quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Perdoados - Lição 05

Perdão e Culpa (Gênesis 3, Romanos 5)

Introdução: A culpa está com má reputação nos dias de hoje. Tenho um amigo que nunca vai à igreja, tem certeza de que o que aprendeu sobre Deus na sua juventude é suficiente para toda a sua vida, e que se voltou a terapeutas seculares para eliminar quaisquer sentimentos de culpa de sua vida. Ele teme que, se voltar à igreja, seus sentimentos de culpa reviverão. Nas raras ocasiões em que falamos deste assunto, eu lhe digo, “A culpa é boa”. Ele discorda. O que você acha? A resposta é diferente para pessoas diferentes? Vamos pular para dentro de nossa lição e explorar este assunto!

I. Culpa no Princípio

A. Adão e Eva são criados por Deus, a criação é posta sob sua responsabilidade e são advertidos acerca do pecado. Satanás aparece para tenta-los a comer do fruto. Vamos acompanhar a história lendo Gênesis 3:5-7. Quando Satanás diz “Vossos olhos se abrirão”, o que ele quer dizer?

1. Conhecer o mal é o princípio da culpa? (Saber que você agiu mal é o princípio da culpa.)

2. No verso 7 temos a repetição da frase “foram abertos os olhos de ambos”. Isto era culpa?

a. Como o cobrir-se com folhas de figueira pode melhorar as coisas?

(1) Isto é uma antiga ilustração da justificação pelas obras? Nossas obras cobrem a culpa?

b. Se a compreensão de que eles pecaram (seus olhos foram abertos) é realmente um sentimento de culpa, qual é o equivalente moderno de se cobrir com folhas de figueira?

B. Leia Gênesis 3:8-10. Por que Adão e Eva se esconderam de Deus? (Eles se sentiram culpados.)

1. Por que a culpa nos leva a nos escondermos de Deus?

a. Você já se escondeu de Deus quando se sentia culpado?

2. Adão admite que está com medo. Que relação existe entre o medo e a culpa?

3. Deus chama “Onde estás?” Deus sabia onde ele estava? Por que Deus perguntou isto?

a. Que lição você encontra sobre Deus e a culpa nesta pergunta? (Deus vem procurando por nós. Ele quer entrar em um diálogo conosco acerca de nosso pecado e culpa.)

C. Leia Gênesis 3:11. Vamos responder a primeira pergunta de Deus: “Quem te mostrou que estavas nu?” (A consciência deles. A culpa vem da consciência.)

1. Qual é a fonte de nossa consciência? (Paulo, em Romanos 9:1, escreve sobre uma consciência moldada pelo Espírito Santo. O Espírito Santo pode fazer e faz a Sua obra através da nossa consciência.)

D. Leia Gênesis 3:12. Como Adão responde a segunda pergunta de Deus (verso 11), sobre se ele havia pecado?

1. Como Adão lida com a sua culpa? Ele primeiro culpa a Eva e depois culpa a Deus, por ter lhe dado Eva.)

a. O que você acha da abordagem de Adão à culpa?

b. Você já usou esta abordagem?

E. Leia Gênesis 3:13. Como Eva responde à pergunta de Deus? (Ela culpa a Satanás. Numa tradução moderna, “O diabo me fez fazer isto.”)

F. Considere as perguntas que Deus faz nos versos 11 e 13. Ele responde a estas perguntas? (Sim.)

1. Por que Deus faz estas perguntas, se Ele já sabe as respostas? (Deus quer que enfrentemos nosso pecado e culpa.)

a. Deus faz este tipo de perguntas para você?

2. Adão e Eva estavam dando a Deus as respostas que Ele queria? (Não.)

G. Considerando esta série de eventos, a culpa, até aqui, fez algum bem? O que ela produziu? (Não parece que ela produziu algum bem até agora. Ela levou Adão e Eva a tentarem “consertar” seus pecados, primeiro através de suas próprias obras (fazendo vestes de folhas de figueira) e depois através de culpar a outros pelos seus próprios pecados.)

1. O que você diria se Adão e Eva viessem a você à procura de aconselhamento acerca de seu sentimento de culpa? Você lhes aconselharia dizendo que os sentimentos de culpa são apenas uma bagagem desnecessária da vida e eles deveriam colocar-se acima destes sentimentos?

H. Se Adão e Eva tivessem confessado seus pecados imediatamente, as coisas teriam sido diferentes? Eles teriam evitado as maldições encontradas em Gênesis 3:16-19?

1. Qual impacto você acha que as maldições exerceram na visão que Adão e Eva tinham de seus pecados?

I. Adão e Eva tiveram dois filhos, caim e Abel. Caim mata Abel por causa de ciúmes. Leia Gênesis 4:9. Como Caim reage à pergunta de Deus?

J. Leia Gênesis 4:10-14. Como você caracterizaria o remorso de Caim? Ele nunca confessou seu pecado. Ele simplesmente está triste por si mesmo.)

1. Como você aconselharia Caim se ele te procurasse pedindo ajuda a respeito de seu sentimento de culpa? Você lhe diria para simplesmente ignorá-los?

II. Nossa Culpa

A. Leia Romanos 3:10-18. Paulo está citando e parafraseando vários dos Salmos. Isto descreve Adão, Eva e Caim?

1. Isto descreve aqueles que estão ao teu redor?

2. Isto te descreve?

B. Vamos continuar lendo. Leia Romanos 3:19-20. Paulo acaba de descrever (versos 10-18) uma situação bastante desesperadora. Alguns podem dizer que ele é negativo demais. Depois de pintar este quadro sombrio de nossas vidas, há alguma esperança nos versos 19-20? (Paulo está construindo um argumento. Nos versos 10-18 ele diz que estamos todos degradados. Mas então, nos versos 19-20, ele acrescenta, “Se você acha que vai ser justificado pela observância da lei, meu amigo, é melhor você pensar duas vezes.”)

1. O que a lei tem a ver com a culpa, de acordo com o verso 20? O texto diz que a culpa é boa? (Não podemos ser justificados pela observância da lei, porque somos um grupo completamente degenerado, de acordo com Paulo. Porém, o que a lei faz por nós é mostrar que somos pecadores. Neste ponto da argumentação de Paulo, parece que a culpa é boa. A culpa é a conscientização dos nossos pecados.)

C. Leia Romanos 3:21-24. Agora Paulo fala a nós, pessoas degradadas e culpadas, que há uma forma de escape dos nossos pecados, uma maneira de sermos justificados. Qual é? fé em Jesus.)

1. O que Paulo quer dizer quando fala que “não há distinção”? (Ele está dizendo que todos vimos a Jesus como pecadores. Ninguém é melhor, ninguém é pior.)

2. Como Jesus nos justifica a todos – a despeito da natureza dos pecados passados? (Leia Romanos 3:25-26. Paulo nos lembra do sistema do santuário, onde era exigido o sacrifício de um animal para a remoção dos pecados. Paulo nos fala que Jesus era o sacrifício Divino em nosso favor, o qual, caso seja aceito, removerá nossos pecados e nos tornará justificados.)

D. Se a justiça de Jesus cobre os nossos pecados, o que ela fará com a nossa culpa? (Deve remove-la. O objetivo da culpa é nos levar a Deus, nos levar ao arrependimento (mudança de atitude) dos nossos pecados.)

E. Leia Romanos 3:27-28. A que problema Paulo está se referindo? Ele está escrevendo para aqueles que estão sofrendo sob o fardo da culpa? (Paulo está preocupado com o orgulho de nos acharmos tão bons. Ele não está argumentando que deveríamos parar de nos sentirmos culpados. Em vez disso, deveríamos parar de dizermos que somos tão bons.)

1. Olhando as pessoas à tua volta, qual você acha que é o maior problema? A culpa é tão disseminada que é um problema importante? Ou o que está tão disseminado é uma atitude de justiça própria que precisamos (como nos versos 10-18) semear um pouco de culpa? Deveríamos, pelo menos, (verso 28) semear uma melhor compreensão de que as obras não nos justificam?

2. Qual é o propósito da culpa? Qual é o propósito de Paulo em delinear o quão degradados nós somos nos versos 10-18? (Ele quer que paremos de dizer que estamos OK por nós mesmos, e nos levar a Jesus e à justificação que Ele oferece através de Seu sacrifício em nosso favor.)

3. Vamos olhar novamente para Adão, Eva e Caim por um momento. Eles precisavam de mais ou menos culpa? (Nenhum deles admitiu o pecado. Adão e Eva culparam alguém. Caim estava preocupado com seu futuro, em vez de estar triste pelos seus pecados. Embora eu creia que, ao final, Adão e Eva se sentiram muito culpados, no ponto registrado em Gênesis parece que um pouco mais, e não menos, de culpa seria útil para eles.)

a. E você? Se olhar de forma realista para a tua vida, você está sofrendo de um sentimento de culpa muito grande ou um senso se justiça própria muito grande?

III. A Cura Para a Culpa

A. Sem dúvida existem aqueles que sofrem excessivamente com os sentimentos de culpa. Vamos dar uma olhada em dois textos que nos ajudarão. Leia Hebreus 10:19-22. Se sofremos de sentimentos de culpa, o que pode nos limpar disto? (Termos os nossos corações purificados.)

1. Alguém quer explicar o que significa “termos os nossos corações purificados”? (Esta é uma alusão ao serviço do santuário do Antigo Testamento e ao sistema sacrifical. O sangue do animal sacrificado era aspergido (veja, por exemplo, Levíticos 9:12) sobre o altar do santuário. Assim, os pecados da pessoa que oferecia o sacrifício eram transferidos para o altar. A cura para a culpa é nos arrependermos dos nossos pecados e crermos que o sacrifício de Jesus remove os nossos pecados.)

B. Leia Romanos 5:1-2. Uma vez que somos justificados pelo nosso arrependimento e fé em Jesus, que mudança acontece em nossas vidas? (Temos paz!)

C. Amigo, a culpa é o primeiro passo no caminho da paz. A culpa nos leva ao arrependimento dos nossos pecados. Jesus promete então nos purificar soa nossos pecados e nos dar a paz. Por que não confessarmos nossos pecados hoje e começarmos e jornada em direção à paz?

IV. Próxima Semana: Perdão e a Igreja

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: