quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Jonas - Lição 02

Pessoas e Lugares (Jonas 1, Lucas 19, Salmos 139)

Introdução: Que tipo de Deus nós servimos? É um Deus do tipo “senhorio ausente”? É um Deus que conhece o Seu povo e nenhum outro? É um Deus que conhece os detalhes íntimos da tua vida? Você pode se esconder de Deus? Vamos pular para dentro da nossa lição e ver o que podemos aprender a respeito de Deus!

I. O Deus que Atenta.

A. Leia Jonas 1:1-2. Os Assírios eram o povo especial de Deus? (Não. Geralmente eles eram inimigos do povo de Deus. Veja I Crônicas 5:26, II Reis 18:13, Oséias 11:5-7.)

1. Por que Deus atentaria para os assírios?

2. Se Deus atenta para aqueles que não O escolheram, que tipo de atenção Ele dá a estes que não o escolheram?

3. Note que a impiedade dos Ninivitas chamou a atenção de Deus. Qual é a reação de Deus à impiedade dos assírios?

a. Por que Deus não diz “Os assírios estão apenas sendo assírios. O que poderíamos esperar deles?”

b. Leia I Coríntios 5:12-13. Qual deveria ser a nossa reação à impiedade fora da igreja?

B. Vamos estudar com maiores detalhes a parte do relato de Jonas onde ele é apanhado em um navio em uma tempestade. Neste momento, vamos apenas ver o que o capitão do navio disse durante a tempestade. Leia Jonas 1:4-6. Que tipo de conceito dos “deuses” este capitão possuía? (Às vezes eles atentam, outras não.)

1. A frase “às vezes eles atentam” era verdade com relação ao Deus de Jonas? (Não! O verdadeiro Deus não apenas estava sabendo do que acontecia aos cidadãos de Nínive, mas estava observando Jonas bem de perto.)

2. Existe uma heresia moderna de que todos tem crenças religiosas que são igualmente válidas. Que tipo de conceito das outras religiões você acha que este capitão possuía?

a. Que efeito o perigo iminente teve sobre a sua teologia?

3. Note a teologia dos marinheiros, relatada no verso 5. Quais são os elementos de sua fé? (1. Eles estavam com medo. 2. Eles clamaram por seus deuses. 3. Eles aliviaram o peso do barco.)

a. Como a teologia deles se compara à tua?

(1) Você fica com medo?

(2) Você clama por Deus?

(3) Você faz alguma coisa enquanto está esperando pela resposta?

C. Leia Lucas 19:1-4. Que tipo de homem era Zaqueu?

1. Que tipo de atitude ele teve com relação a Jesus?

2. Como você compararia os ninivitas a ele?

D. Leia Lucas 19:5-6. Alguma coisa neste texto chama a tua atenção, por ser incomum? (Existem muitas coisas que são únicas aqui, mas o que a lição aponta é o fato de Jesus ter chamado Zaqueu pelo nome.)

1. O que o fato de Jesus ter chamado Zaqueu pelo nome nos ensina acerca do interesse de Deus naqueles que O buscam?

a. O que isto nos ensina acerca do interesse de Deus em você?

II. O Deus que Conhece

A. Leia Salmos 139:1-4. O que Deus sabe sobre nós?

1. Note o verso 4. Aos olhos de Deus, qual é a diferença entre pensar e dizer alguma coisa?

2. A Suprema Corte dos Estados Unidos declarou uma proteção constitucional que não pode ser encontrada na leitura da constituição. Este direito declarado é o direito à privacidade. Você gostaria de processar a Deus, pedindo mais privacidade? Ou está satisfeito que Deus saiba tanto sobre você?

a. Que vantagens há em Deus saber tudo sobre você? (Quando você está procurando honestamente por ajuda, prefere pessoas que te conheçam e se preocupem com você. Quer que elas prestem atenção ao que você tem a dizer.)

b. Em nossa igreja temos um período durante a adoração onde as pessoas podem compartilhar seus agradecimentos e pedidos de oração. Alguns usam esta oportunidade para fazer um pequeno “sermão” e advertências ao restante da congregação. Por que você acha que eles fazem isso? (Eles querem que prestemos atenção a eles.)

(1) Há pessoas em tua igreja que querem ter mais atenção de tua parte?

B. Leia Salmos 139:7-10. O que Jonas poderia ter aprendido a partir destes versos?

III. O Deus no Qual Podemos Confiar

A. Leia Jonas 1:3. Baseado em nossa discussão da semana passada e nossa discussão desta semana, por que você acha que Jonas fugiu em vez de obedecer?

B. Leia Mateus 10:28-31. Alguns de vocês disseram que Jonas fugiu porque estava com medo. Vimos que os marinheiros no navio estavam com medo por causa da tempestade. O que Deus diz a respeito do nosso medo?

1. Quem é que pode matar tanto o corpo quanto a alma? (Deus.)

a. O que este texto sugere acerca da doutrina popular de que os ímpios nunca morrem - que suas almas vivem em torturas imortais. (O texto sugere que esta doutrina está errada.)

2. Jonas tomou a decisão correta acerca de seu medo? (Ele temem mais os habitantes de Nínive do que a Deus.)

3. Estes versos em Mateus 10 parecem um pouco estranhos à primeira leitura. Eles começam dizendo (verso 28) que devemos temer a Deus. Depois terminam dizendo (verso 31) “não tenham medo”. Como podemos compreender estes versos?

a. Devemos ter medo ou não?

b. O que o fato de que Deus sabe não apenas nosso nome (como na história de Zaqueu), mas a quantidade de cabelos na nossa cabeça, nos ensina sobre temermos a Deus? (Penso que a chave está no verso 29. Deus te conhece e não permitirá que nada aconteça a você sem antes tomar uma “decisão executiva” sobre isto. Se isto está OK para você, então não há o que temer. Se isto não está OK para você, então naturalmente você terá medo.)

(1) Como chegamos ao ponto de confiar em Deus, não importa o que aconteça?

C. Amigo, Deus te conhece e se preocupa com você. Você não pode fugir e se esconder dEle. Se você tem estado fugindo de Deus, por que não desistir, se arrepender e confiar nEle?

IV. Próxima Semana: Jonas e o Juízo

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: