quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Jonas - Lição 08

Jonas, o Evangelista Surpreendente (Jonas 3:3-10)

Introdução: Finalmente Jonas está novamente nos trilhos. Deus pediu novamente a ele para ir e compartilhar a palavra de Deus com o povo de Nínive. Desta vez, Jonas obedece. Pense naquela lição passada na qual discutimos todas as razões pelas quais Jonas não queria ir a Nínive. Você lembra delas? Será que aquelas preocupações e aqueles medos vão se concretizar? Vamos mergulhar no nosso estudo desta semana e descobrir o que acontece quando Jonas entra em Nínive!

I. A Mensagem

A. Leia Jonas 3:3-4. O que você acha do tom da mensagem de Jonas? Ela é atrativa, positiva e idealizada para o homem e mulher modernos?

1. Esta mensagem apela à vaidade dos cidadãos?

2. Esta mensagem apela à curiosidade dos cidadãos?

3. É possível que a mensagem tenha sido condensada para nós, por razões de brevidade [do texto]?

B. Que razões os cidadãos de Nínive teriam para não crer em Jonas?

1. O que você diria se você estivesse devendo a uma sólida companhia financeira e um dos empregados do teu concorrente vem a você e diz: “Em 40 dias você vai estar fora do mercado”?

a. Que razões você tem para não acreditar neste empregado?

2. E se Sadam Hussein viesse aos Estados Unidos e dissesse “Em 40 dias a grande mãe de todos os ventos virá e afundará toda a tua marinha”? Creríamos nele? (Jonas veio de um país que era inimigo dos assírios. Eles podiam desprezá-lo como lunático. Poderiam simplesmente desprezá-lo porque não o conheciam e não sabiam se podiam confiar nele.)

C. Que razões os cidadãos de Nínive tinham para crer em Jonas?

1. Existe um ponto que seja convincente, para um lado ou para outro? (Até agora, tudo nesta história é ilógico, quando visto em termos humanos. A mão de Deus tem estado em tudo. Creio que este caso não é diferente. A razão pela qual os ninivitas deveriam crer é que o Espírito Santo está agindo em seus corações e mentes. A mensagem em si não parece ser atraente.)

D. Leia Lucas 11:30. Este comentário do Novo Testamento sugere um novo ponto de vista acerca das provas diante dos ninivitas. Que razão este texto sugere para que os ninivitas cressem em Jonas? (O texto chama Jonas de “sinal”. Isto sugere que Jonas tenha contado sua história aos cidadãos de Nínive e eles creram nele.)

1. Quais são as semelhanças entre os ninivitas e Jonas?

2. Que esperança a experiência de Jonas dá aos ninivitas? (Que Deus mostrará misericórdia para com eles, assim como mostrou misericórdia para com Jonas.)

E. Se você fosse um cidadão de Nínive, como interpretaria as intenções de Deus em uma mensagem que dizia que você tinha 40 dias antes da destruição – em vez de Deus simplesmente te destruir sem dizer uma palavra? (Isto me daria alguma esperança de que Deus estava me dando uma oportunidade de arrependimento. Uma data limita parece indicar claramente que uma oportunidade existe enquanto ainda há tempo. Os ninivitas podem ter pensado, “Talvez a destruição não venha em 40 dias, se eu fizer a coisa certa.” Certamente, ao ouvir a história de Jonas, esta esperança seria fortalecida.)

II. A Reação

A. Leia Jonas 3:5. Como os cidadãos de Nínive reagiram?

1. Foram apenas as classes mais pobres, menos educadas, que creram?

2. Jonas teve um certo problema de “tração” com sua mensagem em certos segmentos da sociedade ninivita? (Não. Todos os segmentos da sociedade receberam a mensagem e se arrependeram.)

B. Este verso salienta o fato de que os cidadãos creram em Deus. O que esta afirmação revela a respeito da compreensão dos cidadãos de Nínive? (Não foi apenas em Jonas que eles creram. Eles creram que Deus estava por detrás da mensagem de Jonas.)

1. O que isto nos ensina acerca do componente sobrenatural no trabalho de Jonas? (Esta é uma prova suplementar de que o Espírito de Deus estava operando ativamente na mensagem de Jonas.)

2. O Novo Comentário Bíblico sobre estes versos nos dá algumas visões interessantes de outros fatores que Deus pode ter trazido à tona para conseguir a atenção dos cidadãos de Nínive. Os registros históricos demonstram que os assírios estavam sofrendo derrotas militares durante este período de tempo. Há um relato de um grande terremoto na Assíria durante o reinado de um dos reis de nome Ashurdan. Um eclipse total do sol ocorreu sobre a Assíria em 15 de junho de 763 A.C., ocorrendo durante o reinado de Ashurdan III. Embora não possamos ter certeza de que todos estes [acontecimentos] sejam correlatos com a época aproximada da visita de Jonas, é possível. Deus pode muito bem ter usado a natureza para preparar os corações destas pessoas para a mensagem de Jonas, assim como usou a natureza na reconversão de Jonas.)

C. O que o jejum e o pano de saco nos dizem? (Estes eram símbolos exteriores de submissão e contrição. Veja I Reis 21:27.)

D. Leia Jonas 3:6-9. O verso 6 começa dizendo “A notícia chegou também ao rei”. Diga-me o que você acha que o rei ouviu? (Ele ouviu que algo inusitado estava acontecendo no seu reino. Um profeta estrangeiro tinha chegado com uma mensagem de juízo final e todas as pessoas creram nele.)

1. A reação do Rei da Assíria é a que você esperava? Quantas pessoas importantes não aceitam uma idéia que “vem de baixo”? Eu pensaria que o rei estava acostumado a liderar a nação – não simplesmente acompanhar o povo.)

2. Como o rei interpreta a data limite de 40 dias? (Este texto nos revela explicitamente a interpretação assíria da data limite – talvez isto seja um sinal de oportunidade para nos arrependermos e evitarmos a destruição.)

3. Note que os animais estavam jejuando e cobertos com pano de saco. Por que isto?

a. A próxima vez que você jejuar, será que teus animais de estimação deveriam ser envolvidos?

b. Para os que jejuam, note a natureza rigorosa deste jejum: Nada tocou os seus lábios!

4. Que outra instrução, além de jejum e pano de saco, foi dada pelo rei? (Para se converterem do mal e da violência.)

5. Os que pregam a separação entre a igreja e o estado dizem que não é possível mudar o coração de uma pessoa a partir do exterior. Isto é verdade? (Sim. Veja, de forma geral, Mateus 15:16-20)

a. Se isto é verdade, como você explica a ordem do rei para que as pessoas se convertam do mal e da violência? Mais importante, como você explica a reação de Deus (Jonas 3:10)? Deus decidiu não destruir a cidade, com base na reação das pessoas. (Existem duas respostas. Primeiro, parece que as pessoas já haviam passado por uma mudança de coração com base a história de Jonas. Segundo, penso que a reação do rei e a resposta de Deus nos ensinam uma lição muito importante, que os que pregam a separação radical entre igreja e estado não compreendem. Embora não seja possível mudar o coração de uma pessoa a partir do exterior, você certamente pode influenciar o comportamento e as atitudes por padrões nacionais. Uma nação que aprova e faz cumprir leis que promovem uma vida correta tem uma influencia positiva sobre seus cidadãos.)

6. Até agora discutimos a ordem do rei para o jejum e o pano de saco, e sua ordem para se converterem do mal e da violência. O que deixamos de lado? O que mais o rei ordenou? (Ele ordenou a oração! Os que pregam a separação entre a igreja e o estado devem estar agora com os corações na mão!)

7. Note os quatro componentes da mensagem do rei (antigamente, mau) da Assíria: jejum e pano de saco, oração, converter-se do mal e confiar na misericórdia divina. Isto não é um resumo da maior parte do evangelho? (Parece muito bom para mim. Arrepender-se, clamar a Deus, andar nos caminhos de Deus e confiar na misericórdia divina. Da perspectiva do Novo Testamento, você poderia acrescentar o fator central de que não precisamos esperar pela misericórdia de Deus, Jesus é a prova da misericórdia e do perdão de Deus.)

E. Quero acabar onde comecei. A mensagem central de Jonas era de juízo e destruição. Geralmente este não é a forma de abordagem nos esforços evangelísticos atuais. Estamos perdendo alguma coisa muito importante? Estamos nós “relaxando” nos nossos deveres para com o mundo pagão?

F. Amigo, a experiência de Jonas em Nínive mostra o poder de Deus para realizar as tarefas mais notáveis e difíceis. Se Deus tem uma missão para você, que você tem recusado aceitar, você vai reconsiderar, à luz do incrível talento e poder do teu “Sócio”?

III. Próxima Semana: Discutindo com Deus

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: