Vivendo a Vida de Fé (Romanos 1, Habacuque 2, Hebreus 10, Miquéias 6)
Introdução: Estamos chegando ao final dos nossos estudos sobre o perdão. Imagine que a tua vida pessoal fez este mesmo trajeto neste trimestre. Você se arrependeu, Deus te perdoou, você está em pe, completamente justificado diante de Deus. Parece maravilhoso, não é? Agora, me diga, como você vai viver o minuto seguinte, o dia seguinte, a semana seguinte? O que você faz em seguida? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir as dicas para vivermos a vida da fé!
I. Vida de Fé
A. Leia Romanos 1:17. Como a justiça vem até nós? (“Do princípio ao fim”, vem pela fé.)
1. Agora a questão prática: O que significa “viver pela fé”.
B. Vamos explorar alguns textos que repetem esta mesma frase e desta forma buscar uma ajuda para compreender o que significa viver pela fé. Leia Habacuque 2:4. Este texto parece definir o viver pela fé por aquilo que não é. O que não é viver pela fé? (Ter “soberba” ou possuir desejos que não são retos.)
1. O que é viver pela “soberba” ou orgulho e altivez, em vez de viver pela fé? (Tua vida depende da tua própria visão (inflada) de si mesmo em vez de depender da tua confiança em Deus.)
a. Você diria que sempre que você vive pela confiança em si mesmo, está vivendo pela “soberba”?
2. Habacuque 4 também fala de desejos que não são retos. E a tua vida: Os teus desejos são opostos à tua fé? Vamos separar este teste por gênero, embora eu saiba que as generalizações são apenas generalizações – só são verdadeiras para alguns.
a. Homens, quantos de vocês conhecem uma mulher bonita no trabalho (ou na igreja, ou na vizinhança, etc.) e passam o tempo vago imaginando como poderiam convertê-la a se tornar uma cristã? Ou teus pensamentos sobre ela são de uma natureza diferente? (Isto é apenas um pequeno teste a respeito dos teus desejos versus a tua vida pela fé.)
b. Senhoras, vamos imaginar a mesma mulher bonita e acrescentar que ela é inteligente, rica e talvez um pouco arrogante. Os teus pensamentos acerca dela são sobre como você pode convertê-la a se tornar uma cristã? Ou teus pensamentos são mais voltados a competir com ela? Encontrar falhas nela? Contar suas falhas para os outros?
3. A “soberba” e os desejos maus são conceitos relacionados? Se sim, como estão relacionados? (“Soberba” é orgulho. O orgulho é a raiz do pecado. Se você vive para edificar o teu orgulho, em vez de edificar teu relacionamento com Jesus, então teus desejos são impróprios.)
C. Leia Hebreus 10:38. Aqui está uma outra ilustração do que significa viver pela fé. O que significa viver pela fé aqui neste texto? (Confiar em Deus.)
1. Deus diz que Ele não se agrada se “retrocedermos”. Você já passou por uma experiência de “retroceder” na vida? (Cerca de seis meses atrás eu estava passando por uma tremenda luta com a questão de “retroceder”. Eu tinha um julgamento se aproximando, diante de um juiz com uma reputação terrível. Continuei pedindo a Deus para me dar coragem, mas a tarefa continuava pesando na minha mente. Deus espera que simplesmente confiemos nEle quando enfrentamos tempos difíceis.)
2. Parte do contexto de Hebreus 10:38 está em Hebreus 10:32. Qual é o contrário de “retroceder”? (Permanecer firme em face do sofrimento.)
a. Este texto sugere que, conforme progredimos na nossa vida cristã, podemos ficar mais fracos em nossa vida da fé. Você já viu isto acontecer com você ou com outras pessoas?
D. Leia Gálatas 3:11 e 14. O que significa viver pela fé nestes textos? (Viver na fé que Jesus nos salva dos nossos pecados. Viver pela fé significa que vivemos no poder do Espírito Santo.)
1. Por que a lei é mencionada como um contraponto no verso 11? (Isto nos leva de volta à questão da “soberba”. Orgulho em guardar a lei ainda é orgulho. Não salvamos a nós mesmos pela guarda da lei. Porém, viver uma vida no Espírito é viver de acordo com a lei através do poder do Espírito Santo.)
E. Que quadro mais amplo estes textos nos ensinam sobre viver pela fé? (Eles pintam um quadro de uma vida assim: compreendemos e aceitamos o sacrifício de Jesus em nosso favor. Por causa do grande débito que temos para com Deus, nosso objetivo na vida é promover Seu reino atreves da obediência e serviço. Nosso alvo se torna realidade atreves do poder do Espírito Santo. Embora possamos ser tentados a nos orgulhar da nossa obediência, reconhecemos que o orgulho não é apropriado, porque não seríamos nada sem Jesus e o Espírito Santo. Promover o reino de Deus nos coloca na linha de fogo do Diabo e seus auxiliares. Uma vida de fidelidade significa que confiamos em Deus, e não retrocederemos, mesmo passando por tempos temíveis.)
II. As Exigências de Deus.
A. Leia Miquéias 6:6-7. Isto me lembra da escola; uma questão de múltipla escolha. Qual presente você deveria trazer para Deus?
1. Um bezerro para o holocausto?
2. Dez mil carneiros e muito azeite?
3. Teu primogênito?
4. Nenhuma das anteriores?
B. Você não precisa ficar em dúvida, porque a resposta pode ser encontrada em Miquéias 6:8. Leia. O que este texto sugere que seja a resposta correta à questão de múltipla escolha? (“Nenhuma das anteriores”.)
1. O que as respostas de múltipla escolha tem em comum que dão uma pista de que todas elas são falsas? (Todas as respostas da múltipla escolha envolvem tentar pagar pelos nossos pecados. Nós pecamos e então trazemos a Deus alguma coisa para “compensar” pelo pecado. Assim como não podemos nos salvar pela obediência, também não podemos ganhar o perdão através de esforços pós-pecado.)
2. Isto quer dizer que Deus não quer que nos arrependamos? (Não. Isto quer dizer que o objetivo de Deus não é desculpas, justificativas, ou penitências.)
3. O que Deus quer em vez de desculpas ou justificativas? (Ele quer obediência.)
a. Se você é um pai, consegue compreender o desejo de Deus aqui? O que você quer de teus filhos – profusas desculpas e justificativas ou obediência?
C. Vamos examinar a resposta de Miquéias 6:8 para uma vida de fé com mais detalhes. Justiça e misericórdia são a mesma coisa?
1. Imagine que você está andando em alta velocidade e a policia te pega. Você quer justiça ou misericórdia?
2. Imagine que eu estou andando em alta velocidade pela tua vizinhança. Você quer justiça ou misericórdia?
3. No verso 8, estamos no papel do motorista veloz ou do pedestre, que é a vítima? (Ambos. Penso que Deus está nos dizendo que quando se trata dos nossos atos, precisamos ser justos. Na nossa ilustração, isto significa não violar os direitos dos outros. Também requer misericórdia para com os outros quando eles “correm” na nossa vizinhança. Nossa lição tem, é claro, a ilustração perfeita: a vida de Jesus e Sua morte na cruz pelos nossos pecados.)
D. O ingrediente final para viver uma vida de fé é “andar humildemente com o teu Deus”. Como isto se compara com andar em “soberba”?
1. Entendi a questão da humildade. Mas o que o acréscimo das palavras “andar” e “com o teu Deus” acrescentam ao nosso entendimento? (Nossa “caminhada” é a direção da nossa vida. O orgulho é um problema terrível na minha vida. Aposto que é um problema na tua vida também, já que ele é a raiz do pecado. Conforme vivemos pela fé, continuamos a progredir em direção ao objetivo de nos tornarmos mais semelhantes ao ideal de Deus para nós.)
2. Há poucos meses atrás li um editorial em um jornal da igreja que firmava (sem fornecer qualquer prova disso) que muitos membros da igreja eram racistas. Fiquei indignado com esta acusação deslavada e concluí corretamente que o autor do artigo era, ele próprio, um racista. Como isto se encaixa com o requisito de “andar humildemente”? (Você consegue ver isto como parte do problema da “soberba”? O autor deste editorial estava orgulhoso de seu insulto aos outros membros da igreja. Mas eu também estava orgulhoso, por causa da minha reação de justiça própria. A verdade é que o autor do editorial é racista, eu sou racista e você também é. Todos nós somos pecadores e lançar insultos e acusações uns contra os outros diz alguma coisa sobre a situação da nossa “humildade” na caminhada.)
3. O que poderia ser feito na tua igreja para promover uma atitude humilde entre os membros?
a. O que você pode fazer para promover a humildade na tua vida?
b. Humildade é uma parte importante da discussão sobre a Bíblia? (A humildade é importante. Mas humildade não é a mesma coisa que a noção incorreta de que todas as idéias são igualmente válidas.)
E. Amigo, viver a vida da fé não é só falar. Satanás tem fé em Deus (Tiago 2:19). Por causa do sacrifício de Jesus, estamos perdoados, estamos justificados e estamos no começo da nossa caminhada em viver uma vida de fé. Você vai se comprometer com o processo de avançar nesta caminhada? Terá consciência de se a tua vida reflete o teu discurso?
III. Na próxima semana começaremos um novo trimestre sobre o livro de Hebreus.
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário