quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Jonas - Lição 06

A Salvação Vem do Senhor! (Jonas 1 e 2)

Introdução: Você alguma vez já pensou que estava no lugar errado na hora errada? Os marinheiros do navio de Jonas pensaram que haviam sido apanhados entre um Deus irado e um profeta desobediente. Por mais que possam ter desejado que tivessem faltado nesta viagem, ela acabou sendo uma benção em suas vidas. Vamos mergulhar na nossa história aquática e aprender mais!

I. Obediência Cega

A. Leia Jonas 1:11-14. Jonas dá aos marinheiros instruções sobre como fazer para a parar a tempestade e salvar as suas vidas. Eles acreditaram em Jonas?

1. Eles acreditaram no Deus de Jonas? (Sim, veja o verso 14)

2. Se eles acreditaram em Jonas e acreditaram no Deus de Jonas, Por que evitaram a solução que Jonas lhes deu? (Eles não gostaram da idéia de matar a Jonas, jogando-o ao mar.)

a. O que havia de errado na idéia de jogar Jonas ao mar? (Eles estavam com medo que pudessem entrar em apuros por terem feito isso.)

3. Os marinheiros foram apanhados em um dilema. Eles não queriam morrer por NÃO jogarem Jonas na água. Por outro lado, não queriam matar a Jonas, lançando-o ao mar. Temiam que pudessem ser punidos por lançarem um homem ao mar, para que morresse. Por que eles acharam que a obediência a Deus lhes traria punição? (Eles já estavam próximos da morte. Estavam com medo de morrer na tempestade. Como já estavam próximos da morte, não tinham necessidade de criar maiores perigos para si mesmos.)

a. Por que eles chamaram Jonas de “inocente”?

(1) Você acha que Jonas era inocente?

(2) Jonas achava que ele era inocente?

4. Olhe com mais cuidado o verso 14. O que você acha dos marinheiros dizerem a Deus que era tudo culpa Dele? (Os marinheiros creram no poder de Deus. Porém, não confiavam nEle. Este é a chave do motivo pelo qual chamaram a Jonas de “inocente”. Eles não confiaram no julgamento feito por Deus.)

a. Somos assim também? Porque não conhecemos a Deus o bastante, não O compreendemos e não confiamos nEle?

5. Vamos olhar com mais cuidado o verso 13. Os marinheiros decidiram ignorar as instruções do Deus de Jonas e fazer o seu melhor para salvarem o barco. Qual foi o resultado? (O mar ficava cada vez mais agitado.)

a. Por que você acha que isto aconteceu? Deus estava tentando ensinar-lhes a não confiarem em si mesmos.)

b. Isto já aconteceu com você? Você tem um problema na vida, mas em vez de se voltar para Deus, tenta dar um jeito por si mesmo. Então, o problema fica muito pior. Como você reage? (Estes marinheiros haviam acabado de conhecer o Grande Deus do Céu. Poderíamos supor que nós faríamos melhor do que eles. Mas com freqüência nos vemos tentando resolver nossos problemas por nós mesmos em vez de nos voltarmos para Deus.)

6. Coloque-se no lugar de Jonas. Ele não está mais dormindo no convés inferior. Está completamente consciente do perigo e instruiu os marinheiros a lançá-lo ao mar para resolver o problema. Em vez de fazer o que Jonas pensava ser o certo, eles tentam remar de volta para a terra e a tempestade fica muito pior. Por que Jonas não se lançou sozinho ao mar? Por que esperar por alguém que fizesse isso? (Jonas sabe o que é certo, mas está esperando que os marinheiros façam isso por ele, sem que ele sofra as conseqüências de seu pecado.)

a. Esta é uma outra forma pela qual você pode se identificar com Jonas?

B. Leia Jonas 1:15-16. O que os marinheiros finalmente fazem? (Obedecem a Deus e lançam Jonas ao mar.)

1. Como a situação dos marinheiros mudou como resultado de sua obediência “cega”? (Eles se transformam de homens mortos em seguidores do verdadeiro Deus.)

2. O que você acha desta fórmula para a tua vida – obedecer a Deus mesmo que não tenha certeza? (Nesta história não havia nada melhor que a obediência para converter estes marinheiros. Uma vez que obedeceram, tornou-se claro para eles que haviam escolhido o caminho certo. Suas vidas não apenas foram salvas, por enquanto, mas se eles continuassem a temer a Deus e a obedecê-lO, suas vidas seriam salvas eternamente.)

II. Jonas Como Alimento

A. Leia Jonas 1:17-2:1. Em nossa história, até o momento, o que Deus controla e o que Ele não controla? (Ele controla o clima e o peixe. Ele não controla o comprometimento das pessoas.)

1. Por que é “ok” controlar tempestades e peixes, mas não as pessoas?

B. Na semana passada eu estava visitando uma igreja na Califórnia. O professor louvou a fé de Jonas – que ele orou mesmo dentro de um peixe. O que você acha da fé de Jones neste ponto? (A NVI não começa Jonas 2:1 com a palavra “então”. Todas as outras traduções que consultei começam o verso 1 com “então”. A palavra “então” infere que foi depois de Jonas estar dentro do peixe por três dias que ele orou. Não estou certo se Jonas merece crédito por uma grande fé. Meu irmão, que estava comigo na igreja, me disse, “Que outra opção Jonas tinha?”)

1. Por que Jonas esperou para orar?

C. Leia Jonas 2:2. Que dica este verso nos dá sobre o estado mental de Jonas e a razão pela qual ele orou depois de três dias e três noites? (Ele estava absolutamente desesperado. Pensava que estava morto. Ele clamou a Deus “das profundezas da tumba”. A versão Almeida diz que Jonas clamou “do ventre do Seol”)

III. A Versão de Jonas

A. Leia Jonas 2:3-4. A advocacia me mostrou que duas pessoas perfeitamente honestas podem relatar o mesmo incidente de formas muito diferentes. Você vê o que aconteceu com Jonas da mesma forma como ele viu?

1. Você concorda que foi Deus quem “lançou [Jonas] nas profundezas”? (Penso que foram os relutantes marinheiros quem agiram, por sugestão de Jonas.)

2. Você concorda que Jonas tenha sido “banido [por Deus] da vista [de Deus]”? (Minha lembrança da história é que Jonas foi quem fugiu, e não Deus!)

B. Leia Jonas 2:5-10. O verso 10 deixa claro que a oração de Jonas (versos 1-9) acontece enquanto ele ainda está na barriga do peixe. Como você caracterizaria esta oração?

1. O que você acha de notável acerca da oração de Jonas de dentro do peixe? (Ele ora como se Deus já o tivesse livrado. Por exemplo, o verso 6 diz “mas tu fizeste subir da cova a minha vida.” Me parece que ele ainda está “na cova”.)

a. Jonas está demonstrando fé ou presunção? (Provavelmente nenhuma das duas. Jonas imaginou que, já que ele ainda não havia morrido, Deus deveria estar no meio de uma missão de resgate.)

b. Antes do vômito, Deus já estava respondendo a oração de Jonas? (Sim. Ele havia enviado o peixe no momento e no lugar certos. O peixe salvou Jonas de morrer afogado.)

2. Ser engolido por um peixe deve ser muito atemorizante. Como você pode rever nos versos 5-10, qual você acha que foi a parte mais amedrontadora para Jonas? (No verso 5 ele diz que as algas se enrolaram na cabeça dele. Pense nisso por um momento. Você está dentro de um peixe – no escuro e molhado. Então algas viscosas se enrolam em volta dos teus olhos e teu nariz. Você não pode ver nada e não pode respirar.)

C. Deus traz Jonas de volta à terra seca! Porém Jonas está coberto de vômito. Jonas tem algum motivo para reclamar?

1. Seria justo se Jonas dissesse, “Deus, por que não um arroto”?

2. Às vezes quando pecamos, Deus nos salva, mas a experiência nos deixa um pouco “fedidos”. Deveríamos ser agradecidos?

D. Amigo, a obediência simples está parecendo melhor o tempo todo? A obediência salvou os marinheiros. A obediência teria poupado a Jonas muitos aborrecimentos. Por que não decidir hoje obedecer a Deus logo na primeira vez?

IV. Próxima Semana: Segundas Chances.

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: