quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Jonas - Lição 05

Profeta Hebreu, Marinheiros Pagãos (Jonas 1)

Introdução: Jonas tinhas as “instruções de marcha” de Deus para ele. Em vez de marchar na direção correta, ele fugiu para o outro lado. Em vez de trazer boas novas do Grande Deus do Céu aos cidadãos de Nínive, Jonas trouxe primeiro as novas a um grupo de marinheiros pagãos. Vamos mergulhar na nossa lição e descobrir como as obras do Senhor avançam mesmo quando nós somos desobedientes!

I. Deuses dos Marinheiros

A. Jonas está a bordo de seu navio de fuga. Cansado, ele se dirige para o porão para um “bem-merecido” descanso. Enquanto ele está roncando no porão, algo muito diferente está acontecendo na parte de cima. Leia Jonas 1:4-5. Estes marinheiros eram “espirituais”?

1. Em qualquer grupo apanhado em alguma dificuldade encontramos aqueles que simplesmente não crêem que Deus existe ou que não tomaram tempo para chegar a uma conclusão firme sobre este assunto. Estes marinheiros são assim? (Aparentemente não. O verso 5 nos diz que “todos” eles estavam com medo e que “cada um” clamava ao seu próprio deus.)

2. Quão completamente estes marinheiros confiavam em seus deuses? (A linha seguinte continua “e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem.”)

a. Isto é falta de confiança ou bom senso?

b. No contexto do povo de Deus reconstruindo o muro ao redor de Jerusalém enquanto o inimigo espreitava por perto, leia Neemias 4:16-18. Isto é muito parecido com jogar a carga ao mar?

3. Olhando adiante, o clamor dos marinheiros às várias divindades por ajuda sobrenatural resolveu o problema?

a. O que isto diz acerca de uma busca honesta e de todo coração por uma jornada espiritual que seja melhor para você? (A idéia de que existem muitos caminhos para a verdade suprema é contrário aos ensinamentos da Bíblia. Clamar a Moloque poderia ter feito você se afogar.)

B. Leia Jonas 1:6. Quão séria era a tempestade? (O capitão pensou que eles iriam afundar.)

1. Existe alguma outra explicação, além da religiosidade, para que cada um da tripulação buscasse ajuda de fontes sobrenaturais?

2. Uma vez que o capitão não está particularmente interessado em qual deus vai ajuda-lo, o que isto te diz a respeito de sua teologia? O que isto te dia a respeito da visão que ele tinha da tempestade? (Sem dúvida esta era uma tripulação experiente. Creio que uma razão pela qual todos eles clamaram aos deuses, a todo e qualquer deus, é que a tempestade era tão violenta que eles estavam certos de que ela provinha de uma fonte sobrenatural. Esta não era uma tempestade comum. Esta tempestade tinha alguma coisa de muito especial.)

3. Você acha que Jonas clamou a Deus?

a. Seria certo Jonas clamar a Deus? (Penso que este era o objetivo de Deus. Infelizmente, Jonas estava dormindo.)

b. Isto já aconteceu com você? Você está em grandes problemas por causa de desobediência – e mesmo assim está “dormindo” quando chega o perigo e a possibilidade da ajuda de Deus?

C. Leia Jonas 1:7. Marinheiros tem uma reputação de serem capazes de predizer o tempo com precisão. Por que este grupo de meteorologistas acha que lançar sortes seria uma forma precisa de diagnosticar a causa da tempestade? (Mais uma vez, isto mostra que eles estavam apelando para métodos sobrenaturais, porque pensavam que tinham um problema sobrenatural.)

1. Vamos dizer que as coisas não estão muito bem em casa. Teu carro precisa de grandes consertos. O lavador de pratos está quebrado. A geladeira está fazendo um barulho estranho. Você lançaria sortes para determinar qual membro da família é a causa destes problemas?

a. Se você diz “Não”, então por que a idéia de lançar sortes funcionou para aqueles marinheiros? (Deus interveio para fazer com que o sorteio fosse preciso.)

b. O que isto nos ensina? (Imagine a história que seria contada até este ponto. “Eu estava trabalhando neste navio em uma viagem para a Espanha. Veio uma terrível tempestade. Não era uma tempestade comum, por isso eu sabia que Moloque estava bravo com alguém no navio. Nós lançamos sortes e Moloque nos indicou o culpado.” Só porque alguém te conta de alguma coisa que funcionou, não quer dizer que isto seja verdade.)

II. A Testemunha Desobediente

A. Leia Jonas 1:8. Considere a primeira pergunta que os marinheiros fizeram a Jonas. Esta pergunta te parece apropriada? (A finalidade do sorteio (verso 7) era identificar o culpado. Em vez de dizer “confesse o que você fez”, os marinheiros pediram a Jonas para identificar quem era o responsável. Eles não estavam atribuindo a culpa automaticamente a Jonas. Queriam ouvir o que ele tinha a dizer.)

B. Leia Jonas 1:9. Esta resposta é verdadeira?

1. Lembre-se que na semana passada discutimos a idéia de que os deuses tinham uma “jurisdição” limitada e Jonas deve ter pensado que poderia escapar da área de influência de Deus. O que esta resposta sugere acerca da idéia da “jurisdição limitada”? (Jonas agora admite que Deus fez todas as coisas - inclusive o mar. Obviamente, Jonas está dentro da jurisdição de Deus.)

a. Quando você acha que Jonas decidiu que tinha cometido um “erro jurisdicional”?

C. Leia Jonas 1:10-11. Capture este quadro na tua mente: Você descobre que tem um fora da lei no teu navio. Os pecados dele estão quase fazendo você se afogar. Por que você perguntaria ao fora da lei o que fazer?

1. Por que não voltar-se ao teu próprio deus em busca de respostas? (Neste ponto, vemos que a tripulação está chegando ao ponto de crer no verdadeiro Deus do céu.)

D. Leia Jonas 1:12. Começamos nossa lição dizendo que Jonas terminou sendo uma testemunha para Deus contra a sua vontade. Que tipo de testemunha é essa?

1. Como podemos, normalmente, levar pessoas a reconsiderar seu relacionamento com Deus? (Na verdade, este é um caminho comum para Deus. Algum terrível problema na vida leva nossos pensamentos a se voltarem para os assuntos sobrenaturais. Alguém nos apresenta ao verdadeiro Deus do Céu e queremos saber o que precisamos fazer para agradar a Deus (e resolver o problema, é claro).)

2. É apropriada a resposta de que alguém deve morrer? Esta é a resposta de Jonas. A teologia de Jonas está correta? (Lembre que em Mateus 12:40 Jesus compara a Si mesmo com Jonas. O paralelo certamente está aqui. Por estar disposto a dar a sua vida, Jonas salva a tripulação.)

E. Leia Jonas 1:13. Esta é a forma como você reage à oferta de graça?

F. Amigo, involuntariamente Jonas continua sua obra como testemunha do Grande Deus do Céu. Você gostaria de ser uma testemunha seguindo as pegadas de Jonas? Ou, em vez disso, seguirá o plano original de Deus para você?

III. Próxima Semana: A Salvação Vem do Senhor

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: