tristeza e julgamento. Estas são as duas reações que você vê mais freqüentemente ligadas entre si quando a disciplina da igreja é aplicada?

a. Lembro-me do triste caso de um belo e jovem casal que estava se divorciando por causa de adultério. Ambos os jovens eram meus amigos. Por causa da natureza do pecado, minha posição na igreja e nossa amizade, a esposa queria que a punição máxima fosse imposta ao seu marido. Com que freqüência você vê ira e julgamento envolvidos na disciplina da igreja, em vez de tristeza e julgamento?

C. Leia I Coríntios 5:3. O que você acha de alguém que não está presente, que não conhece as pessoas envolvidas, julgar alguém à distancia? (Como advogado, sempre me preocupo com relação a ter em mãos todos os fatos antes de emitir um julgamento. Porém, também é verdade que alguém que esteja um pouco afastado da situação, às vezes pode julgar mais claramente os méritos de uma situação.)

D. Na introdução eu perguntei a você a respeito da disciplina na igreja. O que aprendemos a respeito da disciplina na igreja? A igreja necessita, em certas circunstancias, impor a disciplina?

II. Razões para Julgamento?

A. Vamos continuar lendo nossa história. Leia I Coríntios 5:4-5. Puxa! Entregar o pecador a Satanás! Esta é a nossa missão? Procurar por estes pecadores e entregá-los a Satanás? Isto não parece com “pescarmos” para o diabo e não para o Senhor?

1. Qual é a razão de Paulo para entregar um pecador notório a Satanás (Sua natureza pecaminosa pode ser destruída.)

a. Por favor, me explique a lógica disto. Por que, ao entregarmos alguém a Satanás, isto destruiria sua natureza pecaminosa? Isto não reforçaria a sua natureza pecaminosa?

(1) Se você entrega alguém ao Senhor, a idéia não é que a sua natureza piedosa seja reforçada?

b. Se este pecador permanece como membro da igreja, com todas as suas prerrogativas, que mensagem estamos passando a ele acerca de seu pecado? (Este é o ponto de Paulo. Se o deixamos na igreja, e estamos orgulhosos de tê-lo como membro, ele não levará seu pecado a sério por que a igreja não o leva a sério. Se apontamos a ele a seriedade de seu pecado, dizendo “Você agora tem parte com Satanás”, bem, isto chama a atenção da pessoa. Conforme discutimos na semana passada, o primeiro passo para vir a Jesus é enfrentarmos face a face os nossos pecados, o que nos leva ao arrependimento.)

B. Você se lembra da história na nossa introdução? Lembre-se da pergunta que fiz: Qual é o “interesse” dos membros da igreja quando a questão é o pecado entre seus membros? Que resposta você daria, com base no que estudamos?

1. Uma vez que a mulher não foi nomeada por Paulo como passível de disciplina, como os líderes da igreja deveriam tratar o pecado entre os pagãos, em oposição ao pecado entre os membros?

C. Leia I Coríntios 5:6-7. Paulo começou falando acerca do efeito dos pecados não julgados sobre o membro pecador. Agora ele está falando de culinária. O que a culinária tem a ver com o assunto? (“Fermento” é um termo simbólico para o pecado.)

1. Que outro problema o pecado não julgado cria na igreja? (Paulo está nos ensinando que a disciplina eclesiástica tem dois resultados positivos. Primeiro, ajuda o pecador a confrontar seu pecado – o primeiro passo para o arrependimento. Segundo, ajuda a manter a pureza da igreja. A tolerância de pecados abertos na igreja tem uma influencia negativa sobre outros membros da igreja.)

2. Como você decide o que constitui “um pouco de fermento”? Em que ponto o pecado deve ser disciplinado? Por exemplo, se eu tivesse um relacionamento sexual extraconjugal, que fosse do conhecimento dos membros da igreja, então eu claramente deveria ser disciplinado pela minha igreja local. Eu sou um membro de “alto calibre”. E as pessoas que não tem cargos na igreja? Que posição a igreja deveria tomar a respeito de pessoas que aparecem ocasionalmente na igreja, e que tem filhos fora do casamento, tem casos extraconjugais, roubam, etc.? (Esta é uma questão difícil para mim. Sempre adotei a posição de que membros que estão “lutando”, membros marginalizados, não deveriam ser disciplinados. Os raros casos nos quais me envolvi com a disciplina, eram de membros relativamente da “alta roda”. Paulo usa o termo “um pouco de fermento”, no sentido em que tolerarmos um pequeno número de pecados na igreja pode ser um problema. Porém, ele não diz “nenhum” fermento, permitindo-me crer que nem todos os pecados precisam passar por disciplina. Contudo, existe a idéia de que a disciplina ajuda o pecador.)

D. Leia I Coríntios 5:9-13. Qual é o limite, a fronteira, para a disciplina eclesiástica? (Não devemos julgar os que estão fora da igreja. Aqui Paulo conecta a pretensão da pessoa em ser um membro da igreja com o pecado óbvio. A idéia é que a pessoa está trazendo vergonha à igreja. Ele está causando dano à igreja. Por outro lado, os pecadores que estão fora da igreja são o objetivo da nossa missão.)

III. Amor e Julgamento

A. Leia II Coríntios 2:6-8. O comentário “Anotações de Barnes” liga a disciplina que Paulo ordenou em I Coríntios 5 (que acabamos de estudar) com esta carta subseqüente de Paulo. O que o verso 6 indica que aconteceu entre estas duas cartas? (Que o membro pecador que havia sido disciplinado, se arrependeu. Paulo diz que a disciplina foi suficiente.)

1. O que isto diz acerca da teoria de Paulo que a disciplina ajuda a trazer o membro da igreja de volta à razão? (Ela funcionou aqui.)

2. Depois de um membro ter sido disciplinado e ter se arrependido, qual é a próxima obrigação da igreja para com aquela pessoa? (Perdoar, consolar e amar.)

a. Por que? (Um dos dois maiores objetivos da disciplina da igreja é ajudar o membro a voltar para Deus. Como a disciplina parece ser severa a princípio, o consolo e o amor devem ser aplicados imediatamente àqueles que se afastam do pecado.)

B. Amigo, vemos um quadro confortador de Deus, mesmo no contexto da disciplina. Deus quer que a Sua igreja seja pura. Ele também quer que aqueles que pecaram se afastem de seus pecados. Deus pede que os outros membros demonstrem amor, consolo e perdão para com aqueles que se afastaram do pecado. O objetivo é restaurar o membro, para uma caminhada contínua com Deus.

IV. Próxima Semana: Perdoados Pelo Amor de Deus

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

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