Jesus e o Livro de Hebreus (Hebreus 1,2 e 4)
Introdução: Por que estudar o livro de Hebreus? Uma razão é que ele é um tipo de “elo perdido” do Novo Testamento. Ele é único, porque preenche um vazio importante. Os evangelhos e o livro de Atos nos levam até o ponto em que Jesus sobe flutuando nos céus. O Apocalipse prediz como Jesus voltará com poder e glória. O que Jesus está fazendo no período entre a Sua ascensão e Sua volta? O que está acontecendo na vida de Deus entre Atos e Apocalipse? Hebreus responde esta pergunta. Ele nos explica o que Jesus está fazendo agora e por que. Vamos afastar a cortina e ver o que Jesus está fazendo nestes dias, pulando para uma visão geral do nosso estudo de treze semanas sobre Hebreus!
I. Jesus o Comunicador
A. Leia Hebreus 1:1. Nosso texto nos diz que Deus revelou-nos a Sua vontade no passado através de Seus profetas e “de várias maneiras”. Quais são algumas destas maneiras? De que outras formas Deus se comunicou com o Seu povo? (Deus trovejou no Monte Sinai quando Deus os Dez Mandamentos (Êxodo 20:18). Ele dirigiu Seu povo através das pedras do peitoral do Sumo Sacerdote (Êxodo 28:30). Ele mandou anjos com mensagens (Juízes 6:12). Ele até falou com Balaão através de sua jumenta (Números 22:28).)
B. Leia Hebreus 1:2. Como Deus tem se comunicado conosco agora? (Através de Jesus, Seu Filho.)
1. Como você compararia ter acesso à palavra de Deus por estas outras formas com ter acesso através de Jesus?
2. Qual é a importância de Jesus como comunicador? O que O qualifica para nos dar a palavra de Deus? (O verso 2 nos fala algumas coisas espantosas sobre Jesus. Nos fala que Jesus criou o universo. Também nos fala que Jesus é o herdeiro de “todas as coisas”.)
a. Por que você acha que estas duas descrições de Jesus foram escolhidas para serem usadas aqui? (Este texto mostra que Jesus é o princípio (o criador do universo) e o fim (o herdeiro de todas as coisas). Isto nos lembra do texto em Apocalipse que fala que Jesus é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim (Apocalipse 22:13).)
C. Leia Hebreus 1:3a. Jesus é Deus?
1. O que é o resplendor da glória de Deus? (Resplendor é aquilo que emana, o que podemos ver. Jesus é a parte gloriosa de Deus que podemos ver.)
a. Como isso é verdade?
2. Quando o texto fala que Jesus é a “expressão exata” do ser de Deus, diga-me qual é a diferença entre Jesus e um clone? (Parece que nenhuma. Entendo que este texto está dizendo que Jesus é exatamente como Deus.)
3. Quem é o poder do universo? (Jesus sustém todas as coisas.)
a. O que você acha interessante a respeito da revelação de que a palavra de Jesus sustém todas as coisas? (Ele não precisa fazer esforço, só precisa falar! Isso sim é que é poder!)
D. Leia Hebreus 1:3b. Onde Jesus está, exatamente agora? (Agora começamos a ver o que Jesus está fazendo. O fio da lógica do que lemos nos diz isso acerca de Jesus: Ele veio ao nosso mundo para revelar a Deus. Ele é Deus e por causa disso, foi capaz de prover a purificação para os nossos pecados. Agora Ele reassumiu a Sua posição de autoridade no céu.)
E. Leia Hebreus 1:4-5. Por que o texto compara Jesus aos anjos? (Além da divindade, os anjos são os outros únicos seres celestiais acerca dos quais sabemos alguma coisa. Este texto nos fala que não deveríamos pensar em Jesus apenas como um anjo.)
F. Para resumir esta seção, que tipo de comunicador é Jesus? (O melhor – porque Ele é Deus e porque Ele veio viver conosco.)
II. Nossa Obrigação de Ouvir
A. Leia Hebreus 2:1-3. Que tipo de atenção devemos dar ao que Jesus nos tem dito? (Cuidadosa.)
1. Qual é o perigo de não prestarmos a maior atenção? (Nós nos “desviaremos”.)
a. Você conhece algum cristão assim? Isso já aconteceu com você na tua vida? Como está a tua atenção exatamente agora?
2. Este texto parece comparar “ignorar” com não prestar total atenção. Isto é justo?
3. O que acontece conosco se nos “desviamos”? (Se ignoramos nossa oportunidade para salvação, receberemos nossa “devida punição”. O ponto é que se Jesus está falando, devemos prestar atenção especial.)
B. Acrescente Hebreus 2:4 ao que já lemos. Como podemos saber que Jesus é “de verdade”?
1. Como podemos saber que a mensagem do evangelho é “de verdade” (Os sinais, maravilhas e milagres que testificaram a obra de Jesus demonstram que Ele é “de verdade”. O evangelho hoje deveria ser confirmado pelos dons do Espírito Santo.)
2. E o evangelho que você prega – é atestado pelos “dons do Espírito Santo”?
III. O Assunto da Comunicação
A. Leia Hebreus 4:14-16. Quando eu digo o nome “Sumo Sacerdote”, o que vem à tua mente, no contexto do Antigo Testamento? (O serviço do santuário, que era o método para remoção do pecado. Veja, por exemplo, Levítico 16.)
1. Jesus é descrito como nosso “grande” Sumo Sacerdote. Por que? (Existem várias razões pelas quais “grande” é o termo correto – vou dar apenas uma. Como veremos com maiores detalhes nas lições posteriores, Jesus se entregou como sacrifício permanente pelos nossos pecados. Ele não é como os Sumo Sacerdotes do Antigo Testamento que ofereciam repetidamente sacrifícios de animais por si mesmos e pelos outros. (Hebreus 7:27-28))
2. O texto nos diz que Jesus “adentrou aos céus”. O que você acha que isto significa? Pensava que nós havíamos aprendido que Jesus estava “nos” céus, e não entrando e saindo. (Se você estiver com uma versão Almeida verá que ela diz “penetrou os céus”. Esta é uma referência à ordem hierárquica dos céus. II Coríntios 12:2 fala de ser “arrebatado ao terceiro céu.” Colocando de uma forma simples, Jesus se mudou para “cobertura” do céu. Ele chegou ao “último andar”.)
a. Quando você pensa em Jesus, como Sumo Sacerdote, “adentrando” em alguma coisa, o que vem à tua mente? (Um comentário que li notou que o Sumo Sacerdote no santuário terrestre adentrava pelo véu, passando do lugar santo para o santíssimo no Dia da Expiação. Temos agora Jesus passando através dos vários níveis do céu e alcançando o trono de Deus. Assim como o lugar Santíssimo simbolizava a presença de Deus, também Jesus está na presença de Deus no céu.)
3. Qual é o efeito para a nossa fé sabermos que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote, trabalhando em nosso favor no céu? (Os versos 14-16 sugerem que isto deveria aumentar a nossa fé de duas formas. Primeiro, este conhecimento deveria nos ajudar a nos “apegarmos” à nossa fé. Segundo, temos um Sumo Sacerdote que nos compreende, porque Ele sabe pelo que estamos passando. O resultado? Isto nos dá confiança para nos aproximarmos de Deus em busca de ajuda.)
B. Amigo, estamos apenas começando o nosso estudo do livro de Hebreus. Aprendemos nesta semana que Jesus tem lições importantes para nós, as quais precisamos considerar cuidadosamente. O que Jesus está fazendo por nós agora como nosso Sumo Sacerdote é uma destas lições. Por que não ficar por aqui e aprender mais neste trimestre, conforme exploramos o livro de Hebreus?
IV. Próxima Semana: Jesus, Nosso Rei
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário