quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Temas do Santuário – O Livro de Hebreus - Lição 11

Jesus, Nossa Certeza (Hebreus 11)

Introdução: Hebreus 11, o “capítulo da fé”, é provavelmente o capítulo mais famoso do livro de Hebreus. Qual é a relação entre fé e certeza? Quais exemplos de fé deveríamos considerar? Qual é a explicação quando a fé parece nos deixar desanimados? Como ainda podemos ter certeza quando as coisas dão errado? O que Jesus fez por nós que nos dá certeza acima de tudo? Vamos pular para dentro do nosso estudo e descobrir.

I. O Argumento a Favor da Certeza

A. Leia Hebreus 10:32-34. No que o verso 32 sugere que nós estamos envolvidos? (Em um “grande combate”.)

1. Quem são os combatentes neste combate?

2. Obviamente, o combate não estava indo bem para os “mocinhos” daquele tempo. Isto tem alguma importância?

a. Se não, por que não? (Os mocinhos sabiam que tinham possessões melhores.)

b. Qual é a “possessão melhor e permanente” que consolou as pessoas do bem?

B. Leia Hebreus 10:35-36. Qual recompensa, que promessa será dada a nós que perseverarmos?

1. Qual é o perigo contra o qual somos advertidos no verso 35? (Desistirmos da nossa fé.)

a. Esta é uma questão real na nossa vida?

b. O que, neste contexto, você acha que devemos fazer para “perseverar”?

C. Leia Hebreus 10:37-39. Como o verso 37 é a resposta às questões sobre as nossas “possessões melhores” ou nossa “recompensa”? (A Segunda Vinda de Jesus traz as possessões melhores e mais duradouras. Ela não apenas traz a nossa recompensa, ela é a nossa recompensa.)

1. Qual é o objetivo da nossa vida? (Vivermos pela fé. Continuarmos a confiar a Jesus e Sua Segunda Vinda mesmo se as coisas não estiverem indo bem em nossa vida.)

2. Qual é o objeto de nossa fé? (Tudo isso está interconectado. A volta de Jesus é o objeto de nossa fé. Nosso objetivo de vida é nos apegarmos a esta fé. Nos apegarmos à fé em Jesus faz com que o combate da vida valha a pena e nos dá a vitória final.)

II. Exemplos de Certeza.

A. Leis Hebreus 11:1-2. A fé é uma esperança cega? O texto não diz que a fé é aquilo que esperamos, mas não vemos? Isto não é esperança cega?

1. O texto diz que estamos “certos” daquilo que “esperamos”. Se nós “esperamos” alguma coisa, nós a temos? (Não.)

2. O texto também diz que temos a “certeza” de “coisas que não vemos”. Se nós não vemos uma coisa, como podemos saber que ela existe? (Existem conceitos paralelos. Temos “segurança” e “certeza” do que não temos e do que não vemos.)

3. Como é possível ter tanta certeza daquilo que não pode ser visto ou possuído?

B. Leia Hebreus 11:3. Como a Criação se encaixa na nossa definição de fé? A nossa crença na Criação é uma “esperança cega”? (Nós não estávamos lá, não vimos. Mesmo se nós estivéssemos lá, a Criação não foi feita a partir da algo “visível”.)

1. Todos os outros relatos da origem do homem são “esperança cega”? (Sim. Nenhum ser humano estava presente na Criação. (Adão e Eva apareceram no fim.) A evolução ensina que algo veio de alguma coisa. Mas ninguém realmente viu isso. Este texto diz que Deus criou tudo a partir do nada.)

2. O escritos de Hebreus está construindo um argumento a favor da certeza, a favor da fé. Por que ele começa com a Criação? (Três razões? Primeiro, a Criação é um ótimo exemplo de algo que não vemos, mas esperamos que seja verdade. Segundo, a Criação é o primeiro motivo pelo qual Deus pede a nossa lealdade. Ele nos fez. Terceiro, este é o princípio lógico para a fé. Quando sou tentado a pensar, “Eu realmente acredito em tudo isso?”, volto para a questão de como eu acho que nós chegamos aqui. Eu estava vendo uma discussão na TV sobre a estupidez geral da população dos EUA. Perguntou-se ao público, “Como foram feitas as esculturas no Monte Rushmore.” A resposta mais popular foi “Erosão”. O grupo da TV estava rolando de rir ao pensar que as faces dos presidentes poderiam ter sido esculpidas pela erosão. Para mim parecia muito mais provável que aquelas imagens na pedra fossem resultado do acaso do que os presidentes originais, vivos e respirando, fossem obra do acaso. Sim, eu imagino que todos no grupo da TV criam na teoria da evolução.)

C. Leia Hebreus 11:4. Acerca da oferta de Abel, o que demonstrava mais fé do que a oferta de Caim? (Ela não apenas refletia a obediência (Gênesis 4:2-7), mas o fato de Abel ter ofertado um animal refletia a crença na vinda de um Messias que morreria em seu lugar.)

D. Leia Hebreus 11:6. Por que é impossível agradar a Deus sem fé?

1. Faz sentido para mim que você não possa agradar a Deus se não acredita que Ele existe. Por que é necessário crer também que Deus recompensa aqueles que O buscam? (Deus não está interessado meramente em nossa crença que Ele existe. Ele quer que creiamos que Ele vencerá o combate contra o mal e que está em uma posição na qual pode nos recompensar.)

a. Você crê na tua recompensa? Qual e a importância desta recompensa quando você experimenta sofrimentos na terra?

b. O que se exige para a recompensa, além da fé que Deus vencerá? (Precisamos buscar a Deus diligentemente.)

III. A Recompensa

A. Estamos pulando vários exemplos de fé citados em Hebreus 11:7-12. Sugiro que você os leia, porém não vamos discuti-los Leia Hebreus 11:13. Acabamos de discutir que precisamos crer em nossa recompensa. O que torna isto mais difícil? (Os heróis do Antigo Testamento não receberam, nesta terra, o que foi prometido a eles.)

B. Leia Hebreus 11:32-35a. Estivemos falando de pessoas que não receberam os resultados de sua fé na terra. O que você acha destes exemplos? (Estas são grandes vitórias da fé – bem aqui, na terra. Estas são as histórias que gostamos de contar.)

C. Leia Hebreus 11:35b-38. O que aconteceu com estas pessoas, apesar de sua fé? (Estas são histórias que não gostamos de ouvir. Coisas terríveis aconteceram a eles na terra, a despeito de sua fé.)

D. Como você explica que alguns que demonstraram fé tenham grandes vitórias na terra e outros que demonstraram fé não tenham vitória alguma? Por exemplo, alguns “administraram justiça” (verso 33), enquanto outros sofreram injustiças (verso 37). Alguns foram juízes. Outros foram julgados injustamente. Qual é a tua explicação para este tratamento desigual?

E. Leis Hebreus 11:39-40. Como o autor de Hebreus pode dizer que “nenhum deles” recebeu o que lhes foi prometido? O pessoal das “boas histórias” não recebeu o que lhes foi prometido? (A única conclusão lógica é que não nos foi prometido que a nossa fé seria recompensada aqui na terra. Às vezes a vida vai bem. Às vezes ela vai muito mal. A recompensa não está aqui. Nossa recompensa é apenas através de Cristo, que nos dá a certeza da vida eterna.)

1. O que você entende que o verso 40 está dizendo? O que significa esta expressão “para que conosco fossem eles aperfeiçoados.”? (Significa que apenas quando estivermos todos com Jesus no céu é que entraremos naquele estado perfeito de vida.)

F. Amigo, como está a tua vida exatamente agora? Se as coisas não estão indo bem, Jesus te pede para “perseverar.” Determine-se a apegar-se à fé. Você não está sozinho nesta história. Não apenas Jesus sofreu aqui, mas os grandes heróis da fé não receberam na terra as promessas que Deus fez a eles. Por causa do que Jesus fez por você, através da fé nEle, você pode ter certeza da tua recompensa.

IV. Próxima Semana: Jesus e a Vida Cristã

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: