Nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 5 e 7)
Introdução: O que Jesus está fazendo neste momento no céu? O livro de Hebreus nos fala que Jesus está no céu, trabalhando como nosso Sumo Sacerdote. Como Jesus pode ser o nosso Sumo Sacerdote, uma vez que Ele não tem as credenciais apropriadas? Ele “veio” da tribo de Judá, e não de Levi. Os sacerdotes vinham da tribo de Levi, certo? Todos os sacerdotes eram descendentes de Levi? A resolução destes problemas com Jesus envolve um homem misterioso da Bíblia. Vamos pular para dentro da nossa lição e resolver esses mistérios!
I. A Ponte
A. Antes de resolvermos nossos mistérios, temos que cruzar uma ponte. Quando acabamos nosso estudo na semana passada, o autor de Hebreus nos mostrou que aqueles que seguiram a Moisés e partiram do Egito não entraram em Canaã, a Terra Prometida. Por que? Por causa da rebelião e incredulidade. O autor nos encoraja a mantermos a nossa confiança e crença em Jesus para que possamos entrar cheios de felicidade na Terra Prometida. Leia Hebreus 4:8-11. O povo chegou a entrar na terra de Canaã? (Sim – mas não p povo original que se recusou a entrar da primeira vez. Depois que todos os infiéis morreram, Josué guiou seus descendentes na entrada em Canaã. Josué 1 e 3)
B. O que este “repouso sabático” a que se refere o verso 9? O que isso tem a ver com Josué?
1. Este é o sábado semanal?
2. Que “dia” é este “outro dia” do verso 8?
3. Alguma vez Deus mencionou algum outro dia de descanso? (Hebreus não pode estar se referindo a um dia literal da semana, porque o “descanso” de Josué não foi um dia, foi um evento. O povo finalmente havia retornado à terra prometida a Abraão (Gênesis 12:1-7). Eles “descansaram” porque a promessa feita a Abraão havia agora sido cumprida aos descendentes de Abraão, de acordo com a fidelidade deles.)
4. O que você acha que é o “outro dia” de descanso, acerca do qual Deus falou mais tarde? (Novamente, este é o paralelo com o Céu. Assim como Moisés guiou o povo de volta à terra prometida a Abraão, do mesmo modo Jesus está nos guiando de volta à “terra” dada a Adão e Eva. Nós reentraremos neste relacionamento de descanso com Deus.)
a. O sábado semanal tem alguma coisa a ver com o descanso no céu? (Sim. Ele nos lembra do descanso Celestial e simboliza o descanso que é o nosso objetivo.)
b. Se você acredita na teoria da “terra jovem” (como eu), ficaria surpreso se Jesus voltasse algum tempo depois de decorridos 6.000 anos? (Eu não promovo a teoria de que depois de 6.000 anos Jesus voltará e que nós passaremos um “sábado” de 1.000 anos no céu (veja Apocalipse 20:6-7). Porém, eu não ficaria surpreso no final se os eventos dos últimos dias acontecerem desta forma.)
II. A Obra Sacerdotal de Jesus
A. O que você acha que Jesus está fazendo agora e que está relacionado a nos guiar de volta para aquele descanso celestial?
B. Leia Hebreus 5:1-3. O que havia de bom no sistema do Sumo Sacerdote, usado pelos israelitas para o perdão dos pecados? (O Sumo Sacerdote, sendo humano, podia entender os pecados e fraquezas do povo. Um humano representava outros humanos diante de Deus.)
1. O que havia de mal naquele sistema? (Um homem pecaminoso representava outros humanos no trato com Deus. Como o Sumo Sacerdote era, ele próprio, um pecador, tinha que oferecer sacrifícios pelos seus pecados, como qualquer outra pessoa.)
C. O que mais você consegue pensar que é único acerca de Jesus como nosso Sumo Sacerdote, ao contrário dos sumo sacerdotes de Israel? (Nenhum deles era também o sacrifício.)
1. Por que isto é um fator importante?
D. Leia Hebreus 5:4. Como o Sumo Sacerdote era escolhido? (Deus selecionava o Sumo Sacerdote. A escolha que Deus fez de Arão e seus filhos é relatada em Êxodo 27-29.)
E. Leia Hebreus 5:5-6. Jesus foi escolhido como Sumo Sacerdote? (Sim.)
1. Quando? (Hebreus está citando Salmos 2:7, que é uma profecia Messiânica. Parece ter se cumprido pelas palavras de Deus no batismo de Jesus. Mateus 3:16-17. A segunda menção de Jesus como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque também é uma citação – uma profecia messiânica de Salmos. Salmos 110:4.)
F. De uma forma geral, como Jesus se compara aos sumo sacerdotes de Israel? (Ele foi escolhido por Deus, tinha todos os atributos do Sumo Sacerdote humano, tais como ser humano e se compadecer dos pecados e fraquezas. Porém Ele não possuía os atributos maus, tais como o pecado pessoal e ser um humano tratando com Deus. Uma vez que estava oferecendo a Si mesmo, Ele ganhou para sempre a controvérsia entre o bem e o mal e assegurou a derrota do pecado e da morte.)
III. Jesus, Perfeito Para o Trabalho?
A. Leia Hebreus 5:7-10. Como Jesus pode ser “aperfeiçoado”? Ele já não era perfeito? (O contexto é que Jesus sofreu através das dificuldades aqui na terra assim como nós. Assim como Ele viveu uma vida perfeita, morreu em nosso lugar e ressurgiu para a vida eterna, agora é o Sumo sacerdote perfeito para nós.)
B. Estou um pouco confuso aqui a respeito da perfeição de Jesus. Por que Jesus é um sacerdote segundo a ordem de Melquizedeque, e não segundo a ordem de Arão, ou seja a “ordem autorizada”, a ordem sobre a qual conhecemos tanto?
1. Jesus era um levita, ou um descendente de Arão? (Jesus era “da tribo de Judá”. Mateus 1:3 e 6; Apocalipse 5:5; Hebreus 7:14. Uma vez que estas tribos levavam os nomes dos irmãos que foram os filhos de Isaque, Judá era uma pessoa diferente de Levi. Vamos voltar para o “problema” da genealogia de Jesus em seguida.)
IV. A Ordem de Melquizedeque
A. Leia Hebreus 7:1-2. O que mais te espanta, por ser único a respeito de Melquizedeque? (Ele era rei e também era sacerdote.)
1. Dê uma olhada em I Samuel 13:5-14. Qual foi o erro principal de Saul nesta história? (Ele era o rei e ofereceu sacrifícios – o que era um trabalho do sacerdote.)
2. Alguma vez alguma pessoa teve a posição de sacerdote e rei entre os israelitas? (Não. Isto é o que torna Melquizedeque único.)
B. Leia Hebreus 7:3-6. O que mais aprendemos que é único a respeito de Melquizedeque? (Ele não tinha nem mãe nem pai, nem começo nem fim.)
1. Quem era este homem? (Este é o ponto. Nós não sabemos. A Bíblia não dá qualquer outra descrição dele.)
2. Como Jesus é igual a Melquizedeque? (De muitas maneiras. Ele é nosso Sacerdote e também é nosso Rei. Ele não tem começo nem fim. Como humanos, não compreendemos muito bem a situação de “pai e mãe” de Jesus, em termos de um Pai celestial e uma Maria terrestre.)
C. Leia Hebreus 7:7-10. Melquizedeque era maior do que Abraão? (Sim. O texto dá pelo menos três argumentos. Primeiro, nos ensina que o maior abençoa o menor. Melquisedeque abençoou a Abraão. Segundo, notamos nos versos precedentes que Abraão pagou o dízimo a Melquisedeque. Estes versos sugerem que Levi pagou o dízimo a Melquisedeque, em vez do caso normal de o dízimo ser pago a Levi. Terceiro, Melquisedeque não morreu. Uma pessoa que não morre é superior aos humanos.)
1. Abraão é maior do que Levi e seus descendentes? (Sim. O argumento é que, uma vez que Abraão foi o bisavô de Levi (a ordem de descendência é Abraão, Isaque, Jacó, Levi), Abraão era maior do que os levitas. Este também é a forma na qual o texto argumenta que Levi “pagou” o dízimo a Melquisedeque através de Abraão.)
D. Qual é o ponto principal que Hebreus está enfatizando através de todos estes argumentos? (O problema é que Jesus não veio através da ordem normal dos sacerdotes. Desta forma, Hebreus usa a figura obscura de Melquisedeque para demonstrar que nem todos os sacerdotes precisavam vir através de Levi. Ao contrário, o sacerdote misterioso – o rei Melquisedeque – é o “tipo” de Jesus - um sacerdote-rei de atributos superiores.)
E. Leia Hebreus 7:23-26. Você está contente se que Jesus seja o nosso Sumo Sacerdote? (Nós já discutimos várias formas pelas quais Jesus é superior aos sumo sacerdotes sa linhagem de Arão. Este texto nos aponta que Jesus está sempre no posto. Além de todas as outras grandes coisas acerca de Jesus ser o nosso Sumo Sacerdote, está o fato de que Ele é nosso Sumo Sacerdote neste momento. Ele nunca tira uma folga, nunca sai de férias e nunca morrerá.)
F. Amigo, você gostaria que Jesus fosse o teu Sumo Sacerdote? Se sim, a hora de pedir a Ele que interceda por você é agora!
V. Próxima Semana: Linguagem do Santuário em Hebreus
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário