quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Temas do Santuário – O Livro de Hebreus - Lição 03

Jesus, Um de Nós (Hebreus 2)

Introdução: Na semana passada aprendemos que Jesus é completamente Deus. Ele não é um anjo. Ao contrário, os anjos são Seus súditos celestiais. Nesta semana, Hebreus focaliza o assunto de Jesus ser completamente humano. Vamos mergulhar na Bíblia e aprender mais acerca do nosso Senhor!

I. Filho do Homem

A. Leia Hebreus 2:6-8. Isto te lembra tuas falhas de memória? Será que o autor de Hebreus está nos primeiros estágios do Mal de Alzheimer quando escreve “alguém, em certo lugar testemunhou”...? (Como veremos em seguida, Hebreus está citando Salmos. Não sei por que ele começa desta forma, mas a citação está certa!)

B. Leia Salmos 8:3-5. Vemos novamente nesta semana que o autor de Hebreus está com o livro de Salmos em mente. Encontramos esta mesma frase, “filho do homem”, que encontramos em Hebreus. Quem você acha que está sendo descrito em Salmos como “filho do homem”? (Penso que este texto está simplesmente falando daqueles nascidos de humanos.)

1. Temos três personagens descritos nestes versos paralelos de Hebreus e Salmos. Quem são eles? (“Homem”, “filho do homem” e “anjos” (Hebreus) ou “seres celestiais” (Salmos).)

2. A identidade do homem e dos anjos está bastante clara em ambos os livros. Quem é o “filho do homem”, de Hebreus?

a. Somos nós? É Jesus? (Este texto poderia significar “seres humanos”. Contudo, Jesus se refere a Si próprio como o “Filho do homem”, em versos como Mateus 8:20.)

3. Uma vez que Salmos 8 e Hebreus 2 contém textos paralelos, você acha que eles se referem ao mesmo “filho do homem”? Será que eles poderiam estar se referindo a coisas diferentes, embora estejam usando a mesma linguagem? (Se você olhar o contexto dos versos no Salmo 8, verá que ele sugere fortemente que estamos falando acerca de humanos no trecho do “filho do homem”. O contexto dos versos em Hebreus 2 (os quais estaremos estudando em um momento) parece adaptar estas afirmações de Salmos a Jesus.)

4. Se estou certo, qual será o motivo para isso? Por que adaptar a referencia a humanos, de Salmos 8, a Jesus em Hebreus? (O motivo é nos mostrar que Jesus era completamente humano. Este texto nos dá a mensagem clara que Jesus era completamente humano. Ele era Deus, tornou-se completamente humano e voltou a ser Deus.)

II. Menor do que um Anjo?

A. Leia Hebreus 2:9. Acabamos de ler em Salmos 8:5 e Hebreus 2:7 que o “filho do homem” foi feito “um pouco menor do que os anjos”. Quem está sendo descrito em Hebreus 2:9 como “um pouco menor do que os anjos”? (Este texto claramente fala de Jesus. Isto também reforça a idéia de que a referência de Salmos está sendo adaptada em Hebreus a Jesus.)

1. Grande parte da discussão da semana passada foi a respeito de como Jesus era superior aos anjos. Como você explica esta súbita mudança? Por que Hebreus agora está ansioso para nos dizer que Jesus era menor do que os anjos? (O contexto se refere a quando Jesus vaio à terra. Mais uma vez, Hebreus está martelando no tema que Jesus era completamente humano.)]

2. Jesus permaneceu no estado de “um pouco menor do que os anjos”? (Agora Ele está coroado de glória e honra por causa de Sua vida e morte em nosso lugar.)

3. Por que é importante demonstrar em Hebreus 2:9 que Jesus era completamente humano? (“Para que pela graça de Deus experimentasse a morte em favor de todos.” Se Jesus não tivesse sido completamente humano, então a Sua morte não teria provado que a lei de Deus é justa e que os humanos poderiam ter obedecido à lei. Uma parte importante da encarnação era provar que Deus estava certo e Satanás estava errado a respeito do caráter da lei de Deus. Se Jesus não fosse completamente humano, Satanás teria dito que Deus tinha “trapaceado” na disputa.)

III. Governador de Tudo?

A. Leia Hebreus 2:5 e releia a segunda e terceira frases do verso 8. O verso 5 nos fala que “o mundo que há de vir” não é sujeito aos anjos. A qual ele é sujeito? (Como o contexto é a citação de Salmos 8, parece que Deus sujeitou o mundo a nós – humanos.)

1. O que você acha da idéia de que o mundo por vir será feito por você?

2. Note a pequena frase no verso 8 “Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.” O mundo está sujeito a nós hoje? (Não. Muitas coisas estão fora do nosso controle.)

3. Estivemos debatendo sobre se Hebreus está falando a respeito de humanos ou de Jesus nas referências ao “filho do homem”. Esta afirmação em Hebreus 2:8 acerca de coisas que estão sujeitas e “ele”, “agora” está se referindo a Jesus ou a humanos? (Os comentários que li dizem “humanos”. Claramente, este texto está certo, caso se refira a humanos. A lição (segunda-feira) pode ser lida como dizendo que se refere a Jesus, porque ela sugere que Hebreus 2 converte o Salmo 8 em uma profecia Messiânica.)

4. Faria algum sentido para você de o “ele” em Hebreus 2:8 estiver se referindo a Jesus e não a nós? (O que me atrai na idéia de que Hebreus 2:8b pode ser compreendido como se referindo a Jesus é o conforto que ele me dá quando coisas ruins acontecem às pessoas boas. Uma explicação simples é que nem tudo, neste momento, está sujeito à completa vontade de Jesus. A implicação disto é que todas as coisas serão sujeitas a ele no futuro.)

B. Apocalipse 21:4 os diz que no céu não haverá mais “morte, nem lamento, nem choro, nem dor.” Os evangelhos relatam muitos milagres de Jesus, quando Ele curou os doentes e até mesmo ressuscitou os mortos. Ao mesmo tempo, vejo doenças e morte am todos os lugares à minha volta. Um dos meus colegas da Universidade morreu de doença há poucos dias atrás. Se a ausência de doenças e morte é o objetivo final, se Jesus eliminou as doenças e a morte dos que estavam à Sua volta quando estava na terra, por que as doenças e a morte ainda abundam agora, se Ele é o governante da terra? (É por isto que eu gosto de ver Hebreus 2:8 (“agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas”) como se aplicando a Jesus. Me ajuda a compreender o sentido das coisas. Creio que em qualquer situação específica Jesus tem o poder de assumir o controle completo.)

IV. Aperfeiçoado Pelo Sofrimento?

A. Leia Hebreus 2:10. Como Jesus pode se tornar “perfeito” através do sofrimento?

1. Jesus já não era perfeito? Não era esse o ponto focal de Sua encarnação? Que Ele era perfeito e viveu uma vida perfeita, sem pecado?

2. O sofrimento poderia tornar alguma coisa melhor? E o que dizer de “perfeito”? (A chave para entender este texto está nas duas frases “ao levar muitos filhos à glória” e “o autor da salvação deles”. Através de Seu sofrimento e morte, Jesus trouxe os humanos à glória – ou seja, abriu para nós a possibilidade de salvação, como resultado de Seu sofrimento. Esta é uma forma pela qual Jesus de tornou o prefeito e completo Salvador. Ele não precisava receber um caráter perfeito. Ele já o tinha. A outra forma pela qual se tornou um perfeito Salvador para nós é que Ele compreende completamente as tentações e sofrimentos que enfrentamos. De fato, Ele os compreende melhor do que nós mesmos. Não apenas Ele foi o foco dos esforços de Satanás (enquanto que eu e você não somos), mas o próprio fato de que Ele não tenha pecado demonstra (como nota a nossa lição de quinta-feira) que Ele foi tentado mais do que nós, porque não pecou e nós sempre pecamos.)

B. Leia Hebreus 2:11-13. Como estamos aparentados com Jesus? (Somos uma família. Somos seus irmãos e irmãs.)

1. Por que isto é importante? É porque queremos “subir socialmente” e queremos ser capazes de dizer que temos parentesco com Deus? (É exatamente o oposto. Somos parte da família de Deus. Somos filhos e filhas de Deus, criados à Sua imagem. Através do pecado, este relacionamento foi quebrado e Satanás se tornou nosso “pai”. (Veja João 8:41-44.) Jesus simplesmente nos restaurou ao nosso relacionamento familiar original.)

V. Livres Enfim

A. Leia Hebreus 2:14-15. Você tem medo de morrer? Por que?

1. Qual é a solução para o medo de morrer? (Os versos 14 e 15 nos dizem que Jesus destruiu o mestre da morte. Como resultado, não precisamos mais temer nem a ele nem à morte.)

B. Leia Hebreus 2:6-18. O que isto nos fala da obra que Jesus está desempenhando? (Jesus não apenas expiou nossos pecados, mas também nos ajuda quando somos tentados. Jesus nos compreende e sabe o que estamos passando.)

C. Amigo, Jesus, nosso Criador e nosso Deus, tornou-se um homem, para que pudesse derrotar o pecado em nosso lugar. Ele sabe o que significa viver a nossa vida. Não apenas Jesus derrotou a morte por nós, Ele continua a trabalhar por nós hoje como nosso mediador. O que você acha de aceitar a Sua obra? Concordar em se juntar à família de Deus?

VI. Próxima Semana: Jesus – Superior e Melhor

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: