Jesus e o Nosso Futuro (Hebreus 13)
Introdução: Chegamos ao final do nosso estudo do livro de Hebreus. O que aprendemos até aqui? Que o serviço do santuário do Antigo Testamento era uma profecia da morte sacrifical de Jesus como nosso Messias e um símbolo do que Jesus está fazendo atualmente como nosso Sumo Sacerdote no santuário paralelo no céu. Qual é o “resultado final” destes dois conceitos? Não seria a vida eterna com Jesus? Que melhor tema haveria para terminar, do que este? Enquanto aguardamos ansiosamente o retorno de Jesus, o que deveríamos estar fazendo? Vamos pular para dentro da conclusão do estudo de Hebreus!
I. A Cidade Permanente
A. Leia Hebreus 13:9-10. Sobre o que o autor de Hebreus adverte, enquanto aguardamos a volta de Jesus? (Ensinos estranhos.)
1. Que exemplo de “ensinos estranhos” são dados aqui? (Leite de soja e vegetarianismo não vão nos levar para o céu. A tua saúde, mesmo a saúde mental nesta terra, pode ser bastante afetada por aquilo que você come, mas o que você come “não tem valor” quando se trata da nossa salvação.)
a. Qual é o valor central da nossa salvação? (A graça. O sacrifício da vida de Jesus por nosso causa.)
2. O verso 10 continua com o tema da comida. Onde podemos comer o que os sacerdotes no Antigo Testamento não podiam comer? (Aqueles sacerdotes que não aceitaram Jesus como o “ponto central” de seu trabalho no tabernáculo (santuário), não seriam capazes de compartilhar da graça. Eles perderam completamente a visão do que estavam fazendo.)
a. É possível para nós hoje sermos arrebatados por aquilo que fazemos e perdermos de vista o ponto central da graça?
B. Leia Hebreus 13:11-13. Por que Jesus está sendo comparado com o corpo dos sacrifícios que são “queimados fora do acampamento”? (Para compreender isto precisamos ler Levítico 6:24-30. Quando uma “oferta pelo pecado” normal era trazida ao templo, o animal era sacrificado e era pedido que o sacerdote a comesse. Porém, quando o sangue do sacrifício no Dia da Expiação era usado para “purificar” o próprio santuário, neste caso o corpo era queimado fora do acampamento.)
1. Que lição aprendemos acerca de Jesus ter sido crucificado fora da cidade de Jerusalém? (Novamente vemos reforçado o ponto de que a morte de Jesus não foi como um sacrifício comum, diário. A morte de Jesus foi um sacrifício pelo pecado “de uma vez por todas”. Hebreus nos mostra, mais uma vez, que o procedimento seguido no Antigo Testamento era uma profecia do que aconteceria com Jesus, nosso Messias. Isto deveria nos dar confiança de que Jesus é o nosso Messias.)
2. Que esclarecimentos adicionais os versos 11-13 nos dão do verso 10? (Os sacerdotes não podiam “comer” o sacrifício da expiação. Eles não podem comer, se não crerem na graça, no altar de Jesus, porque Ele é o sacrifício expiatório final pelos nossos pecados.)
3. Como as rituais da Ceia do Senhor (a Comunhão) se encaixam em tudo isso? (Embora aqueles que trabalhavam no templo sob a “Antiga Aliança” não pudessem comer do sacrifício expiatório, Jesus nos instrui a nos lembrarmos de Seu sacrifício expiatório comendo simbolicamente o Seu corpo sacrificado (I Coríntios 11:23-24, 26).)
a. Considere isto por um minuto. Por que nós “comeríamos” o corpo de Jesus sob a Nova Aliança? (Eu não consegui compreender isto. M.L. Andreasen, em seu livro sobre Hebreus, aponta que no antigo sistema os sacerdotes comiam a carne do sacrifício e, portanto, carregavam o pecado em si mesmos. (Veja, de forma geral, Levítico 10:16-18.) “O oposto exato é verdadeiro no Novo Testamento, no qual é dito que nós nos tornamos participantes com Ele.” M. Andreason, The Book of Hebrews pág. 537. Nós “morremos” com Jesus e, por causa disso, não precisamos suportar os nossos próprios pecados se aceitamos a Jesus.)
C. Leia Hebreus 13:14. Que cidade é a que não é permanente? (Toda a discussão foi sobre Jerusalém. Jerusalém não permanecerá. Contudo, a Nova Jerusalém que vem do céu (Apocalipse 21:2-4) é a cidade permanente pela qual aqueles que aceitam a Jesus estão almejando.)
D. Leia Hebreus 13:15-16. Enquanto aguardamos a volta de Jesus, que tipo de sacrifícios devemos apresentar a Deus? (O texto menciona três tipos: Louvor a Jesus, fazer boas obras e repartir com os outros. Ainda precisamos apresentar sacrifícios a Jesus, mas não sacrifícios pelo pecado.)
1. Que tipo de louvor tem a tua igreja? E você?
2. Que tipo de programa para repartir a tua igreja tem? E você?
3. Que tipo de boas obras a tua igreja tem? E você?
II. O Louvor das Boas Obras
A. Agora vamos voltar e apanhar os versos que pulamos em Hebreus 13. Leia Hebreus 13:1. Qual é a diferença entre amar teu irmão (ou irmã) e amar aus outros? (Com o meu irmão, eu sei que ele me ama, mesmo quando fica com raiva de mim. Não importa o que ele me fale, eu ainda sei que no fundo, ele me ama.)
1. Como isto deveria alterar a forma de tratarmos com nossos irmãos da igreja? Isso nos dá permissão para “gritar mais”, confiando que eles compreenderão? Deveríamos “gritar menos” porque eles são irmãos e irmãs?
B. Leia Hebreus 13:2. Como deveríamos nos relacionar com os de fora da igreja?
C. Leis Hebreus 13:3. O autor está falando daqueles que foram aprisionados por suas convicções religiosas? Penso que sim. Se você observar o grego, verá que ele se refere a considerar aqueles que são maltratados como parte do corpo. O sentido para mim é que estes são membros do corpo dos crentes que são aprisionados injustamente por suas convicções religiosas.)
D. Leia Hebreus 13:4. O que se pede dos cristãos, quando se trata de moralidade?
1. Uma tremenda batalha está modelando a América do Norte com relação ao “casamento” de homossexuais. Que impacto a falha de muitos cristãos em honrar o matrimônio tem sobre este debate? (Se a maioria dos casamentos fosse para toda a vida, e se as penalidades civis e religiosas para o divórcio fossem severas, (ou seja, sem novo casamento, a não ser por adultério), duvido que muitos homossexuais iriam querer iniciar o processo para o casamento. É claro, talvez muitos heterossexuais também pensariam duas vezes!)
E. Leia Hebreus 13:5. Este verso está defendendo dois pontos? Se não, como a última parte do verso 5 se relaciona com a primeira parte? (Se confiamos em Jesus, em vez de confiarmos no nosso dinheiro, a quantia de dinheiro não será importante.)
F. Leia Hebreus 13:6. O que mais te deixa nervoso na vida? O que te causa mais ansiedade?
1. Qual é a cura de Hebreus para a ansiedade? (Confiança em Deus. O homem não pode fazer nada, se Deus não permitir.)
G. Leia Hebreus 13:7. Normalmente nós dizemos “Não olhe para os outros crentes.” “Mantenha os olhos em Jesus, e não nos líderes da igreja. O que este verso nos ensina? (Penso que este verso é um pequeno teste. Ele nos fala para olharmos o que acontece na vida de nossos líderes religiosos.Se suas vidas são direitas, então imitem a sua fé. Grandes cristãos contemporâneos, como Billy Graham e James Dobson são exemplos de vidas corretas, imaculadas. Teste o que os líderes falam pelo resultado de suas vidas.)
H. Leis Hebreus 13:8. O que isto tem a ver com o verso 7? (Se acontecer de o líder religioso não ter uma vida consistente, você pode saber que Jesus é sempre o mesmo. A visão mais segura é olhar para Jesus.)
I. Leia Hebreus 13:17-18. O que podemos fazer para encorajar e edificar nossos líderes religiosos cujas vidas são direitas?
J. Leia Hebreus 13:20-21. Por que o autor de Hebreus passa por todas essas afirmações sobre o “viver correto”? (Estes são os “sacrifícios” que os seguidores de Jesus devem trazer a Ele em suas vida diárias enquanto aguardam Seu retorno. Jesus está procurando por aqueles que aceitam o Seu sacrifício por deles e, então, levam uma vida que seja digna do que Ele fez por eles. Precisamos pedir a Jesus que nos “equipe” com aquilo que nos permitirá fazer obras que sejam agradáveis a Ele enquanto aguardamos.)
K. Amigo, e você? Você aceitará a graça que Jesus oferece? Depois de ter sido salvo pela graça, fará o possível para viver uma vida que seja um sacrifício agradável a Deus?
III. Próxima Semana: Começaremos um novo estudo sobre o livro de Jonas.
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
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