quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Temas do Santuário – O Livro de Hebreus - Lição 04

Jesus – Superior e Melhor (Hebreus 3)

Introdução: Há muitos anos atrás, um casal na igreja nos convidou a irmos à sua casa. Esta visita era importante, porque ele era o diretor do comitê da escola onde minha esposa estava dando aulas. Depois de passar uma tarde com eles, decidi que não dava tanta importância assim ao sujeito, porque ele tinha um orgulho muito forte de suas opiniões. Você já conheceu pessoas assim? Superior, o “sabe-tudo”? Quanto mais eu pensei nisso, mais cheguei à conclusão que a razão por que aquela pessoa me incomodava era que ele era muito parecido comigo! Embora os cristãos concordem que uma atitude de superioridade não é boa, nossa lição desta semana nos impressiona mais uma vez com a superioridade de Jesus. Desta vez, o livro de Hebreus argumenta que Jesus é superior a Moisés. Esta era uma declaração surpreendente para a época. Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir por que a superioridade de Jesus é tão importante!

I. Acima de Moisés

A. Leia Hebreus 3:1-2. Conforme revisamos a vida de Moisés, quão fiel Deus o considerou?

1. Havia lugar para melhorias na vida de Moisés? (Moisés matou o egípcio (Êxodo 2:11-12), protestou quando Deus ofereceu a liderança do povo (Êxodo 4:10-16) e perdeu a calma e desobedeceu a Deus quando bateu na rocha ao invés de falar a ela (Números 20:8-12). Havia lugar para melhorias.)

2. Como você acha que os judeus no tempo do livro de Hebreus viam a Moisés? (Ele era o maioral. O comentário de Willian Barclay sobre este verso em Hebreus nos diz que “Para o judeu, teria sido impossível conceber que alguém jamais pudesse estar mais perto de Deus do que Moisés esteve.)

3. A última parte do verso 2 diz, “Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.” O que você acha que quer dizer o termo “Casa de Deus”? (Parece que Deus está falando da Casa de Israel. Aqueles que seguem a Deus. Veja Números 12:7 e o contexto.)

B. Leia Hebreus 3:3-4. Vemos novamente uma referência à “casa”. Como Jesus é o “construtor da cassa” e Moisés é “a casa”? (O verso 4 nos fala que Deus construiu tudo. Se é dado a Moisés, como “a casa” o crédito por guiar o povo de Deus na terra, o ponto deste texto é que Jesus criou o povo, inclusive Moisés.)

1. Imagine a reação a estas afirmações pelos leitores de Hebreus que não criam em Jesus ou não O conheciam.

C. Leia Hebreus 3:5. Como é que Moisés agora passou para o status de “servo da casa”? (Moisés, que escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, deu o “testemunhando do que haveria de ser dito no futuro.” Neste sentido, ele também serviu “a casa”.)

D. Leia Hebreus 3:6. Que é mais importante em uma casa. O filho ou o servo? (O filho.)

1. O que você vê como o ponto focal da discussão até o momento de que Jesus é mais importante do que Moisés? Por que argumentar isso? (Novamente, Hebreus está martelando no ponto de que Jesus é Deus.)

2. Agora (verso 6) você é chamado de “casa”. Isto muda a tua idéia acerca do significado anterior de “casa”? (Não. Isto fortalece ainda mais o argumento de que “a casa” representa aqueles que seguem a Deus.)

II. O Chamado

A. Leis Hebreus 3:7-9. Até aqui, os versos em Hebreus 3 estiveram nos passando a mensagem de que Jesus é superior a Moisés. Agora vemos uma referência ao que os israelitas fizeram quando foram guiados por Moisés. O que eles fizeram? (Eles se rebelaram e endureceram seus corações “durante o tempo de provação”.)

B. Leia Hebreus 3: 10-11. Qual foi a reação de Deus à rebelião do povo contra a liderança de Moisés? (O povo nunca entraria no “descanso” de Deus. Eles não entrariam na terra prometida.)

C. Leia Hebreus 3:12. Parece que a razão para defender a superioridade de Jesus sobre Moisés mudou um pouco. Por que você acha que o autor de Hebreus está defendendo agora a superioridade de Jesus sobre Moisés?

1. Como a conclusão no verso 12 se encaixa no argumento que o precedeu? (A falha de Israel em entrar em Canaã (a terra prometida) na primeira vez é uma das maiores falhas da fé no Antigo Testamento. O povo falhou em seguir a liderança de Moisés, uma pessoa que eles agora consideravam ser um grande líder. O livro de Hebreus nos ensina que, se foi uma grande falha da fé não seguir a Moisés, quão maior seria a falha em não seguir a Jesus – O Deus Vivo!)

III. Nossa Parte no Chamado

A. Leia Hebreus 3:13. O autor de Hebreus constrói este poderoso argumento teológico para seguirmos a Jesus, que é muito superior a Moisés. Que papel nós temos em ajudar outras pessoas a seguirem a Jesus? (Devemos nos encorajar uns aos outros.)

1. Lembre que o contexto do problema é a rebelião e falta de fé em Deus. Como você encorajaria outros que mostram sinais de rebelião e falta de fé?

a. Que técnica você usaria? Que técnicas você tem usado?

2. Note que o verso 13 nos fala para encorajarmos uns aos outros “todos os dias”. Isto pode ser um grande problema! Por que deveríamos encorajar os outros diariamente? O que, neste contexto, nos ensina que o encorajamento diário é importante? (A frase no verso 13 “durante o tempo que se chama ‘hoje’” implica que há um tempo limitado para que respondamos o chamado de Jesus. Há um tempo limitado para fazermos uma escolha. Por causa da limitada oportunidade de tempo, precisamos nos ocupar em encorajar os outros agora!)

a. Qual a duração desta “limitada oportunidade de tempo”? (Varia. Se assumimos. Como eu faço, que a entrada na terra prometida terrestre simboliza a entrada na terra prometida celestial, as pessoas que falharam em entrar na terra de Canaã pela primeira vez tinham um tempo específico para a sua decisão. Passaram-se quarenta anos antes que outro momento de decisão chegasse para o povo de Deus.)

B. Leis Hebreus 3:14-16. Eu pensava que quanto mais tempo fossemos cristãos, melhor. Que padrão para nos apegarmos à nossa fé é dado nestes versos? (O texto diz para nos apegarmos à confiança que tivemos quando nos convertemos no princípio.)

1. Explique a lógica neste texto.

2. O exemplo dos israelitas deixando o Egito nos ajuda a compreendermos esta lógica? (Acho que sim. Aqueles que decidiram deixar o Egito estavam confiando em Moisés (e em Deus) para guiá-los a uma terra melhor. Eles eram completamente dependentes. Parte da nossa “caminhada” cristã é reter esta completa dependência em Deus. Esta dependência é chamada (no verso 14) de “confiança”. Os israelitas que tinham confiança quando deixaram o Egito (verso 16) perderam sua confiança na fronteira da terra de Canaã e se rebelaram – eles se recusaram a entrar na terra prometida.)

C. Leia Hebreus 3:17:19. Qual era a causa básica desta perda de confiança, esta falha em entrar na terra prometida? (Incredulidade.)

D. Até aqui aprendemos que Jesus é maior do que qualquer profeta, Ele é maior do que qualquer anjo e Ele é maior do que Moisés. É necessário que creiamos nisso, tenhamos confiança neste fato, para que possamos entrar no céu? (Este parece ser precisamente o ponto do autor de Hebreus. Ele está construindo este argumento através dos três primeiros capítulos do livro.)

E. Amigo, você crê que Jesus é completamente Deus e completamente homem? Você crê que Ele é maior do que qualquer profeta, anjo ou homem (inclusive o grande Moisés)? Se cremos nisto, e nos apegamos a esta crença, Deus nos oferece a oportunidade de entrarmos na terra prometida eterna – o Céu.

IV. Próxima Semana: Nosso Sumo Sacerdote

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: