quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Temas do Santuário – O Livro de Hebreus - Lição 12

Jesus e a Vida Cristã (Hebreus 12)

Introdução: Na semana passada aprendemos, em Hebreus 11, a importância da nossa fé em Jesus. Esta fé nos ajudará a nas horas boas e nas horas más. Esta semana, Hebreus 12 chama a nossa atenção à importância de vivermos de forma correta e especifica as razões pelas quais às vezes as coisas “dão errado” na nossa vida. Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir mais a este respeito!

I. O Veredicto do Júri

A. Leia Hebreus 12:1. Todas aqueles testemunhas da fé que estudamos na semana passada (Hebreus 11) deveriam nos levar a qual veredicto? A que conclusão? (Devemos decidir nos livrarmos das coisas que interferem no nosso relacionamento com Deus.)

1. O que você acha que significa “se livrar” de alguma coisa?

2. Note que somos chamados “nos livrar” não apenas do pecado, mas de “tudo que nos atrapalha”. O que “tudo que nos atrapalha” significa na tua vida? Devemos nos preocupar com outras coisas, além do pecado? (A Bíblia nos adverte claramente acerca daquilo que eu chamo de “pré-pecado”. Em Mateus 5 Jesus não nos adverte apenas acerca do pecado, mas também acerca da ira. Ele não nos adverte apenas acerca do adultério, mas também acerca da lascívia. O que Jesus quer dizer com esses ensinos é que nós nos induzimos ao pecado. Dê uma lida em II Samuel 11:1-5 e decida quando foi que o Rei Davi realmente cometeu adultério. Você verá que rapidamente a linha fica “cinza”. É por isso que Hebreus nos fala que o “pré-pecado” é algo do qual devemos nos livrar, porque ele atrapalha nossa caminhada com Deus.)

B. Leia Hebreus 12:2-4. Em vez de fixarmos nossos pensamentos no “pré-pecado”, qual Deus diz que é o melhor foco para os nossos pensamentos? (Jesus).

1. Que razão é dada para focalizarmos em Jesus? (Olhar para Jesus nos encoraja em tempos difíceis. A menos que tenhamos sido mortos por nossos oponentes (e, neste caso, não estaríamos lendo este livro), as coisas não foram tão ruins quanto foram para Jesus. Jesus é o nosso modelo de vitória sobre a dificuldade.)

C. O autor de Hebreus diz: “Você tomou a decisão de crer em Deus, pare de pensar naquelas coisas que te atrapalham, e pense, em vez disso, em Jesus. Você já experimentou isso?

1. Como a televisão afeta o nosso foco, ou pensamento?

II. Disciplina

A. Leia Hebreus 12:5-7. Quando alguma coisa ruim acontece a você, qual é o teu primeiro pensamento?

1. Como estes versos sugerem que deveria ser o teu primeiro pensamento?

2. Há um livro popular escrito por Harold S. Kushner, intitulado “Por Que Coisas Ruins Acontecem Às Pessoas Boas”. Que resposta estes versos dão a esta pergunta? (Estes versos nos dizem que coisas ruins acontecem conosco para o nosso bem. Assim como os castigos que o teu pai terrestre aplicou quando você estava crescendo foram para o teu bem, também o castigo que nosso Pai Celestial nos dá é planejado para o nosso bem.)

B. Todas as coisas ruins são planejadas para nos tornar melhores? (Se você olhar a história de Israel, verá o povo alternando entre fazer muito pouco para obedecer a Deus e tentar obedecer a Deus tão minuciosamente que perderam Deus de vista. Nenhum destes extremos foi bom. Penso que muitos dos cristãos hoje tomam a posição extrema de que um Deus amoroso nunca impõe disciplina. Mas coisas ruins nem sempre resultam de pecado. Esta posição é claramente contradita por Hebreus. Por outro lado, não deveríamos tomar a posição igualmente extrema de que todas as coisas ruins que nos acontecem sejam planejadas para o nosso bem. Esta era a posição errada dos “amigos” de Jó. Jó sofreu, embora sejamos ensinados que Jó era “íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.” (Jó 1:1)).

C. Leia Hebreus 12:8. Se nunca algo de ruim aconteceu com você, o que isto significa? (Este texto diz que é um mal sinal, se não experimentamos algum tipo de disciplina.)

1. E aqueles que obedecem sem necessidade da disciplina ser aplicada? Não existe um “caminho difícil” e um “caminho fácil” para aprendermos a obedecer? O caminho fácil é apenas obedecer? (Penso que isto geralmente é verdade, mas o texto diz que “todo” que é filho de Deus passa por disciplina.)

D. Leia Hebreus 12:9. Qual é o “aspecto negativo” da disciplina? Como podemos “bagunçar as coisas”, quando se trata de coisas ruins na nossa vida? (Este texto sugere que podemos nos recusar a nos submetermos a ela. Às vezes reagimos aos problemas com um espírito de rebelião em vez de um espírito de compreensão e edificação.)

E. Leia Hebreus 12:10-11. Como deveríamos comparar a disciplina de nossos pais à disciplina de Deus? (Os pais disciplinam “segundo lhes parece melhor”. Pais podem estar errados. Deus sempre está certo em Sua disciplina, a qual, se aceita, produz “justiça e paz”.)

1. Qual é a importância de sabermos que a disciplina de Deus, se aceita, produz a “paz”?

F. Leia Hebreus 12:12-13. O autor de Hebreus saiu do assunto da disciplina agora? Ele mudou para um outro assunto de repente? (Não. Esta é a conclusão da discussão da disciplina. Se você está se sentindo fraco e vulnerável por causa da disciplina, aceitar esta disciplina é uma forma de produzir a justiça e a paz na tua vida, as quais tornarão as coisas mais fáceis. Elas “farão caminhos retos para os seus pés” e o resultado será a tua cura.)

III. Vida Justa

A. Leia Hebreus 12:14-15. Na superfície, a instrução para “viver em paz” é um problema para mim, já que o meu trabalho é lutar as batalhas da liberdade religiosa contra os “maus”. Como um advogado pode “viver em paz”? (Todo o sistema judiciário gira em torno da idéia da resolução pacífica de disputas. Porém, penso que Hebreus acrescenta um outro nível a isto – não seja desnecessariamente ofensivo com os teus oponentes.)

1. Qual é o relacionamento entre “esforço” e “ser santo”? (Aqui existe uma nota de rodapé sobre a justificação pela fé. Hebreus nos fala para fazermos um esforço para sermos santos.)

2. Quando estamos trabalhando ou vivendo em paz, o que estamos tentando evitar? (Amargura. Não queremos criar amargura àqueles que nos rodeiam.)

B. Leis Hebreus 12:16-17. Qual a semelhança entre a imoralidade sexual e a história de Esaú? (Ambos representam vender-se por pouco. Você fica com fome, quer realmente comer. Mas depois que come, a refeição não parece tão importante. Existe uma excitação acerca do sexo com um novo(a) parceiro(a) de desaparece depois de um tempo. Hebreus diz “Não desista da vida eterna por prazeres transitórios.” Isto seria estúpido e iníquo.)

C. Estudamos anteriormente Hebreus 12:22-24, onde vemos uma cena do céu cheio com aqueles que nos dão as boas vindas com alegria. Vamos continuar com a leitura de Hebreus 12:25-27. Quais eventos históricos se apresentam como uma advertência para que aceitemos a oferta que Deus faz da vida eterna? (O paralelo a que o texto se refere aqui é a falha do povo de Deus em entrar em Canaã (Veja Números 13 e 14). O povo que não teve fé suficiente para entrar na terra prometida morreu no deserto.)

1. Hebreus 12:26 cita a partir de Ageu 2:6 que Deus “ainda uma vez”, sacudirá o céu e a terra. O que é esta sacudidura “ainda uma vez”? (A Segunda Vinda de Jesus.)

a. Que compreensão especial Hebreus nos dá a respeito da fase “ainda uma vez”? (Hebreus nos fala que quando Deus diz “ainda uma vez” e abalarei o céu e a terra, Ele está nos dizendo que não haverá abalo posterior, porque estas coisas irão desaparecer!)

(1) O que permanecerá? (Aquilo que não pode ser abalado.)

(2) O que não pode ser abalado? (O que Deus nos prometeu não pode ser abalado. Hebreus está simplesmente dizendo que tudo aquilo que confiamos e acariciamos aqui na terra será queimado. Será destruído. Deveríamos colocar a nossa confiança e nossa esperança nos dons eternos que Deus promete àqueles que O aceitam.)

D. Amigo, o que você diz à oferta de Deus? Você vai, pela fé, caminhar em paz nos caminhos de Deus, mesmo quando as coisas fiquem um pouco difíceis? Vai escolher as coisas que são eternas?

IV. Próxima Semana: Jesus e o Nosso Futuro

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: